o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro o cambio automatico vamos falar serio e criaçao para quem nao gosta de dirigir sim em carros realmente potentes e um bonus funciona bem e ajuda a concentrar nos comandos basicos e esquecer um pouco a troca de marcha em competiçoes se mostrou vantajoso ja nos anos 1960 com a chaparral; mas ganhou onipresença depois que a porsche inaugurou os de dupla embreagem mas para quem dirige apenas pelo gosto de dirigir e menos satisfatorio nao ha nada perfeito neste mundo todo mundo concorda que popularizar o automovel e algo bom e o automatico ajudou mais pessoas a dirigir mas por outro lado e o primeiro passo na historia de um movimento que pode acabar com o automovel como conhecemos sua transformaçao em um modulo de transporte apenas o automatico fez muita gente desaprender ou nunca aprender a operar cambio manual como hoje controles de estabilidade e traçao fazem todos desaprender a dirigir carros no limite de aderencia ou muito alem dele e um movimento claro de se tirar o controle da maquina das pessoas e passar para a maquina inevitavel se for felizmente nao vou estar vivo para ver i will ride my own path thank you sir mas ainda assim luto para que nao aconteça; e o que posso fazer pelo mundo futuro ou pelo menos faço o que posso para isso velho retrogrado as vezes os velhos nao conseguem ser diferentes disso sim mas vejo isso de outra forma e minha tentativa de contribuir para um mundo melhor e minha tentativa de plantar arvores sob as quais nao aproveitarei sombra ja que os gregos diziam que so assim a sociedade evolui exatamente como disse o lider rebelde underground do seriado andor luthen rael i burn my life to make a sunrise that i know i ll never see nos podemos mudar nada nesse assunto mas isso nao quer dizer que nao devemos tentar pode parecer pouco isso o direito de dirigir de verdade nossos carros mas ha muito debaixo disso liberdade controle sobre nossa vida e nosso caminho dirigir poder dirigir e uma alegoria de nossa vida no mundo moderno e no futuro se a gente perder o direito nao volta mais https //www youtube com/watch v= 3rcme2zzry mas divago questoes filosoficas de lado o cambio automatico em si nao e algo ruim por si so mas certamente e bem insatisfatorio em motores pequenos aspirados que precisam girar para dar potencia o leo contesini tem uma frase legal que sempre repito conversor de torque tem que ter torque para converter alude ao fato de que os carros automaticos com conversor de torque e cambio epiciclico tendem a ser mais satisfatorios quando tem torque farto em toda faixa de rotaçao de turbos modernos a v8 americano combina mais com as caracteristicas inerentes deste tipo de transmissao hoje em dia porem a populaçao que nao liga muito para as nuances de comportamento e beleza artistica intrinsecas nesta maravilhosa obra de alma e intelecto humano chamada automovel o cambio automatico se juntou a direçao assistida e ao ar condicionado na lista de equipamentos que julgam basico para qualquer automovel nao estao completamente errados para o tipo de uso que fazem do automovel quanto mais facil for o ato de dirigir melhor tambem estes tres equipamentos ajudam essa turma que por falta de vontade normalmente sao motoristas no maximo aceitaveis em habilidade a serem melhores no volante menos coisas a fazer e tudo mais mas tenho que lembrar aqui algumas coisas so para contar a historia toda automaticos sao mais pesados e mais caros e normalmente menos eficientes que o cambio manual nesses tempos em que se tenta economizar recursos tente ver as duas transmissoes fora do carro para entender a diferença o automatico mesmo se opcional faz carros maiores twingo e up sao exemplos de carros projetados sem possibilidade automatica sim up teve so cambio manual robotizado i motion por isso mas e bom lembrar que nao e uma novidade tecnologica o automatico nem mesmo em carros pequenos e sua diferença de preço para o manual pode ter diminuido por escala mas ainda existe clara como a agua voce se lembra por exemplo que o chevette teve uma versao automatica o pequeno carro de traçao traseira da gm e realmente versatil de uma forma que a maioria nao se lembra mais; as vezes tenho dificuldade de lembrar que parou de ser feito nos anos 1990 quase exatamente trinta anos no passado pouca gente hoje em se lembra que era um carro de uso diario tao normal e corriqueiro quanto um hb20 e nao um carro para coleçao ou diversao mas versatil ele foi e nao so como eu sempre os usei como esportivo com motor nao muito potente; mas muitos outros faz sucesso em arrancada por exemplo pelo baixo peso traçao traseira e possibilidade de usar motores de todo tipo de ap turbo a chevrolet v8 mas foi usado tambem de outras formas como picape a chevy 500 que carregava ate 500 kg e ainda presta serviços diarios a profissionais diversos brasil afora e como perua familiar os chevette mais praticos o ano de 1980 veio com varias novidades na linha chevette a traseira em 1980 era nova com lanternas envolventes mas e importante mesmo neste ano o lançamento do hatchback no brasil a campanha era inteligente o incrivel hatch brincava com a serie de tv do incrivel hulk que mesmo contando apenas com o ator e halterofilista lou ferrigno pintado de verde como hulk era imenso sucesso nas propagandas claro o chevette hatch era sempre verde o hatch era 210 mm mais curto que o sedan mas compensava com a versatilidade do assento traseiro rebativel e a porta hatchback traseira estranhamente os reforços estruturais e a tampa traseira grande faziam o hatch supostamente o mais simples e barato dos chevettes mais pesado que o sedan 864 versus 890 kg logo em seguida ao fim de 1980 como ano/modelo 1981 chegava finalmente a perua marajo ambos os novos modelos do chevette nao foram exatamente um sucesso mas tem uma multidao de fas com o ano/modelo 1981 tambem os farois deixavam de ser redondos para serem quadrados a marajo apesar de mais pesada aos 934 kg era mais equilibrada com um comportamento neutro e delicioso que fez a revista motor 3 dizer o ponto de maior destaque na marajo sem duvida e sua estabilidade o trabalho de recalibragem executado nas molas e amortecedores da suspensao traseira com a finalidade de suportar mais peso contribuiu tambem para conferir um comportamento excepcional a perua pequena da gmb em todos os tipos de curvas durante nosso periodo de verificaçoes levamos a marajo a pista de interlagos onde tivemos oportunidade de analisar detidamente suas reaçoes nas tomadas de alta velocidade do anel externo e nas de media e baixa do miolo e em todas a perua mostrou nivel de aderencia dos mais elevados com um comportamento praticamente neutro frente e traseira muito obedientes aos comandos de volante e acelerador [gallery ids= 384130 384131 384120 384119 384124 384122 384125 384128 384127 ] alem desta distribuiçao de peso acertada e estabilidade exemplar a marajo tambem claro era uma perua com carga maxima admissivel de 450 kg e uma grande capacidade de carga em volume de 1510 litros com o banco traseiro abaixado e 796 litros com ele levantado o tanque de 62 litros era uma grande vantagem numa epoca que os postos eram obrigados a fechar no fim de semana dava autonomia de 900 km um opcional rarissimo mas que dali em diante sempre estaria disponivel para o chevette era o ar condicionado naquela epoca pouca gente achou necessario aumentava o consumo era o papo frequente a respeito dele o mundo realmente mudou muito desde entao em outubro de 1982 quando o novo chevette ano/modelo 1983 foi apresentado era muito mudado visto de hoje nao e tao amado como os de primeira geraçao mas em 1983 todo mundo adorou era moderno diferente e parecia totalmente novo; obviamente inspirado no novo chevrolet monza lançado quase na mesma epoca vinha com motor 1 6 modernizado opçao a alcool muito boa e popular radiador de aluminio igniçao eletronica e cinco marchas o motor continuava 82 x 75 7 mm 1599 cm³ mas pistoes diferentes davam uma taxa agora de 12 1 a alcool e subia tambem para 8 5 1 nos motores a gasolina os cabeçotes eram diferentes os dutos de admissao obrigavam a mistura a percorrer um trajeto espiralado em torno da valvula de admissao aumentando turbulencia entrando na camara entao mais homogenea e com mais velocidade favorecia uma queima mais rapida com isso tinha tendencia menor a pre detonar o que permitiu aumento de taxa o carburador era sempre de corpo simples a potencia agora era declarada em cv abnt liquidos metodo usado ate hoje; a diferença em relaçao aos motores anteriores e entao dificil de mensurar mas o novo 1 6 litros a alcool dava 72 cv a 5600 rpm e 12 3 mkgf a 3200 rpm e era sensivelmente melhor em desempenho geral que qualquer chevette que veio antes dele o motor a gasolina 1 6 dava 69 cv a 5 600 rpm e 11 8 m kgf a 3 200 rpm em 1984 aparecia o cambio automatico de tres marchas opcional como presente na marajo 1987 das fotos era uma caixa importada da holden australiana o ar condicionado e o cambio automatico eram opcionais independentes podendo ser pedidos individualmente e custavam algo em torno de 35% do preço do carro cada um toda carroceria podia recebe los inclusive depois de 1984 a picape chevy 500 permaneceriam disponiveis sob encomenda mas sao rarissimos os chevettes com eles de fabrica sim era um opcional em todo carro desde o chevette mais basico em 1985 a revista motor 3 testou um chevette 1 6 a alcool com os dois opcionais e era um duas portas l intermediaria entre o basico e o sl em acabamento o saudoso jose luiz vieira reclamou do fato de que a transmissao tinha apenas 3 marchas a terceira direta sem overdrive e a falta de lock up do conversor de torque tambem pediu pedal de freio maior; era o mesmo do carro manual mas o jlv amante inveterado das caixas automaticas gostou muito do chevette automatico disse por outro lado essa caixa traz certas vantagens uma delas e a programaçao de mudanças que a general motors lhe deu a qualquer velocidade abaixo de 55 quilometros por hora no momento em que o motorista de repente afunde o pe e peça uma marcha mais reduzida para uma manobra de ultrapassagem ela nao chama apenas a segunda mas vai direto a primeira dando uma caracteristica de aceleraçao totalmente inesperada essa aceleraçao em determinados momentos passa a ser vital numa manobra de emergencia ao mesmo tempo ha de se lembrar que essa transmissao efetua suas mudanças crescendo ou reduzindo com uma tremenda exatidao as mudanças sao rapidas mas sem trancos extremamente limpas como e comum na transmissao automatica mas com muita decisao de nossa ainda breve convivencia com o chevette automatico restaram porem tres muito vivas recordaçoes a primeira de quanto esse carro e facil de dirigir leve de direçao extremamente maleavel levissimo de acelerador e freio com otima visibilidade; a segunda de quanto ele responde bem a cada momento em que se esta com ele curvas retas aceleraçoes retomadas especialmente frenagens de emergencia e acima de tudo a mistura dessas solicitaçoes algo muito raro de se ter em qualquer automovel; a terceira mas nao menos importante e o atendimento a necessidade de uma parcela nada desprezivel de nosso mercado que deseja ou precisa de um veiculo com apenas dois pedais seja por questoes de conforto e segurança seja por problemas de deficiencia fisica; esse veiculo agora ja existe e seus indices de consumo sao bastante compativeis com os dias que vivemos a marajo 1987 o ano de 1987 e um ano de carros diferentes; ja tem o ultimo face lift da linha chevette mas nao o novo motor 1 6/s de novo modernizado e mais potente pois ele atrasou e so foi lançado em 1988 as alteraçoes de estilo foram menores neste face lift de 1987 ainda era o mesmo carro lançado em 1983 mas grades para choques frisos e decoraçao eram diferentes o chevette mais caro nao era mais o sl; era o se uma maneira de driblar os tabelamentos de preço estatais da epoca criando um carro novo a marajo das fotos e uma se topo de linha dentro os chevettes receberiam novos bancos com encosto de cabeça separados e em espuma de pu com apoio lateral mais pronunciado; e o melhor banco original para chevettes que iria ate o fim da produçao com acabamentos variados no se eram de tecido de qualidade e o painel de instrumento tinha instrumentos quadrados alem de relogio digital no volante botao de buzina novo e nos se porta cassete no console a marajo continuaria ate 1989 e com o novo motor em 1988 o que faz desta uma realmente diferente completa nao e a alcool como a maioria dos 1987 e a gasolina escolha certamente atrelada pelo comprador original ao cambio automatico de funcionamento mais liso e constante principalmente a frio nessa epoca antes da injeçao eletronica poucos lembram hoje mas automatico engasgando era algo dificil de guiar sem a embreagem para dar umas aceleradas para limpar a garganta a falta do ar condicionado neste exemplar e a unica coisa que impede dizermos que era o mais caro chevette em 1987 e sim o motor menos potente a gasolina de 69 cv era mais caro que o a alcool um sobrevivente de uma epoca que parece hoje remota hoje uma perua na epoca popular mas hoje especie extinta de tao impopular que e mas automatica que ninguem queria entao mas hoje e o contrario a unica coisa constante na vida e a mudança mesmo
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