meu nome e marcos amorim tenho 25 anos e sou engenheiro agronomo desde que me entendo por gente estou junto aos carros principalmente os vw sempre mexendo ou observando entao acho que acabei crescendo como um entusiasta da marca mesmo nao sabendo o que era isso o projeto do gol gts que chamarei apenas de gts sem apelidos nao nasceu de uma ideia premeditada foi se desenvolvendo ao longo do tempo e com inumeros acontecimentos alguns que inclusive viraram minha vida de cabeça para baixo literalmente no fim acho que e outro daqueles estranhos casos nao apenas de amor mas de simbiose entre um dono e seu carro e algo que nao sei bem como descrever mas que quem convive com isso sabe exatamente como e minha historia com o gts começa la na infancia praticamente nos registros mais distantes de minha memoria desde sempre vendo e ouvindo meu pai com o gol da familia um ls 1982 comprado zero km e que ainda esta conosco a foto ai em cima e de hoje mesmo acabou sendo algo natural desenvolver admiraçao e respeito pelo valente carrinho dessa forma a visao de um gti 16v no seu lançamento la em 1996 acabou causando estranhos efeitos em uma perturbada mente infantil que decidiu que ainda teria um daqueles mesmo que ainda demorasse muito para isso acontecer o tempo passa o tempo voa e em 2005 o gti nem era mais fabricado mas foi o ano em que encontrei um bom modelo de 1997 a venda sem preço inflacionado mais estranho que o achado foi o meu pai ter gostado do carro ao ponto de querer compra lo mesmo sem eu ter carteira de motorista desconfio que ele tambem queria andar de gti 16v por ai mas nao vem ao caso contudo como alegria de adolescente dura pouco minha mae vetou a compra e la fui eu juntar uns trocos para tentar comprar um carro mais precisamente um puma que sempre admirei e que ainda eram baratos naquela epoca mal sabia eu que essa vontade de comprar um puma me traria o gts para entender como isso aconteceu preciso contar um pouco de historia nos anos 70 meu pai trabalhava viajando bastante mas tambem ficava um bom tempo em brasilia e como a capital ainda era pouco desenvolvida em infraestrutura nao tinha muito o que fazer na regiao e as ruas eram largas e vazias resultado tome gente sentando o pe por ai sem do nao importando o modelo do carro e foi numa dessas que um cara perdeu o controle de seu puma e capotou no inicio da asa norte atingindo com o teto um pv aqueles poços de visita que a grosso modo e uma manilha de concreto com tampa colocada na vertical o teto e o resto se partiu transformando a fibra em laminas afiadas e bem acho que da para imaginar o resultado sabendo do caso meu pai passou a ter uma incrivel aversao por carros com carroceria em fibra de vidro lembrando sempre daquele acidente de quatro decadas atras a imagem do filho guiando uma daquelas coisinhas minusculas certamente nao o agradava a verba era quase suficiente para comprar um remendo de puma e faria isso tao logo achasse um modelo que ao menos rodasse entao tome ficar olhando os classificados do correio braziliense algo que faço ainda hoje atras de um gte ou gts mas sempre dando uma olhada nos volks tambem e foi em uma dessas que achei o gts o gol nao o puma em um anuncio simples sem letras destacadas ou demais firulas em 2006 o preço estava dentro de media de mercado para um bom exemplar r$ 12 mil e a cor vermelha era a que achava mais bonita para o modelo sabia que nao tinha condiçoes de comprar e que tambem nao ganharia o carro entao apenas comentei com meu pai da mesma forma que faço ate hoje quando vejo um carro interessante nos classificados ele so perguntou onde o gts estava e continuamos a conversa mais tarde naquele mesmo dia ele chega em casa e apenas diz passei la na loja e ja dei o sinal amanha vamos buscar o carro hein eu sem carteira sem dinheiro e sem juizo e ele resolve comprar um gts 1994 e foi isso mesmo e la fomos nos buscar o carro algo que nao fiz pela falta de carteira e pela presença de bom senso ja que nao seria muito legal ser enquadrado indo com o carro novinho para casa acabou que um funcionario da loja o deixou em casa e eu fiquei la babando na garagem querendo dar uma volta e sem condiçoes de faze lo so consegui matar a vontade algumas semanas depois quando finalmente chegou a tao sonhada provisoria poderia usar o cliche do moleque virgem com a prima gostosa dormindo em casa mas como nunca tive prima gostosa um breve registro se no ano anterior minha mae ja havia vetado o gti 16v acho que e possivel imaginar a reaçao dela com o gts parado na garagem em compensaçao os poucos amigos que o viram logo que ele chegou em casa acabaram gostando muito claro pode parecer estranho mas a memoria de meu pai o dirigindo pela primeira vez comigo de carona foi mais marcante do que quando eu o dirigi pela primeira vez era diferente do que estava acostumado era mais firme seco barulhento envolvente cresci vendo meu pai dirigir e a forma que ele guiava o gts mostrava que o carro nao era nada parecido com o que ele estava acostumado nao era algo que permitia uma tocada indecisa se errasse o pe ou a mao ele respondia com um tranco entao pela primeira vez em sei la quantos anos eu o vi tendo o maior cuidado nos comandos apos alguns quilometros ja estava natural o gts conseguiu fazer meu pai ser mais suave ao volante ainda sobre essas primeiras sensaçoes duas caracteristicas dos volkswagen que se perderam com o tempo cambio preciso e o cheiro do interior o transeixo dele o famoso pv com quinta real de 0 80 1 e diferencial de relaçao 4 11 1 possuia engates incrivelmente precisos mesmo com as buchas um pouco gastas nao exigia esforço mas cada marcha entrava de forma direta com aquela sensaçao tipica de contato mecanico e com um movimento bastante curto da alavanca apos uns 200 metros parecia que voce ja estava guiando um velho conhecido sobre o cheiro do interior quem tem um volks mais antigo sabe muito bem que eles possuem um odor caracteristico que nao se perde com o tempo pode passar quarenta anos o carro ser abandonado restaurado ou guardado o cheiro estara la ao abrir a porta e ele o possui claro que mesmo em meio a mistura de gasolina oleo b12 pastilhas de freio e borracha nao sei se e dos recaros meio desbotados diga se dos materiais que eram utilizados ou alguma macumba do pessoal da via anchieta mas o perfume continua la e olha que teve algumas desmontagens chuva e mofo no meio dessa historia varias coisas aconteceram desde aquele dia no primeiro semestre de 2006 entrei na faculdade me formei viajei algumas vezes com ele conheci bastante gente normais mecanicos entusiastas tive alguns acidentes ele ficou associado a mim alias essa e outra daquelas coisas estranhas entre um dono e seu carro voce deixa de ser voce e passa a ser o cara daquele carro vira sua identidade sobre os acidentes o pior que ja tive foi com ele foi algo que todos consideraram pt mas nao entrava na minha cabeça que eu deveria simplesmente abandona lo e nao o fiz para resumir o caso na noite de 16 de junho de 2008 estava voltando para casa algo entre as 20 00 e 20 30 quando na saida da segunda perna de uma curva em s a frente firma no chao e a traseira solta nao estava correndo havia reduzido para quarta pouco antes da entrada da primeira perna e nao girava nem 3 000 rpm eu sem pensar resolvi corrigir com o pe no acelerador achando que era algo simples mas nao era ele deu uma chicoteada para o outro lado e eu continuei nessa pendulando e aumentando a velocidade ate que perdi de vez e fui meio de lado com a frente apontada para o meio fio com as rodas travadas tirei o pe do freio pouco antes de acertar a guia unica atitude sensata de todo o caso e esperei a pancada pensei que iria voar e cair na outra mao apenas mas acertei um hidrante de lado perto da base da coluna a esquerda depois vi o mundo girando nao sei se dei uma volta completa ou o teto girou no chao lembro de faiscas mas entrei no meio fio apontando para um lado e cai apontando para outro a foto abaixo nao foi tirada no local exato do acidente ele ficou bastante machucado ninguem queria que eu o recuperasse mas depois de muito convencimento de prometer andar o minimo possivel com ele e essa nao deu para cumprir do apoio da minha mae ela passou a me apoiar depois de ver o quanto que eu gostava do carro e conferir o quanto tinha guardado na poupança resolvi ligar para o elias um lanterneiro que neste caso pode ser chamado de milagreiro ele aceitou ressuscitar o gts que esta de pe novamente faz alguns anos foi a partir daquele momento que as coisas começaram a mudar de rumo decidi deixar a originalidade mecanica de lado e partir para a preparaçao e o que falarei no proximo post por marcos amorim project cars #88
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