depois de meses longe das pistas — e debruçados nas pranchetas — a formula 1 liga seus motores pela primeira vez na temporada de 2015 em jerez de la frontera embora mclaren lotus e force india ja tivessem apresentado seus carros ao longo da semana passada ainda faltava conhecer o demais modelos com as devidas apresentaçoes feitas antes de começarem os testes vamos ver agora todos os carros da f1 em 2015 mclaren mp4 30 o novo mclaren era um dos mais aguardados para este ano o motivo e a volta dos motores honda com direito a mençao direta a temporada de 1988 — quando a equipe venceu 15 de 16 corridas — e uma grande expectativa pela volta das cores vermelho e branco o modelo foi apresentado na quinta feira 29 mas decepcionou os fas ao manter a pintura prata adicionando apenas detalhes em vermelho simbolizando a honda [youtube id= yoot0niydea width= 620 height= 350 ] quanto ao projeto do novo mp4 30 ele teve forte influencia do novo engenheiro chefe da equipe peter prodromou que chegou a mclaren em setembro de 2014 apos deixar a red bull a principal caracteristica e o bico baixo e longo sem a polemica extensao do ano passado que acabou se tornando alvo de piadas em todo o mundo outra novidade sao as formas da traseira do carro mais compactas em relaçao ao mp4 29 alem do duto de admissao dividido ao meio sobre o cockpit se voce nao gostou da pintura prata e vermelha aqui vai uma boa noticia ron dennis declarou no twitter oficial da mclaren que a pintura do mp4 30 ira mudar mas nao confirmou quando isso acontecera como praticamente todo mundo estamos apostando na combinaçao de vermelho e branco mercedes amg w06 os atuais campeoes da f1 pretendiam revelar o carro somente hoje mas depois que algumas fotos do w06 acabaram publicadas na internet a propria fabricante decidiu divulgar as primeiras imagens oficiais na quinta feira a apresentaçao oficial contudo aconteceu nesta manha em jerez de forma rapida antes do inicio dos testes o antecessor do w06 dominou a temporada de 2014 e repetir o sucesso em 2015 seria facil se nao fossem as novas regras para 2015 com elas os engenheiros da amg tiveram que elaborar um novo projeto aerodinamico para o novo carro como todos os outros carros o bico e a maior mudança com posiçao baixa e mais estreito porem ainda curto como no ano passado o duto de admissao tambem foi modificado e ficou mais largo e dividido em duas partes internamente sua estrutura externa tambem mudou para permitir maior fluxo de ar para a asa traseira os sidepods ficaram ligeiramente mais baixos e foram remodelados externamente tambem para otimizaçao do fluxo de ar force india vjm08 o vjm08 foi um dos primeiros a ser apresentados ainda na quarta feira 27 ou quase isso na verdade a force india atualizou um carro do ano passado para apresentar o visual do modelo deste ano sem o carro pronto a equipe nao foi a jerez para os primeiros testes coletivos e por isso o novo carro ira estrear somente na segunda bateria de testes em barcelona a grande mudança para este ano sera o novo esquema de cores com predominio do prata e preto e acentos em laranja quanto ao design do carro o bico ficara mais baixo mas continuara com a estranha protuberancia na ponta como no ano passado se bem que mais curto e importante notar os sidepods tambem serao remodelados e como as demais equipes o duto de admissao do motor provavelmente sera remodelado outra mudança que deve melhorar significativamente o desempenho do vjm08 e a adoçao de um sistema hidro mecanico no lugar das barras de torçao da suspensao traseira segundo o chefe da equipe vijay mallya o carro de 2015 sera um refinamento do modelo do ano passado algo que se deve ao desenvolvimento aerodinamico feito no tunel de vento da toyota motorsport na alemanha e baseado em um modelo em escala maior que o anterior williams fw37 apresentado inicialmente em forma virtual na semana passada e agora em fibra de carbono metal e borracha antes dos testes de jerez o williams fw37 traz um bico encurtado ao limite minimo do regulamento com formato mais quadrado porem ainda com o polemico mamilo do ano passado como os demais modelos de 2015 os sidepods foram remodelados externamente e ganharam tomadas de ar menores o duto de admissao foi elevado e embaixo dele agora ha um duto de resfriamento para o ers o sistema de recuperaçao de energia a parte posterior da carenagem tambem adotou formas compactas como o mclaren mp4 30 e a cobertura do motor ganhou uma barbatana para otimizar o fluxo de ar na asa traseira como no mercedes w06 e possivel contudo que o carro ganhe alguns apendices aerodinamicos e modificaçoes mais sutis antes do primeiro gp com as mudanças a equipe espera repetir o bom desempenho do final da temporada passada e ate voltar a vencer corridas — uma meta realista considerando sua atual situaçao red bull rb11 a red bull foi a ultima a apresentar seu carro para 2015 e chegou com uma excentrica pintura camuflada — que infelizmente nao sera a pintura definitiva — como os carros de rua quando ainda estao em fase de testes apesar da camuflagem as linhas do carro estao bem visiveis nota se o novo bico mais largo em toda sua extensao curto como o bico do mercedes w06 porem ainda com a pequena protuberancia falica sobre a asa a cobertura do motor ficou mais larga que a de seu antecessor assim como os sidepods mais quadrados a aposta da red bull esta mesmo no motor renault que perdeu muita de sua confiabilidade nos testes do ano passado e foi desenvolvido para desempenhar melhor nesta temporada adrian newey — que começara a se envolver menos com o desenvolvimento dos carros da equipe — declarou que optou por um design mais conservador para o começo da temporada mas que pode ousar mais ao longo do ano toro rosso str10 outra que apresentou o carro em cima da hora foi a serie b da red bull a toro rosso diferentemente de anos atras quando os carros eram bem parecidos o str10 tem apenas a propriedade e os motores em comum com o rb11 o projeto e assinado por james key o responsavel pelo bom desempenho do sauber c31 em 2011 e traz um bico longo e com a ponta triangular uma soluçao esteticamente bem resolvida para os mamilos do ano passado nas laterais os sidepods sao recortados na parte inferior e dutos maiores para arrefecimento enquanto a cobertura do motor e mais compacta e a asa traseira traz um suporte centralizado com uma especie de quilha integrada segundo key as novidades do carro sao soluçoes para problemas do ano passado alem e claro da adequaçao ao novo regulamento e a equipe devera ter um modelo muito diferente no grid da prova inaugural na australia sauber c34 desde a saida de james key em 2012 a sauber nao conseguiu repetir o bom desempenho daquela temporada e chega a temporada de 2015 pendurada em dividas para os brasileiros chama a atençao a pintura do c34 baseada nas cores do principal patrocinador da equipe o banco do brasil levado por felipe nasr para tentar recuperar sua gloria garagista o novo c34 teve seu desenvolvimento concentrado em tres aspectos desempenho em curvas de baixa reduçao de peso e estabilidade sob frenagens — os pontos mais fracos do c33 de acordo com o designer chefe eric gandelin como todos os carros a principal diferença para este ano e o bico mais afilado e longo os sidepods tambem foram remodelados e tem dutos mais estreitos e um novo sistema de arrefecimento mais versatil de forma que possa ser facilmente modificado de acordo com a pista ou condiçoes climaticas do circuito em relacao ao peso o c34 tem 702 kg com o piloto a bordo — o regulamento exigia o minimo de 691 kg em 2014 mas o sauber c33 era muito mais pesado que isso sem muito dinheiro em caixa a equipe entrou na pista de jerez com peças do c33 que serao aos poucos substituidas por peças novas segundo os camaradas do grande premio o c34 ira disputar as quatro primeiras provas de 2015 com a asa dianteira do ano passado e somente no gp da espanha estreara a nova ferrari sf15 t depois de uma temporada desastrosa com o f14t — que tinha desempenho aerodinamico fraco e motor com baixo rendimento a ferrari trouxe para 2015 o sf15 t um modelo muito mais elegante que seu antecessor [gallery columns= 4 link= file ids= 37365 37366 37367 37364 ] em termos de design ele traz um bico bastante alongado e baixo fluindo em uma curva suave ao cockpit a suspensao pullrod adotada em 2012 continua la e por isso o monocoque do carro acaba mais alto que o dos concorrentes os sidepods foram remodelados e diferentemente dos rivais ganharam tomadas de ar maiores e ficaram mais largos na traseira a lateral acaba com dois apendices aerodinamicos sobre a suspensao traseira que devem melhorar a downforce ali ajudando a traçao e a estabilidade do carro as principais mudanças contudo devem estar no motor v6 que se mostrou mais confiavel e com melhor desempenho ao menos no primeiro teste desta tarde de domingo 1 em jerez lotus e23 hybrid o lotus e23 foi desenvolvido do zero sem aproveitar praticamente nada de seu fracassado antecessor — algo exigido pela adoçao de um novo motor agora da mercedes e nao mais renault sendo assim o bico tomada do e22 deu lugar a uma peça mais alongada e elegante [gallery columns= 4 link= file ids= 37369 37373 37372 37371 ] as soluçoes para o arrefecimento e os fluxos de ar no motor e radiadores sao semelhantes as adotadas pelos rivais o duto de admissao ficou mais elevado abrindo lugar a dois dutos de arrefecimento para turbina e componentes eletricos do powertrain hibrido e a cobertura do motor como tantos outros esta mais compacta para obstruir menos o fluxo de ar em direçao a asa
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