voce ja deve ter ouvido falar que a chevrolet s10 em sua versao de cabine simples e traçao traseira e um veiculo surpreendentemente entusiasta mesmo com o motor a gasolina de quatro cilindros ela e leve o bastante para ser esperta e ate consegue escorregar a traseira quando a aderencia desaparece mesmo que jamais tenha sido pensada para isto agora voce quer uma prova do potencial esportivo da s10 e so olhar a gmc syclone [gt40 content search= picape widget= 1 ] a s10 vendida no brasil entre 1995 e 2012 foi era na verdade a segunda geraçao nos eua e e considerada mais bonita que a versao americana com linhas mais suaves e arredondadas inspirando modernidade nao foi a toa que com opçoes de motor que iam do 2 2 de 106 cv do chevrolet omega a um v6 de 4 3 litros e 180 cv 192 cv a partir de 2002 durou mais de 17 anos no mercado agora se voce acha que caminhonete precisa ser quadrada a primeira geraçao talvez fosse mais interessante a s10 foi a primeira picape media da chevrolet vendida no brasil maior que digamos uma picape corsa mas menor que uma silverado a ford ja havia percebido este nicho em 1994 quando começou a trazer a ranger dos eua mas a chevrolet s10 acabou ficando mais popular e deu origem a blazer sua versao suv em 1996 nos eua as picapes de medio porte que por la sao chamadas de picapes compactas surgiram cerca de dez anos antes e a s10 de primeira geraçao foi uma das pioneiras lançada em 1982 ela trazia modernidade nas linhas retas sem perder a robustez visual tao necessaria para uma caminhonete nas versoes mais basicas chegou a utilizar o quatro cilindros de 2 5 litros com comando no bloco batizado como iron duke que deu origem ao motor do chevrolet opala no entanto e na versao com motor v6 vortec praticamente o mesmo encontrado no brasil que vamos concentrar nossa atençao a general motors sempre procurou aproveitar ao maximo seus modelos e plataformas e nos anos 70 foi uma das primeiras a investir no conceito de carro global com os modelos derivados da plataforma t opel kadett chevrolet e vauxhall chevette e isuzu gemini/piazza/impulse e o costume de rebatizar modelos tambem acontecia dentro dos estados unidos no caso da chevrolet s10 sua irma gemea era a gmc s 15 fazia sentido que a gmc marca do da general motors especializada em utilitarios ganhasse sua propria versao da s10 havia uma porçao da clientela que fazia questao do emblema vermelho na grade o cara que usava os veiculos da gmc para trabalhar mas tambem gostaria de um gmc para o dia a dia e a s 15 fez tanto sucesso quanto a s10 ganhando ate sua propria versao do suv blazer chamado gmc jimmy s 15 imagina uma dessas pra trabalhar la no sitio quando chegou ao ano modelo de 1991 a picape s 15 mudou de nome e passou a se chamar gmc sonoma o jimmy s 15 nao mudou de nome mas a gmc preparou uma surpresa aos fas de picapes esportivas no embalo da chevrolet 454 ss que havia sido lançada no ano anterior concorrencia interna nem tanto a 454 ss era uma picape full size com um motor v8 big block de 7 4 litros e 260 cv debaixo do capo para puxar seus mais de 2 000 kg a gmc syclone parecia sua irma menor e era movida por uma versao turbinada do motor v6 vortec de 4 3 litros o gmc jimmy s 15 tambem ganhou uma versao turbinada chamada gmc typhoon tufao em portugues dotado de um turbocompressor mitsubishi td06 17c e um intercooler do tipo ar agua fabricado pela garrett alem de pistoes mancais juntas dos cabeçotes coletores de admissao e escape exclusivos o v6 de 4 3 litros entregava 283 cv a 6 000 rpm e 38 mkgf de torque a 3 600 rpm contando tambem com a ajuda de um sistema de injeçao multiponto sequencial com calibragem diferenciada e a borboleta de admissao usada no v8 small block de 2 7 litros o cambio era automatico de quatro marchas e nao havia outra opçao para levar a força para as quatro rodas 35% para as rodas dianteiras e 65% para as rodas traseiras distribuidos por uma caixa de transferencia borgwarner a suspensao era mais baixa e firme e os freios com abs nas quatro rodas eram usados pela primeira vez em uma picape produzida em serie as rodas eram de 15 polegadas calçadas com pneus de medidas 205/75 bem borrachudos com tudo isto a gmc syclone era capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 6 segundos e de cumprir o quarto de milha em 14 1 segundos a 158 km/h nos 402 metros ela era mais rapida que a ferrari 348ts sua contemporanea que era movida por um v8 de 3 4 litros e 300 cv e levava 14 5 segundos para cumprir o quarto de milha pesando 1 734 kg tambem era substancialmente mais rapida que a 454 ss que ia de zero a 100 km/h em oito segundos a f 150 svt lightning de primeira geraçao ia de zero a 100 km/h em 7 2 segundos na real a gmc syclone era a mais rapida picape produzida em serie de seu tempo [youtube id= vrbd6g6cdds width= 620 height= 350 ] apesar disto ela durou pouco foram fabricados exatamente 2 995 exemplares apenas no ano modelo de 1991 destes 113 foram exportados para a arabia saudita sendo que 31 destes voltaram para os eua a gmc planejava oferecer outras cores alem do preto para a gmc syclone mas certamente era um modelo de nicho e procura limitada e decidiu retira la do mercado dez unidades foram pintadas de vermelho com teto targa acabamento diferenciado e suspensao rebaixada alem de uma cobertura rigida na caçamba pintada na cor d carroceria era a chamada syclone marlboro que foi feita para premiar os vencedores de um concurso promovido pela marlboro racing em 1992 [youtube id= yotsaz6de50 width= 620 height= 350 ] existiu ainda a gmc sonoma gt uma versao com motor naturalmente aspirado oferecida no ano seguinte o visual era muito parecido com o da syclone porem o motor v6 vortec sem turbos entregava 195 cv pensando desta forma chegamos a seguinte questao sera que vai demorar para alguem turbinar uma s10 com motor vortec para fazer uma syclone tupiniquim
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