FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Ford Falcon GTHO Phase III: carro australiano mais caro da história é um sedã de 400 cv fabricado em 1971

Até pouco tempo atrás os australianos tinham sua própria indústria automotiva, com modelos de automóveis que não foram vistos em nenhum outro lugar do mundo (exceto pela Nova Zelândia, por questões geográficas). Só na Austrália, por exemplo, existiram as Utes, e só lá a Ford e a Chevrolet tinham divisões distintas que fabricavam carros endêmicos do país, como o Holden Monaro/Commodore e o Ford Falcon, mas agora as duas marcas só importam carros fabricados nos EUA e na Europa. O que é meio triste. A exclusividade do mercado automotivo australiano o tornava parecido com o que tínhamos no Brasil: carros desenvolvidos especialmente para o consumidor local, o que resultou em uma cultura automobilística muito peculiar da região. E alguns são verdadeiras preciosidades hoje em dia. Por exemplo, só na Austrália havia um Ford Falcon de quatro portas com visual, mecânica, nome e desempenho de muscle car: o Falcon GTHO Phase III, especial de homologação