FlatOut!
Image default
Zero a 300

Ford Ka tem zero estrela em novo crash-test, Golf 1.6 MSI deixa de ser produzido, Fiesta reestilizado “vaza” na internet e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Ford Ka é rebaixado para zero estrela no teste do Latin NCAP

Em novembro de 2015 o Ford Ka de terceira geração foi avaliado pelo Latin NCAP e recebeu quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças. Mas agora o órgão alterou sua metodologia e critérios e também incluiu um teste de impacto lateral. O Ka voltou a ser testado e… acabou rebaixado a zero estrela na proteção para adultos.

O motivo do rebaixamento, segundo o Latin NCAP, se deveu à ausência de dispositivos de absorção de energia do impacto lateral na estrutura e no interior das portas. Foi o mesmo golpe que rebaixou a nota do Peugeot 208 brasileiro e do Chevrolet Onix. No quesito segurança para crianças ele manteve as três estrelas.

LATINNCAP2

Em comunicado, a Latin NCAP disse que “o novo Ka teve um desempenho pobre na prova de impacto lateral, apresentando níveis altos de lesões no peito no ocupante adulto, penetração profunda da coluna B no habitáculo e abertura da porta. […] Considerando o resultado dos testes, o Ka não seria aprovado na norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995”.

 

Nova bateria da Toshiba pode ser recarregada em seis minutos

toshiba-scib-battery-cell_100627975_l

A Toshiba anunciou nesta semana que desenvolveu um novo tipo de bateria de íons de lítio que é capaz de fornecer energia para cerca de 300 km com uma recarga de seis minutos. Segundo a empresa japonesa, a adoção de óxido de titânio com nióbio em suas células duplicou a capacidade do ânodo da bateria, o que resultou em uma recarga extremamente rápida.

toshiba-prototype-fast-charging-battery_100627905_m

Isso poderia solucionar um dos maiores empecilhos à praticidade dos carros elétricos para uso geral, uma vez que as recargas completas para longa autonomia até agora levam algumas horas. A nova tecnologia, contudo, ainda está em desenvolvimento; a Toshiba pretende otimizá-la e torná-la viável para que sua produção possa iniciar após abril de 2019.

 

Fiesta reestilizado vaza por fotos feitas na fábrica

fiestagradenova

Pouco depois do lançamento da nova geração do Fiesta na Europa, soubemos que o novo modelo não seria oferecido na América (nem no Sul, nem no Norte). Em vez disso, o modelo seria reestilizado com inspiração na versão europeia, e por isso esperávamos novos faróis, um capô mais envolvente e novos para-choques.

Mas aparentemente a atualização do carro será mais simples do que imaginávamos. Como havia dito o camarada Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, em setembro passado, o Fiesta 2018 receberia apenas um novo para-choque, com luzes auxiliares e grade inspiradas na versão europeia.

FORD_FIESTA2016_RANGE_01

Agora, um par de fotos do carro dentro da fábrica, sendo inspecionado por funcionários foi divulgado nas redes sociais, e revelam exatamente estas mudanças. Faróis e capô permanecem os mesmos. O lado de dentro também deverá mudar, adotando um estilo muito semelhante ao do EcoSport, com linhas mais limpas e uma tela salientada no topo do painel, além de um novo volante de três raios.

FiestaChoquenovo

O motor 1.6 deverá dar lugar ao 1.5 de três cilindros e 140 cv, enquanto a versão de topo manterá o 1.0 EcoBoost. Só não sabemos se com o câmbio Powershift ou com o novo automático de seis marchas.

 

Volkswagen encerrou produção do Golf 1.6 MSI

2_GOLF125CV-620x381

Quando soubemos que o novo Polo seria produzido no Brasil e posicionado entre o Gol e o Golf e que ele seria equipado com o motor 1.6 MSI de 16 válvulas, logo apostamos que ele mataria o Golf 1.6 MSI, deixando a posição de entrada do hatch médio com o Golf  1.0 TSI. Pois agora que o Polo está lançado e já começou a ser vendido, parece que a Volkswagen matou mesmo a versão de motor atmosférico do Golf.

O modelo já não aparece mais no site oficial nem no configurador online da Volkswagen — a linha do Golf agora começa com o Comfortline 1.0 TSI, chega ao Highline 1.4 TSI na intermediária e ao GTI no topo. Em contato com concessionárias de São Paulo, Sorocaba, Vale do Paraíba e Santa Catarina, fomos informados de que a versão não está mais sendo oferecida e que seria possível encontrá-la somente em estoque.

O problema para o Golf 1.6 MSI não seria nem o Polo 1.6 MSI, mas o Polo 1.0 TSI 200, que tem a mesma potência, porém torque mais elevado e disponível em maior quantidade em uma faixa mais ampla de rotações, e parte de R$ 65.200 na versão Comfortline e pode chegar aos R$ 75.940 na versão Highline completa, com equipamentos que o Golf 1.6 MSI, que custava em média R$ 76.500 na versão de entrada, não oferecia, como o painel Active Info Display.

 

Subaru lança STI S208 e BRZ STI… mas só para o Japão

Subaru-WRX-STI-S208-Special-Edition-1

Depois do S207 e do Type RA, a Subaru está lançando mais uma versão especial do WRX STI: o S208. O modelo foi apresentado nesta quarta-feira (25) no Salão de Tóqui, e terá apenas 450 unidades produzidas.

Subaru-WRX-STI-S208-Special-Edition-2

Em relação aos demais modelos WRX STI, ele usará uma variação do boxer 2.0 turbo com 327 cv — 13 cv a mais que o Type RA —, além de amortecedores Bilstein ajustáveis, vetorização ativa de torque nas rodas traseiras e uma nova caixa de direção com relação mais direta.

subaru-wrx-sti-s208b

Por fora, as mudanças começam no teto do carro, que agora é feito totalmente de fibra de carbono, para reduzir o centro de gravidade do carro — que já tende a ser mais baixo que a média devido ao motor boxer. As rodas de 19 polegadas são exclusivas da versão, bem como a asa traseira e o splitter frontal. O carro poderá ser pintado de azul “World Rally”, branco “Crystal White Pearl” e cinza “Cool Grey Khaki”.

O BRZ também ganhou sua versão STI Sport, mas não houve modificação alguma no boxer 2.0. O que ele tem é uma caixa de direção com relação mais direta, amortecedores Sachs e novas rodas de 18 polegadas. Ele também tem uma asa na traseira, porém ela é menor e mais discreta que a do WRX ST. Ele terá apenas 100 unidades, todas pintadas no tom de cinza-azulado “Cool Grey Khaki”.