schadenfreude e a palavra que os alemaes usam para descrever aquele sentimento de satisfaçao que temos pelo dano infortunio ou prejuizo de alguem e digo mais geralmente costuma se dizer que a ma sorte de quem geralmente tem tudo na vida e rico e bem sucedido mas costuma agir como um imbecil e o que causa mais schadenfreude nos outros algo por exemplo como quando um motorista exibicionista sofre um acidente com um superesportivo rarissimo que vale centenas de milhares ou ate mesmo milhoes muitos de nos pobres mortais damos aquele sorrisinho sacana de canto de boca [gt40 content search= porsche widget= 1 ] mas como sentir schadenfreude por exemplo ao ver um porsche 959 nesse estado isso e coisa de gente amargurada so conseguimos lamentar o carro um dos 345 exemplares fabricados entre 1986 e 1993 esta anunciado pela mecum auctions ja ha alguns dias o anuncio nao faz mençao a causa do acidente que deixou a dianteira toda destruida deslocando a roda do lado do passageiro em vez disso o foco sao as especificaçoes do carro com seu flat six de 2 8 litros com dois turbos e 450 cv suspensao ajustavel algo incrivel para um carro fabricado em 1987 carroceria de fibra de carbono e kevlar traçao integral e capacidade para ir de zero a 100 km/h em 3 6 segundos com maxima de 317 km/h a unica dica de que os caras estao cientes do estado do carro e o valor estimado de arremate entre us$ 450 000 e u$ 550 000 ou metade do que se costuma pagar por um porsche 959 em bom estado atualmente incrivelmente o carro ainda roda e ao que tudo indica os sistemas de direçao e suspensao ainda funcionam relativamente bem mas certamente a conta da oficina uma recomendaçao e a americana canepa os caras sao especialistas no 959 que o dono tera pela frente nao sera das mais baratas [youtube id= khbdvucjfuy width= 620 height= 350 ] foram os caras da car and driver norte americana que descobriram o que aconteceu eles entraram em contato com a mecum que esclareceu tudo o carro estava sendo transportado em um trailer fechado que desengatou do carro saiu da estrada e bateu com o lado direito em uma arvore aparentemente a força do impacto soltou o carro de suas amarras deixando o desprotegido da colisao o lado positivo e que a parte traseira do carro onde fica todo o conjunto mecanico esta intacta e o carro e pouco rodado o hodometro marca 3 657 milhas o que da 5 885 km quase novo o caso e que ao conversar a respeito do 959 batido tivemos uma ideia meio morbida relembrar outros acidentes com carros raros e valiosos como o primeiro supercarro da porsche prepare se para algumas cenas fortes mecanico irresponsavel foto jalopnik com começando por esta ferrari f40 maior rival do porsche 959 na epoca sendo um exemplar de especificaçao norte americana o superesportivo tem um v8 biturbo de 2 9 litros e 525 cv mais potente que os 487 cv da versao europeia a fim de compensar o aumento de peso oriundo dos reforços estruturais exigidos pela legislaçao dos eua o caso aconteceu em 2011 a f40 carro foi comprada por seu dono um morador de houston no texas zero quilometro conforme foi apurado pelo jalopnik na epoca o cara saiu para uma viagem e deixou a ferrari nas maos de um mecanico que decidiu fazer um test drive um pouco mais animado de acordo com testemunhas o homem estava a pelo menos 100 km/h em uma via de 60 km/h perdeu o controle saiu da rua e foi parar na calçada a dianteira ficou toda destruida com a suspensao arriada e as rodas tortas na epoca foi declarada a perda total mas como ja dissemos outras vezes esse tipo de carro raramente da pt como sao muito caros e valiosos quase sempre eles acabam sendo restaurados mesmo que o valor do serviço seja exorbitante tanto que esta f40 voce ja viu aqui no flatout ainda que completamente diferente [youtube id= xnd34slc3vq width= 620 height= 350 ] o dono so ficou sabendo do acidente quando voltou de viagem e decidiu vender o carro acontece que os compradores foram aaron kaufman e richard rawlings que na epoca eram da gas monkey garage e alem de recuperar a f40 a transformaram em um supercarro ainda mais fodastico ainda que para os mais tradicionalistas seja meio herege carroceria pintada de preto rodas hre e farois de led alem de dois turbos novos que elevaram a potencia do motor v8 de 2 9 litros para 550 cv a enzo partida ao meio em fevereiro de 2006 o empresario sueco bo stefan eriksson sofreu um acidente com sua ferrari enzo na famosa rodovia pacific coast highway na california ele disputava um racha com um mercedes benz slr mclaren perdeu o controle do carro e bateu e foi feio o carro se partiu em dois e o motor um v12 de seis litros e 660 cv a 7 800 rpm foi atirado para o outro lado da pista a varios metros de distancia eriksson saiu ileso da colisao e a enzo foi levada de volta para a ferrari para ser consertada dez anos depois em 2016 o carro apareceu em um leilao da rm auctions com valor de arremate estimado entre us$ 1 6 e 2 2 milhoes o que na verdade era um belo negocio porque o carro foi certificado pelo ferrari classiche ou seja garantidamente o trabalho foi bem feito e geralmente uma enzo custa o dobro disso nesse caso em especial o schadenfreude e valido dois meses depois stefan eriksson foi preso por fraude dirigir bebado e posse de drogas e armas ilegais e acabou condenado a 14 anos de prisao eu nao queria falar de karma e essas coisas mas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] as trapalhadas de mr bean como nao lembrar do caso do ator e comediante britanico rowan atkinson e de seu mclaren f1 que ele bateu nao uma mas duas vezes o eterno mr bean comprou seu mclaren f1 purpura em 1997 apenas um ano antes de o supercarro projetado por gordon murray deixar de ser fabricado ele ficou nada menos que 18 anos com o mclaren f1 e rodou 65 000 km com ele e ja merece aplausos so por conta disto pois carros servem mesmo para rodar ainda mais no caso do mclaren f1 e seu v12 de 6 1 litros e 635 cv capaz de leva lo de zero a 100 km/h em 3 2 segundos com maxima de 391 km/h nas maos de mr bean porem o carro sofreu nao um mas dois acidentes o primeiro aconteceu em outubro de 1999 quando atkinson bateu na traseira de um rover metro e destruiu o para lama dianteiro direito doze anos depois em agosto de 2011 atkinson perdeu o controle do f1 em uma rodovia no sudeste da inglaterra rodou varias vezes e bateu em uma arvore acabando com praticamente toda a seçao traseira do carro acredita se que ele so sobreviveu graças a resistencia da estrutura de fibra de carbono nas duas ocasioes o carro foi enviado de volta para a mclaren em woking onde foi consertado e ficou como novo — na segunda vez em uma empreitada que levou quase um ano e meio e custou a seguradora quase £ 1 milhao ou r$ 3 86 milhoes mas o carro nao perdeu valor nao pelo contrario atkinson pagou em 1997 £ 650 000 pelo carro e o vendeu por £ 8 000 000 abatido em combate [youtube id= 24rt71hkgta width= 620 height= 350 ] este aqui e recente e bem triste em maio de 2018 durante a 24 hour classic corrida de longa duraçao para carros de competiçao antigos algo que voce deve ter deduzido em nurburgring nordschleife um ford gt40 mk1 de 1967 perdeu o controle na curva pflanzgarten por volta do km 17 do circuito o trecho final antes da reta o carro perde a traseira antes da leve curva a direita e o piloto nao consegue coloca lo de volta na trajetoria e acaba atravessando a pista e batendo no muro a esquerda o lado bom e que apesar de ficar com a dianteira destruida o gt40 aparentemente aguenta bem o tranco o piloto consegue levar o carro rodando para a brita tirando o carro do asfalto e o deixando protegido de novas colisoes o que doi e ver como o gt40 estava antes da corrida no video abaixo a equipe e mostrada dando os ultimos tratos no bolido antes da largada [youtube id= lwjvoeax6ws width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.