FlatOut!
Image default
Guia de Compra

Gol GT: tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu


O Volkswagen Gol GT foi quem salvou o Gol da extinção. Lançado em 1980, há exatos 40 anos, o Gol tinha a missão de substituir o popular Fusca com um projeto mais moderno, de tração dianteira, carroceria cheia de linhas retas – moderna para a época – dinâmica superior e melhor desempenho. E ele entregava quase tudo isto, exceto pelo desempenho: a Volkswagen decidiu dar a ele o mesmo motor boxer arrefecido a ar já usado pelo Fusca. Hoje em dia, os entusiastas saúdam o Gol arrefecido a ar – ele foi o último modelo aircooled desenvolvido pela Volkswagen no mundo todo e o primeiro de uma linhagem importantíssima na indústria automobilística nacional. Na época, porém, ele era apenas considerado um carro cheio de potencial inexplorado. Dizia-se que ele era barulhento, fraco e beberrão demais... e não era exatamente uma mentira. Quando lançou o Voyage, em 1981, a VW optou por dar a ele o motor EA827 1.5 (conhecido como motor "BR") – igual ao do Passat – e o mesmo ocorreu com a Par