gordon murray e um dos mais respeitados engenheiros automotivos do planeta e e merecido na virada dos ano 90 ele imaginou e tornou realidade um inacreditavel superesportivo de tres lugares que por muitos anos foi o carro mais rapido do mundo com certeza voce ja se ligou que estamos falando do mclaren f1 que para muitos e um dos maiores supercarros de todos os tempos nao apenas por ser capaz de chegar aos 386 km/h mas por faze lo com um v12 naturalmente aspirado de 636 cv ha ha quase duas decadas na verdade o recorde completa 20 anos no proximo dia 31 de março [gt40 content search= ford widget= 1 ] o pai do mclaren f1 inovou ao utilizar um monocoque de fibra de carbono com subchassis na dianteira e na traseira em vez da estrutura tubular do tipo spaceframe criando um carro muito mais rigido e leve e estabelecendo um novo padrao no segmento ele se inspirou no honda nsx para fazer do mclaren f1 um superesportivo rapido veloz e avançado claro mas tambem que fosse suficientemente espaçoso para tres pessoas e sua bagagem com ar condicionado e radio o mclaren f1 so foi superado em velocidade maxima em 2005 pelo bugatti veyron movido por um w16 quadriturbo de oito litros com quase o dobro da potencia gordon murray seu mullet e o mclaren f1 anos depois gordon murray decidiu revolucionar o modo de fabricar carros criando o metodo istream que automatiza boa parte do processo de construçao de um carro para torna lo mais rapido barato e flexivel a preocupaçao de murray com a mobilidade tambem o levou em 2013 a criar o ox um caminhao modular com motor a diesel e carroceria de madeira compensada para ser um veiculo resistente e de baixo custo para paises emergentes e antes de tudo isto de 1969 a 1981 gordon murray foi designer da formula 1 sendo o projetista por tras de onze monopostos da brabham e ainda contribuindo com os mclaren mp4/3 e mp4/4 gordon murray e sem exagero um dos grandes visionarios da industria automotiva mas ele tambem e um fa dos classicos como qualquer um de nos a diferença e que em sua posiçao murray tem condiçoes de convocar o time que quiser para fazer o carro que ele quiser e ele escolheu um ford escort mk1 com motor quatro cilindros cosworth uma bela escolha por sinal e tipicamente britanica ainda que gordon murray seja sul africano murray ja sem o mullet e seu escort a oficina escolhida por murray para executar seu projeto foi a britanica retropower especializada em carros de corrida e esportivos classicos europeus os caras certamente tem alguns projetos interessantes no curriculo como um lancia stratos com supercharger volumex um vauxhall chevette hsr preparado para rali e um opel ascona 400 naturalmente os caras decidiram documentar todo o projeto e estao produzindo um documentario dividido em varios episodios para isto o carro antes de ser desmontado e jateado e depois boa parte da estrutura estava mesmo integra com algumas marcas de colisao na dianteira e na lateral traseira direita no primeiro deles o proprietario da retropower callum seviour conta como tudo começou ele diz que em meados de 2017 recebeu uma mensagem de um numero desconhecido dizendo que gordon murray iria dar uma passada na oficina para discutir um projeto de inicio todos da equipe ficaram descrentes seria mesmo o gordon murray e eles nao acreditaram ate que o homem entrou pela porta da frente dizendo que estava procurando referencias para o projeto na internet topou com o trabalho deles gostou do que viu e entrou em contato atraves de seu acessor [youtube id= nsig7onxc6w width= 620 height= 350 ] gordon murray queria um escort para usar regularmente nas ruas e de vez em quando ir para a pista um carro com visual bastante proximo do original e modificaçoes escolhidas a dedo para torna lo mais confiavel mais potente e mais rapido sem alterar o carater do classico juntos ele e a equipe chegaram a conclusao de que um quatro cilindros moderno seria a melhor escolha um duratec com cabeçote e admissao cosworth naturalmente aspirado com corpos de borboleta individuais e perto de 250 cv [youtube id= 3y_pvhg54ay width= 620 height= 350 ] o motor sera acoplado a uma caixa manual de seis marchas e segundo callum so ha uma opçao o cambio do mazda rx 7 de terceira geraçao que ja vem de fabrica com as cinco primeiras marchas mais proximas entre si e a sexta mais longa bom para pegar velocidade na pista mas tambem competente para rodar na cidade e ocasionais viagens alem disso ela e praticamente plug and play com o motor duratec que e um projeto desenvolvido pela mazda sob encomenda da ford [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] sabendo disto tudo os caras foram buscar um carro para servir de base callum encontrou um escort mk1 com estrutura integra ainda que com alguns pontos de corrosao e totalmente original apenas a carroceria seria aproveitada suspensao mecanica interior e detalhes de acabamento todos seriam feitos do zero novos paineis foram comprados para os para lamas enquanto capo e tampa do porta malas sob medida ja foram feitos em fibra de carbono a tampa do porta malas feita sob medida paineis novos para a carroceria cuja qualidade surpreendeu os responsaveis pelo projeto murray foi bastante especifico e exigente com os detalhes do interior o carro deveria ter mais saidas de ar no painel originalmente o escort de primeira geraçao tem apenas duas e ergonomia melhorada com mais proximo das maos e comandos acessiveis no painel alem de instrumentaçao mais completa e de facil leitura com a consultoria de murray que esta acompanhando tudo de perto a equipe da retropower ja definiu diversos aspectos do projeto os bancos serao do tipo concha com revestimento parcial em tartan o painel recebera quatro saidas de ar circulares e um cluster de instrumentos feito sob medida com relogios auxiliares em um console central adaptado e o banco traseiro dara lugar a um espaço para bagagem nao havera qualquer sistema de som ou multimidia para murray o sistema de entretenimento do carro e mesmo conjunto mecanico o carro tera suspensao independente do tipo mcpherson nas quatro rodas sendo que na traseira o diferencial sera usado como componente estrutural do subchassi ja os freios serao da ap racing e isto e tudo o que ha para dizer do ponto de vista tecnico ate agora voce tem noçao do quanto isto e bacana ainda que tenha um curriculo absurdo e sea murray quer um carro simples sem sobrealimentaçao sem modificaçoes em excesso sem potencia exagerada e claro que gordon murray esta ciente de todo o legado do escort mk1 e sabe que o mesmo e um dos project cars mais populares do reino unido mas ele poderia muito bem mexer seus pauzinhos e simplesmente assinar um cheque e deixar os engenheiros cuidarem de tudo mas ele prefere acompanhar de perto dar opinioes e conselhos e se envolver de verdade [youtube id= mwf2jtn rjk width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.