se voce acompanha foruns e grupos sobre carros antigos na internet certamente ja topou com comentarios descrevendo minuciosamente cada detalhe de algum modelo em especial coisas como que beleza de premio csl essa versao tinha bancos de veludo frisos cromados lanternas fume ar condicionado e painel exclusivo com conta giros tive um nos anos noventa saudades daquele carro ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nem tenho certeza de que realmente acabei de inventar este comentario talvez ate ja o tenha lido em algum lugar de qualquer forma ele e um exemplo pratico do meu ponto certas caracteristicas mundanas dos carros dos anos 70 80 e 90 acabaram marcando epoca coisas simples como revestimentos apliques plasticos adesivos emblemas ou mesmo soluçoes de design eram importantes para diferenciar versoes especiais de versoes comuns e/ou fixar aquele determinado modelo na memoria coletiva hoje em dia nao somos mais tao impressionaveis mas voce tem noçao do quanto as coisas eram diferentes ha 20 ou 30 anos antes de os portoes do nosso mercado se abrirem ocorria um fenomeno curioso a exaltaçao de elementos simples e detalhes sutis como diferenciais transformar o obvio em extraordinario vendendo o como um diferencial isto era mais comum do que voce talvez se lembre e ocorria provavelmente por causa do nosso mercado fechado imagine se em 1989 30 anos atras voce nao pode comprar um golf gti mk2 com motor 1 8 16v de de 140 cv a alternativa nacional era o ilustre gol gti 2 0 lançado no ano anterior e voce certamente sabe de cor seus diferenciais em relaçao aos outros gol pintura metalica azul monaco para choques na cor cinza farois auxiliares adesivos gti painel satelite bancos recaro e mais importante um motor 2 0 com injeçao eletronica e 121 cv [caption id= attachment_226326 align= aligncenter width= 1280 ] foto revista carro[/caption] o motor era realmente um pioneirismo da volkswagen no nosso mercado e a decoraçao geral era de muitissimo bom gosto mas e especialmente interessante notar a atençao e o destaque que se dava a estes detalhes esteticos algo que nao se faz mais hoje em dia como em termos de projeto nossos carros estavam atrasados em relaçao ao que se via la fora compensava se estes detalhes viraram assunto nas rodas de conversa e nunca mais deixaram de se lo como comentei ali em cima eram coisas simples ingenuas ate mas naquela epoca elas eram especiais e por isto hoje em dia sao ate cultuadas quer ver so [caption id= attachment_226330 align= aligncenter width= 960 ] foto mercado livre[/caption] as proprias lanternas fume sao um bom exemplo elas nao estavam presentes apenas no gol gti e no premio csl quase toda versao mais cara esportiva ou exclusiva tinha lanternas fume gti/gts santana executivo e escort xr3 sao so os primeiros que vem a mente enquanto as versoes mais simples e baratas tinham de se contentar com as tradicionais lanternas ambar as versoes mais caras com apelo esportivo ou luxuoso exibiam orgulhosas suas lentes escurecidas ainda no quesito iluminaçao farois auxiliares e de neblina antigamente quando os carros ainda usavam para choques bem destacados da carroceria e nao totalmente integrados como hoje era facil instalar um ou dois pares de farois extras na dianteira gol gt gti e gts se valeram deste recurso bem como o escort xr3 os hatchbacks esportivos daquela epoca alias tinham quase todos uma caracteristica comum elementos em preto fosco na traseira o escort xr3 tinha uma moldura preta ao redor do vigia na tampa do porta malas os fiat uno r tinham a tampa traseira toda preta ou cinza dependendo da cor da carroceria o gol gt tinha uma faixa em preto fosco entre as lanternas que no gts/gti deu lugar a uma moldura plastica era a mesma coisa no kadett gs mas o elemento foi suprimido no gsi e como nao lembrar dos frisos apenas as versoes mais caras os tinham podiam ser cromados como nos ja citados fiat csl no vw santana ou no escort ghia ou coloridos como no escort xr3 mk4 ou nos vw esportivos o fora de serie miura tinha frisos de neon nos para choques como que adiantando uma tendencia que so seria vista duas decadas depois no tuning dos anos 2000 [caption id= attachment_195507 align= aligncenter width= 960 ] foto andre jacquillat[/caption] alguns elevavam o friso a um novo nivel como o chevrolet monza sl/e de 1989 ele tinha borrachoes que tomavam quase metade das portas e podiam ser combinados a outro elemento marcante a pintura saia e blusa que tambem podia ser vista no opala diplomata de meados da decada de 1980 [caption id= attachment_226317 align= aligncenter width= 1275 ] foto acervo quatro rodas[/caption] outro detalhe curioso que estes carros geralmente exibiam eram emblemas e adesivos ostentando coisas comuns como os carros a alcool dos anos 70 80 e 90 que muitas vezes traziam emblemas com a palavra alcool a chevrolet os colocou em quase todos os seus carros ate o fim dos anos 90 a fiat o fez com o 147 ate porque ele foi o primeiro carro a alcool do brasil a volkswagen os usava em toda a sua linha ate o começo dos anos 80 aqui porem cabe uma observaçao na decada de 2000 quando começaram a surgir os carros flex aconteceu a mesma coisa [caption id= attachment_226332 align= aligncenter width= 1200 ] emblema usado na linha corcel | foto mercado livre[/caption] havia tambem emblemas que falavam sobre outras caracteristicas como a injeçao eletronica os chevrolet tinham emblemas e f i electronic fuel injection m p f i multi point fuel injection outras marcas como a vw e a ford usavam a letra i ja o fiat uno tinha a versao mille electronic que tinha motor carburado mas a igniçao era eletronica https //www youtube com/watch v=njqracawsb0 emblemas turbo tambem foram muito utilizados em carros assim equipados em versoes esportivas como o uno turbo ate dava para entender o apelo mas eles tambem estavam presentes em picapes com motor turbodiesel que nao eram esportivas mas ostentavam emblemas turbo na caçamba como se o fossem a ford f 1000 era um caso especialmente critico com a palavra turbo estampada em enormes faixas laterais [caption id= attachment_226315 align= aligncenter width= 1200 ] foto olx[/caption] o design foi trocado mais tarde por uma desivo bem mais discreto [caption id= attachment_226316 align= aligncenter width= 1200 ] foto the garage[/caption] isto nao quer dizer de forma alguma que todos estes detalhes mundanos sao simplesmente bobos e muito menos que todos eramos uns deslumbrados nos nos 70 80 e 90 pelo contrario este fenomeno e bem interessante embora sejam considerados mundanos hoje em dia estes detalhes contribuiam muito para dar personalidade aos automoveis daquele cenario cheio de limitaçoes tecnicas e financeiras que era a industria automotiva brasileira e alguns ate adiantaram tendencias mais atuais como o alfa romeo 2300 que em suas versoes mais completas tinham saidas de ar para os bancos traseiros algo que na epoca era reservado as versoes mais caras de modelos de topo aquilo era um luxo so na epoca e hoje nos queixamos ao nao encontra las em um seda medio de r$ 100 000 o que faz todo sentido nao faz por isso tudo ha quem se orgulhe com razao de ter preservado um carro com encostos de cabeça vazados frisos cromados emblemas redundantes e lanternas fume e ha ate quem se orgulhe de saber que existia uma versao assim [caption id= attachment_226323 align= aligncenter width= 960 ] foto rafa souza/run4fun[/caption] voce alias deve conhecer outros detalhes mundanos que marcaram epoca nos carros brasileiros sinta se livre para cita los nos comentarios
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.