normalmente quando se fala das versoes esportivas do ford sierra a primeira imagem que vem a mente e o sierra rs cosworth nao e para menos com mais de 5 500 unidades produzidas e vitorias no asfalto e fora dele os ford sierra rs cosworth e sua evoluçao o ford sierra rs500 eram rapidos confiaveis e populares fosse na europa asia ou ate mesmo oceania era comum encontrar um sierra desses competindo e vencendo mas na africa do sul essa realidade era um pouco diferente devido ao apartheid e aos embargos comerciais que tal sistema gerou era muito mais compensatorio para as fabricantes instaladas no pais desenvolverem seus carros localmente sem envolvimento direto com as matrizes e isso fez com que por mais de uma decada carros unicos e especiais aparecessem por la entre estes carros estava o ford sierra xr8 xr8 isso mesmo x r 8 ele foi o sierra mais potente do mundo por alguns anos foi o primeiro sierra homologado para algum tipo de competiçao e tambem o sierra mais raro ja produzido com apenas 250 exemplares sendo os primeiros 200 feitos entre 1984 e 1985 e os restantes ate 1988 a ford assim fez os necessarios 200 carros para homologaçao antes de estrear o veiculo nas pistas evitando dores de cabeça com o processo de homologaçao mas o que era esse carro sem muita enrolaçao um ford sierra com motor v8 302 utilizado pelos mustang da epoca porem como as leis de emissoes da africa do sul eram mais permissivas que as leis americanas e europeias o carro nao tinha catalisadores no sistema de escapamento alem disso o motor usava carburaçao holley 780 cfm de corpo quadruplo coletores de escape dimensionados feitos com tubos de aço radiador de oleo igniçao transistorizada e radiador de liquido de arrefecimento british serk com 85mm de espessura o resultado eram 216 cv a 4 750 rpm e 33 kgfm a 3 250 rpm a escolha do motor se deveu principalmente a simplicidade um motor aspirado de grande deslocamento era mais simples para atingir a performance necessaria em pista sem abrir mao da confiabilidade e entrega de potencia linear que ajudava na dirigibilidade diferentemente dos motores turbo da epoca lembre se que estamos falando dos anos 1980 epoca de turbos imensos com decadas de turbo lag e por que fazer essa receita tao improvavel partindo do inicio a ford da africa do sul queria montar um carro para competir no dito grupo 1 do turismo sul africano para isso ela precisaria montar um carro produzi lo em uma quantidade minima para preencher os requisitos de homologaçao e ai sim ir para a pista [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 233492 233491 ] o desprovido de potencia ford sierra xr6 naquela epoca o ford sierra xr6 ja era oferecido na africa do sul com motor essex v6 de 3 0l e parcos 138 cv mas para que houvesse alguma chance frente a concorrencia — que tinha carros como o bmw 745i — esse carro nao seria suficiente importar da europa o sierra xr4i variante esportiva do veiculo na epoca que contava com carroceria duas portas e motor v6 2 8 cologne com injeçao eletronica de combustivel e 150 cv nao era viavel alem disso a competiçao nao permitia que empresas instaladas no pais usassem veiculos importados nas competiçoes e o proibido ford sierra xr4i o que restou usar a carroceria quatro portas que eles ja produziam desenvolver algumas leves modificaçoes externas e muitas modificaçoes na estrutura montando a com o motor 302 v8 combinado a transmisao borgwarner t5 de cinco marchas e diferencial 3 5 1 estruturalmente crossmember inferior grade frontal semi seixos carda e outras 96 peças foram desenvolvidas localmente apenas para este carro enquanto outras 150 peças foram modificadas a suspensao ganhou molas mais rigidas nos quatro cantos carga 40% maior na traseira que deixaram de ser progressivas e 50% maior nas dianteiras e amortecedores recalibrados para tal aumento de carga juntamente a isso houve mudanças no amortecedor pois era necessario obter maior espaço para o conjunto pneu roda mais largo que era utilizado no carro e a barra estabilizadora dianteira foi modificada para que nao houvesse problemas de montagem com o motor maior na traseira uma modificaçao curiosa foi a remoçao da barra estabilizadora traseira pois segundo os engenheiros que trabalharam no carro desta forma a tendencia ao subesterçamento era menor os freios usavam discos de 281mm nas quatro rodas com pinças ap de quatro pistoes na dianteira e um pistao na traseira rodas aro 15 modelo ronal starfish calçadas em pneus 195/60r15 completavam o conjunto esteticamente o carro denunciava que havia algo de realmente diferente por conta das rodas da grade com quatro aberturas em vez da tradicional frente fechada da pintura abaixo do friso da porta em tom cinza escuro do aerofolio biplano traseiro e do inscrito xr8 no porta malas alem disso obviamente no momento em que a igniçao era ligada e o motor era trazido a vida o som do v8 enchia os ouvidos vale lembrar que todos os xr8 eram pintados de branco o que trazia mais sobriedade ao carro e internamente praticamente nada diferenciava um xr8 de um sierra comum um dado interessante e que ajudava na dinamica do veiculo era o peso do motor ao pensarmos em todas essas modificaçoes podemos achar que ao montar o v8 em um liftback medio o peso e sua distribuiçao seriam duramente afetadas mas isso nao era verdade o motor v8 era somente 33 kg mais pesado do que o v6 do xr6 e com tudo isso esse monstrinho raro andava muito bem para a epoca testes realizados traziam numeros de zero a 100 km/h em 6 95s com velocidade final de 231 km/h hoje muitos carros tem desempenho semelhante mas na epoca isso era desempenho digno dos porsche de entrada sem contar que sendo um carro relativamente pequeno para seu motor e sem abs ou direçao hidraulica o comportamento transmitido ao motorista estava longe de ser anestesiado podia nao ser anestesiado mas nao era um carro indocil todo o trabalho de suspensao se pagava nas primeiras curvas e o carro obedientemente fazia o que se predispunha um carro de corrida para a rua com um belo swap de fabrica como nos tanto gostamos clique aqui para ve lo em açao dominando uma prova disputada em kyalami em 1985 agradecimentos valmir chicarolli
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