por luciano gonzalez amigos flatouters tudo bem com voces depois de um longo hiato trago mais uma ediçao do garagem flatout para contar como foi a ressurreiçao do fusca 1600 1976 do meu sogro erivelto silva o bel ele sempre teve uns carrinhos antigos e gosta muito dos vw a ar teve diversos deles e este em especial pertencia a mae de um amigo o carro ficou sete anos parado e estava bem mal conservado ele que nao gosta de uma encrenca abraçou o carro em meados de 2010 fez motor funilaria pintura tapeçaria e colocou o velho besouro pra rodar viajou para diversos lugares e foi de vitoria/es a porto alegre/rs sempre com o fuscao atendendo prontamente sem ratear e com muita valentia o tempo passou o fusca passou por outra restauraçao de funilaria e sempre chamava atençao por onde passava ao abrir a tampa do motor contudo a pergunta era sempre a mesma cade a carburaçao dupla de tanto encherem o saco ele decidiu reinstalar a dupla carburaçao e dar uma melhorada no fusca eu que nao gosto da bagunça abracei a causa e desenhei mentalmente um projeto bem simples ainda convenci o amigo/mecanico edison noronha a encarar a empreitada e assim fomos originalmente pretendiamos montar apenas a dupla de solex 32 como era originalmente dar uma organizada no cofre do motor e aliviar/balancear o volante do motor mas o bel sempre falava e um comandinho nao da pra montar o motor tinha 10 000 km mas quem ja abriu um motor sabe como eles sao caixinhas de surpresas fui buscar o carro em atibaia/sp para leva lo a sao paulo/sp mesmo com o desempenho um pouco limitado o fusca veio bem pela rodovia fernao dias porem chegando na capital percebi que ele parecia falhar um pouco no transito nada demais era mais parecido com um corte de corrente tipico de bobina mas chegou sem sustos [caption id= attachment_276643 align= aligncenter width= 2560 ] saindo de atibaia[/caption] [caption id= attachment_276644 align= alignnone width= 1920 ] foto do motor antes do trabalho[/caption] descemos o motor e o sr edison começou a desmontagem eu acompanhava do jeito que dava depois do horario de trabalho aos finais de semana nos horarios de almoço etc e havia muita terra junto ao motor e cambio a carenagem do motor estava muito desgastada e ainda faltava varias delas ao abrir o motor as surpresas começaram a sair da caixinha um cabeçote trincado balanceiros com calços valvulas dos cabeçotes que ja nem vedavam mais e uma porca perdida dentro do bloco ao menos a carcaça os pistoes as camisas as bielas o comando e o virabrequim estavam intactos com uma visao mais abrangente do estado do motor fui as compras em maos de um catalogo vw de motores refrigerados a ar comprei todas as latas que compoem a carenagem mandei tudo o que era preciso para uma empresa de pintura eletrostatica e assim tudo foi repintado conforme o padrao de fabrica [caption id= attachment_276669 align= aligncenter width= 1920 ] latas depois da pintura[/caption] as peças com tratamento superficial em cromo optei por fazer tudo em cromo amarelo trivalente com selante e passivador amarelo o vulgarmente conhecido como bi cromatizado e enviei as mesmas para uma empresa de galvanoplastia em diadema o alternador o amigo e eletricista julio mitsuo desmontou e depois disso enviamos a carcaça e o suporte para o jato de areia [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 276662 276660 ] providenciei um par de cabeçotes completos valvulas e molas do motor tork novos da marca metan chegando na oficina o sr edison que e muito meticuloso e tem muita experiencia com modelos a ar da volkswagen quis verificar a vedaçao das valvulas no novo cabeçote todas tinham passagem isso e meio decepcionante porque pagamos caro e nao temos um produto a altura [caption id= attachment_276652 align= aligncenter width= 2560 ] sr edison esmerilhou valvula a valvula ate chegar no resultado desejado[/caption] o comando escolhi um scat c25 com 272 graus de duraçao o casamento da engrenagem do comando original com o virabrequim estava tao bom que decidimos usar a engrenagem original so que no comando original ela e rebitada e o scat pede fixaçao por parafusos de rosca fina retrabalhamos a engrenagem conforme a imagem abaixo e fixamos os parafusos com cola loctite de alto torque [caption id= attachment_276665 align= aligncenter width= 1920 ] engrenagem de comando[/caption] para a montagem do comando trocamos as bronzinas por itens novos std da mahle a bomba de oleo original shadek de 21mm foi substituida por outra tambem original e tambem da shadek com engrenagem de 26mm fusca itamar que da um aumento de 25% no fluxo do oleo — suficiente para o projeto em questao os balancins estavam em bom estado substituimos as regulagens por peças novas e eliminamos os calços o volante do motor originalmente pesa 8 kg e um volante pesado que era fabricado em larga escala feito para atender uma gama de veiculos que ia do sedan ate a kombi levei o mesmo a retsam em osasco para alivio de peso e posterior balanceamento para a parte de alimentaçao encomendei um par de carburadores solex 32 recondicionados pelo competente marcelo de sao bernardo do campo um cara desconhecido mas para la de competente adquiri via mercado livre um par de coletores altos originais vw as muflas originais do modelo do carro o tubo equalizador poucos conhecem este tubo e sua funçao e boa parte dos vw a ar estao sem o mesmo um kit de acionamento roletado das solex da logos carburadores mangueiras balflex abraçadeiras de aço inox e uma nova bomba de combustivel brosol o filtro de combustivel foi para baixo proximo ao cambio e o mesmo foi fixado com um suporte muito bem feito comprado via internet na volkshaus [caption id= attachment_276681 align= aligncenter width= 2560 ] filtro de combustivel[/caption] a parte de igniçao foi toda revisada cabos de igniçao bosch de kombi injetada tampa do distribuidor bosch pinada bobina bosch pinada 077 velas ngk rotor bosch mas o distribuidor nao estava legal o acoplamento com o virabrequim tinha muita folga o avanço a vacuo estava parcialmente travado nao avançava tudo o que deveria ; o problema agora era achar quem fizesse manutençao em distribuidor bati cabeça com isso achei um cara na cidade tiradentes muito longe de minha casa 46 km mas conversei com ele seu nome e anderson e acabei convencido levei o distribuidor para uma revisao completa feita com maestria a um preço bem em conta sempre digo que quem trabalha direito merece ser citado e o rapaz merece as bengalas do escape estavam feias mas eram de muito boa qualidade itens de epoca jateamos com areia demos fundo e pintamos com tinta de alta temperatura o escape original com as ponteiras do tipo corneta estava todo furado arrumei um silencioso traseiro mastra de epoca novo; dei fundo e pintei com tinta para alta temperatura alem de dar um trato nas ponteiras e substituir todas as abraçadeiras [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 276658 276657 ] com tudo isso em maos o sr edison eu e nosso amigo rodrigo accioli na medida do possivel iniciamos a montagem e todo esse trabalho começou a tomar forma foto 10 inicio da montagem o sr edison ja fez mais de 100 motores vw a ar no alto de seus 76 anos; alem de ter muita experiencia com este tipo de motorizaçao ele tem muita peça nova da epoca que estes motores ainda eram fabricados a qualidade era muito melhor tomo como exemplo por exemplo o kit de juntas de montagem dos coletores e carburadores nem se compara ao que temos hoje no mercado de reposiçao [caption id= attachment_276675 align= aligncenter width= 2560 ] motor parcial na bancada[/caption] enquanto o sr edison ia arrepiando na montagem eu e o rodrigao alem de dar uma mao pra ele iamos refazendo o cofre do motor refizemos o revestimento da parede corta fogo trocamos todas as borrachas e montamos os passa fios que ja nao mais existiam originais vw reposicionamos tambem o modulo da igniçao eletronica com o motor no lugar o primeiro funcionamento e sempre muito aguardado e emocionante ver funcionando algo que voce fez [caption id= attachment_276686 align= aligncenter width= 1920 ] tudo no lugar[/caption] acertos feitos o besouro foi para uma revisao eletrica de entrega feita pelo amigo julio mitsuo fizemos uma rodagem de uns 500 km para acertos finais e assim mandei o mesmo para uma lavagem completa detalhar deu outra cara para o fuscao foto 15 fusca limpo agora eu desfilava com o fusca e a turma torcia o pescoço para ele mudou o visual do carro ainda aproveitei para fazer outros pequenos acertos de acabamento reativei o esguicho do limpador do para brisa arrumamos a luz de cortesia troquei as capas dos pedais por originais vw trocamos a chave de seta que estava danificada por uma nova original m carto entre outros pequenos detalhes e assim fomos fazer a entrega do besouro ao meu sogro bel em atibaia o carro era outro agora mantem facil os 100 km/h em rodovia nao perde velocidade em pequenos e medios aclives e nao e mais necessario andar com o pedal do acelerador no metal como em um original [caption id= attachment_276695 align= aligncenter width= 2560 ] sr edison ao volante[/caption] [caption id= attachment_276696 align= aligncenter width= 2560 ] a entrega[/caption] conclusao poderia ter feito diferente e melhor sim me arrependo de nao ter colocado uma capela moderna com o radiador de oleo deslocado mas para o uso que meu sogro fara do carro atende perfeitamente o escape e restritivo e sim mas queriamos manter aquele ronco ardido tao usado nas decadas de 1970 e 1980 um escape maf de inox seria a perfeiçao mas seriam mais r$ 2 500 em um projeto simples que passou dos r$ 10 000 muita gente me disse voce gastou isso em um fusca fusca nao e carro popular ja faz tempo fazer um fusca e muito mais caro e trabalhoso do que fazer por exemplo um gol com motor ap os filtros de ar poderiam ser menos restritivos poderiam sim mas quisemos manter aquela cara de original o aspecto original [gallery type= grid link= file size= medium ids= 276684 276683 276682 ] podia ter ate trabalho de cabeçote mas o ceu e o limite um motor que eu duvido que chegasse aos 50 cv antes de nossa intervençao agora deve ter seus 75 ou 80 cv com possibilidade de ganhar mais uns 10 cv com total segurança trabalhando em cima de escape e filtro agradecimentos sr edison luiz noronha amigo e mecanico que mais uma vez comprou minhas ideias e executou o trabalho com sua conhecida maestria em veiculos antigos rodrigo accioli amigo que perdeu alguns finais de semana conosco sempre dando uma força jose carlos gasparetto da upgrade customs de porto alegre amigo e preparador que nos deu dicas valiosas alisson guedes amigo e proprietario de um brasilia 1976 impecavel conversavamos quase todos os dias a respeito do projeto e trocavamos experiencias [caption id= attachment_276667 align= aligncenter width= 2560 ] os executantes do projeto[/caption] um abraço a todos
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