estamos de volta com mais uma ediçao do best of project cars desta vez relembramos a historia do maverick super luxo v8 do leitor cassiano zaparolli que realizou seu sonho de infancia depois de 21 anos o inicio a historia começa ainda durante a infancia de zaparolli no interior paulista onde ele viu pela primeira vez o ford maverick do sr barguena um sargento da policia que certa vez cruzou seu caminho e gravou para sempre a imagem do carro em sua memoria foi paixao a primeira vista e o jovem zaparolli decidiu que teria aquele carro quando crescesse mas o tempo passou os mavericks sumiram zaparolli saiu para estudar e trabalhar e um dia quando decidiu realizar seu sonho descobriu que os poucos mavericks que restaram estavam carissimos algo que o desanimou de certa forma ate que certo dia visitando sua familia no interior zaparolli descobriu que o maverick do seo barguena estava a venda sim aquele maverick que o conquistara na infancia imaginem a reaçao dele ao saber que aquele maverick que via quando criança e que despertou sua paixao pelo carro ainda existia e pertencia ao mesmo dono zaparolli negociou o carro com os filhos do sr barguena que nao estava muito bem de saude e depois de algumas propostas finalmente arrematou o carro a restauraçao parte 1 com o carro na garagem zaparolli precisaria restaura lo — afinal tratava se de um maverick que fora usado diariamente por anos a fio a restauraçao contudo precisava ser relativamente rapida pois ele estava com seu casamento marcado e gostaria que sua noiva fosse levada a cerimonia no carro tal como fora sua mae como uma restauraçao completa seria impossivel ele decidiu concentrar os esforços na estetica do carro para ter ao menos um visual apropriado para a cerimonia e fazer motor freios e suspensao em uma segunda etapa por sorte ele encontrou um funileiro experiente com mavericks que conseguiria completar a funilaria e pintura em apenas tres meses so havia um problema a oficina ficava a 500 km de sao paulo imagine a correria a 15 dias do casamento o carro ainda nao estava pronto zaparolli tirou duas semanas de folga e foi para a cidade onde o carro estava sendo restaurado para ajudar no que fosse possivel nesse tempo ele conseguiu os bancos recaro de couro a tapeçaria completa e ate revisou o motor que ainda era o quatro cilindros original o esforço compensou as 11 30 da manha do casamento o carro ficou pronto a restauraçao parte 2 depois de ter concluido a funilaria tapeçaria os primeiros detalhes de personalizaçao e usado o carro no casamento chegou a hora de trabalhar na parte mecanica o carro estava com seu quatro cilindros original e zaparolli pretendia deixa lo la como veio ao mundo os v8 pareciam distantes devido aos preços dos motores e componentes o que o levou a desistir temporariamente mas em um golpe de sorte zaparolli teve a oportunidade de trazer tudo dos eua como ele mesmo contou quase meio carro veio dos eua o motor foi montado em sao paulo pela tio giuli garage — o motor veio com virabrequim pistoes bielas e cabeçotes ele foi preparado com uma retifica de bloco retentores cabeçotes retrabalhados comando edelbrock 270/280 carburador quadrijet edelbrock e admissao edelbrock performance da mesma marca tambem sao as tampas de valvula e filtro de ar para manter tudo na temperatura ideal foi instalado um radiador champion de aluminio em conjunto com bomba dagua high volume e valvula termostatica tambem high volume milodon bombas de oleo e combustivel tambem high volume assim como o pescador tudo milodon motor todo montado com parafusos arp a parte eletrica tambem foi toda melhorada com distribuidor novo modulo de igniçao e bobinas msd e cabos de vela ford racing [gallery columns= 2 size= medium ids= 142256 142254 ] o fluxo do motor foi otimizado com coletores dimensionados curtos da hedman que levam a um escape todo feito com tubos de 2 5″ com equalizaçao em h e abafadors flowmaster s40 com ponteiras saindo na traseira do carro um dos pontos positivos e o sistema de bypass que se abre ou fecha para desviar o fluxo dos abafadores permitindo que se tenha um ronco encorpado quando desejado e silencioso para viagens o cambio original foi substituido por um tremec t5 com trambulador short’shifter para engates curtos e precisos a relaçao e uma 3 31 1 do maverick seis cilindros o que faz o carro arrancar bem e deixa o giro relativamente baixo na estrada a suspensao foi toda revisada teve buchas e pivos trocados e ainda ganhou uma barra estabilizadora traseira para ajudar a diminuir a rolagem da carroceria em curvas as rodas originais foram substituidas por rodas palito 17 tala 7 e 9 e pintadas de preto na parte interna para seguir o estilo do carro os pneus colocados sao 215/55 17 dianteira 255/45 17 traseira os freios originais tambem foram substituidos na traseira freios com disco solido e na dianteira freios wilwood com pinças de 4 pistoes a direçao famosa por sua desmultiplicaçao foi trocada por uma caixa borgeson que nao exigiu adaptaçoes com ela as respostas sao como as de um carro moderno e bastam apenas tres voltas e meia de batente a batente o conjunto optico foi igualmente substituido os farois ganharam lentes lisas e lampadas halogenas enquanto as lanternas ganharam leds adaptados na moldura original a conclusao com tudo revisado e restaurado ou modernizado zaparolli encerrou o carro com uma inspiraçao na natureza o passaro joao pinto ou corrupiao por isso o maverick ganhou faixas laterais pretas inspiradas nas faixas do mustang e faixas no capo inspiradas nas do maverick grabber dos anos 1970
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.