Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.
Lançamentos
Lamborghini Sián: o primeiro híbrido da marca tem 819 cv e um V12 aspirado
A Lamborghini finalmente apresentou seu primeiro supercarro híbrido. O nome dele é Sián, e ele tem um V12 naturalmente aspirado mais um motor elétrico que, juntos, entregam 819 cv. Clique aqui para ler o post.
Novo Toyota Corolla chega por R$ 100.000 com 177 cv injeção dupla e opção híbrida
A Toyota não estava brincando quando disse que iria elevar o nível de seu sedã médio no Brasil. O modelo ganhou injeção dupla em sua versão de entrada — que elevou a potência do 2.0 para 177 cv — e ainda passou a oferecer um powertrain híbrido flex pelo preço do downsized da concorrência. Clique aqui para ler o post.
Porsche Taycan: um sedã elétrico de 750 cv que vai de zero a 100 km/h em 2,8 segundos
A Porsche finalmente revelou o Taycan, seu primeiro elétrico. E o que temos? Simplesmente o primeiro carro que pode ser uma ameaça real ao Tesla Model S, com potência de até 750 cv e capacidade para chegar aos 100 km/h em 2,8 segundos. Clique aqui para ler o post.
Técnica
Modo Stealth: as tecnologias militares usadas para enganar radares
É cientificamente possível enganar um radar. Com um carro comum você precisa dirigir a 192.000.000 de quilômetros por hora para distorcer o espectro luminoso da placa do carro, aumentando seu comprimento de onda para um espectro que o radar não consegue capturar. Mas você não precisa chegar a 1/6 da velocidade da luz para conseguir isso. Você pode usar as mesmas tecnologias de guerra usadas para tirar aviões do radar, como explicamos neste post. Clique aqui para ler.
Automobilismo
Autodromo Nazionale di Monza: a história e a evolução da casa do GP da Itália
Neste fim de semana a Fórmula 1 chega à Itália para a corrida mais veloz da temporada. É claro que esse é o motivo que faltava para continuarmos nossa série sobre a evolução dos circuitos. Clique aqui para ler o post.
Rothmans Racing: a marca de cigarros que venceu em Le Mans, Fórmula 1, WRC e MotoGP
A combinação azul e branca da Rothmans Racing não conseguiu o mesmo status da Martini ou da Marlboro, mas foi campeã em absolutamente todas as categorias e provas que disputou em sua história — do WRC à MotoGP. Clique aqui para ler o post.
História
Hachi-Roku: a história do lendário Toyota AE86
Esta nova geração do Corolla mudou radicalmente em relação ao antecessor e também o segmento dos sedãs médios. A última vez que uma revolução havia acontecido na linha Corolla foi em 1983, quando o modelo abandonou a plataforma de tração traseira para se tornar um carro mais simples, de tração dianteira. Só que essa mudança se aplicou apenas aos modelos de quatro portas. Os cupês e hatches de duas portas continuaram com a tração traseira e deram origem ao mais lendário de todos os Corolla: o AE86. Clique aqui para ler o post.
A história de Roberto Angewitz, o brasileiro que “tirou gasolina de pedra” há 90 anos
Há quase um século, um brasileiro chamado Roberto Angewitz precisava de gasolina. Como não conseguia comprar, ele decidiu criar a sua própria gasolina. Para isto, ele usou o xisto betuminoso – em essência, “tirando gasolina de pedra”. Clique aqui para ler o post.
Empire State Express No. 999: a história do “trem mais rápido do mundo”
Em 1893, a linha ferroviária New York Central Railroads inaugurou o Empire State Express, com a proposta de ser o trem mais rápido do mundo. A grande responsável por isto seria a locomotiva No. 999. Até hoje não se sabe se eles, de fato, conseguiram bater o recorde. No entanto, o Empire State Express acabou entrando para a história mesmo assim. Clique aqui para ler o post.
Servir e proteger (e perseguir) – a história das viaturas policiais dos EUA
Graças ao cinema e aos programas de perseguição, as viaturas policiais dos EUA são icônicas no mundo todo. Neste post, você vai conhecer toda a história dos carros de polícia nos Estados Unidos – do primeiro de todos aos atuais! Clique aqui para ler o post.
Car Culture
O guia de versões especiais do Porsche 911 | Parte 1: a primeira geração
Apesar de ser um modelo com mais de 20 versões nas últimas três gerações, as edições especiais do 911 são pouco conhecidas — especialmente os mais antigos, lançados ainda nos anos 1970. Mais interessante é que alguns modelos raros como os Speedster Turbolook da geração 964 não são considerados séries especiais, mas versões regulares com produção limitada. Isso torna alguns modelos ainda mais obscuros, como você verá nesta pequena série de quatro posts. Outro fato curioso é que o 993 não teve uma única versão especial, por isso teremos um salto da geração 964 para a 996. Mas isso é conversa para o próximo post. Neste veremos somente as versões especiais da primeira geração, produzida de 1964 a 1988. Clique aqui para ler o post.
Os carros recordistas de velocidade mais icônicos do mundo | Parte Final
O primeiro carro a passar dos 300 km/h, o último a conseguir um recorde de velocidade com motores a combustão, e o mais novo desafiante a recordista mundial: confira a segunda parte da nossa homenagem a Jessi Combs – uma lista com os recordistas de velocidade mais icônicos do mundo. Clique aqui para ler o post.
Toyota Corolla: as versões mais entusiastas que não tivemos por aqui
Ao longo de sua longa história, o Toyota Corolla teve algumas versões com uma pegada bem mais interessante. Alguns chegaram a se tornar ícones, até. Outros são mais obscuros, quase desconhecidos fora dos mercados onde foram vendidos. Clique aqui para ler o post.
Mercado e Indústria
Porsche Taycan: quais são, quanto andam e quanto custam seus rivais?
O Porsche Taycan finalmente foi revelado, e tem alvo certo: o Tesla Model S. Mas há outros carros elétricos que podem acabar concorrendo com o Taycan em algum momento – incluindo alguns hipercarros, dependendo do ponto de vista. Clique aqui para ler o post.