ian gordon murray era antes de tudo um entusiasta do automovel como todos nos nascido de imigrantes escoceses na longinqua africa do sul passava sua infancia e adolescencia devorando toda a leitura sobre automoveis que conseguia por as maos mas alem de se formar engenheiro e gostar de carro murray tinha algo mais desenhava com habilidade praticamente de artista tinha um impeto de inovaçao e uma mente fertil alem disso a vontade de trabalhar duro e incessantemente para conseguir o que queria um genio nao e genio apenas pela sua habilidade criativa sem muita vontade e trabalho toda genialidade se perde em um mar de inaçao e seriados da netflix [caption id= attachment_257768 align= aligncenter width= 999 ] o jovem murray e seu igm ford[/caption] mas este definitivamente nao e caso de murray desde muito cedo resolve tirar seus desenhos do papel em 1964 com apenas 18 anos começa a desenhar um carro inspirado claramente no lotus seven de seu idolo colin chapman lembrem se nao existiam desenhos prontos na internet entao na verdade nao existia nem internet nem computadores apenas as revistas mensais e semanais que chegavam mais de mes atrasadas dos eua e inglaterra gordon murray nao apenas desenha o carro tambem o faz em casa com ajuda do pai e o resultado o igm ford compete em pista em provas amadoras durante 1966 e 1967 enquanto ele estudava engenharia em durban ao se formar em 1969 abandona sua terra natal para perseguir um sonho trabalhar com colin chapman na lotus este e um sonho que nao realizaria mas nao ha por que chorar na inglaterra teria uma carreira incrivel extraordinaria inacreditavel ate muito alem de seus sonhos mais loucos [caption id= attachment_257778 align= aligncenter width= 999 ] um desenho do jovem murray que nao saiu do papel talento nato[/caption] por meio de uma amizade com ron tauranac consegue um trabalho na brabham boa parte da historia dai em diante e bem conhecida murray projeta carros de formula 1 para a brabham e depois mclaren no processo fazendo tanto nelson piquet quanto airton senna campeoes mundiais ao fim da temporada de 1989 ron dennis lhe da uma folha de papel em branco para criar uma nova empresa e um novo supercarro o hoje lendario mclaren f1 o f1 e hoje o seu maior feito e o motivo por que sera lembrado na historia todos sabem o porque nunca mais um carro deste tipo foi criado com tanta liberdade de pensamento e orçamento colocado com a impossivel missao de fazer o melhor carro esporte da historia murray simplesmente sem saber que tal coisa era impossivel foi la e fez ate hoje 30 anos depois dele colocar a primeira linha no papel o carro ainda e um serio candidato a este titulo talvez ate o unico a mclaren foi criada para ser uma empresa que continuaria depois do f1 mas pouca gente se lembra o carro foi um fracasso comercial por um tempo depois do fim do f1 murray e a mclaren ficaram sem rumo algo que culminaria com sua saida da empresa em 2007 mas e claro que murray nunca ficou parado; uma pessoa como ele provavelmente nunca vai parar ainda esta vivo e bem um alegre septuagenario que continua usando suas camisas floridas e que ainda adora ouvir bob dylan e os beatles e que continua trabalhando duro sem aposentadoria a vista mas para onde uma pessoa vai depois de fazer o carro mais fantastico da historia depois disso o que mais esperar dele simples continuar inovando existe uma longa historia de mais de 20 anos de projetos apos o seu famoso mclaren uma historia que esta longe do fim mesmo hoje em 2020 e e sobre isso que falaremos hoje gordon murray depois do mclaren f1 nao e uma lista completa; murray continua extremamente ocupado com uma serie de projetos de todo tipo e apenas uma seleçao dos mais importantes trabalhos do genio da camisa florida depois do f1 mercedes benz slr mclaren apos o fiasco financeiro do f1 o futuro da mclaren como produtora de automoveis parecia sombrio nao existia substituto para o f1 e parecia que tudo acabaria mas uma parceria com a mercedes benz em motores para a equipe mclaren de formula 1 acaba por crescer em 2000 a daimler compra 40% da mclaren [caption id= attachment_257780 align= aligncenter width= 800 ] o conceito vision slr[/caption] em 1999 no salao de detroit a mercedes mostra o conceito vision slr um carro inspirado nos 300slr dos anos 1950 um grande sucesso de publico a mclaren e gordon murray sao convidados para projetar o carro de produçao no inicio e um alivio para todos finalmente um novo trabalho e um futuro mas a lua de mel duraria pouco ja na primeira reuniao na mercedes um choque de cultura para murray o conceito tinha sido montado em cima da mecanica de um mercedes benz sl e os executivos enamorados apenas com a ideia de um novo slr queriam que ele competisse com aston martin e ferrari murray e sincero o motor tem que andar um metro para tras e ficar mais baixo as suspensoes pesadissimas a ar tinham que sumir e o que e esse tanque de combustivel de 100 litros montado em cima do eixo traseiro e alto pacas dois mundos diferentes colidindo [caption id= attachment_257781 align= aligncenter width= 999 ] fibra de carbono e aluminio no slr mclaren[/caption] o projeto sofreu segundo murray de falta de foco quando comparavam desempenho usavam ferrari enzo como comparaçao em nvh o seda classe s o carro ficou muito mais pesado que os objetivos iniciais o desenho muito cheio de bling o nivel de acabamento e isolamento bom para carros de luxo apenas o desenho original da carroceria nao pode ser mudado o tanto que murray desejava para melhorar a aerodinamica nao foi uma coisa nem outra nem um supercarro nem um cupe de luxo um projeto cheio de compromissos impostos a uma pessoa acostumada apenas com liberdade total olhando de fora era um carro ainda muito interessante mas murray claramente nao ficou feliz com o projeto e de ter seu nome ligado a ele nem com os rumos da mclaren como companhia em 2007 quando a empresa inaugura a nova fabrica murray fica no antigo predio onde era feito a f1 cuidando de projetos avançados dele sai o projeto 8 um cupe simples de motor central traseiro e estrutura em fibra de carbono muito parecido com o mp4 12c que seria lançado em 2011 inaugurando a fase atual da companhia logo sai da companhia sua influencia diminuida ali hoje diz dessa epoca apos o slr ron dennis tomou algumas decisoes ruins de gestao eu sai e a mclaren cars ficou num limbo por varios anos os anos na mclaren foram um desastre financeiro para mim gordon murray design t25/27 & i stream murray funda a sua empresa de consultoria independente gordon murray design em 2007 a sede e ainda o antigo predio onde o f1 foi projetado um local de grande importancia historica e fonte de inspiraçao a ideia era basicamente vender um novo metodo de produçao patenteado chamado i stream na verdade e uma tentativa de levar os metodos de produçao da formula 1 para o mainstream murray desenvolveu metodos para produzir compositos em maior quantidade e velocidade e estruturas mistas de metal e compositos plasticos estas estruturas criam a possibilidade de se reduzir significativamente o investimento em um novo carro apesar de muito provavelmente fazer um carro mais caro para mostrar este metodo resolve criar prototipos reais possiveis de se ver e testar nasce o t25 um carro urbano como nao podia deixar de ser e inovador murray usa seu conhecido sistema de direçao central e tres ocupantes da f1 aqui para maior ocupaçao de espaço o t25 e minusculo na contramao do aumento constante de tamanho e peso dos carros mas mesmo assim atende todas as exigencias de segurança passiva atual a estrutura de fibra de carbono aqui e o grande pulo do gato bem como o interior com direçao central aparece depois uma versao eletrica o t27 basicamente uma maneira de mostrar seu novo metodo de produçao permaneceu prototipo apenas tvr griffith em 2017 e apresentado o primeiro carro que usara o sistema de produçao i stream de murray o tvr griffith parte de um esforço de reviver a antiga e respeitada fabricante de carros esporte tvr sua empresa ficou a cargo de todo o projeto tambem que tinha seu inicio de vendas programado para o meio de 2020 mas certamente foi atrapalhado pela corrente pandemia o carro e totalmente desenvolvido pela gmd do design de carroceria ate a estrutura e o metodo de produçao o motor e um moderno dohc v8 ford de mustang 5 0 mas preparado pela cosworth para girar mais livre e para receber rebaixamento de altura total via carter seco o carro parece uma criaçao quase perfeita de um cupe esportivo para uso diario transmissao manual tremec de 6 velocidades distribuiçao de peso 50 50 e suspensoes de primeira linha a estrutura com um spaceframe de aço e aluminio e varios reforços em compositos de fibra de carbono com rigidez torsional alta pesa apenas 1250 kg em um carro moderno com airbags abs e controle de estabilidade e traçao um desenho sensacional bem projetado que espera seu lançamento e produçao para validar uma serie de conceitos de murray esperamos ansiosos torcendo aqui gvt ox o global vehicle trust e uma entidade filantropica fundada por sir torquil norman com objetivo de levar a mobilidade a paises carentes da africa nestes lugares o transporte de alimentos agua remedios e pessoas e precario muitas vezes e feito com traçao animal ou com veiculos extremamente obsoletos pesados e/ou de dificil manutençao e um grande problema que requer uma soluçao humanitaria pensou sir norman o resultado da colaboraçao entre o global vehicle trust e gordon murray design e o ox um barato e simples caminhao leve para todo terreno murray enfrenta o novo desafio de forma original como sempre o caminhao e leve barato produzido sem ferramentas caras suspensao independente nas 4 rodas excelente distribuiçao de peso plataforma de carga plana traçao dianteira e motor diesel de 100hp mas excelentes vao livres e angulos de ataque e partida fazem um carro tao habil quanto um 4x4 no fora de estrada o ox pode transportar uma carga util de quase duas toneladas acomodar ate 13 pessoas transportar oito tambores de 44 galoes ou tres pallets normalizados a cabine e de chapa corrugada reta sem curva para reduzir custo e dentro dela tres lugares com motorista no centro claro gordon murray automotive t50 em 2017 apos a apresentaçao do griffith vem a noticia de que gordon murray agora sera tambem um fabricante de veiculos a gordon murray automotive gma pretende fabricar carros esporte desenhados por murray e fornecer produçao terceirizada para outras empresas usando o sistema i stream claro em junho de 2019 aparecem os detalhes do que sera seu primeiro carro nada mais nada menos que uma re interpretaçao moderna do mclaren f1 como o f1 o carro tera estrutura de fibra de carbono e direçao central e tres ocupantes ja uma tradiçao e marca registrada de murray o motor sera central traseiro v12 aspirado tambem como o f1 mas aqui acabam as diferenças pois a tecnologia progrediu desde 1990 e o novo carro vai se aproveitar disso alem de apenas uma modernizaçao do f1 o carro tambem e uma volta ao passado de murray explico em 1978 quando a lotus coloca carros com efeito solo na f1 nosso heroi nao consegue seguir chapman o motor alfa romeo boxer de 12 cilindros da brabham ficava no meio do caminho do difusor embaixo do carro sua soluçao para contornar isso e totalmente pragmatica e genial eu li o regulamento e o artigo 3 7 sobre dispositivos aerodinamicos dizia toda superficie ou equipamento que tem a influencia aerodinamica no carro como funçao primaria deve sempre permanecer estacionario e ser fixo em relaçao a massa suspensa do veiculo perguntei para um amigo advogado o que significa funçao primaria e ele disse bem quantas funçoes existem respondi duas entao ele disse a funçao principal e a que tem mais da metade da influencia entao se pudessemos selar as saias laterais como as da lotus e ter um ventilador que usa mais de 50% de seu fluxo para resfriar o carro e o resto para sugar o carro para baixo… muito foi escrito dizendo que tentamos esconder o fato de que o carro era sugado para baixo nos nunca fizemos isso sempre dissemos sim puxa o carro para baixo mas essa nao e sua funçao primaria sua funçao primaria e o resfriamento o brabham bt46b fan car ganhou sua primeira corrida e causou um bate boca danado de acordo com murray nao foi banido como todos dizem ate hoje pressionado pelas outras equipes bernie ecclestone dono da brabham retira o carro da competiçao na epoca murray nao entendeu mas bernie tinha planos para o futuro que nao incluiam acabar com a harmonia de sua associaçao de construtores murray conta que os fiscais foram ate a brabham onde ele provou que 55% da ventilaçao passava pelo radiador e 45% somente criava downforce o carro era legal e estava aprovado para o resto da temporada ano que vem disseram eles esta regra muda para acabar com o ventilador apenas a revolta dos outros fabricantes ironicamente liderados por chapman que fez o carro ser retirado de competiçao era um campeao certo pode se ver que essa historia toda nao saiu da cabeça de murray quarenta anos depois seu novo t 50 tem um ventilador com o mesmo tamanho do brabham 400 mm murray declara que o seu novo superesportivo tera a mais avançada aerodinamica ja usada em um carro de rua para tanto sao usado o tunel de vento e os engenheiros da equipe racing point de formula 1 e nao so isso o motor sera um v12 de aspiraçao natural criado pela cosworth exclusivamente para o t 50 com 3 9 litros tera o maior limite de giros da historia nada menos que 12100 rpm serao 650 hp e 45 kgfm o que num carro de 980 kg dara resultados certamente incriveis a transmissao milagre nao e de dupla embreagem e um manual tradicional desenvolvida pela x track com seis marchas a admissao de ar do motor logico e no centro do teto nao sei voces mas eu mal posso esperar para ver isso finalmente nas ruas um verdadeiro sucessor para o f1 muito mais que qualquer coisa feita pela mclaren se nenhum virus atrapalhar o lançamento esta programado para o meio de 2022 apenas 100 serao feitos numero proximo ao total de mclaren f1 vendidos o preço estimado e de 2 2 milhoes de libras esterlinas cada o que olhando a f1 pode ser um investimento muito bom e um investimento claro que nao precisa ficar no banco pode ser dirigido por ai gritando seu berro de doze mil rpm meu tipo de investimento
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