a tesla mudou tudo no mundo ainda que nao para melhor ao provar que um carro eletrico moderno era viavel impeliu legisladores mundo afora a reviverem sua batalha para acabar com o automovel sim pois e nada mais que isso a velha briga entre o povo que os ve como um eletrodomestico e a gente que pensa diferente afinal de contas um carro eletrico nao e problema o problema e a proibiçao do carro a gasolina mas um nao vive sem o outro se nao existir a legislaçao nunca o mundo sera eletrico afinal de contas o eletrico era popular e disputava com o carro a gasolina ate os anos 1920; depois da popularizaçao da partida eletrica do motor a gasolina desapareceu naturalmente mas e a legislaçao este afa dos seres humanos de controlarem nao somente a sua vida mas a do proximo que acaba com tudo que e bom leis nasceram para proibir atrocidades nao mataras nao roubaras etc hoje ate minha preferencia sexual e assunto de estado presente em formularios e burocratizada em categorias e nas competiçoes e pior na formula 1 ate a configuraçao basica do motor e minuciosamente regulamentada todos v6 turbo dohc a 90° de 1 6 litros pretendem uma competiçao apenas de gente atletismo tirando algo muito importante da equaçao a competiçao de cerebros ainda existem carros superiores mesmo assim o cerebro humano e dificil de ser contido por isso as competiçoes nos os anos 1960 e 1970 representaram uma epoca bem mais interessante se e claro mais perigosa claro que perigo desperta interesse colocar a vida em risco em busca de algo e materia prima basica do heroismo de verdade veja em competiçoes de carro esporte como le mans nesta epoca eram carros de rua de verdade que competiam como a legislaçao de rua era basica era facil adotar ela o carro de corrida tinha que ter um porta malas de volume x estepe limpador de para brisa e farois mas nada sobre a altura deles dois lugares e boa assim eram carros como o ford gt40 facilmente tornado um carro de rua o porsche 917 tambem mas ja acontecendo nos anos 1970 foi ficando dificil de emplacar tal coisa acontecendo em paises amigos de milionarios apenas na suiça oriente medio etc nos anos 1970 o automovel de rua começou a se tornar algo diferente a caminho de ser o que e hoje um modulo de transporte superseguro e limpo sanitizado tao completamente que se conectar com ele de verdade algo comum e delicioso antes se mostra um grande desafio hoje mas felizmente alguns lugares no mundo o brasil incluso tem legislaçoes para produçoes pequenas que permitem a existencia da chamonix aqui por exemplo e nos eua e inglaterra ainda e permitido a individuos fazerem seus proprios carros atendendo apenas alguns itens basicos de segurança fazendo crescer uma industria de kit cars [caption id= attachment_349184 align= aligncenter width= 900 ] o lola t70 cupe vencendo 1979[/caption] hoje vamos falar de um deles um que junta justamente a tradiçao de competiçao em le mans nos anos 1960 com as realidades tecnologicas atuais para fazer um carro de rua simplesmente sensacional mas antes um pouco de historia sobre de onde veio o desenho basico dele e necessaria prometo que nao me demoro nisso o lola t70 [caption id= attachment_349165 align= aligncenter width= 999 ] eric broadley[/caption] eric broadley e uma daquelas figuras incriveis que apareceram aos montes na inglaterra do pos querra pipocando aqui e acola feito milho na panela quente um piloto amador que acaba construtor de automoveis de corrida e um com uma perspectiva diferente era formado arquiteto e gostava de encarar tudo de uma forma ligeiramente mais artistica do que tecnica mas sabia fazer conta e entendia de estrutura o mais importante aqui [caption id= attachment_349166 align= aligncenter width= 999 ] o lola gt mk6 proto gt40[/caption] lola e um nome cuja origem se perdeu no tempo; broadley disse que nao gostava dele e foi obra de seus socios; ele estava muito ocupado para esses assuntos a teoria que ouvi mais vezes diz que vem de uma musica popular que dizia whatever lola wants lola gets nao nao a musica lola do the kinks que fala de outro assunto completamente diferente ou quase [caption id= attachment_349162 align= aligncenter width= 999 ] lola t 70 mk i 1965[/caption] mas enfim divago o importante aqui e que no racing car show ingles de 1963 broadley mostrou um carro sensacional e diferente o mark 6 chamado tambem de lola gt ele usava o novo v8 pequeno da ford o hoje famoso ohv fairlane inicialmente de 260 cid 4 2 litros que iria no cobra no gt40 no mustang e tantos outros estava em posiçao central traseira acoplado a um transeixo colotti de quatro velocidades sob uma elegante carroceria de fibra de vidro o carro chamou muita atençao e correu em le mans 1963 mas nao terminou a prova chamou atençao tambem da ford que sabemos estava planejando um ataque as 24 horas de le mans o mark 6 foi a base onde a ford partiu para desenhar o gt40; broadley fazia parte do time mas nao aceita bem ser funcionario sob ordens e parte em menos de um ano a ford sabemos foi embora com as ideias originais de broadley e teve sucesso com seu gt40 mas a lola nao ficou de bobeira vendo isso nascia em 1965 o lola t70 mk1 entao um roadster era basicamente um chassi de competiçao monocoque de aluminio com motor central traseiro e suspensoes independentes sofisticadas era preparado para receber o v8 chevrolet de bloco pequeno certamente um dedo do meio para a ford o transeixo era um hewland lg 500 de quatro velocidades e os freios a disco girling o t70 foi bastante popular em meados da decada de 1960 com mais de 100 exemplares sendo construidos em tres versoes um spyder de teto aberto seguido por um cupe mk iii e finalmente um mk iiib ligeiramente atualizado competia basicamente no campeonato norte americano can am mas depois de 1968 ninguem conseguia acompanhar os mclaren m6 com o chevrolet big block de aluminio e 8 litros apenas um famoso bom resultado depois disso uma dobradinha nas 24 horas de daytona de 1969 com o lola t70 chevrolet com as cores sunoco de penske com os pilotos mark donohue e chuck parsons o t70 cupe e um carro de corrida iconico dos anos 1970; um deles ate ficou famosos por ser a casa do primeiro v8 dohc aston martin tadek marek ; o motor de rua seria desenvolvido nas pistas em le mans um t70 spyder moderno agora pense o seguinte um lola t70 tinha o desempenho de um carro esporte moderno de primeira linha e era desenhado para ser capaz de manter esse desempenho por 24 horas direto no limite levando porrada mesmo ainda assim usava um simples v8 chevrolet e rodas e pneus que hoje seriam considerados de perfil alto [caption id= attachment_349168 align= aligncenter width= 999 ] t70 moda a versao cupe[/caption] se voce tem a mente perturbada como nos pensou a mesma coisa que a gente ei e relativamente facil fazer um carro desses para usar na rua hoje nao sim e e olha so voce nem precisa sair do zero existe uma empresa inglesa que produz um carro exatamente assim e a gardner douglas um fabricante de replicas de ac cobra modernizados que teve a brilhante ideia de fazer tambem lola t70 o resultado e simplesmente sensacional baseado no mk1 e vendido como roadster ou cupe https //www youtube com/watch v=ln2wbmgwwfg o gardner douglas t70 spyder e o desenho externo bem proximo do original moldados em fibra de vidro ja na cor final a dianteira e a traseira podem ser facilmente removidos para acesso aos componentes mecanicos o para brisas e opcional e pode ser desmontado o chassi difere do original mas nao vamos reclamar e um spaceframe tubular de aço altamente efetivo em rigidez e leveza as suspensoes sao desenhadas e fabricadas pela empresa duplo a sobreposto independente coilovers estao fora da suspensao operados por pushrods para longo curso da roda mantendo excelente controle de cambagem segundo a empresa rates de mola foram cuidadosamente selecionados para proporcionar ao gd t70 niveis excepcionais de aderencia mecanica mantendo um surpreendente alto padrao de conduçao o amortecimento e ajustavel para resistencia a impactos e rebound e a altura do solo e regulavel o transeixo manual e de porsche 911 virado ao contrario com 5 ou seis velocidades o diferencial porsche e trocado em favor de um diferencial blocante atb lsd acoplado a ele claro esta a evoluçao moderna do motor original do lola t70 o chevrolet v8 ls evidentemente qualquer ls pode ser montado; esses motores com turbo chegam facilmente a mais de 1000 cv confiaveis de fabrica a gardner douglas oferece desde um ls3 aspirado original de 440 cv ate um ls7 preparado com sete litros aspirado e 600 cv o carro e pequeno e extremamente baixo mede um metro de altura mais ou menos o comprimento e de 4026 mm num entre eixos de 2400 mm este carro com tanque para 55 litros de gaolina direçao com pinhao e cremalheira especial sem assistencia alguma relaçao 2 1 1; oh o prazer freios a disco de competiçao ap racing e rodas de 18 polegadas com pneus modernos de perfil baixo pesa quanto menos de 900 kg barrabas e tudo isso num carro simples mecanico sem interferencia ou ajuda eletronica alguma o desempenho claro e avassalador com um ls3 de 520 cv a empresa diz ter conseguido um 0 96 km/h em 2 6 segundos e uma velocidade maxima acima de 305 km/h o que num carro desses deve ser aterrorizante e olha so com tao pouco peso e o motor desestressado e moderno o consumo de combustivel nem e ruim a empresa declara que com o mesmo v8 de 520 cv 13 km/l e plenamente possivel em estrada e o tanque permite viagens de 450 km sem reabastecer o preço começa nos £96 000 na inglaterra ou r$ 598 080 no cambio de hoje que impacto isso tem no planeta muito menor que um tesla de 1000 cv e mais de duas toneladas tenho certeza premio flatout de consciencia ecologica 2023 vai para o gardner douglas t70 spyder
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