embora o irmao seda do golf sempre estivesse a sua sombra e inegavel que o jetta conseguiu conquistar o publico pelas mesmas qualidades do hatchback estilo minimalista com diretrizes inauguradas na primeira geraçao por giorgetto giugiaro base mecanica confiavel robusta e sem exotismos especialmente nas tres primeiras geraçoes bom acabamento e considerando a base golf quase sempre uma dinamica muito bem acertada para um traçao dianteira e claro no fim das contas um espaço extra para a bagagem e uma proposta mais seria e refinada ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] ao gozar das mesmas boas caracteristicas do golf o jetta tambem e encarado por alguns entusiastas como um carro de apelo mais esportivo do que geralmente se ve em seu segmento e por isto que desde 1980 o jetta tambem possui sua versao apimentada a gli nao e tao conhecida quanto o golf gti nem se fez presente em todas as geraçoes mas mesmo assim conquistou o seu espaço na tradiçao vag o jetta gli de setima geraçao foi apresentado nesta semana e a noticia de que ele tem exatamente o mesmo motor do golf gti o 2 0 tsi de dois litros com turbo e 230 cv foi muito bem recebida bem como o fato de o gli ser equipado com um eixo traseiro do tipo multilink em vez do eixo de torçao assim mesmo que tenha se distanciado ainda mais do golf que esta para entrar em sua oitava geraçao por assumir uma proposta dimensional que ate o aproxima do passat o novo jetta gli ja foi chamado de seda do golf gti mais de uma vez analisando o historico da versao gli podemos constatar que ha bastante embasamento para o apelido quer ver so jetta gli mk1 a primeira geraçao do jetta era em essencia um golf mk1 com um terceiro volume enxertado na traseira criado em 1979 especificamente para agradar aos norte americanos que na epoca ainda preferiam os tres volumes o jetta logo tornou se o carro europeu mais vendido dos eua sua versao esportiva gli foi apresentada em 1980 quatro anos depois do golf gti na epoca o seda ja apresentava uma caracteristica que seria marcante em quase todas as geraçoes seguintes o desenho da dianteira que era diferente do que se via no golf em termos de mecanica e interior os dois carros eram praticamente iguais para deixar claro que o jetta era um carro mais requintado a volkswagen decidiu batizar sua versao de topo gli a sigla quer dizer grand luxury injection gti como voce deve saber significa grand touring injection ou gran turismo injection dependendo da fonte na pratica porem o primeiro jetta gli usava exatamente o mesmo motor 1 6 8v de 110 cv do golf gti e tematizaçao semelhante na carroceria com molduras pretas nos para lamas e faixas na parte inferior das laterais os frisos vermelhos do golf porem davam lugar a frisos cromados no seda em 1982 o motor do golf gti teve o deslocamento ampliado de 1 6 litro para 1 8 litro atraves de um aumento no diametro dos cilindros e no curso dos pistoes de 79 5 x 80 mm para 81 x 86 4 mm com isto o carro ficou mais torcudo de 14 2 kgfm a 4 000 rpm passou para 15 6 kgfm a 3 500 rpm e de quebra vieram 2 cv a mais passando de 110 cv para 112 cv como nao poderia deixar de ser o jetta gli ganhou o mesmo motor jetta gli mk2 a segunda geraçao do jetta foi lançada em 1984 primeiro na europa onde afinal tambem foi um sucesso no ano seguinte chegou aos estados unidos o jetta mk2 era um carro de formas mais harmonicas que o jetta mk1 que tinha um aspecto mais improvisado ; era maior e tambem mais refinado contando ate mesmo com um subchassi para a suspensao dianteira a versao esportiva foi lançada em 1985 novamente com o motor do golf gti que ainda era o mesmo 1 8 8v de 112 cv no entanto no mercado europeu a versao passou a se chamar simplesmente jetta gt apenas nos estados unidos o carro continuou utilizando o nome jetta gli siglas porem sao detalhes em vista da maior novidade do jetta mk2 esportivo em 1987 foi adotado um novo motor 1 8 16v de 139 cv novamente em linha com o golf gti no reino unido alias o seda era vendido como jetta gti 16v enfatizando ainda mais seu parentesco com o golf nos eua o jetta gli tinha um conversor catalitico equipamento obrigatorio pela legislaçao norte americana que reduzia a emissao de poluentes ao custo de 10 cv a menos alem do motor mais potente o jetta glt/gt/gti tambem ficou mais parecido com o golf gti nos equipamentos ele vinha com suspensao mais baixa spoilers na dianteira e na traseira frisos vermelhos nos para choques freios a disco nas quatro rodas bancos recaro e painel de instrumentos com conta giros jetta gli mk4 a versao gli deu um tempo durante a terceira geraçao do jetta lançada em 1992 na europa o jetta mkiii marcou um ponto de virada na trajetoria do seda que ficou consideravelmente maior e ainda mais refinado na alemanha ele ate mudou de nome passando a se chamar vw vento seguindo a tendencia de batismo da marca nos anos 90 o gli foi substituido indiretamente por duas versoes o jetta gt que tinha decoraçao esportiva porem era movido por um quatro cilindros de 110 cv; e o jetta vr6 que adotava o mesmo motor seis cilindros em v de angulo estreito do golf vr6 na epoca com 174 cv foi so na quarta geraçao o carro que conhecemos no brasil como vw bora que o gli voltou a fazer parte da gama e novamente ele pegou emprestado o conjunto mecanico do golf gti que pela primeira vez era sobrealiementado o famoso 1 8 turbo com cabeçote de 20 valvulas 180 cv a 5 500 rpm e 24 mkgf de torque a baixissimas 1 950 rpm o motor era acoplado a uma caixa manual de seis marchas e o conjunto era suficiente para que o jetta/bora gli fosse de zero a 100 km/h em 8 3 segundos o visual do carro era inspirado pelo golf gti com uma postura mais agressiva e proxima do chao e a opçao por saias e spoilers dianteiro e traseiro mais pronunciados no geral porem era um carro de visual discreto que nao alardeava suas capacidades uma pegada mais sleeper caso queira jetta gli mk5 a quinta geraçao do volkswagen jetta gli resgatou o parentesco estilistico com o hot hatch apresentado em 2006 o seda tinha o mesmo body kit a mesma grade preta com padronagem favo de mel e friso vermelho e ate as mesmas rodas monza usadas no golf gti pela primeira vez em todas as geraçoes do jetta ate entao o mk5 tinha a mesma dianteira do golf o conjunto mecanico tambem era identico o entao novo motor tsi de dois litros com 200 cv entre 5 100 e 6 000 rpm e 28 5 mkgf de torque entre 1 700 e 5 000 rpm que vinha de serie acoplado a uma caixa manual de seis marchas como opcional pela primeira vez era oferecido o cambio dsg de dupla embreagem e seis marchas o jetta gli era capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 1 segundos tempo 1 2 segundo mais baixo que a geraçao anterior jetta gli mk6 se o jetta mk5 era literalmente um golf seda a partir da sexta geraçao os caminhos dois dois modelos se separaram introduzido em 2008 o golf mk6 era pouco mais que um facelift do mk5 ja o jetta permaneceu na quinta geraçao ate 2010 quando foi lançado seu sucessor um carro diferente do golf mk6 embora compartilhasse a mesma plataforma e enquanto o golf ganhou sua setima geraçao feita sobre a plataforma mqb em 2011 o jetta mk7 so foi lançado em 2018 numa proposta bem mais distante do hatch o jetta gli mk6 embora continuasse interessante ja nao era tao literalmente um gti seda nos eua ele recebeu o mesmo motor 2 0 tsi de 200 cv que tivemos no nosso jetta highline 20 cv a menos que o golf gti era possivel compra lo com cambio manual de seis marchas ou dsg de seis marchas o gli a exemplo das versoes topo de linha do jetta tinha suspensao traseira multilink enquanto as versoes mais simples usavam um eixo de torçao soluçao mais barata porem inferior dinamicamente a versao gli tambem tinha aspecto mais esportivo do que o nosso jetta highline com grade estilo colmeia e entradas de ar maiores no para choque dianteiro alem de rodas com cinco raios duplos e pinças de freio pintadas de vermelho da mesma forma que o jetta highline vendido no brasil em 2013 o jetta gli adotou um motor mais potente de 211 cv acompanhado de uma leve reestilizaçao
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