FlatOut!
Image default
Zero a 300

Golf e Quantum Syncro: quando a VW decidiu apostar na tração nas quatro rodas

Hoje em dia, o VW Golf mais potente que se pode comprar é o Golf R. Um degrau acima do GTI, o Golf R é movido pelo mesmo motor 2.0 TSI, um quatro cilindros turbinado que, em sua mais recente encarnação, entrega 300 cv, pode ter câmbio manual ou DSG de dupla embreagem, e tem tração nas quatro rodas – a receita padrão dos hot hatches de topo atuais. Ainda que não seja o mais potente (o Ford Focus RS, por exemplo, tem 350 cv em seu motor 2.3 turbo Ecoboost), o Golf R tem um dos conjuntos mais equilibrados do mercado, e é garantia de diversão ao volante. Mas quando foi que a Volkswagen decidiu dar um sistema de tração traseira a um carro que, originalmente, foi concebido para ter tração dianteira? E como eles fizeram isto? Foi na década de 1980 – mais precisamente, em 1984, que foi o ano em que o Volkswagen Santana, primeiro VW "de luxo" lançado no Brasil, começou a ser vendido aqui. Na Europa, o Santana já ex