quando era bem mais novo no fim dos anos 90 lembro de ir a casa de um amigo para jogar need for speed ii sempre morei em uma cidade pequena e pouca gente tinha computador em casa na epoca eu nao tinha minha experiencia com games de corrida se resumia a f1 racer o classico da namco para o nes que no meu caso era um generico da dynacom e os graficos realistas de nfsii ao menos para a epoca me deixavam bem impressionado era bom ser criança [gt40 content search= ford widget= 1 title= ford no gt40 ] por que estou falando isto porque e de need for speed ii que vem um dos meus carros conceito favoritos o ford indigo que parecia um monoposto de corrida futurista na epoca eu ja sabia que indigo e um tom de azul entao ficava a duvida por que diabos o carro era vermelho [youtube id= kqh55f3aziq width= 620 height= 350 ] o tempo passou e eu meio que esqueci do assunto ate porque foi pouco depois que descobri gran turismo 2 acharam que eu nao ia falar nada ne mas depois de alguns anos descobri e um trocadilho o ford indigo foi apresentado no salao de detroit de 1996 um ano antes de need for speed ii com a premissa classica de um carro conceito ele era uma vitrine para mostrar em que pe andava a engenharia da ford duas decadas atras e sua maior inspiraçao eram os monopostos da formula indy indy go indigo ford indigo tudo bem e so um nome e ate que e um trocadilho bacana o que importa e o carro e honestamente se eu nao tivesse conhecido o ford indigo pouco depois de sua apresentaçao em detroit duvidaria que ele tem 22 anos de idade parece bem mais atual o carro foi projetado por claude lobo designer frances que trabalhou para a ford por 32 anos e tambem foi o responsavel pelo visual das primeiras geraçoes do ka e do focus ambas lançadas pouco depois da apariçao do ford indigo em detroit lobo foi um dos grandes da filosofia de design new edge que tomou conta dos modelos da marca na virada dos anos 2000 com formas marcantes misturando vincos e vertices com curvas amplas e perfil aerodinamico observando as formas do indigo com atençao da para enxergar estas caracteristicas em sua carroceria ainda que a mesma fosse mais parecida com uma carenagem que envolvia a estrutura esta por sua vez era um monocoque de fibra de carbono que ficava parcialmente exposto na parte traseira a construçao do carro era mesmo analoga a de um monoposto da formula indy a suspensao usava braços triangulares sobrepostos feitos de cromo molibdenio o famoso cromoly usado nos chassis de karts profissionais com molas e amortecedores inboard na dianteira e na traseira sendo que atras os componentes da suspensao eram fixados diretamente na carcaça da transmissao na verdade um transeixo de seis marchas a caixa foi desenvolvida pela equipe reynard para seus monopostos da indy e seu funcionamento era mais uma curiosidade do ford indigo havia o pedal de embreagem sendo que a embreagem em si era do tipo multi disco e feita de carbono ceramica mas as trocas eram feitas por aletas no volante com atuadores eletro hidraulicos a carenagem envolvia a parte traseira do carro em um aerofolio embutido que tambem abrigava as lanternas na dianteira outra asa servia tambem como para choque e suporte para as luzes diurnas e de direçao que eram leds sequenciais bem maneiros os farois eram projetores instalados nos retrovisores as rodas tinham medidas distintas 17 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira com pneus goodyear eagle radial com letras brancas para dar aquele toque old school de medidas 335/30 e 355/35 respectivamente abrigdos sobre as rodas estavam freios com discos ventilados de 356 mm na frente e 335 mm atras o motor montado atras dos bancos em posiçao longitudinal era um v12 de seis litros criado a partir da uniao de dois motores v6 duratec de tres litros pelo virabrequim os pistoes as bielas e o trem de valvulas eram exatamente iguais aos do v6 usado por alguns modelos da ford na epoca como o ford taurus assim como as medidas de diametro e curso 89x79 5 mm o bloco e os cabeçotes porem foram projetados especialmente para o indigo e fundidos pela cosworth no reino unido com comando duplo nos cabeçotes e 48 valvulas alimentado por um sistema de injeçao eletronica multiponto o v12 era capaz de entregar 441 cv a 6 100 rpm e 56 mkgf de torque a 5 250 rpm sem capota ou teto o ford indigo nao precisava de portas mas as tinha mesmo assim com 4 453 mm de comprimento apenas 1 003 mm de laltura 2 052 mm de largura e 2 896 mm de entre eixos o indigo era um carro pequeno so para duas pessoas o interior era limpo e espartano com bancos do tipo concha painel digital monocromatico e minimalista um para brisa baixinho que so servia para desviar o vento do rosto dos ocupantes e saidas de ventilaçao o acabamento por outro lado era caprichado com couro preto cobrindo praticamente todas as superficies os materiais leves na estrutura e na carenagem e a falta de equipamentos se traduzia em baixissimo peso so 1 043 kg com isto o ford indigo era capaz de chegar segundo a ford aos 100 km/h em 3 9 segundos com velocidade maxima de 273 km/h o quarto de milha era cumprido em 12 segundos aproximadamente a esta altura voce ja deve ter sacado que o ford indigo era um carro totalmente funcional embora a ford tambem tenha feito um mockup para ser levado ao circuito de saloes do automovel em 1996 o conceito jamais foi pensado para ser usado nas ruas mas foi testado nas pistas como mostra o video promocional abaixo [youtube id= g8pwrthwtes width= 620 height= 350 ] a versao estatica foi vendida a um colecionador e segundo consta foi destruida sob condiçoes misteriosas ja o modelo funcional ficou com a ford e ate alguns anos atras ficava na coleçao de jack roush dono da preparadora roush performance que tem uma relaçao muito boa com a ford ate hoje talvez o carro ainda esteja la ai esta um automovel que eu adoraria ver de perto [youtube id= itdedzptr64 width= 620 height= 350 ] ao menos um elemento do ford indigo porem foi parar nas ruas o v12 de seis litros que foi aperfeiçoado e estreou no aston martin vanquish em 2001 para quem nao lembra entre 1992 e 2006 a aston martin pertenceu a ford e utilizou diversas tecnologias da gigante americana em seus grand tourers se olhar bem os dois motores vai perceber que ambos sao muito parecidos note como o desenho das tampas de valvulas e dos coletores de admissao e praticamente identico e como o posicionamento das polias e perifericos e exatamente o mesmo e como dizem nada se perde tudo se transforma sugestao de julio cesar fernandes
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