e ai entao depois dessa fanfarra toda me aparece finalmente o 155 vermelho claro nada muito pronto direto ou facil como se era de esperar especialmente se tratando de alfas primeiro comecei as tratativas com o proeminente vendedor ate ai foi facil marquei para ir ver o carro que estava numa oficina ate proxima do local onde estava trabalhando no cruzeiro e ao ver o carro comecei a gostar [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 126097 126096 ] tinha o fato de estar pintado com o vermelho errado porque diabos alguem pega um alfa original rosso alfa e me pinta ele com outro tom de vermelho nada a ver e algo que nao entendo mas deixa quieto tiraram o maravilhoso rosso alfa escuro denso perfeito e me pintaram com algo que parece um vermelho flash da vw mal começo mas vamos nessa empurramos o carro pra fora ligamos e ele pegou zero barulho no motor fato este muito apreciado sem barulho de valvulas ou variador de fase este fato so junto com o estado razoavel do carro foram suficientes para eu ir ao dono e deixar chequitos com ele como pagamento o velho treme treme na mao do cheque facilitou a tarefa acho que preciso procurar um medico urgente; isso pode terminar em ler imagina que coisa horrorosa o 155 entrou por r$ 7 000 levei pra casa de guincho e em casa mesmo com calma arranquei o cabeçote e deixei na retifica uns dias depois peguei comprei correia tensor rolete e bomba d’agua nova e comecei a remontar tudo na remontagem ainda percebi que o eixo balanceador traseiro estava com rolamento ruim o suficiente para nao ser boa ideia montar a correia de modo que ficaram sem uso ate num proximo futuro quando tirar o motor vou trocar os rolamentos dois domingos depois tudo zerado e o carro funcionando estava coisa de r$ 1 000 menos rico ou mais pobre mas tava valendo tudo certo levei ele pra oficina para um pente fino na eletrica e boa comecei a usar de cara uma constataçao que ja tinha feito antes nada a ver com nenhum dos outros 3 alfas o motor ate era muito proximo no geral em termos de funcionamento do 145 qv andava muito proximo mas o comportamento dinamico era muito diferente mais seco mais duro ainda que nao tao ruim de curvas de baixa com defeito de piso como o 145 este perdoava bem mais mas ainda sim de olhos vendados no banco do carona era algo diferente e nao tinha como confundir um com o outro como seria de se esperar sendo sedan 4 portas e algo mais traseirudo que o 145 mas passa a sensaçao de ser menos traseirudo que o marea por exemplo e se voce acha que so o que foi alterado de forma errada foram as rodas speedline originais e os pneus na medida correta se enganou o belo interior recaro foi modificado cobriram tudo com couro preto os pneus corretos 195/55r15 foram trocados por outros 195/50r15 claro que obviamente sequer eram pneus normais eram remold logo depois num bom golpe de sorte comprei um jogo de rodas speedline no mercado live e naquele bendito alfa bianco o que subiu no telhado vieram mais duas rodas livres assim eu tinha ao menos um jogo completo um estepe mais uma sobra junto com os aros comprei logo um jogo de pneus gt radial na medida correta e montei nele abaixo foto do falecido ainda no ferro velho com as speedlines instaladas depois de arrumado e funcionando a contento levei na oficina de refrigeraçao verificamos o sistema de ar pusemos o gas e esta com o ar gelando e perfeito ate isso certo correto e funcionando assim logo depois de comprado mais que em qualquer dos outros alfas consegui por ele de volta a vida com muito pouco gasto parece que tinha acontecido algo inedito em menos de 30 dias a partir da compra tinha um alfa pronto para usar gastando menos de r$ 3 000 esse 155 super foi bem porreta mesmo mas claro tava facil demais num fim de semana levei ele para a garagem nova e deixei ele la uns dias um mal contato na alimentaçao do sistema code deixou ele inoperante e enguiçado guincho de volta pra oficina e problema resolvido peguei ele num sabado de manha e sai para uma animada voltinha rapida por perto da oficina o motor liso vocal solto esperto nao se fez de rogado e começamos a brincar de verdade depois de uns bons minutos de fanfarra sai com ele na estrada tinha uma confusao na frente tive que praticamente parar e ao passar o rolo estrada livre primera esticada ate cortar 7 000 rpm segunda idem terceira da mesma forma engatei quarta e continuei de pe embaixo entrada que eu queria pegar chegou tirei o motor e entrei na cidade quando parei na primeira esquina um barulho estranho vinha da frente o ceus que sera isso isso bielas fazendo barulho seu animal chamei o guincho levei de volta pra oficina e tiramos o carter de cara nenhuma biela azul mas tinha folga nelas muita folga desmontei as capas e vi que um par de bronzinas da biela do cilindro dois tinham ido pro saco ok com tudo desmontado peguei especificaçoes medi o eixo e descobri com muita alegria que estava dentro do utilizavel peguei uma fita de lixa usada em polimento de virabrequins em retificas de motores poli o maximo que deu ainda dentro da tolerancia para standard catei um jogo completo de bronzinas movel fixo e arruelas de encosto remontei tudo e boa ah lembra do aumento de pressao no 155 depois da troca claro se repetiu com facilidade a preciosa liçao que ficou e que se eu tivesse feito isso junto com a troca da junta de cabeçote o rolo nao teria rolado ai use isto se algo tiver que ser feito faça logo o rolo todo assim voce poupa tempo ali na frente impagavel claro a expressao de surpresa e incredulidade do pessoal da oficina e do guincho mas mal acabou de ficar bom ja ta aqui ruim de novo e alfa e assim se voce nao tem estomago para isso compre outro carro simples assim sem mimimi sem frescurinhas sem ataques de pelanca troquei tambem como de praxe nos outros a quinta original super curta 37/35 por outra 37/31 de forma a ter um carro mais usavel em estradas ja que aqui em brasilia qualquer trajeto entre uma cidade e outra acaba sempre sendo feito por rodovia antes era 3 000 rpm a cerca de 100 km/h agora os mesmos 3000 rpm em quinta viram cerca de 117 km/h uma diferença notavel ainda tive um pequeno acidente com o carrinho quando um carinha num corsa wind saiu de cima da calçada sem aviso e parei dentro da porta dele resultando apenas em pequeno amassado no paralamas e um pisca quebrado tudo rapidamente reparado e ele voltou ao uso outro lance legal que aconteceu e que eu aprendi uma liçao valiosa foi o seguinte um dia ao chegar em casa com o marea da esposa desci e depois de 15 minutos ao retornar ao carro para sair de novo ele nao pegou e acendeu a luz do check engine como estava com pressa deixei ele enguiçado do lado de fora sai e na volta umas horas depois entrei nele e liguei que pegou de boa e nao perturbou mais ai notei algo legal esquentava e se desligasse nao pegava mais so depois de frio passamos o scanner nele e dava sensor de fase para quem nao sabe sensor de fase trabalha numa pista colocada atras da engrenagem do comando de escapamento para trocar tem que tirar a engrenagem e soltar a correia dentada isso aquela troca de quase r$ 500 de m o no thanks mas depois de uma serie de testes com o scanner e apagando o codigo de erro e tentando dar partida o carro nao pegava nem havia corrente nos bicos ou velas so que tem um outro sensor que e o de rotaçao que fica na roda fonica do virabrequim que tambem impede ele de funcionar iniciar bicos e bobinas e isso me deixou desconfiado claro tem outros carros logo marea na garagem e vamos andar de alfa vai que opa foi num dia em que por acaso fui comprar o tal sensor de rotaçao do 2 4 que alias foi uma guerra achar e inclusive tendo comprado um novo de bobeira pros 155 so porque tinha e estava barato no retorno ao lar o 155 rosso engasgou na descida da br 020 o contagiros caiu ele voltou a funcionar para enguiçar logo depois ah tudo o que eu precisava liguei por guincho ja que ele morreu e nao pegava mais guinchamos pra oficina passamos o scanner e e deu sensor de fase igual ao marea eram mais de 18 horas oficina fechando deixei ele no elevador ja para ir ver cedo no dia seguinte mole mal cheguei troquei o sensor de rotaçao o tal que comprei de bob so porque estava barato coisa de r$ 60 e mesmo sem ter tirado o codigo de erro da vespera dei partida e o carro pegou de primeira tirei o 155 do elevador pus o marea troquei o sensor de rotaçao do marea frio estava funcionando bem deixei esquentar desliguei liguei e nunca mais perturbou ou seja o laço logico que testa um sensor e acusa o defeito em um tipo no sensor de rotaçao e o mesmo que testa o de fase de modo que e impossivel saber qual dos dois esta realmente defeituoso mas tem um jeito de testar o de rotaçao que e o facil e ver de verdade de quem e o defeito mesmo sem usar o scanner primeiro voce tira o sensor do bloco mas nem desliga ele do chicote pega uma faca de pao com dentes largos e algo espaçado ou melhor ainda se tirer uma roda fonica solta a mao passa ela no sensor com a chave de igniçao ligada que os bicos pulsam e as bobinas centelham so nao use uma faca de inox nao magnetico ou de plastico porque e claro que nao vai rolar assim voce sabe ao certo se e o sensor de cima ou o debaixo claro legal ter tido a capacidade de desconfiar do equipamento e descobrir essa marmota mas fica claro que se faz imperioso descobrir investigar avaliar tudo minunciosamente para que a gente tenha o maximo de certezas e assim evitar essas variaveis mas na boa ser derrubado por um scanner e muita sacanagem imagina a desolaçao se eu tivesse desmontado o 2 4 para trocar o sensor de fase e o carro enguiçasse logo depois ia ser muito frustrante a liçao serviu para meu uso e para uso do pessoal da oficina tambem na medida que eles tambem ignoravam isso solenemente eu eles o fabricante do scanner etc etc etc aqui faço uma pausa para comentar que de todos os quatro alfas este e sem nenhum motivo muito real ou objetivo o mais legal de todos de se usar por ter sido bem rodado esta com cerca de 180 mil km rodados e um carro bem solto bem livre ainda que nao exatamente perfeito ou impecavel passa uma sensaçao muito legal e faz o ato de usar dirigir ele e bem agradavel ainda que meio zoado meio esculachado meio carro de ogro e fazer o que ne o carro em si nao e perfeito depois da compra e em todas as visitas as oficinas ficou claro que algum dia ele sofreu uma batida frontal nao grande o suficiente para afetar estrutura mas fez desalinhar o painel frontal que no ato do reparo da batida no corsa foi reparado e tem um capo ruim alem de que um dos farois foi substituido por outro nao original e de qualidade meio duvidosa o plano e quanto tudo e todos estiverem resolvidos sem nenhuma pendencia sem nenhum outro item a fazer vou desmontar ele trocar o painel dianteiro que e aparafusado o capo e a porta dianteira direita e substituir tudo pelas peças do alfa bianco que subiu no telhado que estao em forma infinitamente melhor beirando a perfeiçao e troco o maldito vermelho errado pelo rosso alfa original mas se fizer isso acaba a graça a esculhambaçao de ter um carro bom o suficiente para se usar a vontade sem vergonha sem mimimi mas nao impecavel o suficiente para voce ter receio de usar e estragar fato este que obviamente ocorreu com todos os outros tres alfas voce compra reforma faz tudo com um carinho infinito e depois claro que fica receoso de parar em qualquer lugar de estacionar no shopping de qualquer jeito de usar a moda e por ai vai assim deste jeitinho mesmo ele vai ficar mais algum tempo para nao ter muito mais com o que se preocupar o carro e um super e nao tem teto solar assim este item que e ate bem legal existe no meu 155 elegance e no 156 mas nao no 145 nem no 155 super em termos de coisinhas que aparecem ainda acabei trocando dois amortecedores traseiros mais dois rolamentos de roda e um cabo de freio de mao e nao tive dificuldade de comprar nenhuma das peças os amortecedores cofap para alfa 155 mesmo rolamentos iguais aos do marea e o cabo de freio de mao tambem outra coisa legal que acabou acontecendo foi que o outro 155 super bianco veio com o interior recaro original tem pequenos detalhes a reparar mas e o mesmo padrao do original deste super vermelho desnecessario dizer que esta guardado com carinho para a fase final quando for parar para refazer este carro reponho o interior dele todo original mas na boa eu nao vou fazer isso agora eu quero usar essa tranqueira do jeito que ele esta sem mimimi sem frescura se der uma de ze frisinho vira reforma 100 por cento original e perde a graça como ja disse ali em cima abaixo foto de um interior original recaro de pano dos 155 super e abaixo fotos recentes do super rosso mais ou menos limpo e com as rodas corretas e pneus novos finalmente instalados se essa coisa ai embaixo nao e um carro legal sinceramente eu nao sei mais o que e [gallery columns= 5 link= file ids= 126106 126107 126108 126109 126110 ] aqui vou ter que fazer uma paradinha para contar outra marmota que aconteceu bem referente a essa bagunça de alfa que inclusive explica bem essa marmota do 155 bianco argento esta e a forma pela qual do nada sem muito planejamento ordem ou outro mimimi qualquer do nada me apareceu mais um alfa aqui deixo o meu publico e sincero agradecimento ao bacaninha por isso uno conversivel muito obrigado este 155 de ferro velho tem sido uma ajuda inestimavel aos demais alfinhas aqui nosso amigo estava em luziania e me ligou apressado dizendo que tinha achado um alfa 155 bem completo num ferro velho baixado com toda a documentaçao pertinente e que venderia tudo bem barato ah nao mais bagulho mas nao e possivel isso e perseguiçao claro obvio la fui eu ver a imundicie so que junto da imundicie tinha uma conversa fiada aquelas que a gente so acha na olx de um outro 155 preto super meio abandonado e que iria ver tambem vai que ne foi me lasquei mais uma vez abaixo a foto do 155 bianco sendo ja desmontado para aproveitamento de 100% de seu conteudo disponivel [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 126100 126101 ] claro que quando voce começa a dar ouvido ao que maluco fala voce termina se lascando abaixo a prova irrefutavel disso nao bastasse o bianco veio o preto tambem mas definitivamente esta foi a melhor aquisiçao alfistica de todas paguei r$ 2 000 nessa joça mas o que eu economizei de peças para todos os outros alfas valeu cada centavo do valor sem nenhuma duvida e de quebra ainda sobrou uma carroceria completa perfeita muito bacana que me da muita paz de espirito ter documentada da qual posso tirar tudo e mais um pouco sem ter que me preocupar com nada so que teve o outro alfa preto bom ele estava tao legal e com preço tao bom que eu aproveitei o frete ja que guincho ta caro mesmo e reboquei ele junto pra oficina nisso o 155 preto que estava com motor morto teve ele retirado e refeito tinham defeitinhos na pintura e enquanto faziamos o motor o baiano deu um tapa nele e refez uns detalhes e amassadinhos que ele tinha tirei o ridiculo insulfilm que estava marrom e os magnificos vidros azuis originais voltaram a brilhar e encantar como antes embreagem nova suspensao revisada varetas de trambulador com folga trocadas pneus podres trocados por outros ainda usaveis e mais um detalhe ou outro e ele estava no jogo de novo o carro estava com rodas de tempra turbo stile no lugar das speedlines originais e esta assim ate agora so que com 100% de peças de um outro alfa super disponiveis fiquei muito valente e corajoso temo mais nada ou quase nada notem na foto o 155 preto sem espelhos e o bianco idem so tem uma explicaçao o conde dracula passou por perto de luziania se irritou com os espelhos e quebrou dos dois carros ai como eu ja citei no outro texto do 155 do vovo gepeto eu consegui um espelho de 155 bom e dai que eu tinha resolvido o problema dele e os espelhos de tipo que eu tinha posto nele sobraram e entao como estava sem pus eles no 155 preto um tempo depois eu consegui mais um espelho ruim de 155 mas junto com os ruins que vieram no preto consegui deixar tudo no ponto de em breve e do mesmo jeito que fiz no elegance junto todos os pedaços e refaço um par decente para por no preto tambem e perto do trabalho que foi refazer o elegance refazer este 155 foi molezinha ainda que tenha dado algum trabalho a mais que o meu 155 rosso o 155 preto ficou com um colega de banco ele disse que ia ficar com o carro etc e tal beleza mas ele queria outro ai achamos um 145 1 8 em salvador ele catou trouxe documentou pusemos para rodar so que ele se apertou tinha um valor para ele quitar no 155 e entao fizemos um negocio aparentemente bom paguei um troco pra ele com isso ele quitou definitivamente o 155 preto e o 145 1 8 passou a ser meu pelo menos por enquanto como roubaram mesmo a elbinha da esposa e foi comigo propus a ela que eu passaria o 145 para ela ter de back up car e boa entao apesar de ser um 145 1 8 na verdade e um fiat elba 1996 1 5 cinza drake nao parece mas e mas e claro estava zoado bem como o 155 claro primeiro documentos foi pro nome do colega que ainda ia ficar com ele depois peguei e comecei a rodar e ver o que tinha de errado motor acionamento da embreagem suspensao pintura nada demais so o basico sabe o baiano isso ele deu um tapa na pintura e o 145 ficou lindao depois fizemos uma revisao rapida que melhorou muito o carro mas o motor ah mesmo menos ruim que antes estava nao bom sai fora abre tudo retifica este estava com barulho no variador e isso ja da mais trabalho o do 155 estava perfeito foi mais simples de refazer o cabeçote estava podre tambem mas como tinham dois cabeçotes refeitos herdados do 156 e das peças extras que eu achei no ferro velho do luizao no setor de industrias de sobradinho que ja estavam prontos e completos guardados no meu estoque pessoal ignorei o cabeçote podre e pus outro original e perfeito la a embreagem foi facil so um servo novo e esta ok cilindros gastos aneis quebrados em dois pistoes diferentes e começamos a consertar tudo retificamos o bloco a 0 5mm eixo foi para a primeira retifica por estar algo arranhado e gasto e o cabeçote ja pronto facilitou as coisas um bocado so para constar antes que pensem que fiquei falido so pela retifica pistoes aneis bronzinas e juntas nao custaram muito mais que r$ 1 200 tudo inclusive os carissimos vedadores dos comandos e do virabrequim tinha um barulho infernal na suspensao mas era apenas o suporte do semi eixo direito que tem o deslizante que estava quebrado simples e o mesmo dos mareas 1 8 ja que o do 2 0 e bem diferente 1 8 nao tem balanceadores logo o arranjo das polias correias e passadores sao totalmente diferentes dos alfas 2 0 mas e identicos aos dos mareas 1 8 muito comodo isso amei ai teve uma coisa legal nessa bagunça toda eu sempre soube que o 1 8 4 cilindros era muito proximo do 2 0 dos alfas do 2 4 e bem mais distante do 2 0 5 cilindros com os motores abertos peças para todo lado de todos esses motores citados comecei a fazer uma pesquisa de compatibilidade de componentes o que eu supunha ser possivel misturar peças do 2 0 ts no 1 8 do marea/brava e alfa 145 1 8 nao so era possivel como era facil e barato pra constar o que muda pro 2 0 e a relaçao deste 1 8 com os dos mareas pistoes iguais aos do marea 1 8 mas obviamente diferentes dos alfas 2 0 4 cilindros twin spark bronzinas de mancal biela e arruela de encosto iguais aos usados nos alfas 2 0 e mareas 1 8 virabrequim o mesmo do 1 8 claro mas tem uma pegadinha o marea 1 8 usa injeçao hitachi e o alfa bosch logo as rodas fonicas sao diferentes o alfa usa uma roda fonica igual a do marea 2 4 enquanto a do marea 1 8 e unica bem como a engrenagem do comando do escapamento tem varios cortes a mais que nas dos motores com injeçao bosch atençao a isso ou se misturar vai dar zebra e o motor nao pega cuidado ao misturar peças bielas identicas por acaso as mesmas dos mareas 2 4 5 cilindros e dos alfas 2 0 mesmo comprimento e diametro de alojamentos em todos mas completamente diferente das usadas nos mareas 2 0 5 cilindros cabeçotes diferentes na medida que os alfas tem duas velas por cilindro e os mareas 1 8 so uma mudam tambem tampas de valvulas tampas dos comandos bobinas cabos de vela que nao existem nos mareas e tem nos alfas suporte de bobinas etc etc etc arranque volante motor embreagem tudo igual bomba dagua correias esticadores roletes tudo identico nao so ao do 1 8 bem como aos dos 2 4 bomba de oleo e a mesma do marea 1 8 mas e diferente da do 2 0 ts que sai nos outros vale lembrar que o 1 8 nao tem eixos balanceadores como o 2 0 ts e uma coisa linda o carter e o mesmo nos dois carros e tambem e identico ao usado nos 2 0 ts upgrades faceis e possiveis nos marea e alfas se voce tem um 1 8 e esta insatisfeito com o desempenho e muito facil passar de 1 8 para 2 0 use pistoes dos motores 2 4 o 1 8 tem 82mm de diametro original o 2 4 tem 83mm basta retificar o bloco para a medida 83mm trocar o virabrequim de 82mm do 1 8 por outro de 91 do 2 0 simples assim liso facil tranquilo o vira do 2 0 cabe no bloco do 1 8 usa as mesmas bielas so precisa claro dos pistoes do motor 2 4 que sao mais baixos tem uma chance magra da injeçao hitachi do marea funcionar com o deslocamento extra se tudo for feito direito inclusive e mais importante por a roda fonica do 1 8 hitachi no vira do 2 0 mas para tirar 100% de aproveitamento uma visita a um hacker que saiba reprogramar a central para trabalhar mais feliz com o aumento e altamente recomendavel ou entao aproveitando que a central hitachi e bem mais dificil e menos confiavel que as bosch retira ela e poe uma central aftermarket e se livra do problema de uma vez mas segura as pontas ai que tem mais marmota vindo inclusive um tempra turbo 2 portas jabuticaba exclusivissima que so tem aqui no brasil ate o proximo capitulo onde teremos fotos decentes dos dois ultimos alfas do tempra turbo e de mais alguma coisa que por acaso apareça por ai nunca se sabe por alexandre garcia project cars #400
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