e sexta feira e se voce acha que ronco de motor e pilotagem de primeira e a melhor forma de começar a sexta feira veio ao lugar certo o pessoal da revista alema sport auto colocou os dois carros mais rapidos em nurburgring — o porsche 911 gt2 rs e o lamborghini huracan performante — em uma batalha contra o cronometro no circuito alemao de hockenheim e e claro que eles filmaram tudo para mostrar ao mundo [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 title= supercarros no gt40 ] e uma boa oportunidade para se ter uma noçao melhor da diferença de desempenho entre os dois superesportivos feitos para track days de alto nivel sao carros conceitualmente muito distintos que buscavam o mesmo proposito e ja protagonizaram um duelo intenso em nurburgring nordschleife o circuito de 20 km com 73 curvas a meca da velocidade o inferno verde e o benchmark desta geraçao mas nao e a unica forma de comparar o desempenho de dois carros [youtube id= 6ulsucerlqq width= 620 height= 350 ] em outubro de 2016 a lamborghini levou o huracan performante a nurburgring e conseguiu virar de 6 52 01 no processo roubando o recorde de 6 55 que o porsche 918 spyder havia conquistado em 2013 o video onboard tem algumas inconsistencias que levantaram desconfiança de muita gente a respeito do tempo do performante mas em ultima instancia o recorde e valido e os italianos se tornaram os novos reis de nurburgring quer dizer a lamborghini e italiana mas pertence a volkswagen tanto quanto a porsche tanto que o novo suv da lamborghini o urus usa o powertrain do porsche panamera [youtube id= fh8_2zqz3xm width= 620 height= 350 ] a porsche iria deixar barato evidentemente que nao assim quase um ano depois em setembro de 2017 o entao recem lançado 911 gt2 rs foi ate nurburgring e virou 6 47 25 recuperando seu recorde com cinco segundos de folga o suficiente para cobrir qualquer fraude que possa supostamente existir no onboard do huracan diga se um tira teima em um circuito muito mais curto e plano que o nordschleife pode ser uma boa forma de bem tirar a teima sera mesmo o porsche 911 gt2 rs tao superior em desempenho do que seu rival da lamborghini vejamos [youtube id= z gspieowni width= 620 height= 350 ] o momento e oportuno para relembrar os numeros das duas bestas o huracan performante usa um v10 naturalmente aspirado de 5 2 litros com 640 cv a 8 000 rpm e 61 2 mkgf de torque a 6 500 rpm o cambio de dupla embreagem e sete marchas leva a força do motor para as quatro rodas e o conjunto e suficiente para levar o supercarro que pesa 1 553 kg em ordem de marcha de zero a 100 km/h em 2 9 segundos o porsche 911 gt2 rs tem um boxer de seis cilindros e 3 8 litro com dois turbos capaz de entregar 700 cv a 7 000 rpm e 76 4 mkgf de torque entre 2 500 rpm e 4 500 rpm o cambio tambem e de dupla embreagem e sete marchas mas a traçao e apenas traseira com 1 470 kg o gt2 rs e capaz de ir de zero a 100 km/h em 2 8 segundos logo na primeira curva da para ver que a vantagem na relaçao peso potencia do porsche 911 gt2 rs ante o lamborghini huracan performante faz 2 1 kg/cv contra 2 42 kg/cv faz diferença antes de começar a frear o lamborghini chega aos 220 km/h por uma fraçao de segundo enquanto o porsche bate nos 232 km/h ao longo do circuito continuamos vendo o 911 gt2 rs freando mais tarde e retomando a aceleraçao mais cedo outro fator que contrubui para isto e a natureza dos motores o v10 gira mais mas os picos de potencia e torque ficam la em cima a curva do flat six biturbo e muito mais plana o torque alem de mais abundante se faz presente por uma faixa bastante generosa o que faz a diferença em um traçado de media velocidade como o tilkodromo de hockenheim comparaçao do traçado antigo em cinza com o atual em preto o antigo hockenreimring usado entre 1965 e 2001 era um longo circuito de quase sete quilometros com quatro retas de cerca de 1 3 km controladas por chicanes alem de uma seçao mais tecnica e truncada com isto a disputa trazia um fator a mais era preciso escolher entre acertar o carro para ganhar vantagem nas retas com menos arrasto ou nas curvas com um acerto de suspensao e aerodinamica mais voltado ao downforce e a estabilidade [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a maioria escolhia a primeira opçao e o espetaculo era a velocidade que os carros atingiam nas retas se voce assistir ao onboard de michael shumacher na volta de classificaçao para o gp da alemanha de 2000 vai sentir o drama em certos momentos a impressao e que se trata de um circuito oval [youtube id= ywvb7u6mx2y width= 620 height= 350 ] em 2002 a organizaçao da formula 1 exigiu que os admnistradores de hockenheim modificassem extensivamente o traçado que foi redesenhado por hermann tilke para a maioria dos fas de automobilismo hockenheim tornou se mais uma pista legal arruinada pelo projetista traçado completo cinza vs traçado dtm preto em compensaçao o fato de hockenheim ser o oposto de nurburgring com velocidades medias uma densidade de curvas muito menor e apenas 4 6 km de extensao torna ainda mais escancarado o rival de verdade do lamborghini huracan performante e o porsche 911 gt3 rs e nao o gt2 rs este esta um degrau acima quando o assunto e performance isto porque a volta foi disputada no traçado usado pela dtm que e ainda menor so 2 6 km de extensao em um circuito curto como este e impressionante que o porsche 911 gt2 rs tenha conseguido uma diferença de mais de dois segundos 1 03 8 contra 1 05 5 do lamborghini huracan performante repare que no ranking da sport auto quem esta logo atras deles e o lotus 3 eleven uma especie elise aliviado ao extremo sem teto sem para brisa e dotado de um v6 de 3 5 litros e 420 cv estes 420 cv so precisam empurrar 890 kg o que ajudou o britanico a virar 1 06 2 no circuito o porsche 918 spyder que foi citado logo no começo desta materia disputou contra o 3 eleven e perdeu por 0 1 segundo virando 1 06 3 [youtube id= x2hmgsdizv0 width= 620 height= 350 ] e o 911 gt2 rs esta acima bem acima de todos eles quem vai supera lo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.