os estados unidos nao sao o pais mais tradicional quando o assunto e formula 1 mas uma das corridas mais emblematicas da categoria aconteceu exatamente la mais precisamente no circuito de watkins glen em nova york em 1974 [gt40 content search= classico americano widget= 1 ] mas nao foi exatamente a corrida em si que tornou o gp dos eua de 1974 uma prova historica tem mais a ver com os espectadores que transformaram a corrida e o circuito em um verdadeiro woodstock so faltaram as bandas porque gente jovem bebidas drogas e caos houve de sobra teve ate onibus pegando fogo o circuito de watkins glen international tambem conhecido como the glen foi aberto em 1956 recebeu sua primeira corrida da nascar em 1957 e em 1961 recebeu a formula 1 pela primeira das 20 vezes que sediaria a etapa americana da competiçao como conta o pessoal do bangshift tudo começou mais ou menos no fim dos anos 1960 havia uma grade area aberta logo ao lado do circuito que permitia assistir toda a corrida e nao demorou para que a administraçao do circuito percebesse que poderia cobrar pelo acesso uma vez que era preciso passar por um tunel atras dos boxes para chegar ate la o ingresso custava bem mais barato e permitia que se assistisse ao evento por todo o fim de semana as pessoas vinham em caravanas e acampavam la e era mesmo como um grande woodstock automobilistico lembre se estamos falando da virada dos anos 70 era um tempo diferente com drogas baratas e abundantes cigarros patrocinando a formula 1 e um clima de festival em qualquer aglomeraçao de pessoas nao existia internet muitas pessoas sequer tinham tv em casa e bem a infraestrutura para o publico nao era exatamente a prioridade de um circuito de corridas o local onde as pessoas iam para assistir o gp dos eua em watkins glen era um grande descampado e por ele passava um canal de drenagem que transformava tudo em um verdadeiro pantano por isso a area ficou conhecida como the bog o pantano literalmente e bem era um caos isto porque bem assistir a corrida acabava ficando em segundo plano dezenas de carros paravam por la e considerando que o ambiente se tornava uma verdadeira festa regada a drogas e bebidas o pessoal que ficou conhecido como os bogladytes acabava arranjando outras formas de se divertir uma delas era tentar atravessar o canal de drenagem de carro quem conseguisse era ovacionado quem nao conseguisse bem os carros que ficavam presos na lama do pantano eram incendiados sim os caras colocavam fogo nos veiculos e ficava por isto mesmo era perigoso sim mas segundo consta ninguem jamais se feriu gravemente por la e todos sabiam do risco que corriam ao tentar atravessar o pantano sendo assim a tradiçao continuou por mais alguns anos ate que em 1974 ano do segundo titulo de emerson fittipaldi que pilotava pela mclaren as coisas sairam do controle fittipaldi estava empatado com clay regazzoni da ferrari em pontos ambos estavam com 52 na pratica o brasileiro precisava apenas chegar a frente do suiço para garantir o titulo para si e para a mclaren imagine o quanto os brasileiros estavam empolgados [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] foi por isto que um grupo de cerca de 40 pessoas saiu do brasil para acompanhar a ultima corrida da temporada na esperança assistir a emerson fittipaldi conquistar o bicampeonato emmo chegou em quarto e de fato ficou com o titulo mas o pessoal acabou nao assistindo nada nao havia internet nao havia noticiarios cobrindo tudo em primeira mao e ninguem sabia que o role no pantano era pesado foto kevin martin/curbside classic o pessoal fretou um onibus greyhound para leva los ate a corrida e o veiculo foi estacionado no woodstock de watkins glen o motorista saiu e aparentemente largou a chave no contato dando uma olhada nas fotos deste post da deduzir o que aconteceu nao da um dos bogladytes ja aditivado pelo coquetel local teve a brilhante ideia de tentar atravessar o pantano de onibus provavelmente sabendo que o grande veiculo ficaria preso e acabaria sendo incendiado [youtube id= q2 zmi1hbfw width= 620 height= 350 ] as imagens do incendio começam por volta dos 3 30 no video dito e feito depois de rodar a toda velocidade pelo local passando por cima de outros carros e promovendo o caos o onibus ficou preso e foi incendiado junto com outros dez ou doze carros os brasileiros ficaram sem transporte e foi preciso que a greyhound enviasse outro onibus para leva los ate o aeroporto onde pegariam o voo de volta para o brasil alguns provavelmente sequer sabiam que fittipaldi havia chegado em quarto lugar garantindo seu segundo e ultimo titulo depois disto o pantano foi fechado ele durou tanto tempo porque ninguem havia se machucado com seriedade e tambem porque era algo lucrativo para a administraçao do circuito cobravam se entradas e o custo de manutençao era praticamente zero os donos de watkins glen precisavam apenas se preocupar com a limpeza do local depois da corrida que rolava uma vez por ano mas depois do que aconteceu naquele 1974 alguem la dentro abriu os olhos e achou melhor fazer alguma coisa antes que alguem se ferisse ou algo mais tragico acontecesse e foi assim que a partir de 1975 nao houve mais acesso pago ao pantano no gp dos eua em watkins glen
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.