um projeto de engenharia e algo normalmente muito complexo para se conceber; dificil de wrap our head around it principalmente o de um automovel sim o automovel e o item de consumo em massa mais complexo que existe pense bem seu celular e um equipamento sofisticado mas e praticamente reproduzido e conectado a central de infotainment do carro o que parece complexo e sofisticado individualmente como um aparelho de som uma tv um celular um computador e camera de alta definiçao e apenas uma parte pequena do que se conhece como um automovel hoje me dia e nao e assim que esses detalhes nao importam vejam a moderna central de infoentretenimento da vw por exemplo certamente seus controles deslizantes touch pareceram uma otima ideia para seus criadores e foram aprovadas pelos seus chefes os chefes dos chefes e os chefes dos chefes dos chefes mas aqui fora ainda nao conheci ninguem que nao prefira o sistema anterior; todos gostam apenas da tela maior mas com o sistema antigo com alguns botoes de atalho e volume fisicos e isso sabemos hoje faz uma grande diferença para todo mundo que compra carros novos este e um dos motivos da convergencia tecnologica aquela que faz todo carro hoje em dia cada vez mais parecido em tudo o medo de errar usando o que se sabe e inofensivo e seguro e tranquilo nao tem como ser repudiado nem deus nos livre virar meme na rede mundial [caption id= attachment_356942 align= aligncenter width= 999 ] pontizc aztek um fracasso mas uma ideia minivan suvizada que se mostrou de boas vendas so precisava ser bonito [/caption] por outro lado o resultado disso e a transformaçao do automovel em commodity aquele item que deve ser sempre igual nao importa a loja ou marca que se compra o que e pessimo para a industria pois transforma a briga por consumidores em briga de preço apenas o que diminui a margem de lucro objetivo de todo o exercicio sempre pode aparecer um pais obscuro com tecnologia avançada e mao de obra tao barata que parece escrava e levar sua empresa centenaria ao buraco [caption id= attachment_356943 align= aligncenter width= 999 ] jensen ff 1966[/caption] e e ruim para os consumidores nao so os entusiastas do automovel todos os consumidores de automovel perdem perdem pela morte da criatividade unica maneira de se avançar o estado da arte de qualquer coisa; quando a evoluçao nao da saltos de genio ainda que eles sejam momentaneamente fracassados nada anda adiante um exemplo disso a ferguson research inglesa passou decadas vendendo sua tecnologia de traçao permanente nas quatro rodas que achava ser tao essencial como evoluçao do automovel quanto os freios nas quatro rodas que a partir dos anos 1920 se tornaram universais sim antes so existia freio nas rodas traseiras https //flatout com br/ferguson formula o sistema 4x4 permanente criado 70 anos atras/ em 1966 finalmente um carro esporte gt de traçao nas quatro rodas permanente e lançado o jensen ff na verdade uma versao do interceptor v8 mas com o sistema de traçao integral permanente da ff realmente uma revoluçao; mas uma que deu fragorosamente errado vendeu pouco e foi esquecido ou quase na porsche um jovem gerente de testes na verdade um dos herdeiros da companhia chamado ferdinand piech pensa que seria interessante ter um jensen ff para testes para ver o que ha de bom no novo sistema o distribuidor ingles dos carros porsche compra o jensen ff com chassis numero 119/008 em 1967 e prontamente o envia para stuttgart diretamente ao departamento de pesquisa piech e seu departamento rodam 6400km com o carro que um ano depois volta ao distribuidor ingles para ser vendido como um carro usado [caption id= attachment_356944 align= aligncenter width= 999 ] audi quattro 1980[/caption] obviamente e a inspiraçao para que 13 anos depois quando piech e um executivo da audi aparecesse o audi quattro e a revoluçao do 4x4 permanente acontecesse finalmente ainda que sem seus criadores originais ser criativo e tentar diferente e necessario mesmo que nao de certo para voce e o unico jeito que andamos para frente mas o mais triste nao e nem esse tipo de historia tao comum de inovaçoes criadas por alguem mas aproveitadas por outros o mais triste e quando algum carro se mostra uma boa ideia algo desejavel e interessante mas todo exercicio vai por agua abaixo pela execuçao menos bem acertada como dissemos antes as vezes basta um detalhe bobo algo realmente irrelevante olhado em isolamento para ir tudo agua abaixo um exemplo bom e a estrategia e missao mercadologica para o vw up aqui no brasil a filial brasileira da vw acreditou que o carro seria um futuro substituto para o gol; um carro para familias pequeno e barato gastou enorme esforço de engenharia para crescer porta malas trocar os vidros fixos traseiros laterais por unidades que desciam por manivelas motor eletrico se mostrou impossivel de instalar ali tornar o carro mais barato aumentar a capacidade do tanque de combustivel claro que foi um erro o carro era sofisticado com um a plataforma moderna motor sofisticado e construçao inerentemente mais cara alem disso uma caracteristica basica passou completamente desapercebida o espaço nos bancos traseiros era insuficiente para a missao pretendida algo que podia ser facilmente resolvido fazendo o banco traseiro de dois lugares e em cima de trilhos entre as caixas de roda traseiras como no renault twingo original que inspirou toda a ideia do up mas nao quatro lugares e tabu segundo a cartilha do mercado ; o fracasso do ford ka original provava isso diziam mesmo que nao se possa provar que o fracasso do ka realmente se deu por isso; seu desenho ainda e controverso e esquisito por exemplo quem garante que nao foi so ele e ironia das ironias no fim por legislaçao de cinto tres pontos em todas as posiçoes o up acabou seus dias como um quatro lugares mas sem as vantagens de um banco que aproveitasse isso o up achou seu nicho com a versao tsi um carro pequeno sofisticado para jovens e como segundo ou terceiro carro em aplicaçoes que prezam sofisticaçao mecanica e modernidade mas nao precisam de espaço para passageiros e carga como carro barato fracassou e sendo seu volume alto parte do plano de negocio diminuir volume e aumentar preço nao parecia funcionar e a vw desiste dele particularmente acredito que devia ter aumentado muito mais o preço; ainda venderia hoje para quem gosta do tamanho agilidade e visibilidade do carro inexistentes em carros maiores seria um sucesso como pequeno de luxo a renault parecia que ia acertar onde o up errou o kwid e um projeto que quando ouvi seus objetivos via departamento inteligencia empresarial espionagem da empresa em que trabalhava entao imaginei que seria matador o que ouvi antes do lançamento se mostrou real um carro com menos de 800 kg de peso do tamanho do up capaz de nao so atender as normas de crash test severas atuais inclusive impacto lateral mas tambem chegar a 3 estrelas no latinncap e ainda assim ser de longe o carro mais barato do mercado brasileiro deveria tambem ter estilo de suv o que parecia tambem uma coisa inteligente antes de ver o resultado o carro final tinha apenas 77 cv um motor tricilindrico simplificado em relaçao ao do sandero mas ainda assim com 790 kg tinha desempenho que nao devia nada a muito carro de 1 6 litro o carro inclusive veio com as rodas de 3 furos dos renault antigos herdadas pelo corcel e pampa ate 1997 que embora muito criticadas sao de uma elegancia tecnica inegavel o carro era corajoso pacas e torci para seu sucesso [caption id= attachment_356949 align= aligncenter width= 999 ] os 3 parafusos da discordia[/caption] ate experimentar um sim tudo o que disse acima era verdade mas a execuçao final conseguiu criar apenas um carro polemico e nao algo simples mas adoravel como um fiat uno mille a carroceria primeiro tinha um desenho esquisito com a parte de cima aparentemente menor que a parte de baixo dando sensaçao de pouco espaço dentro; bancos muito grandes para ele e muito perto um do outro visibilidade para fora apenas aceitavel o carro em si e alto demais; desnecessario e desagradavel apesar da suspensao bem acertada incrivel que uma empresa que fez o interior tao espaçoso e agradavel do twingo original reverteu a isso em seu carro barato se so vai usar o 1 0 ali o carro podia ser muito melhor aproveitado em espaço como foi o twingo e ate o up mas onde a renault me perdeu mesmo foi na pedaleira de baixa rigidez e nos comandos primarios que se começa o carro e este tinha algo errado ali nessa base uma pena o carro vende relativamente bem ainda e existem varios motivos para isso mas podia ser muito mais se a execuçao nao errasse tanto o pior de erros assim e que acabam com o futuro proximo quem vai arriscar outro carro de 790 kg agora virou sinonimo de fragilidade outro carro que chegou proximo de grandeza o chevrolet cobalt eu repito que o cobalt e um projeto sensacional enorme por dentro ainda assim pesa em suas versoes mais simples menos de 1100 kg derivado do sonic e em tudo melhor que ele maior mas mais leve e mais barato e mais silencioso; mais economico com mesmo desempenho; melhor em estabilidade aderencia controle de carroceria e conforto de rodagem ta o desempenho em segurança passiva e pior mas mesmo assim longe de ser ruim e vamos la ne gente um carro que so e melhor se jogado a alta velocidade contra uma parede e realmente melhor do comando do cambio manual a suavidade geral de funcionamento do silencio de operaçao a incrivel estabilidade o cobalt e um carro bem acima do apenas bom mas de novo alguns passos alem do que poderia ser alguns reclamam do motor sem grandes pretensoes mas ele e plenamente satisfatorio para a missao e parte do conceito de baixo peso e preço com resultados melhores por isso e o que deu errado entao primeiro ha o estilo no lançamento alem das proporçoes de lada laika o carro tinha farois grandes demais lateral e traseira chapadas e enormes sem adornos ou disfarces visuais e uma grade dianteira que sacrificava qualquer noçao de sutilidade para ter o mesmo family face de caminhoes americanos de 3 5 toneladas o cobalt gritava taxi tao alto que pouca gente o quis como carro particular e quem o fez teve que passar a vida toda recebendo sinal para parar toda vez que passava do lado do ponto o interior tambem era espartano e simples demais mas o pior do cobalt eram os bancos ao inves de usar a estrutura do banco do sonic resolveu se economizar usando uma estrutura de um carro pequeno coreano totalmente fora de proposito para este carro um banco criado para posiçao alta em carro pequeno funcionou de forma aceitavel so na spin que reproduzia o ponto h do original pelo menos no onix e no cobalt ficou horrivel por exemplo so tinha regulagem para cima do ponto h; nao abaixava e era alto demais para muitos depois era pequeno demais principalmente nas coxas para um conforto realmente decente um amigo colocou bancos de sonic em seu cobalt e me mostrou quao bom o carro poderia ser mas nunca seria e pior a gm abandonou a ideia inicial do design de se fazer uma sensacional perua grandona chamada cobalt caravan por achar que a spin sozinha cobriria este mercado eu vi este carro em modelo de argila 1 1 no estudio e quase chorei achando que seria realidade em breve se eu fosse dono da gm o cobalt se chamaria opala teria versoes cupe sem coluna e perua e opcionalmente o 2 4 litros familia ii da s10/blazer sim ele mesmo suave com eixos contra rotativos com 147 cv e torque em toda rotaçao parece um seis em linha 4100 de opala se voce fechar os olhos mas sei que peço demais o spin pelo menos foi um sucesso nesta familia de carros e continua a venda quem trabalhou ou trabalha na industria e realmente gosta de carro sabe como e dificil hoje se manter andando adiante; de como tudo e como uma cançao de bruce springsteen se voce decide ficar e continuar apodrece e definha; se for embora morre numa grande bola de fogo vista da estratosfera muito desta lenta descida e por isso mesmo por nos entusiastas sabermos quao melhor tudo ficaria com um pouco de carinho cuidado e conhecimento o que doi e a saudade do que poderia ter sido mas nunca foi real e como saber que algo poderia ser muito mas muito melhor do que foi mas voce nao conseguiu fazer nada para mudar a realidade profundamente falha e angustiante tao perto e ao mesmo tempo tao longe parafraseando nick hornby pela segunda vez hoje nenhuma mulher na historia da humanidade jamais fez sexo tao bom quanto o que fizemos em minha imaginaçao
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