buenas flatouters pc#333_s01_e04 quarto episodio da temporada pra quem chegou ate aqui soube que teminamos o terceiro capitulo com o gol danificado na dianteira e na traseira e eu numa fase de uruca e desanimaçao pois bem eu cogitei desistir de tudo vender o gol vender o fusca e me tornar um cidadao de merda qualquer normal que compraria um carrinho sem graça pra me locomover por ai mas graças a um irmao gearhead fanatico o gus deixei a poeira baixar e consertar o gol conversei com o narcizo zongara ainda na primeira batida do gol que estava com a oficina cheia e me pediu um tempo para pegar o carro depois disso veio todo o caos ja contado anteriormente entao depois do segundo acidente encostei o carro de vez na garagem e esperei o chamado finalmente pouco mais de 4 meses no inicio de janeiro de 2014 libera se uma vaga na oficina mas ao inves do carro ir pra la ele segue para uma oficina parceira para o alinhamento da frente e troca do painel frontal comprado original vw capo e para lama conseguiram recuperaçao num periodo de aproximadamente 2 semanas o gol finalmente chegaria a zongara para alinhamento de farois e piscas para iniciar a preparaçao da pintura depois disso o projeto entrou num periodo de inatividade de aproximadamente 7 meses porque nada na minha vida e simples demais neste interim comentei com o gus que estava pensando em comprar um jogo de aro 15 para usar na pista mas foi um comentario despretensioso mais pra trocar uma ideia ele me aparece entao com um jogo de rodas que ele havia negociado com um amigo o felipe bitu fotografo e colaborador da quatrorodas mas que nao as utilizaria mais era nada menos do que um jogo de rodas oz racing superturismo 15x7 furaçao 4x100 nao era exatamente o momento de comprar um jogo de rodas mas em vista da oferta e raridade delas me abracei na hora eram rodas que eu poderia usar em circuitos sem medo e me poupariam as 16 nestas ocasioes corri para vesti las com pneus e monta las no carro dia de maldade a minha intençao com o carro era somente consertar o estrago das duas batidas e coloca lo logo na rua de novo mas um ponto de ferrugem no lugar certo acabou transformando o projeto por completo entre uma visita e outra na oficina o narcizo começa a me sondar com perguntas e mais perguntas que tal a gente aproveitar e ja pintar as duas laterais tambem tem uns piquezinhos e uns risquinhos e o teto o que voce quer fazer no teto na outra vez nos so polimos em 2002 acho que a gente podia dar uma poeirinha nele poeirinha na linguagem narça e so aquela camadinha leve um vaporzinho de tinta e ainda tinha mais e a bateria vamos colocar no porta malas a gente pode tambem passar toda a eletrica dos farois por dentro do para lama vai deixar o cofre mais limpo vem aqui vou te mostrar uma coisa tem um ponto de ferrugem saindo debaixo do borrachao aqui no para brisa o que voce quer fazer aquele ponto de ferrugem no para brisa nos obrigaria a desmontar o painel do carro e mais do que isso me reacendeu uma ideia antiga que eu ja havia tentado realizar em 2002 na primeira pintura do gol e ainda antes no meu passat eu queria um unico braço de limpador no meio do carro sempre admirei os carros de dtm quem nao com seus limpadores centrais e claro que guardemos as devidas proporçoes meu carro nunca sera mas o limpador alem da funçao estetica me fazia crer que resolveria o problema cronico que afeta todo gol quadrado nossos limpadores duplos dianteiros sao uma bosta perdem facilmente a funçao acima dos 140kmh e convenhamos que quem tem carro turbo chega rapidamente nestas velocidades pesquisei na internet pois eu ja havia visto fotos de golf mk1 e mk2 na europa com um unico braço de limpador mas nao exatamente no centro como eu queria este site ate explica uma forma simples de fazer a alteraçao mas a ideia era um pouco mais radical depois de alguma conversa com o narcizo e de varias torcidas de sobrancelha dele chegamos em um acordo mas antes de sair recortando o carro a ideia foi testada na pratica o narcizo comprou um mecanismo de uno quem diria um fiat fazendo referencia a um vw haha fixou o provisoriamente no furo quase central do limpador original colocou o braço do gol no mecanismo e ligou o angulo de varredura parecia perfeito a distancia que a palheta passava do borrachao do vidro de um lado era a que faltava do outro a confiança de que funcionaria era tamanha a ponto do narcizo ouvir o que nao queria vamos cortar sem do e assim a coisa foi indo [gallery columns= 4 link= file ids= 120434 120443 120442 120441 120440 120439 120438 120437 120436 120435 120445 120444 ] depois da desmontagem do painel para a modificaçao do sistema de limpador vimos que os suportes que fixam o painel na carroceria estavam quebrados coisa bem comum nos quadrados poderiamos consertar ou partir para a compra de outra capa de painel comecei a pesquisa na internet mas nao encontrava a bendita capa cinza claro original do gol 1000 minha capa ja estava esverdeada de tanto silicone aplicado durante a vida do carro alem de estar manchada da açao do sol o que nos obrigaria a pinta la para que voltasse a ter um aspecto decente dito isto percebemos que o processo de pintura da capa se tornara inevitavel e retirar todo aquele silicone para que um primer aderisse ali seria praticamente impossivel isto me abria um leque de opçoes na busca por uma capa com os suportes intactos voltei a pesquisa e acabei encontrando uma capa do mesmo modelo mas na cor preta em um estado bem bom troquei mensagens com o vendedor e fui ate uma oficina do outro lado de curitiba era noite a iluminaçao nao tao apropriada mas pude ver que tudo estava conforme o anuncio e conforme eu queria apesar da pouca luz pude perceber no fundo da oficina em meio a diversas peças de carro um jogo de bancos recaro dianteiros e traseiros do gol gts 88 em preto e vermelho aquilo me interessou e perguntei se os bancos estavam a venda o cara me disse que nao mas que se eu realmente os quisesse ele poria preço continuamos a conversa ele me passou um valor bem plausivel e eu fiquei de responder no dia seguinte quando ele desenterraria os bancos la do fundo e eu poderia ver se estavam completos e em qual estado no dia seguinte volto a oficina e vejo os bancos de perto um estado lastimavel tanto o tecido como o estado da espuma do banco do motorista cheiro de xixi de gato mas havia todos os acabamentos e ainda os bancos traseiros em esputa injetada [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 120446 120447 ] o banco do passageiro era o que estava melhorzinho fechamos negocio eu ainda meio sem saber o que fazer com aquilo colocar somente um jogo de bancos no carro ficaria um pouco exagerado seria preciso melhorar os acabamentos de porta que no gol 1000 sao simples demais alem de usar um tecido que diminuisse o tamanho dos bancos para evitar um ambiente sufocante eu sempre gostei de interiores claros; tons de cinza creme ou caramelo ja havia modificado o interior do gol anos antes mas sem muitas ideias deixei por conta do estofador o resultado ficou mediano sujava muito facilmente e o acabamento nao era la aquela coisa ao mesmo tempo que comecei a pesquisar tecidos no mercado sempre pensando em manter tons de cinza mais claros imaginei em criar um link entre interior e exterior o gol 1000 sempre foi conhecido por ter piscas dianteiros inteiramente laranjas alem de adesivos tambem caracteristicos na cor laranja e coincidentemente meu carro tinha auto falantes em uma cor laranja meio cobreada entao me surgiu a ideia de usar esta cor tambem no interior mas de forma sutil pois utilizar laranja poderia facilmente fugir do controle e ficar exagerado alem disso apesar de serem bancos recaro eu queria trazer elementos dos bancos do gol 1000 original como por exemplo as costas dos bancos dianteiros em tep napa/couro sintetico assim como as laterais dos encostos de cabeça alem de usar um tecido mais simples na parte frontal depois de um conjunto de umas 10 amostras de tecido cinza do tep e do tecido laranja cheguei em uma combinaçao que conversava entre si amostras escolhidas uma projeçao realizada pelo bruno o loeffler mais novo me ajudou nesta definiçao começamos a desenhar tambem os paineis de porta e o volante ainda nao era exatamente isso mas a base estava criada e os bancos dianteiros praticamente definidos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 120451 120453 ] com o projeto em maos fui conversar com o seu henrique da ataide estofamentos um excelente restaurador de estofamentos automotivos aqui de curitiba com boas referencias sobre restauraçao de bancos recaro o orçamento me custaria uma vez e meia o que havia pago nos bancos mas depois de conhecer a oficina e ver os carros que la estavam o capricho o cuidado me animei deixei os bancos e fiquei de retornar pelo menos uns 20 dias depois prazo estimado para a restauraçao completa dos bancos incluindo a reconstruçao das espumas dos assentos dianteiros passados 30 dias recebo a ligaçao de que o estofamento estava pronto o excelente trabalho deles pode ser visto abaixo bancos maturando no atico de casa [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 120456 120455 ] o antes & depois da restauraçao trabalho super recomendado os bancos entao foram pra casa onde ficaram adormecidos por quase 1 ano 11 meses e meio enquanto isso o trabalho seguia na zongara [gallery columns= 4 link= file ids= 120457 120470 120467 120466 120465 120464 120463 120462 120461 120460 120459 120458 ] com o carro pintado e começando a ser remontado eu precisava fazer a minha parte remontar o motor para levar o carro para a auto eletrica isso significava recolocar a turbina retirada para uma revisao montar novas mangueiras de agua todas com braçadeiras em inox e todo o sistema de refrigeraçao deveria tambem instalar o novo radiador de oleo empi e as novas mangueiras com aeroquip para o novo radiador o narcizo fez um suporte em frente ao radiador de agua a intensao seria esconde lo o maximo possivel uma vez que eu recolocaria os defletores do radiador um jogo novo original vw comprado tambem pela internet [gallery columns= 4 link= file ids= 120478 120477 120476 120475 ] o carro foi sendo montado pouco a pouco reservatorios novos ventoinha nova mangueiras de oleo novas com a bateria deslocada no porta malas o narcizo preparou um suporte para organizar um pouco algumas coisas no cofre como o dosador a bobina e reservatorio do respiro de oleo no interior foi instalado um novo forro de teto e acabamentos das colunas antes de reinstalar os vidros o carro tambem ganhou novos para choques traseiro e dianteiro agora sem os farois de milha [gallery columns= 5 link= file ids= 120479 120490 120488 120486 120485 120484 120483 120482 120481 120480 ] depois de 1 ano e 8 meses o carro estava pronto para seguir para a eletrica para a reconstruçao completa dos chicotes muita coisa havia mudado; desde a bateria deslocada no porta malas os dutos para os chicotes dos farois passando dentro do para lama dianteiro travas eletricas para capo e porta malas chave geral alem disso eu optei por retirar o som do carro enfim tudo precisava ser reconstruido mas antes de seguir para a eletrica por orientaçao do proprio eletricista era preciso concluir o escapamento; me explico eu havia comprado um sistema de abertura eletrica para o escapamento e antes de reconstruir a eletrica seria bom ja ter as coisas instaladas no lugar e assim foi o carro seguiu de guincho para o escapamento dos estados [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 120491 120492 ] com o escapamento instalado o carro seguiu finalmente para a eletrica foi literalmente mais um parto o trabalho todo custou exatos nove meses com visitas semanais todas as sextas feiras as 18h alem de uma quina lascada/amassada logo acima da lanterna traseira e todo o verniz da parte superior do carro comprometido pela seiva que alguma arvore largou sobre o carro mas a parte eletrica ficou boa no final foi instalado um console mais alto que eu havia ganho do gus anos atras no console permaneceu a injeçao digipulse o botao de partida a frio o controle de abertura do escapamento abertura/fechamento das portas e corte da bomba a chave geral foi instalada no local do afogador do lado esquerdo do volante tambem foram instalados os sistemas de segurança que nao falarei por motivos de segurança sao 7 no total mas eu posso estar mentindo pode haver mais hehe as fotos do console serao vistas mais adiante com a eletrica reconstruida era possivel reativar o carro ver se tudo funcionava conforme e finalmente voltar a zongara para testar o limpador de para brisa alias isto tinha que funcionar por bem ou por mal nao havia alternativa tudo estava pronto acabado e no lugar voltar atras nao era uma opçao com o suporte para o mecanismo que o narcizo havia desenvolvido foi possivel manter a ventilaçao original do carro alem do mecanismo ficar escondido atras do plastico de proteçao da ventilaçao como a vw nunca pensou nisso = mas ainda havia um problema dois na verdade o primeiro foi facil de resolver; de qual tamanho seria a palheta e de quanto deveriamos encurtar o braço agora ja o do uno instalado no lugar começamos pelo tamanho do braço retirando o rebite da haste e reposicionando a haste mais para o interior do braço ainda com uma palheta de gol instalada a medida que parecia adequada era de 2cm o que deixava a varredura mais bem posicionada instalei entao a palheta do uno de 19 polegadas de comprimento e ela transbordava o borrachao tanto em cima como nas posiçoes baixas numa mediçao aproximada do quao menor ela deveria ser chegamos a um valor uma palheta 1 menor poderia resolver corri ate um posto de gasolina e pela primeira vez na vida comprei uma palheta pelo comprimento dela 18 nao lembro ate hoje de que carro ela era voltando a zongara confirmamos nosso palpite funcionava a varredura ficava no limite do borrachao marcamos entao a posiçao da haste a refuramos e rebitamos no lugar perfect o segundo problema relatado e em relaçao a incompatibilidade entre os sistemas fiat e vw o comando do vw nao permite controlar o retorno do sistema em uma posiçao precisa de descanso em outras palavras ao desligar a alavanca o limpador para onde esta como e na minha kombi ‘65 ou seja sem dramas esta desvantagem se transformou facilmente em uma vantagem pois com um pouco de habilidade consigo descansar o braço verticalmente exatamente como nos dtm com o carro andando e o limpador funcionando faltava ainda o interior ouf e era preciso reformular o interior do carro para fazer jus ao nivel dos bancos enquanto o carro ainda estava na pintura busquei na internet os acabamentos superiores de portas utilizado nos gols cl/gl que casariam com o painel quadradinho e dariam uma enriquecida no interior do carro encontrei todos dianteiros e traseiros inclusive mais do que um jogo e acabei comprando tudo que encontrei em paralelo por indicaçao de amigos encontrei um carpete cinza claro original vw a venda na internet pronto agora o interior seria completamente reformulado eu precisava entao encontrar uma soluçao para os paineis de porta utilizando algum detalhe em laranja cuidando para nao exagerar as ideias foram surgindo com base no desenho original das portas do gol apenas simplificando para um contorno de linha unica os botoes dos vidros eletricos foram tambem deslocados para se alinharem com a maçaneta interna das portas para garantir a harmonia da cor dos bancos com o painel e paineis de porta o narcizo desenvolveu uma cor cinza no exato tom da cor do tep pintamos a capa do painel o acabamento do volante da summer e a chapa das costas do banco traseiro tudo no mesmo tom a decisao final foi entao pela segunda versao com o contorno laranjado mais fino que na pratica seria um debrum/galao que separaria o tep do tecido com a ideia no papel voltei ao seu henrique na ataide estofamentos e ele topou a parada com duas semanas de trabalho e de pura alegria o interior estava instalado [gallery columns= 5 link= file ids= 120500 120523 120522 120520 120514 120510 120506 120504 120501 ] a escolha do tecido acabou saindo melhor do que o esperado sua cor varia de acordo com a incidencia da luz ficando hora um ambiente monocromatico hora um bi tom de cinza em seguida voltei ao cad para desenhar um suporte para os instrumentos do painel que deixaram o lugar das saidas de ar centrais e desceram para o lugar do radio o suporte foi impresso em 3d e encaixou perfeitamente no lugar do radio sem necessidade de furar o painel os instrumentos de temperatura de oleo e mano vacuometro foram mantidos os cronomac enquanto o hallmeter foi colocado um novo da autometer o resultado final pode ser visto abaixo o pc#333 estava consertado repintado e tinha um interior praticamente concluido digo praticamente entre aspas pois ainda precisaria concluir o acabamento do porta malas deixado pra mais tarde reforçar e pintar o console alem de mais alguns pequenos detalhes as cerejas do bolo mas vou deixar estes detalhes para o proximo episodio por max loeffler project cars #333
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