FlatOut!
Image default
Zero a 300

Rodovias de SP estão sem radares há sete meses, Best Motoring lança canal oficial no YouTube, Volkswagen pode vender Lamborghini e Bentley e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Rodovias paulistas estão há sete meses sem radares

Captura de Tela 2015-12-08 às 12.40.40

Algumas das principais rodovias de São Paulo está há sete meses sem fiscalização por radares fixos. A apuração é da Folha de S. Paulo, que descobriu que os aparelhos estão inativos devido ao encerramento do contrato de operação e locação, que encerrou em abril e não foi renovado até hoje pois não houve nova licitação.

O contrato previa a operação e locação de 42 radares nas principais rodovias de São Paulo, como os sistemas Anhanguera-Bandeirantes, Anchieta-Imigrantes, SP-310/Washington Luís e SP-304/Luiz de Queiroz. Os postes que vemos à beira da rodovia são apenas as carcaças que abrigavam os equipamentos. Todos eles eram do tipo “inteligente”, que identificam placas e são capazes de consultar os bancos de dados das Secretarias de Segurança para identificar carros com licenciamento vencido, com ordens de busca e apreensão ou veículos roubados.

O Departamento de Estradas de Rodagem divulgou uma nota negando falta de recursos e informou que já está preparando um novo edital de licitação, porém sem data para publicação. Apesar da “baixa” de 42 máquinas, ainda há outros 61 radares móveis em uso pela Polícia Rodoviária. Curiosamente, mesmo com a fiscalização deficiente o número de acidentes fatais entre janeiro e agosto foi quase 21% menor que no ano passado.

 

Best Motoring agora tem seu canal oficial no YouTube!

Há alguns meses perguntamos a vocês quais eram os programas de TV automotivos mais legais… que não são Top Gear. Entre as respostas estava o excelente Best Motoring, que reune tudo o que mais gostamos na cultura automotiva japonesa em um único programa. Mas você já tinha notado que, até agora, todos os vídeos do programa disponíveis no YouTube não eram de um canal oficial?

Pois é… Best Motoring não tinha um canal oficial até agora, e também por isso muitos dos grandes duelos e avaliações jamais deram as caras em streaming. Essa história felizmente mudou, pois os caras lançaram nesta semana o canal oficial do Best Motoring, com direito a vídeos com qualidade muito melhor que as cópias de vídeo-cassete que encontrávamos no YouTube.

Por enquanto há menos de 40 vídeos no canal, mas pode apostar que haverá muito mais. Por enquanto selecionamos dois vídeos que tem tudo a ver com o FlatOut: a entrevista de Nelson Piquet no GP do Japão de 1988 e o encontro de Senna com o Honda NSX. Para ver os outros, clique neste link — e dê adeus à sua produtividade neste resto de ano.

 

Subaru pode estar desenvolvendo um WRX STI híbrido

subaru_wrx_sti_s207_9 (1)

O Subaru WRX e seu irmão STI já têm mais de 20 anos e desde seu lançamento usam a mesma fórmula básica para superar rivais mais caros e consagrados: motor turbo, tração integral e componentes derivados dos estágios de rali para afinar a dinâmica. Isso tudo funciona muito bem até hoje, mas em breve a Subaru precisará fazer alguns ajustes a essa receita para adaptá-la aos novos tempos.

Segundo o site australiano Motoring, a fabricante japonesa está trabalhando em um powertrain híbrido para a próxima geração do WRX STI. O motivo será a necessidade de reduzir drasticamente o consumo de combustível. O conjunto deverá usar o motor 2.0 turbo de injeção direta do WRX atual (o STI usa um 2.5 mais antigo) combinado a um motor elétrico para produzir um total de 320 cv.

E eletrificação do STI também chegará ao sistema de tração integral, que poderá usar motores elétricos para as rodas traseiras. Também há uma nova transmissão de embreagem dupla em desenvolvimento.

 

Volkswagen pode vender Bentley, Lamborghini e Ducati

Awesome-Lamborghini-Logo-Wallpaper

O escândalo Dieselgate parece ter batido na VW mais forte do que as notícias fazem parecer. Com a perda de valor de mercado, multas milionárias, processos e recalls, a Volkswagen já fez um empréstimo de 20 bilhões de euros em treze bancos europeus, e agora pode colocar algumas marcas do grupo para equilibrar as contas.

A apuração é da agência Reuters, que ouviu fontes ligadas ao alto escalão do Grupo. Segundo a agência, as marcas com ligação histórica com a Volkswagen permanecerão no grupo, caso da Audi e Porsche. A mais cotada para ser vendida é a MAN, fabricante de caminhões e maquinário pesado, mas a Bentley, a Lamborghini e a Ducati também estão cotadas para a venda.

 

Toyota S-FR é ganha versão nervosa para as pistas

landscape-1449154144-s3

Na época do Salão de Tóquio mostramos aqui no Zero a 300 a versão em escala 75% do Toyota GT 86, o S-FR. Trata-se de um esportivo compacto, com motor dianteiro, tração traseira e menos de 1.100 kg com motor 1.5 aspirado. Na ocasião, a Toyota ressaltou que se tratava apenas de um conceito e afirmou que ele chegaria às linhas de produção em breve. Mas isso não impediu a divisão de automobilismo da Toyota, a Gazoo Racing, de desenvolver uma versão de pista — que nos dá vontade de ir até o Japão e trazê-lo dirigindo para cá.

gallery-1449154694-s4

O S-FR Racing Concept ganhou para-lamas mais largos, capô com respiros e um conjunto aerodinâmico de fibra de carbono na frente e na traseira. A suspensão também agora é mais baixa e a asa de pista deu ao carro “fofinho” um visual mais agressivo. Algo como o Coelho Assassino do Monty Python.

gallery-1449154462-s2

Em seu blog britânico a Toyota não mencionou nenhuma alteração no motor 1.5 aspirado de 130 cv — que trabalha combinado a um câmbio manual de seis marchas. Mesmo que não haja grandes mudanças, esses números não soam nada mal.