era uma vez no distante ano de 2005 uma formula 1 na qual os carros cantavam alto com seus motores v10 e os pilotos nao eram punidos por desalinhar o cabelo do rival nessa epoca alem da competiçao entre equipes pilotos e motores tambem havia uma disputa entre os fabricantes de pneus porque havia dois fornecedores em vez de apenas um como atualmente por um lado isso ajudava a aumentar as diferenças entre os carros — especialmente em uma epoca em que a aerodinamica fala mais alto mas ao mesmo tempo isso resultou em um dos episodios mais decepcionantes da formula 1 recente o gp dos eua de 2005 no circuito misto de indianapolis dos 20 carros que deveriam correr a prova somente seis alinharam para a largada os dois carros da jordan os dois da minardi e os dois da ferrari os outros 14 foram orientados por sua fornecedora de pneus a michelin a nao disputar a prova por questoes de segurança e assim fizeram um novo mundial a temporada de 2005 começou com fernando alonso disparando na dianteira do campeonato de pilotos enquanto michael schumacher que havia sido campeao da temporada anterior nas primeiras tres provas o espanhol tinha 26 pontos enquanto schumacher somava apenas dois pontos conquistados no gp da malasia na vespera do gp dos eua daquele ano schumacher sequer era um candidato ao titulo — a briga era entre alonso entao com 59 pontos e kimi raikkonen que ainda sorria e tinha 37 pontos na vice liderança schumacher vinha em quinto com 24 pontos a corrida americana contudo colocou schumacher de volta na briga pelo titulo isso porque durante os treinos a michelin descobriu uma limitaçao de seus pneus tudo começou na sexta feira 17 de junho de 2005 durante a sessao de treinos da tarde ralf schumacher entrou na curva 13 e saiu dela com tres rodas quebradas arrastando seu carro no muro externo o motivo uma falha no pneu traseiro esquerdo fez com que ele estourasse tirando o controle do carro das maos de ralf a batida aconteceu na mesma curva e da mesma forma que no ano anterior ralf schumacher entrou na curva com seu williams o pneu traseiro esquerdo estourou e ele acabou no muro https //www youtube com/watch v=km30ts8qc1g o problema e que a curva 13 de indianapolis e uma curva de alta e inclinada e isso resulta em uma carga muito maior sobre os pneus se comparada com as outras curvas do circuito a michelin que fornecia os pneus para a toyota analisou o pneu danificado causador do acidente e inicialmente declarou nao ter entendido as razoes da falha do pneu desde 2001 quando o regulamento permitiu a entrada de um segundo fornecedor de pneus a michelin nao havia tido problemas em indianapolis contudo em 2005 o regulamento mudou e proibiu a substituiçao de pneus durante a corrida e com isso os carros equipados com os pneus michelin acabariam descalços a partir da decima volta diante desta situaçao ate entao inimaginavel os franceses anunciaram que enviariam um lote de pneus com especificaçoes diferentes para os eua emergencialmente os pneus eram da mesma especificaçao do gp da espanha mas continuaram apresentando o problema na curva 13 chefe temos um problema no sabado 18 de junho os engenheiros chefes da michelin enviaram uma carta ao diretor de prova charles whiting dizendo que ainda nao haviam identificado a causa das falhas e que se a velocidade de contorno da curva 13 nao fosse reduzida de alguma forma a marca nao poderia garantir a segurança dos pneus por mais de 10 voltas no mesmo dia os engenheiros da michelin enviaram uma nova carta a whiting na qual diziam que nao permitiriam que os carros largassem sem alteraçoes na curva whiting respondeu dizendo que tal alteraçao nao seria possivel mas que as equipes deveriam limitar a velocidade de seus carros de acordo com o recomendado pela michelin alem disso whiting disse que a substituiçao dos pneus por um novo composto poderia ser interpretada como uma brecha no regulamento e que uma alteraçao no traçado estava fora de questao o grid vazio a vitoria sem disputa varias propostas foram feitas para contornar a situaçao — desde a chicane ate a realizaçao de uma prova extra campeonato todas foram rejeitadas no domingo os 20 carros alinharam atras da faixa de tijolos de indianapolis e partiram para a volta de formaçao antes da 13ª curva que dava acesso a reta de largada os carros com pneus michelin entraram nos boxes deixando apenas os seis carros equipados com pneus bridgestone apesar do impedimento/desistencia dos 14 outros carros os seis carros que largaram estavam nas posiçoes em que se classificaram desta forma michael schumacher largou em 5º barrichello em 7º tiago monteiro e sua jordan ficaram em 17º christijan albers da minardi ao lado do portugues e a frente de narain karthikeyan com o outro jordan e de patrick friesacher completando o grid nas duas ultimas posiçoes https //www youtube com/watch v=umhbpt4hqba schumacher assumiu a dianteira seguido de perto por barrichello os dois evidentemente abriram uma vantagem imensa sobre os outros quatro carros — que foram os mais lentos da classificaçao os bolidos vermelhos mal haviam completado a decima volta quando o publico estima se um numero entre 100 000 e 150 000 pessoas começou a levantar e a deixar as arquibancadas boa parte deles em direçao as bilheterias para pedir seu dinheiro de volta quem ficou vaiou ate mesmo latas de cerveja e garrafas de agua foram atiradas na pista um fiasco completo mas a corrida seguia e na 26ª volta schumacher fez uma parada de 32 segundos que deu a liderança a barrichello na volta 51 schumacher recuperou a posiçao na saida da pit lane depois de empurrar barrichello para a grama — uma disputa que nao foi investigada pelos fiscais de prova mas acendeu um alerta nos boxes da ferrari que pediu aos pilotos que pegassem leve porque abandonar uma corrida de seis carros seria ridiculo pela situaçao e pelo desperdicio de pontuaçao garantida e assim a corrida ficou com todo mundo na mesma posiçao da largada porem com schumacher e barrichello quase duas voltas a frente dos demais em terceiro ficou tiago monteiro o primeiro portugues a subir ao podio da f1 seguido por naraim karthikeyan christijan albers e patrick friesacher com o quinto e o sexto lugares a dupla da minardi conquistou os ultimos pontos da historia da equipe italiana o podio foi sobrio nenhum dos convidados para a entrega dos premios subiu a tribuna todos os membros da ferrari receberam os trofeus sem comemoraçao e deixaram o podio rapidamente monteiro contudo aproveitou para comemorar o melhor resultado de sua carreira o dia seguinte com a vitoria que seria sua unica na temporada schumacher entrou na briga pelo titulo ao subir da quinta para a terceira posiçao encostando em raikkonen o vice lider o segundo lugar de barrichello tambem o levou para o topo da tabela na quarta posiçao enquanto a ferrari empatou com a mclaren ambas com 63 pontos na vice liderança do campeonato de construtores atras da renault que liderava com 76 pontos fora das pistas bernie ecclestone disse que o futuro da f1 nos eua e da michelin na f1 nao era muito bom e completou dizendo que as equipes nao tiveram culpa a fia por sua vez publicou a justificativa tecnica para a recusa da instalaçao da chicane na curva 13 e tambem para a recusa do pedido de substituiçao dos pneus o texto dizia que a f1 opera sob regras claras que nao podem ser alteradas quando uma equipe traz o equipamento inadequado para a corrida sobre a chicane a fia alegou que a instalaçao provisoria nao teria nenhum padrao de segurança moderno e por isso a vetou para piorar a historia as equipes que tinham pneus michelin haviam se unido para boicotar a prova — dai a retirada apos a volta de apresentaçao por essa razao os representantes legais de cada um dos sete times foram chamados ao conselho da fia na frança para uma audiencia onde deveriam explicar as razoes para tal postura elas foram multadas por violar o artigo 151c do codigo desportivo internacional que se refere a atos que prejudiquem os interesses da competiçao ou do automobilismo em geral a fia os acusou de nao garantir a disponibilidade de pneus adequados para a prova de nao permitir que os carros começassem a corrida nao permitir que os carros corressem com restriçoes de velocidade em uma das curvas o que era seguro para os pneus disponiveis combinar com outros times uma exibiçao danosa para a formula 1 e nao notificar os fiscais sobre sua intençao de nao disputar a prova na mesma semana a fia divulgou um comunicado no qual explicava sua posiçao diante do escandalo max mosley entao presidente da federaçao fez uma analogia com uma situaçao hipotetica na qual os motores de um fabricante sofram com cavitaçao em curvas de alta aceleraçao lateral e reiterou que a decisao de nao instalar a chicane se deveu a falta de padroes de segurança como nunca fora testada eles simplesmente a consideraram insegura alem disso mosley reforçou que as alternativas sugeridas pela fia eram viaveis e que as equipes poderiam usar a pitlane como alternativa a curva 13 especialmente porque haviam apenas seis carros com pneus bridgestone o que significa que as equipes poderiam disputar os pontos do setimo e oitavo lugares dez dias depois da corrida o conselho mundial de automobilismo da fia declarou as equipes culpadas por nao terem pneus adequados e por nao permitir que seus carros disputassem a prova a decisao durou apenas um mes em julho de 2005 o conselho revisou a decisao e isentou as equipes da culpa especialmente depois que ron dennis e christian horner explicaram que segundo as leis do estado de indiana as equipes poderiam ser acusados criminalmente por expor terceiros a um risco conhecido — mesmo sem um acidente quanto a michelin a empresa ressarciu os espectadores que pediram o dinheiro de volta e ainda comprou 20 000 ingressos para a prova de 2006 que foram entregues aos clientes ressarcidos ao final da temporada seguinte a michelin encerrou seu programa de fornecimento de pneus para a f1 deixando a bridgestone como unica fabricante de pneus
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