apesar de nao ser tao conhecido como a nascar e a indy os eua possuem um cenario motociclistico de altissimo nivel desde as corridas de dirt track naqueles ovais de terra onde os pilotos fazem as curvas de lado ate o motocross passando pelas corridas de asfalto existem campeonatos as dezenas e eles costumam arrastar um publico cativo para as pistas por isso nao e de se espantar que alguns dos pilotos mais bem sucedidos da motogp vieram da terra do tio sam um deles em especial acostumou se a bater recordes e realizou um feito que dificilmente sera igualado freddie spencer ou simplesmente the double https //www youtube com/watch v=kgzqulhvfl4 frederick burdette spencer nascido em shreveport louisiana no dia 20 de dezembro de 1961 e um dos egressos dos campeonatos da american motorcyclist association ama que triunfaram mundialmente ja aos quatro anos de idade como muitos outros garotos começou a despontar nas corridas locais de dirt track na adolescencia começou a se interessar por corridas em asfalto e naturalmente migrou de categoria ainda no cenario amador [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 234530 234531 234532 234533 ] no fim dos anos 70 ja como uma promessa consolidada venceu a sua primeira corrida em um campeonato nacional a tradicional lightweight national at loudon viu em 1979 a primeira de muitas vitorias daquele garoto timido da louisiana neste mesmo ano ele começou com outra de suas marcas registradas e que viria a ser fonte de seu sucesso e desgraça participar com exito de mais de um campeonato ao mesmo tempo ele correu tambem no nacional de superbikes da ama vencendo em sears point e laguna seca sendo que naquela reclamou a façanha de ser o piloto mais jovem ate entao a vencer nesse campeonato 18 anos e 8 meses de idade por causa de seu desempenho avassalador ganhou o titulo nacional das lightweight apos uma disputa ferrenha com ninguem menos que eddie lawson e terminou em terceiro na superbike o inicio de sua marca registrada correr mais de um campeonato em um mesmo ano isso lhe ajudou a conseguir um contrato com a honda em 1980 ja que os niponicos estavam começando sua campanha oficial na terra do tio sam e queriam alguem rapido talentoso e que tivesse habilidade para desenvolver o equipamento foi uma escolha sabia ja que os resultados vieram ainda no mesmo ano spencer faturou a primeira vitoria da honda em solo ianque gp de road america em elkart lake e terminou o campeonato em terceiro lugar neste mesmo ano mantendo sua fome de corridas experimentou as primeiras provas internacionais na epoca havia um interessantissimo campeonato de curta duraçao chamado anglo american transatlantic match races que consistiam de corridas em brands hatch oulton park e mallory park eram formados dois times de pilotos em igual numero americanos e britanicos e todas as provas eram cumpridas durante o feriado de pascoa havia o titulo de pilotos porem o titulo de equipes era mais importante fast freddie em sua primeira participaçao defendendo o time americano venceu duas das tres corridas ganhando de campeoes mundiais como kenny roberts e barry sheene ali ele claramente mostrou que estava no mesmo nivel dos melhores pilotos em atividade o feito dele neste campeonato foi comparavel ao de ayrton senna naquela famosa corrida de exibiçao onde debutaram a mercedes benz 190e 2 3 16 e novo traçado gp de nurburgring em 1981 ele seguiu vencendo com a honda desta vez terminou em segundo lugar no ama superbike apos mais uma luta ferrenha com lawson seu grande rival as corridas eram tao emocionantes graças em boa parte a essa rivalidade que acabaram por alçar esse campeonato ao status de principal da ama desta vez ele alem do campeonato americano assumiu o assento de piloto da honda no campeonato europeu de 500cc para ajudar a fabrica a desenvolver a nr500 foto acima que possuia um dos mais exoticos motores ja criados um v4 de pistoes oblongos 2 bielas 2 velas e 8 valvulas por cilindro este motor em uma versao 750cc foi parar em uma moto de rua a exotica nr750 mas foi logo tirado de produçao pela sua extrema complexidade [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 234536 234537 234538 234539 ] a promoçao para o mundial de motovelocidade em 1982 ele foi promovido a piloto full time no campeonato mundial de 500cc equivalente a motogp hoje a honda apos desistir do exotico 4 tempos v4 partiu para uma arquitetura de tres cilindros em v e 2 tempos para a ns500 e por isso teve que recomeçar todo o desenvolvimento da moto mesmo com um equipamento em fase de ajustes freddie bateu tres marcas importantes aos 20 anos e 153 dias conseguiu sua primeira pole position em jarama; aos 20 anos e 161 dias marcou a volta mais rapida na prova de misano e aos 20 anos e 196 dias no gp da belgica em spa francorchamps cravou a primeira vitoria com isso ele se tornou o piloto mais jovem a atingir esses feitos essas marcas sao tao impressionantes que somente em 2013 31 anos apos terem sido conquistadas um moleque espanhol chamado marc marquez conseguiu quebra las aos 20 anos e 62 dias 20 anos e 49 dias e 20 anos e 63 dias respectivamente em 1983 com a ns500 bastante melhorada foto acima spencer chegou como um dos favoritos ao titulo obviamente com estrelas do quilate de kenny roberts randy mamola e eddie lawson que safra essa a americana a disputa nao foi facil roberts com uma yamaha veloz porem menos agil protagonizou junto com spencer um dos titulos mais disputados da historia do mundial freddie venceu as tres primeiras a quinta e a setima prova; enquanto roberts faturou a quarta a sexta a oitava nona e decima com isso freddie chegou liderando a etapa da suecia penultima do calendario com roberts atrasado em dois pontos roberts liderou o gp ate a ultima volta quando spencer conseguiu ultrapassa lo numa manobra arriscada na penultima curva onde ambos os pilotos acabaram alargando a trajetoria e spencer acabou vencendo por ter conseguido voltar para a pista mais cedo isso fez com que o atraso aumentasse em 5 pontos e somente apos o ultimo gp em san marino o campeonato seria decidido em san marino ultima prova caso kenny vencesse freddie precisava de um terceiro lugar para ser o campeao para se ter uma ideia da contenda naquele ano caso isso acontecesse os dois terminariam as 12 provas do calendario empatados nos pontos no numero de vitorias e pole position o campeonato so seria de fast freddie por ele ter vencido antes de roberts naquele ano isso mostra o tamanho da disputa dos dois no fim apos uma disputa ferrenha que repetiu a tonica do campeonato kenny roberts venceu a ultima prova de sua carreira ele ja havia decidido se aposentar no termino do campeonato com spencer em segundo se sagrando o campeao mundial mais jovem da categoria principal 21 anos e 258 dias essa marca tambem foi quebrada por marc marquez 20 anos e 266 dias marquez porem nao conseguiu tirar de freddie uma conquista importante e que considerando a realidade atual dificilmente sera batida apos uma temporada claudicante em 1984 onde venceu 5 vezes mas deixou de correr em outras 5 etapas por conta de lesoes e problemas com a nova complexa e temperamental nsr500 v4 2 tempos viu steady eddie lawson seu rival em tempos de ama faturar o primeiro de seus 4 titulos com randy mamola em segundo assista abaixo a um video comentando o estilo de pilotagem de freddie https //www youtube com/watch v=abop7jbi5tq o auge e o declinio repentino o jogo viraria de forma radical em 1985 no auge de sua carreira decidiu retomar algo que fez durante a adolescencia na ama e correu o campeonato das 250cc e 500cc ao mesmo tempo isso seria um problema para a honda ja que eles nao possuiam moto para competir na categoria intermediaria com pouquissimo tempo desenvolveram a rs250r w foto abaixo onde o motor era metade do v4 da nsr 500 mas com quadro e arquitetura geral da moto mais convencional freddie gostou tanto da moto pequena e o chassi foi tao bem projetado que logo eles perceberam que ele poderia lidar com a força extra do motor maior assim para 1985 a nsr500 tambem mudou de chassi e se tornou mais competitiva a honda estava preocupada pois spencer era o unico piloto da fabrica nas duas categorias e tambem o responsavel pelo desenvolvimento das motos mas obviamente um cara que recebe o apelido de fast nao vai entrar somente para fazer numero na 250cc venceu 7 corridas marcou um segundo um quarto e um nono lugar e se sagrou campeao por antecipaçao apos 10 etapas das 12 previstas; e nas 500cc tambem venceu 7 vezes com 3 segundos lugares e um abandono levando o caneco faltando uma prova para o fim do campeonato o feito foi tao impressionante que reza a lenda fez o sisudo soichiro honda ir as lagrimas infelizmente esta foi a ultima temporada completa dele como piloto apos sofrer uma queda e fraturar o pulso direito nos treinos da 250 do gp da gra bretanha de 85 freddie conseguiu correr mesmo debilitado porem a negligencia com o tratamento da lesao agravado pelo extremo esforço de pilotar em duas categorias diferentes ao mesmo tempo cobrou um preço alto apos os dois titulos estarem garantidos ele fez os tratamentos necessarios mas era tarde demais em 1986 parecia estar tudo bem porem enquanto liderava o primeiro gp da temporada em jarama começou a perder a sensibilidade da mao direita mesmo lutando contra o proprio corpo continuou porem pouco depois teve que abandonar a corrida com o braço completamente dormente esta foi a ultima vez que pilotou sem ver ninguem em sua frente vale lembrar que a mao direita e a mais importante da pilotagem pois e ela que controla o acelerador e o freio dianteiro da moto apos esse abandono chegou a correr mais uma vez na austria conseguindo um melancolico decimo sexto lugar ainda naquele ano foi substituido por wayne gardner como piloto principal da rothmans honda hrc e mesmo apos tres tentativas de retorno em 1987 1989 e 1993 nunca mais foi a sombra do genio que brilhou ate 1985 foi diagnosticado posteriormente com a sindrome do tunel do carpo e tendinite por lesao de esforço repetitivo os medicos alegaram que o excesso de esforço durante a carreira em especial em 1985 combinada a fratura em silversone foram os causadores destas condiçoes legado e atuaçao na motogp apesar da carreira interrompida de maneira precoce deixou uma marca profunda e indelevel na historia do motociclismo alem dos recordes ajudou junto com erv kanemoto preparador que sempre o acompanhou a honda a construir a moto mais vitoriosa da historia da motogp na era 500cc a nsr500 foto acima e abaixo de 1984 a 2001 levou seus pilotos a mais de 100 vitorias e dez titulos somente foi aposentada em 2002 quando deixou de ser competitiva frente as novas moto prototipo 4 tempos com ate 990cc e 6 cilindros tambem desenvolveu junto com a michelin pneus radiais para motocicletas tecnologia que rapidamente migrou das pistas para as ruas e um quadro de berço duplo de aluminio extrudado que em sua arquitetura basica ate hoje e utilizado por algumas motos esportivas pelo que entrega em rigidez a torçao e manejo do equipamento alem disso esta moto contava com outras primazias como rodas e freios em carbono e suspensao dianteira usd ou upside down fork onde a haste do amortecedor era montada diretamente na roda e o cartucho do amortecedor ia preso a mesa de direçao em um arranjo invertido ao utilizado ate entao fora que assim como seu compatriota kenny roberts revolucionou a pilotagem com um estilo extremamente agressivo e tecnico herança dos dirt tracks freava mais tarde que todos os outros pilotos e quando estava prestes a perder a aderencia da dianteira na entrada da curva utilizava o motor para provocar um powerslide no contorno e saida assim apesar de ser fisicamente extenuante e de impor muito esforço na mao direita era rapido em todas as partes da curva esse estilo de pilotagem foi aperfeiçoado ao longo do tempo e ate hoje e utilizado por todos na motogp foi introduzido ao hall da fama da ama em 1999 e ao dos esportes a motor dos eua em 2001 tambem em 2001 a fim o nomeou lenda do motociclismo em todo esse tempo nunca deixou de estar envolvido no motociclismo alem de ter trabalhado para a honda sempre que pode faz apariçoes em eventos de motociclismo teve uma escola de pilotagem de motos em las vegas e hoje e o presidente do painel de comissarios da fim motogp vida longa fast freddie https //www youtube com/watch v=wboe_bmc3pq
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.