ate pouco tempo atras os australianos tinham sua propria industria automotiva com modelos de automoveis que nao foram vistos em nenhum outro lugar do mundo exceto pela nova zelandia por questoes geograficas so na australia por exemplo existiram as utes e so la a ford e a chevrolet tinham divisoes distintas que fabricavam carros endemicos do pais como o holden monaro/commodore e o ford falcon mas agora as duas marcas so importam carros fabricados nos eua e na europa o que e meio triste [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a exclusividade do mercado automotivo australiano o tornava parecido com o que tinhamos no brasil carros desenvolvidos especialmente para o consumidor local o que resultou em uma cultura automobilistica muito peculiar da regiao e alguns sao verdadeiras preciosidades hoje em dia por exemplo so na australia havia um ford falcon de quatro portas com visual mecanica nome e desempenho de muscle car o falcon gtho phase iii especial de homologaçao que em pleno 1971 tinha um v8 de corrida debaixo do capo que mesmo amansado para uso nas ruas chegava perto dos 400 cv com ele o falcon gtho phase iii foi por um tempo o seda de rua mais veloz do planeta o ford falcon xy era a quarta fase da segunda geraçao do seda australiano e foi vendido entre 1970 e 1972 nesta epoca o campeonato australiano de turismo estava em seu auge a competiçao surgiu em 1960 adotando as regras do apendice j da fia em uma reaçao a popularidade crescente das corridas de turismo que atraiam mais publico do que as provas de monopostos e prototipos esporte so havia um problema os carros australianos simplesmente nao venciam titulos os quatro primeiros de 1960 a 1963 foram conquistados pela jaguar com os modelos mki e mkii; em 1964 o vencedor foi o britanico ford cortina; e entre 1965 e 1969 o vencedor foi o ford mustang em 1970 finalmente o titulo foi para um australiano o holden monaro gts350 e entao a ford decidiu que precisava reagir de uma vez por todas o resultado foi o ford falcon gtho phase iii apenas 300 exemplares foram fabricados para homologaçao o carro de corrida era movido por um v8 cleveland de 5 8 litros com injeçao mecanica de combustivel capaz de entregar impressionantes 610 cv seu problema e que ele era potente demais e o relativamente compacto falcon simplesmente nao conseguia lidar com tanta potencia e como resultado o carro de corrida era simplesmente muito dificil de dirigir saindo de traseira o tempo todo apesar disto o ford falcon gtho phase iii conseguiu vencer a ediçao da principal corrida do australiano de turismo a bathurst 500 realizada no circuito de rua de mount panorama e ainda abocanhou o titulo de 1973 em ambos os casos com allan moffat ao volante [youtube id= tolptje1gzk width= 620 height= 350 ] um falcon gtho phase iii correndo nos dias de hoje a titulo de ilustraçao o carro de rua naturalmente tinha o motor cleveland amansado entregando algo na ordem dos 390 cv mas que por questoes praticas impostos e apolices de seguro que ficariam altos demais em um carro com quase 400 cv a potencia declarada pela ford em cerca de 300 cv vale observar que esta geraçao do falcon tambem usou o v8 windsor do qual a ford australiana importou um grande lote no fim dos anos 1960 apesar de compartilharem deslocamentos e serem conceitualmente semelhantes windsor e cleveland diferiam bastante nos detalhes fizemos um guia detalhado aqui em relaçao ao ford falcon gt comum o gtho phase iii tinha outra diferença importante o diferencial traseiro com autoblocante detroit locker de 9 polegadas e os freios que usavam discos maiores na dianteira com 286 mm e tambores de 254 mm na traseira o cambio era sempre manual de quatro marchas e as rodas eram de 15 polegadas dos cerca de 300 exemplares fabricados em 1971 especialistas acreditam que sobraram menos de 100 em boas condiçoes os restantes viveram intensamente nas pistas e eventualmente acabaram destruidos o carro vendido em um leilao da lloyd s em bathurst no ultimo dia 16 de junho era um deles e arrecadou nada menos que a$ 1 030 000 dolares australianos o que da cerca de r$ 2 87 milhoes em conversao direta com isto o falcon gtho phase iii tornou se o carro australiano mais caro ja vendido na historia o carro pertenceu ao jogador de criquete jeff thomson que comprou o carro nos anos 80 por a$ 23 000 pouco antes de se aposentar por mais que seja um quase completo desconhecido no brasil o homem e uma lenda na australia e aparentemente tinha bom gosto para carros [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o carro ja teve a pintura refeita e passou por uma restauraçao mecanica mas o interior incluindo todos os acabamento e completamente original o hodometro marca 20 968 km e o falcon passou as ultimas decadas sob bons cuidados quem pagou quase r$ 3 milhoes por ele tambem levou para casa fotos de thomson junto do carro todos os manuais e o historico de manutençao ou seja dificilmente o novo dono colocara muitos mais quilometros na contagem do painel de instrumentos o que e uma pena
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