Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Ford vs Ferrari é indicado para Oscar de melhor filme (e mais três categorias)
O filme Ford vs Ferrari foi, sem dúvidas, o favorito dos entusiastas no ano de 2019 ao unir uma das histórias de rivalidade mais famosas de Le Mans a uma produção impecável e atores talentosos. A história da tentativa de compra da Ferrari pela Ford e o nascimento do GT40 não cativou apenas os fãs de carros, como também o público geral, que não é muito ligado ao automobilismo.
O filme também agradou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organização responsável pelo Oscar. Ford vs Ferrari foi indicado para quatro categorias da maior premiação do cinema mundial: melhor filme, melhor montagem, melhor mixagem de som e melhor edição de som.
A vida de Ford vs Ferrari será difícil na principal categoria, a de melhor filme, em 2019 saíram outras produções com grandes chances de levar a estatueta como Parasita, Coringa, História de um Casamento, Era uma Vez em Hollywood e JoJo Rabbit. Aposto minhas fichas que Ford vs Ferrari leve alguma estatueta nas categorias técnicas por capturar com fidelidade a emoção da corrida pela imagem e pelo som. O filme usou réplicas do Shelby Cobra, do Ford GT40 e da Ferrari P4 nas cenas, mas o som foi gravado diretamente dos carros originais fornecidos por colecionadores.
No início de janeiro durante o Globo de Ouro, Ford vs Ferrari concorreu apenas na categoria de melhor ator, com Christian Bale que interpretou o piloto Ken Miles. A cerimônia de premiação do Oscar acontece no dia 9 de fevereiro, vamos aguardar até lá pelos resultados. (Eduardo Rodrigues)
Funcionários da GM são detidos por suposto racha nos EUA
Dois funcionários da GM foram detidos pela polícia estadual de Kentucky, onde o Corvette é fabricado, por supostamente estarem disputando um racha com dois Stingray de oitava geração.
De acordo com a polícia, além da suspeita de racha, eles foram acusados por direção perigosa e por excesso de velocidade, pois estavam 26 mph (42 km/h) acima do limite de velocidade da via, que é de 45 mph (72 km/h). Segundo o auto de infração, um dos funcionários chegou a cerca de 120 mph (190 km/h) na faixa da esquerda, enquanto o outro chegou a 100 mph (160 km/h), embora estivessem mais lentos ao serem abordados pela polícia. Os dois funcionários foram conduzidos ao departamento de polícia local e os dois Corvette foram apreendidos.
Como bem observou o mestre Bob Sharp em sua postagem no Autoentusiastas, esse tipo de ação é uma forma de fiscalização efetiva, que retira das ruas o risco de acidentes. Caso a tal avenida fosse fiscalizada apenas por radares, os dois funcionários seriam multados, continuariam dirigindo perigosamente e, supostamente, fazendo seu racha, enquanto o Estado fingiria que contribuiu com a segurança pública por ter emitido uma multa por excesso de velocidade.
Os dois funcionários foram liberados após pagar fiança de US$ 1.000 e terão que prestar depoimento no tribunal local, que definirá a punição pelo ato irresponsável. (Leo Contesini)
CAOA desiste de comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo
Nem mesmo a ajuda do governador do estado, João Dória, ajudou a Ford a se livrar de sua fábrica de São Bernardo do Campo. A compra pela CAOA, que poderia fabricar caminhões ou mesmo modelos Chery no local, parecia certa, mas a fabricante brasileira acabou desistindo do negócio.
O anúncio foi feito pelo próprio governador, que citou as dificuldades de vender uma fábrica já instalada e reforçou que há outros dois grupos chineses interessados na fábrica. Contudo, é importante destacar que a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo foi construída nos anos 1960, antes do adensamento urbano e da explosão populacional ocorrida na cidade, o que impõe desafios logísticos difíceis de serem contornados com a eficiência necessária para uma fábrica deste porte e que exige tamanho investimento.
Com isso, dificilmente ela continuará operando como uma unidade fabril e é mais provável que acabe desativada para dar espaço a outros tipos de empreendimento — especialmente com a promessa de aquecimento do mercado imobiliário nos próximos anos, motivada pela taxa de juros básica reduzida para 4,5% no final de 2019. (Leo Contesini)
Lamborghini não estará no Salão de Genebra e vai mostrar seus híbridos em outro lugar
Nos últimos anos, temos observado diversas fabricantes deixarem o circuito de Salões do Automóvel meio de lado, preferindo em vez disso organizar eventos particulares para mostrar seus lançamentos. A mais recente adição a este seleto grupo é a Lamborghini, que anunciou hoje (14) sua ausência do Salão de Genebra – evento que, em 2020, terá sua 90ª edição realizada.
A Lamborghini não deu uma razão específica para o abandono, mas não tem a ver com vendas ruins – pelo contrário: o anúncio veio acompanhado de um balanço do ano de 2019 e as notícias são boas para a fabricante, com vendas recorde graças ao SUV Urus e ao Huracán. Talvez seja por conta disto que a Lamborghini está animada para organizar seu próprio evento de lançamento.
E podemos esperar algo para este ano – a Lamborghini não deu nomes, mas versões mais especializadas do Urus são aguardadas para algum momento de 2020: o ST-X, com apelo off-road, e uma versão híbrida. Falando e híbridos, a companhia afirma que 2020 será um ano decisivo para eles: “No ano fiscal de 2020, em termos de tecnologia, a Lamborghini tomou a decisão estratégica de desenvolver variantes híbridas para todos os seus superesportivos de nova geração”.
Sendo assim, faz sentido que a marca de Sant’Agata Bolognese queira um espaço exclusivo para mostrar as novidades. (Dalmo Hernandes)
Audi RS1 é descartado pela fabricante
A Audi é conhecida e adorada por seus esportivos da linha RS – carros de visual agressivo, motor potente, tração integral e comportamento dinâmico matador, quase sempre. Mas, infelizmente, eles não estão pensando em fazer algo assim com seu menor modelo, o A1.
Os alemães não foram totalmente explícitos quanto a isto, mas para bom entendedor, meia palavra basta. No caso, eles disseram que não haverá modelos RS com motor de quatro cilindros – o que, na prática, descarta a possibilidade de um RS1 simplesmente porque ele não acomodaria o cinco-cilindros de 2,5 litros usado no RS3, por exemplo.
O que é uma pena, porque estamos falando de um motor que ronca maravilhosamente e ainda entrega 400 cv na atual geração. Na próxima, fala-se que ele vai passar disso tranquilamente. (Dalmo Hernandes)
Nissan nega boatos sobre suposta separação da Renault
O escândalo envolvendo Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, não para de reverberar. Ontem o jornal The Financial Times publicou uma notícia sobre um suposto plano para desfazer a aliança, que já dura mais de duas décadas, pois a parceria se tornou “tóxica” após os acontecimentos envolvendo Ghosn.
A matéria dizia que os próprios executivos da Nissan corroboravam a ideia, acreditando que a parceria com a Renault manchava a imagem da empresa japonesa.
Agora, porém, a Nissan veio a público negar tais rumores. E o comunicado é curto e grosso, limitando-se a dizer que a Nissan “deve continuar explorando as atividades que beneficiem cada uma de suas marcas”. (Dalmo Hernandes)
BMW i8 terá a produção encerrada em abril
A BMW começou a sua atual fase seguindo a filosofia chamada “EfficientDynamics” com um conceito de 2009 que viria a ser lançado em 2013 e chamado de i8. O i8 serve de halo car da marca junto do compacto i3 e servem para exibir as tecnologias de eletrificação da BMW. Com os novos planos de lançar mais carros elétricos o conceito de híbrido plug-in do i8 se tornou ultrapassado e o esportivo está programado para ter a produção encerrada em abril de 2020.
O BMW i8 além de exibir as tecnologias da marca era um concorrente do Porsche 911, com configuração tipo 2+2 no coupé e de dois lugares no roadster. O BMW i8 usa o motor 1.5 turbo de três cilindros que também é usado pelo Mini e pelos carros de motor transversal da BMW. Esse motor a combustão trabalha em conjunto com um motor elétrico, a potência combinada do conjunto é de 374 cv. Outra inovação do i8 é o monobloco de fibra de carbono, que permite um peso de 1.539 kg, baixo para um carro híbrido.
O i8 fica atrás de híbridos e elétricos mais modernos no desempenho, enquanto os esportivos eletrificados mais modernos tem números de aceleração de zero a 100 km/h perto de 3 segundos o i8 cumpre essa prova em 4,4 segundos. Outro ponto onde o i8 está defasado em relação aos concorrente é a baixa autonomia no modo elétrico, de apenas 37 km.
Um sucessor para o i8 está programado para ser apresentado nos próximos cinco anos com estilo inspirado pelo conceito Vision M Next. O powertrain não está confirmado se será puramente elétrico, híbrido plug-in ou se será as duas opções. Por enquanto os próximos lançamentos da linha de elétricos da BMW serão carros mais comuns: o SUV compacto iX3, o sedã i4 e o SUV topo de linha iNext — que servirá de halo car no lugar do i8 até o lançamento do novo esportivo. (Eduardo Rodrigues)
BMW convoca X6 de segunda geração para recall em fixação do ISOFIX
A BMW está convocando 1.564 unidades do “coupé de atividades esportivas” X6 fabricados entre 2014 e 2019, todos os anos de produção da segunda geração do modelo. O recall foi motivado pela possível quebra do aro de fixação do ISOFIX, sistema de ancoragem de cadeirinhas infantis. O fabricante verificou que a peça pode sofrer fraturas causadas por vibração e se romper, impossibilitando de prender a cadeirinha.
A BMW recomenda que os donos dos veículos afetado agendem o reparo na rede de concessionários. O serviço dura duas horas e poderão ser realizados a partir do dia 15 de fevereiro. Confira na tabela abaixo os modelos e numerações de chassi afetados pelo recall. (Eduardo Rodrigues)
MODELO | DE | ATÉ |
X6 xDrive50i | WBAKU6100F0G57713 | WBAKU610XG0N49548 |
X6 xDrive35i | WBAKU2100G0N29477 | WBAKU210XKLN98734 |
X6 xDrive30d | WBAKV2100G0R26619 | |
X6M | WBSKW8100G0P67807 | WBSKW810XKLE85152 |