hoje em dia o vw golf mais potente que se pode comprar e o golf r um degrau acima do gti o golf r e movido pelo mesmo motor 2 0 tsi um quatro cilindros turbinado que em sua mais recente encarnaçao entrega 300 cv pode ter cambio manual ou dsg de dupla embreagem e tem traçao nas quatro rodas a receita padrao dos hot hatches de topo atuais ainda que nao seja o mais potente o ford focus rs por exemplo tem 350 cv em seu motor 2 3 turbo ecoboost o golf r tem um dos conjuntos mais equilibrados do mercado e e garantia de diversao ao volante [gt40 content search= volkswagen widget= 1 title= das auto no gt40 ] mas quando foi que a volkswagen decidiu dar um sistema de traçao traseira a um carro que originalmente foi concebido para ter traçao dianteira e como eles fizeram isto foi na decada de 1980 mais precisamente em 1984 que foi o ano em que o volkswagen santana primeiro vw de luxo lançado no brasil começou a ser vendido aqui na europa o santana ja existia desde 1981 exceto que como voce ja deve ter lido aqui ele nao se chamava santana e sim passat havia ainda a versao perua e o hatchback de duas ou quatro portas na europa a perua era vendida como passat wagon enquanto nos estados unidos era chamada de quantum como no brasil de qualquer forma enquanto a vw brasileira preparava o santana para sua estreia na alemanha ele era preparado para sua primeira atualizaçao que veio em 1984 como modelo 1985 alem de uma leve reformulaçao visual o passat wagon/quantum recebeu naquele ano sua primeira versao com traçao nas quatro rodas o sistema chamado pela volkswagen de syncro era na verdade o mesmo sistema quattro desenvolvido pela audi nao podemos dizer contudo que foi a audi a responsavel pela existencia da quantum syncro pois se nao fosse a vw a audi nao teria o sistema quattro ha [youtube id= _uhfuscie4w width= 620 height= 350 ] simples como ja contamos aqui o sistema de traçao integral quattro da audi foi inspirado pelo utilitario volkswagen iltis utilitario construido pela vw sob encomenda do exercito alemao entre 1978 e 1988 em 1977 enquanto acompanhava testes com o iltis um dos engenheiros da audi jorg bensinger percebeu que o prototipo do iltis era mais rapido que qualquer outro veiculo na neve nao importava o quao potente este fosse foi ali que ele teve a ideia de criar uma variaçao do audi 80 com traçao integral o sistema usava o arranjo do eixo dianteiro do audi 80 como base para o eixo traseiro que recebia um diferencial identico um terceiro diferencial era instalado no eixo carda com bloqueio mecanico compensava a diferença de velocidade entre os eixos impedindo a quebra do sistema e proporcionando uma qualidade de rodagem e traçao superiores [youtube id= jguzl6wrv5o width= 620 height= 350 ] o audi 80 era como o primo rico do santana e foi o primeiro automovel a ser equipado com traçao nas quatro rodas na verdade foi sua versao cupe chamada quattro lançada em 1980 quatro anos depois a volkswagen quantum recebeu sua propria versao do sistema chamada quantum syncro de inicio a versao de traçao nas quatro rodas da perua vinha equipada com o motor de cinco cilindros compartilhado entre audi e vw com dois litros de deslocamento e comando no cabeçote era praticamente um ap com um cilindro a mais compartilhando diversas caracteristicas do projeto mais potente era mais apropriado para compensar o aumento de peso do sistema syncro que adicionava algumas dezenas de kg a mais havia algumas diferenças em relaçao ao sistema usado na quantum syncro o eixo traseiro por exemplo era derivado da vw transporter de terceira geraçao aquela que recebeu um motor boxer arrefecido a agua sobre o qual falamos ha algum tempo isto porque o eixo original do quattro ocupava muito espaço e acabaria reduzindo o espaço no porta malas a volks tambem precisou modificar bastante a parte inferior do carro adaptando um tunel de transmissao e reposicionando o tanque de combustivel alem de eliminar a alojamento do estepe que nao ficava mais escondido sob o forro do porta malas e sim guardado no compartimento a vw era discreta na hora de identificar a quantum syncro se voce nao olhasse a perua por baixo so conseguiria identifica la pelo emblema na traseira a ideia de qualquer forma nao era exaltar a traçao integral como caracteristica esportiva como era feito no audi quattro e sim proporcionar uma station wagon com melhor capacidade de se locomover sobre a neve terra ou lama e a mesma ideia de modelos mais modernos como a linha allroad de peruas da audi [youtube id= p_trsucsugy width= 620 height= 350 ] o fato de nao ser uma perua esportiva nao significa que a quantum syncro nao possa ser guiada como uma perua esportiva apesar de nao ser muito conhecida por nos a quantum syncro se saiu bem nas vendas na europa a versao de traçao dianteira foi produzida ate março de 1988 quando veio a nova geraçao a syncro porem permaneceu por mais tres meses saindo de linha so em junho daquele ano [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] talvez por isso a vw tenha decidido arriscar e em 1986 apresentou o golf syncro baseado na segunda geraçao do golf lançada em 1983 o golf syncro tinha o mesmo apelo da quantum syncro mas usava um tipo diferente de traçao integral no audi quattro e na quantum syncro o motor era longitudinal e o diferencial traseiro era do tipo torsen no golf o diferencial era um haldex com acoplamento viscoso cujo funcionamento merece um paragrafo a parte colocando de forma simples o acoplamento viscoso consiste em um tambor fechado que em seu interior traz placas perfuradas e um fluido geralmente a base de silicone este fluido preenche cerca de 80% do volume do tambor e tem a finalidade de fazer a conexao mecanica destas placas [youtube id= xzilewxzxbq width= 620 height= 350 ] as placas estao ligadas ao eixo carda e por meio dele aos eixos dianteiro e traseiro movendo se de acordo com a velocidade das rodas quando ha uma diferença de velocidade entre as rodas e consequentemente entre as placas dentro do tambor o calor gerado pelo atrito faz com que o fluido se dilate e ganhe viscosidade ao ponto de ficar quase solido neste estado o fluido conecta as placas ligadas ao eixo dianteiro e ao eixo traseiro possibilitando a transferencia de energia mecanica do eixo dianteiro para o eixo traseiro e consequentemente distribuindo o torque do motor entre ambos os eixos mudando o tamanho dos furos e o desenho nas placas ate se pode determinar a intensidade desta distribuiçao de torque e a que velocidade o carro precisa estar para que o acoplamento viscoso entre em açao mas e impossivel fazer com que toda a força va para um unico eixo no caso do golf syncro normalmente o acoplamento viscoso distribuia o torque em 95% para o eixo dianteiro e 5% para o eixo traseiro variando conforme a velocidade das placas dentro do acoplamento viscoso desse modo o sistema era ativo de certo modo embora nao existisse um sistema eletronico que o controlasse [youtube id= dang6j5cfpe width= 620 height= 350 ] o sistema syncro foi o precursor do sistema 4motion usado pelo golf r nos anos 80 foi aplicado nao apenas no golf syncro que era apenas uma versao do golf comum com traçao nas quatro rodas e motor 1 8 de 90 cv mas tambem no golf rallye especial de homologaçao do wrc com para lamas alargados e motor 1 8 supercharged e 160 cv havia ainda o golf country syncro ediçao especial com suspensao elevada e acessorios off road como barra de proteçao na dianteira e luzes de neblina que so teve cerca de 7 700 exemplares fabricados e foi inspirado em um conceito apresentado no salao de genebra de 1989 o visual aventureiro proporcionado pelo estepe na tampa do porta malas e pelos apliques plasticos na carroceria nao e muito distante dos suvs compactos segmento que no brasil se popularizou com o ford ecosport que a volkswagen respondeu de certa forma com o crossfox exceto que ate onde sabemos o golf country syncro era muito mais valente que o crossfox [youtube id= pmhftextrsw width= 620 height= 350 ]
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