FlatOut!
Image default
Guia de Compra

Golf GTI 1.8T Mk4: o que saber antes de comprar?

Parece que foi ontem, mas já se passaram 13 anos desde que o Golf GTI Mk4 saiu de linha. Foi no início de março de 2009 que a Volkswagen anunciou o fim de seu esportivo — na época, o mais potente do Brasil com 193 cv. O anúncio encerrava uma história de dez anos, iniciada em 1999, quando a quarta geração do Golf foi lançada no Brasil, agora nacionalizada pela primeira vez. Também pela primeira vez o Golf GTI apostava em um motor turbo para manter a dianteira no segmento dos hot hatches, um quatro-cilindros de 1,8 litro com cabeçote de 20 válvulas e 150 cv. O modelo chegou com a clássica carroceria de duas portas, mas logo veio a versão de quatro portas — que, em breve, se tornaria a única opção. Em 2001 o motor foi atualizado e passou a desenvolver 180 cv, potência que o acompanhou até o fim da produção europeia. No Brasil, como é bem sabido, o GTI fez hora extra e permaneceu até 2009, mas não sem ganhar mais uma atualização que elevou sua potência para 193 cv quando a