A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Zero a 300

Ford Corcel, 50 anos: as versões mais bacanas do clássico brasileiro

"Deus no céu, nóis no Corcel" é uma dos meus brasileirismos favoritos, ainda que, talvez, seja desconhecido por quem não mora no interior. Talvez porque, para mim, o Corcel seja um carro essencialmente brasileiro – mesmo que, como conta sua história, ele seja um projeto de raízes francesas, o Corcel foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil. O Corcel nasceu como o primeiro carro compacto fabricado pela Ford no Brasil. Nos anos 60, caso você quisesse comprar um Ford nacional, só havia uma opção: o grande, potente e opulento Galaxie. Havia também picapes e caminhões, mas era só isto. Em 1967 a marca do oval azul comprou a Willys-Overland do Brasil, que por sua vez atuava de forma muito diversa no Brasil havia anos: além de vender por aqui o Jeep, que começou a ser montado no Rio de Janeiro em 1947, sob regime CKD (com peças importadas e montagem nacional), a Willys também fabricou no Brasil, sob licença, o pequeno Dauphine a partir de 1

Matérias relacionadas

Yamaha DT-1: a história da pioneira das motos off-road

Dalmo Hernandes

Os primos do FNM JK que não vieram ao Brasil

Marco Antônio Oliveira

Um BMW Série 7 com motor V12, um Ford Ka 2011 quase novo, um hatch de tração traseira da Mercedes e mais no GT40

Dalmo Hernandes