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Car Culture Zero a 300

Ford destrói carrocerias e desmonta fábrica no Brasil, Land Rover Defender de 8 lugares é confirmado, McLaren 765LT chega ao Brasil já esgotada e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Ford destrói carrocerias inacabadas em Camaçari e inicia demolição de fábrica em São Bernardo

A Ford anunciou o encerramento da produção no Brasil em janeiro com efeito imediato, mas agora os efeitos da decisão começam a ficar visíveis. Circularam nos últimos dias vídeos que mostram dezenas carrocerias inacabadas de Ka e EcoSport em uma fila para serem compactadas antes da reciclagem.

O vídeo foi feito na planta da Ford em Camaçari (BA), de onde saíam os dois modelos. As carrocerias são achatadas por uma garra mecânica e colocadas em na caçamba de um caminhão. De lá, provavelmente para o ferro-velho, onde serão vendidas por peso.

Já a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) teve seu processo de demolição iniciado. O jornalista André Paixão, do site Primeira Marcha, visitou a planta no ABC Paulista e fotografou os trabalhadores pintando a fachada e removendo os logos da Ford – incluindo o grande oval azul na entrada.

Os prédios seguirão em pé, e serão transformados pela nova dona do complexo – a construtora São José, que comprou a fábrica por estimados R$ 550 milhões segundo o site Infomoney – em um centro de logística.

 

McLaren 765LT chega ao Brasil já esgotado por R$ 5 milhões

Já nos acostumamos: quando um supercarro ou hipercarro exclusivíssimo é anunciado no Brasil, ele já vem esgotado. É o caso do McLaren 765LT, lançado oficialmente no Brasil na última sexta-feira (5). Cinco das 765 unidades produzidas foram destinadas ao nosso País, duas já estão aqui, e todas elas já estão encomendadas. Cada uma custou R$ 5 milhões e foi totalmente personalizada por seu proprietário.

O 765LT é como uma versão mais radical do 720S, com uma versão mais potente do V8 biturbo de quatro litros – 765 cv e 81,5 kgfm – e aerodinâmica completamente retrabalhada, além de pesar 80 kg a menos. Apesar de legalizado para as ruas, o supercarro é voltado para uso em pista. Segundo a McLaren, ele vai de zero a 100 km/h em 2,8 segundos; de zero a 200 km/h em 7,2 segundos; e de zero a 300 km/h em 18 segundos.

 

Aston Martin e Mercedes-Benz mostram safety car e medical car para a Fórmula 1

A Aston Martin dividirá com a Mercedes-Benz a tarefa de fornecer o medical car e o safety car usados pela Fórmula 1 em 2021. E a fabricante britânica decidiu mostrá-los no último fim de semana – o DBX que será usado como ambulância, e o Vantage que será o carro de segurança.

Os dois foram pintados no clássico British Racing Green da Aston Martin, com detalhes amarelos nos para-choques e laterais – referência direta aos Aston de competição da década de 1950, como o DBR2. Ambos são movidos por um V8 biturbo de quatro litros, com 528 cv no Vantage e 542 cv no DBX.

A Mercedes-Benz, por sua vez, apostou na pintura vermelha para este ano – o mesmo look adotado em setembro de 2020 para celebrar o milésimo GP da Ferrari, realizado em Mugello, na Itália. Os modelos também são os mesmos do ano passado: a perua AMG C63 S como medical car e o AMG GT como safety car.

A FIA ainda não divulgou como será a divisão entre as atuações da Mercedes e da Aston na temporada 2021. A Mercedes-Benz é a responsável pelos safety cars e veículos de salvamento da Fórmula 1 oficialmente desde 1996, e será a primeira vez que a Aston Martin o fará.

 

Land Rover Defender 130 de oito lugares é confirmado

A Land Rover confirmou oficialmente a chegada de uma versão de oito lugares do Defender. A variante vai se chamar Defender 130 e terá 5,1 metros de comprimento, com entre-eixos de 3,02 metros e 5,1 metros de comprimento total.

A princípio, é dada como certa a adoção do motor V8, recém-adicionado às opções de powertrain do Defender, e também de uma versão híbrida plug-in – dois extremos opostos na maior e melhor equipada versão do Defender. É como se a Land Rover estivesse se despedindo dos velhos tempos com uma versão à moda antiga, com oito cilindros, ao mesmo tempo em que prepara terreno para a transformação da Land Rover em uma marca de veículos híbridos plug-in e puramente elétricos. O primeiro Land Rover movido a bateria está previsto para ser lançado em 2024.

A Land Rover ainda não deu mais detalhes sobre o Defender 130, mas seu lançamento nos Estados Unidos está previsto para setembro de 2022. Até lá, certamente novas informações serão conhecidas.

 

Audi A1 Quattro pode disputar o WRC

Já faz 34 anos que a Audi disputou o WRC oficialmente pela última vez, em 1987, para focar-se nas corridas sobre o asfalto. Mas um novo Audi Quattro pode voltar ao Mundial de Rali – caso tudo corra bem, ao menos.

O carro foi feito pela equipe sueca EKS JC, comandada pelo piloto Mattias Ekström. Usando o A1 Quattro como base, o hatchback tem um motor 1.6 turbo de 266 cv, câmbio sequencial de cinco marchas e tração nas quatro rodas. Ele também usa a icônica pintura amarela e branca que ficou famosa graças ao Audi Quattro original. Não há qualquer tipo de afiliação oficial com a Audi, ainda mais agora que o Audi A1 pode estar com os dias contados. Mas, ainda assim, a homenagem é válida e merece atenção – mesmo com um cilindro a menos…

De acordo com o site oficial do WRC, o carro entrará em breve na fase final de testes e já está de acordo com o regulamento das categorias de base WRC2 e WRC3. As primeiras provas, na Suécia e em outros países da Europa, devem ser disputadas ainda em 2021.