enquanto brada se por ai que a tecnologia hibrida e o futuro do automovel vemos os superesportivos hibridos — como a santissima trindade formada por porsche 918 spyder mclaren p1 e laferrari — mostrarem que bem talvez seja mesmo nao odiamos os hibridos especialmente quando eles tem quase 1 000 cv e chegam aos 100 km/h em menos de tres segundos mas isto nao significa que de tempos em tempos fiquemos temerosos pelo futuro dos carros movidos puramente a combustao mas a gente sabe que nao ha o que temer pois sempre existirao aqueles que nao trocarao faiscas e explosoes por nada neste mundo e sempre farao questao de manter a tradiçao caras como o pessoal da gabura racing technologies companhia alema especializada em componentes de competiçao seu mais recente projeto promete eles vao colocar um motor v8 no bmw i8 o esportivo hibrido da marca bavara lançado na europa em junho de 2014 o bmw i8 e baseado no conceito vision efficient dynamics apresentado no salao de genebra de 2009 visualmente ele carrega boa parte da estetica futurista do conceito o que e admiravel e assim como ele usa um motor de tres cilindros em posiçao central traseira no entanto se o motor do conceito era movido a diesel e auxiliado por dois motores eletricos a versao de produçao tem um motor a gasolina e apenas um motor eletrico levando em conta a natureza do conjunto os numeros impressionam com apenas 1 5 litro de deslocamento e um turbocompressor o tres cilindros — que depois do i8 foi empregado em modelos da mini e da bmw — entrega impressionantes para seu tamanho 231 cv a 5 800 rpm e 32 6 mkgf de torque a 3 700 rpm o motor eletrico por sua vez contribui com mais 131 cv e 25 5 mkgf de torque desde o inicio das rotaçoes faça as contas sao 362 cv e 58 1 mkgf ja reparou que sempre que um texto diz faça as contas voce acaba nao precisando fazer as contas se voce for um cara flexivel e nao um daqueles que acham que potencia e tudo sabemos que nao e da para considerar o i8 um supercarro — especialmente sabendo que ele vai ate os 100 km/h em 4 4 segundos com maxima limitada eletronicamente a 250 km/h sao numeros mais do que respeitaveis disso nao ha duvida o bmw i8 tambem e capaz de rodar apenas com o motor eletrico nesse caso a velocidade maxima e de 120 km/h de qualquer forma esta informaçao e irrelevante para os caras da gabura racing technologies [youtube id= qalzn8f6f6s width= 620 height= 350 ] como ja dissemos apesar do nome meio japones a gabura e alema e eles sao bons — ou devem ser visto que e preciso ter colhoes para embarcar em um projeto tao radical quanto este a companhia anunciou a nova empreitada no mes passado com um video no youtube acima e uma publicaçao no facebook mostrando a chegada de um bmw i8 novinho em folha em sua oficina da ate um pouco de pena do esportivo hibrido sabendo que logo logo ele vai entrar na faca mas e por uma boa razao de acordo com a gabura a ideia e virar o conceito do i8 pelo avesso — começando pelo nome grt v8i o i vem por ultimo entendeu mas isto tambem quer dizer que o motor agora sera instalado sob o capo dianteiro onde antes ficava o motor eletrico como assim olha so a foto abaixo o projeto ainda e bem recente e foi exibido durante o professional motorsport world expo em koln na alemanha o v8 biturbo de 4 4 litros do m6 que desenvolve 567 cv a 6 000 rpm e 69 1 mkgf de torque definitivamente nao foi feito para ser enfiado no cofre do i8 — repare como seu topo parece estar acima da base do para brisa a decisao logica para nos seria coloca lo atras dos bancos e fazer do i8 uma especie de bmw m1 moderno algo que alias seria absurdamente incrivel de qualquer forma para equilibrar a distribuiçao de massas no carro a gabura decidiu colocar la atras uma de suas transmissoes feitas sob medida — ao que tudo indica uma caixa sequencial de seis marchas com diferencial integrado os primeiros relatos que circularam ha poucos dias disseram se tratar de um motor preparado pela alpina voce sabe a segunda maior fabricante de bmw do planeta mas na verdade a preparaçao foi realizada pela propria gabura os caras deram ao motor um coletor de admissao com corpos de borboleta individuais sistema de arrefecimento otimizado e lubrificaçao por carter seco — alem de outros segredos nao revelados que deram ao v8 cerca de 200 cv extras ou seja estamos diante de um futuro bmw i8 com pelo menos 767 cv a gabura diz que seu objetivo e extrair 800 cv de inicio aumentando este numero em um futuro proximo os caras sao doentes [youtube id= hhkvxyxjfo width= 620 height= 350 ] por fim a gabura revelou em sua pagina que o carro nao tera traçao integral e sim traseira — e que por isso pneus traseiros mais largos e consequentemente algumas modificaçoes na carroceria leia se aumentar a largura deverao ser realizadas alem disso eles ja deixaram claro que os sistemas de suspensao e freios serao devidamente atualizados sweet de qualquer forma isto e tudo o que sabemos as fotos dao alguma ideia do estagio atual do projeto que ainda esta no inicio mas as expectativas sao altas para os proximos meses
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