certa vez bob lutz entao na chrysler em um jantar da industria se ve sentado na mesa ao lado de ferdinand piech ja entao o todo poderoso da vw um encontro que se imagina momentoso dois dos mais influentes executivos da industria do pos guerra ate hoje se encontrando para papear mas na verdade e um encontro burocratico e profissional apenas com apenas respeito mutuo sem admiraçao eram pessoas muito diferentes e sem muito assunto em comum mas ao contrario de piech famoso por conseguir ficar completamente silencioso por horas por mais embaraçoso que fosse para o interlocutor lutz resolve puxar conversa primeiro elogia a qualidade de construçao recentemente atingida pela vw exemplificada pelos gaps constantes de carroceria de 3mm como conseguiram esta façanha lutz confessa que nao sabia fazer isso [caption id= attachment_258472 align= aligncenter width= 681 ] the evil dr piech [/caption] e e na sua resposta que vemos por que o dr piech frequentemente em conversas particulares tem o prefixo evil malvado anexado a seu nome pior que qualquer supervilao dos quadrinhos piech era um pesadelo para quem trabalha numa empresa alema rico poderoso no topo da hierarquia tecnicamente genial um doutor formado e cruel e sem do alguma para com seus semelhantes provavelmente porque graças a deus nao existe ninguem semelhante a dr piech seus olhos brilharam com a ingenuidade de lutz um sorrisinho apareceu em sua cara e explicou simples chamei todos os diretores da engenharia de carroceria ferramentaria e produçao numa sala la disse para eles que em seis semanas os gaps teriam que medir todos 3 mm e que confiava na habilidade deles para realizar a tarefa mas que se nao conseguissem arrumaria outros para o trabalho todos estariam na rua mas tirania desenfreada de lado um pouco a influencia de piech na industria e no estado da arte do automovel moderno simplesmente nao pode ser superestimada junto com lutz e marchionni um pouco abaixo e um dos ultimos lideres da industria a amar realmente o automovel e ao contrario dos outros dois tambem era capaz de projetar um carro sozinho se preciso fosse podia ser um tirano mas era um com quem nao se podia discutir tecnicamente o que da um poder enorme a qualquer pessoa dentro de um fabricante de automoveis a historia que vamos contar hoje e basicamente um pequeno rodape em sua historia mas um que aconteceu por sua vontade uma obra de piech mas uma muito menor que outras mais conhecidas o motor cinco em linha mercedes diesel e audi o audi quattro original tornar a vw a beira da falencia no segundo maior fabricante do mundo bugatti veyron vw pheaton audi a8 de aluminio nao esta inovaçao de piech e pequena nem se compara a estas maiores e foi no fim das contas um fracasso hoje praticamente esquecido mas e muito interessante nao somente por sua originalidade mas tambem porque ilustra bem sua historia e seu caminho na industria e uma que começa nao na audi mas na empresa de sua familia um entao pequeno fabricante de carros esporte de stuttgart chamado porsche stuttgart zuffenhausen ferdinand piech e neto de herr doktor ing hc ferdinand porsche o piech vindo de seu pai anton casado com a irma de ferry porsche louise moleque lembra de sentar se debaixo da mesa da casa de seu avo enquanto ele e seus funcionarios bolavam novas armas para o esforço de guerra nazista durante a segunda guerra por causa disso obviamente o fim da guerra nao foi la muito feliz para os porsches e piechs mas ao completar 18 anos em 1955 o jovem ferdinand ja era herdeiro de uma das maiores fortunas da europa tanto vindo da empresa da familia quanto pelos royalties vindos de seu maior projeto o vw fusca [caption id= attachment_258475 align= aligncenter width= 694 ] o menino a direita e ferdinand piech aqui ainda de calças curtas [/caption] piech nao perde tempo e mesmo enquanto estudava engenharia tomava parte no desenvolvimento de automoveis na porsche sua tese de formatura e um oito cilindros de competiçao contraposto e refrigerado a ar para formula 1; exatamente o motor do porsche 804 que competiria em 1962 piech começa sua carreira ja em lugar invejavel no departamento de competiçao da porsche e criando carros de formula 1 mas o mais interessante no porsche 804 aqui para a nossa historia nao e seu incrivel oito cilindros contraposto dohc refrigerado a ar mas sim o sistema de freios este de fabricaçao e projeto porsche era a nova menina dos olhos dos engenheiros da companhia um trabalho que iniciara um par de anos antes com o numero de projeto porsche tipo 695 [caption id= attachment_258476 align= aligncenter width= 957 ] porsche 804[/caption] temos que lembrar que ate o inicio dos anos 1960 a porsche era uma empresa que produzia carros esporte pequenos e leves o 356 sempre foi bem gentil a seus freios por seu peso baixo distribuiçao de peso favoravel a um bom desempenho de freio e motores que dificilmente passavam de 80 cv alem disso os freios e as rodas dos porsche eram um projeto do qual a empresa tinha orgulho os tambores eram grandes quase todo o diametro de roda ocupado por eles a roda em si era levissima apenas um aro que ia aparafusado no tambor conhecemos uma versao deste sistema porsche em fuscas antes de 1970 com o sucesso crescente do freio a disco em competiçao graças ao pioneirismo da dunlop e da jaguar inglesa a partir do inicio dos anos 1950 crescia a pressao para os carros esporte adota los a porsche começa a estudar sua adoçao em duas frentes usando sistemas comprados dunlop teves etc e iniciando um projeto proprio o tipo 695 a porsche projetou seu proprio freio a disco porque achou que podia melhora lo e o que fez foi usar a mesma ideia de ocupar toda a roda presente em seus tambores para o freio a disco para isso coloca o caliper por dentro e nao em sua periferia como e mais comum ate hoje o cubo de roda passava pelo meio do disco sem se ligar a ele mais a frente um tambor era fixado ao cubo de roda e segurava o disco por sua periferia rodas porsche continuaram a ser usadas desta forma sem alteraçoes [caption id= attachment_258478 align= aligncenter width= 563 ] o sistema do carrera 2 1962[/caption] o primeiro porsche de rua com freios a disco aparece em 1962 o 356b carrera 2 tem este sistema porsche chamado de freio a disco anular o carrera 2 do ano anterior com tambor nas quatro rodas tinha sido severamente criticado pela influente revista alema auto motor und sport com um forte dois litros dohc agora o 356 fazia zero a 100 km/h em 8 segundos e 200 km/h e aparentemente precisava de freios melhores o sistema permitia o maior disco possivel para um dado diametro de roda; sem a pinça na periferia o disco poderia ir ate o maximo que podia dentro da roda no carrera 2 a pinça era de aluminio com dois pistoes e o diametro do disco chegava a 11 8 polegadas em uma roda aro 13 tambem era bem leve apenas 300g a mais que o freio a tambor o sistema dunlop era quase 4 kg mais pesado [caption id= attachment_258479 align= aligncenter width= 999 ] no 804 4 discos anulares [/caption] e e esta vantagem na massa nao suspensa importantissima para o desempenho de qualquer carro que a partir de 1962 era adotado em todo porsche de competiçao inclusive o 804 de formula 1 em que trabalhava piech no 804 os calipers eram montados nos cubos de roda o tambor era de aluminio e bem aliviado em peso [caption id= attachment_258480 align= aligncenter width= 620 ] o cubo do 804 em aluminio[/caption] mas o 804 estava destinado a completar apenas uma temporada a de 1962 e vencer apenas uma corrida o gp da frança com dan gurney depois disto os cupes e spiders de competiçao 718 quando começaram a receber os oito cilindros contrapostos derivados dos do 804 tambem ganharam o sistema de disco anular da porsche mas em 1964 ja nao existiam mais em competiçao tambem nas ruas seria abandonado no lançamento do 356c como ano modelo 1964 a ultima versao do 356 o 356c tinha discos normais e rodas diferentes agora com cinco furos bem ao centro e calotas o motivo da mudança e totalmente pragmatico a industria toda caminhava para a pinça na periferia o que baixava bastante o preço dos componentes que eram incompativeis com o sistema porsche tambem klaus von rucker o executivo incentivador do sistema de freio porsche nao trabalhava mais la sendo demitido por problemas politicos com a vw [caption id= attachment_258481 align= aligncenter width= 999 ] abarth gs 2000 com o freio anular do 804 [/caption] a porsche vende suas patentes e ferramentais para a alfred teves hoje ate que se torna o fornecedor de freios para o 356c e o futuro 911 e nunca mais se ouve falar de freio a disco anular piech na audi e o v8 piech sempre foi ambicioso e desejava claramente ser presidente da porsche o que se segue sao anos de brigas entre os porsche e os piech dentro da empresa familiar ferdinand piech mostra sua força liderando a engenharia experimental e de competiçao e sob piech que a empresa faz sua escalada ate o 917 de 1969 e com ele a primeira vitoria em le mans em 1970 mas ja em 1971 a tensao e as brigas dentro da empresa eram impossiveis de se sustentar em um encontro famoso a familia decide que nenhum de seus integrantes trabalharia mais na porsche e administradores profissionais seriam contratados para isso uma decisao sabia que garante seu futuro piech tem que abandonar a empresa da familia passa algum tempo trabalhando para giorgietto giugiaro na italdesign mas logo abre uma consultoria de engenharia que cria o motor mercedes benz diesel de cinco cilindros em linha em seguida e contratado para o cargo de diretor de engenharia da audi uma das marcas do grupo vw sabemos o que acontece entao de uma marca quase desconhecida em alguns anos herr doktor consegue criar uma marca sinonima a alta tecnologia automobilistica primeiro com o cinco cilindros em linha depois com o cinco em linha turbo depois com a traçao nas quatro rodas o audi 100 de 1982 nao e so um marco pelo seu desenho aerodinamico mas tambem pelo degrau de qualidade do carro em si logo a marca antes um vw um pouco mais chique se torna um rival para a mercedes benz e a bmw com o r8 de 2006 ate um rival para a porsche ao fim dos anos 1980 seu poder na audi a admiraçao na industria eram completos tanto que em 1993 o conselho da vw exasperado com a falencia iminente chama o chefe da unica divisao lucrativa para ser o chefe de toda vw nosso amigo ferdinand faria magica ali tambem; hoje a vw e um dos maiores conglomerados do mundo mas piech gostava de carro e sempre estava com um projeto especial rolando; na audi ao fim dos anos 1980 era o novo topo de linha da marca o audi v8 este seria o passo definitivo para colocar a audi no mesmo patamar da mercedes e bmw um competidor para os classe s e serie 7 o carro era basicamente um audi 200 com um novo interior exterior modificado traçao nas quatro rodas pela primeira vez acoplada a um cambio automatico manual opcional para o motor bolou algo original praticamente dois quatro em linha vw 1 8 16v recentemente lançado nos golf gti um v8 a 90° e 3 6 litros com duplo comando no cabeçote e quatro valvulas por cilindro e 250 cv uma versao de entre eixos longo tambem existiria classico na categoria mas o que interessa aqui para a gente e que o sistema de freio era o porsche de disco anular fornecido pela ate antes alfred teves para o topo de linha de sua nova marca piech trazia uma tradiçao da sua empresa familiar mesmo sendo algo mais caro e encarado por todos entao como uma loucura mas ele tinha seus motivos provavelmente piech nao se conformara com o fim do sistema na porsche era uma decisao financeira e nao tecnica algo que sempre abominou em carros de primeira linha pretendia usar rodas de aro 15 no v8 para massa nao suspensa baixa e boa absorçao de impactos no carro de luxo mas queria tambem uma capacidade de frenagem de primeira linha duas exigencias conflitantes frenagem de primeira linha pedia o maior disco possivel que pedia maior roda possivel que pedia pneu de perfil baixo provavelmente algum engenheiro exigiu o aumento de tamanho de roda para o desempenho de freio pretendido dizendo para piech que era impossivel com rodas de 15 polegadas e bem a cara dele tirar da gaveta um freio revolucionario do passado da porsche so para mostrar que estava certo e no processo demitir o coitado do engenheiro que disse tal coisa impossivel claro mas o fato e que o sistema reaparece em produçao no audi v8 ano modelo 1989 mas agora por motivos esteticos a roda nao era apenas um pequeno aro montado no tambor central era uma roda normal com isso muito das vantagens de peso do sistema se esvairam no ar permanecia porem o diametro grande do disco para a roda aro 15 o desenho das rodas tendia a ser mais fechado tambem; a aparencia de freio a tambor era algo que gerava forte rejeiçao muitos chamam o freio de ufo devido a uma suposta semelhança do tambor que segura o disco a um objeto voador nao identificado unidentified flying object em ingles mas o sistema funcionou muito bem raramente dando fading mesmo em uso severo algo raro nas condiçoes daquele carro um desempenho de frenagem condizente ao seu alto desempenho acelerando e com o conforto de rodas aro 15 e pneus com perfil alto tinha desvantagens tambem claro como nao eram compartilhados com nenhum outro fabricante o volume era baixo e com isso o preço alto exatamente o motivo de seu fim na porsche o sistema sobrevive por mais algum tempo nos audi mais caros notadamente no primeiro s4 e nos 200 turbo quattro da mesma epoca mas quando chega 1994 e o novo a8 acaba por completo novamente ate hoje da trabalho a seus donos relacionados a custo rotores e pinças de reposiçao sao bastante caros tem fama de dar problema de vibraçao tambem se nao for montado corretamente por isso muitos sao convertidos para outros freios normais da linha vw [caption id= attachment_258488 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro s4 ainda com o disco de freio anular [/caption] nos anos 1990 sem se conhecer sua origem em tambores e rodas diferentes era algo que causava estranheza apenas mais uma loucura perpetrada pelo evil dr piech em seu covil nas montanhas bavaras mas independente de suas desvantagens e problemas esteticos o sistema tem seus meritos na verdade tecnicamente se usado com uma roda especial para ele e um sistema objetivamente melhor mais uma prova que o melhor tecnicamente nem sempre e o caminho e que numeros definitivamente nao dizem tudo
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