A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Golf GTI W12, ou quando a VW decidiu fazer um hot hatch de 650 cv e motor central-traseiro

Já faz 35 anos que, às margens do lago Wörthersee, na Áustria, acontece o maior festival de fãs da Volkswagen em todo o planeta. O encontro é tão grande que a própria Volks aproveita para apresentar conceitos especialmente para seu público. Há nove anos, um destes carros deixou todo mundo de boca aberta: o Golf GTI W12-650. Talvez você até já tenha visto ou ouvido falar deste carro, mas a gente nunca contou sua história aqui. Hora de resolver isto! Todos sabemos que hot hatches são bacanas porque conseguem empolgar mesmo com tração dianteira e potência relativamente baixa — quer dizer, hoje em dia temos hot hatches de tração integral com quase 400 cv, mas você entendeu nosso ponto. Só que a gente está falando de um carro que, mesmo apresentado em 2007, conseguiu subverter tudo o que a gente acha legal em um hot hatch só para nos impressionar. E deu certo! O Golf GTI W12-65o tem este nome porque, bem, seu motor é um W12 de 650 cv. Quer dizer, um "WR12", pois é formado p

Matérias relacionadas

Mustang e Camaro compartilhando câmbio? Calma, isso não é novidade – e é mais comum do que parece.

Leonardo Contesini

WTF-86: o motor V6 biturbo de 3,8 litros do Nissan GT-R é exatamente o que o Toyota GT86 precisava

Dalmo Hernandes

Esse cara deu uma volta em Manhattan a mais de 120 km/h – e teve que fugir do país para não ser preso

Leonardo Contesini