depois de muito suspense e especulaçoes sobre seu novo carro para le mans a nissan finalmente apresentou o gt r lm nismo — e ele surpreendeu o mundo do automobilismo com suas caracteristicas tecnicas nada convencionais quer dizer a menos que voce ache normal um carro de le mans com motor v6 na frente e traçao nas rodas dianteiras — que por sinal usam pneus mais largos que as traseiras sim o novo prototipo da nismo e tao louco e diferente de tudo que ja vimos que reservamos a ele este post especial onde vamos dissecar suas caracteristicas tecnicas [youtube id= _gx_e23vpqq width= 620 height= 350 ] o gt r lm nismo e um prototipo lmp1 h a sigla lmp1 ja e bem conhecida entre os fas de endurance e significa que ele e um prototipo le mans da categoria 1 segundo os criterios tecnicos da fia e do automobile club de l ouest o h como muitos carros de corrida modernos significa que ele se enquadra na categoria de hibridos — a mesma que audi porsche e toyota disputam no wec as armas da nismo para encarar os poderosos audi os lendarios porsche e a ameaçadora toyota sao um motor 3 0 v6 na dianteira ligado as rodas dianteiras e um sistema kers nas rodas traseiras o que faz dele um prototipo de traçao dianteira com traçao integral sob demanda — uma configuraçao muito parecida com a de certos carros de rua essa configuraçao faz muito sentido segundo a nismo o regulamento do wec da liberdade para trabalhar a aerodinamica posicionamento do motor sobrealimentaçao sistema de traçao e consumo de combustivel — o cenario ideal para desenvolver tecnologias que futuramente serao aplicadas nos carros que eu e voce podemos comprar em qualquer concessionaria a grande sacada da nismo esta na forma que o conjunto mecanico pode ser usado como nas corridas de endurance o consumo de combustivel e a confiabilidade do motor sao tao importantes quanto a velocidade pura e ha muitas mudanças dinamicas ao longo da prova — como desgaste de pneus e freios mudança de temperatura da pista ao cair a noite e de condiçoes climaticas — a nismo desenvolveu o gt r lm de forma que ele possa correr usando apenas o motor v6 movendo as rodas dianteiras ou usando o v6 e o sistema eletrico nas quatro rodas ou ainda o motor v6 e o sistema eletrico somente nas rodas dianteiras isso pode trazer uma serie de vantagens em determinadas condiçoes ao longo das corridas permitindo que ele permaneça mais tempo em pista do que os rivais seja por economia de pneus ou de combustivel o powertrain o gt r lm nismo e equipado com um v6 de tres litros turbo com injeçao direta e 500 cv diferentemente do que se pensava esse motor nao e fruto dos desenvolvimentos da renault/infiniti na formula 1 e sim desenvolvido do zero especialmente para o wec ele e auxiliado por um sistema eletrico de recuperaçao de energia cinetica kers 8mj mega joules nao michael jacksons capaz de produzir 750 cv e ambos sao conectados a um cambio sequencial de cinco marchas foto marshall pruett so que nada disso e instalado do jeito que voce esta imaginando esqueça o layout motor cambio kers diferencial central diferencial traseiro no gt r lm nismo o cambio fica na frente do motor o kers fica embaixo das pernas do piloto e somente o v6 e o diferencial traseiro ficam na posiçao convencional o cambio e ligado ao kers por um eixo piloto que atravessa o bloco do v6 e passa por um tunel moldado no monocoque dessa forma o v6 pode mover as rodas dianteiras sozinho ou auxiliado pelo kers se necessario para enviar a força para as rodas traseiras o kers usa um carda ligado ao diferencial traseiro que por sua vez se conecta as rodas por meio de um sistema de arvores de transmissao secundarias e engrenagens externas esse sistema maluco e complexo talvez seja uma forma de impedir o desequilibrio dinamico do carro causado por uma eventual quebra do kers com o v6 e o kers operando em força total o gt r lm nismo tem a sua disposiçao nada menos que 1 250 cv achou muito pois saiba que originalmente o powertrain desenvolveria 2 000 cv mas os engenheiros acharam prudente diminuir essa potencia em nome da confiabilidade especialmente por causa da capacidade de armazenamento do kers que e quatro vezes maior que o sistema usado pela audi na vitoria do ano passado por exemplo [youtube id= 1kons8ehely width= 620 height= 350 ] de acordo com a nismo uma pane no kers deixara o carro sete segundos mais lento por volta em la sarthe devido a reduçao do ritmo do carro com a perda de potencia e a unica forma de voltar a andar forte e parando o carro desmontando o kers e substituindo o por outro mesmo assim a fabricante investiu uma pequena fortuna no desenvolvimento e decidiu apostar e o preço da inovaçao nao o layout do carro a primeira coisa que nos veio a mente quando soubemos que o nissan gt r lm nismo correra le mans usando motor dianteiro foi o panoz esperante gtr1 mas com exceçao da posiçao do motor nao ha nenhuma outra semelhança entre o gt r lm nismo e o prototipo de don panoz ah sim ele tem radiadores na dianteira logo acima do splitter mas diferentemente do panoz o ar passa por ali e volta para a superficie do carro contribuindo para a downforce e com o fluxo de ar para a asa traseira nos prototipos de motor traseiro os radiadores sao normalmente instalados nos sidepods — que nao ficam tao expostos como nos f1 — o que resulta em um maior arrasto aerodinamico sem a necessidade de instalar os radiadores ali o gt r lm nismo usa os sidepods como passagem livre para o ar que e direcionado para o difusor traseiro sem causar arrasto alias e por causa desses tuneis aerodinamicos que o escape e os turbos do motor ficam em posiçao elevada com saidas logo a frente do para brisa sem eles no caminho o ar pode fluir livremente ao longo de todo o carro passando por tras das rodas dianteiras os tuneis de ar do gt r lm nismo foto marshall pruett e por falar nelas outra peculiaridade do gt r lm nismo e o conjunto de pneus carros de alto desempenho com traçao traseira usam um par de pneus mais largo na traseira para melhor traçao aderencia e estabilidade os carros de traçao dianteira por outro lado geralmente usam pares iguais na frente e atras mas nao e o caso do gt r lm nismo os pneus dianteiros tem 355 mm de largura enquanto os traseiros sao mais estreitos com 230 mm isso pode soar ate bizarro mas obviamente tem um proposito primeiro ele compensa a aderencia extrema da dianteira equilibrando dinamicamente o carro depois ele se encaixa melhor no perfil aerodinamico da traseira os tuneis de ar lembra e por serem mais estreitos causam menos arrasto contribuindo para a velocidade e economia de combustivel a suspensao talvez seja o aspecto mais convencional do gt r lm nismo com setup onboard acionado por pushrods na dianteira e braços triangulares sobrepostos com coilovers na traseira — em vez de tradicionais push/pullrods a estreia e os rivais o nissan gt r lm nismo disputara sua primeira corrida no proximo dia 12 de abril na primeira etapa do mundial de endurance wec as 6 horas de silverstone com marc gene ao volante sua estreia marca o retorno da nissan a elite do endurance mundial e faz da fabricante japonesa a quarta marca inscrita no campeonato que ja e o outro grande evento do automobilismo mundial ao lado da formula 1 o ingresso da nissan no wec se deveu principalmente a possibilidade de inovaçoes tecnicas permitida pelo regulamento — enquanto a formula 1 mantem suas regras rigidas enquanto ferrari mclaren mercedes williams red bull e cia sao obrigados a usar projetos extremamente parecidos — do v6 turbo aos retrovisores os rivais da nissan e a propria nissan apostam todos em soluçoes bem distintas — ainda que todas sejam hibridas a porsche corre com um v4 a gasolina a toyota com um v8 a gasolina e a audi com um v6 a diesel mas como vimos o nissan gt r lm nismo vai ainda mais alem e traz uma aposta ousada para o campeonato — algo que costumava se ver na distante formula 1 dos anos 1970 com seus carros de seis rodas carros asa admissao em forma de bule de cha e pneus imensos na traseira felizmente o wec esta ai para impedir que o automobilismo torne se definitivamente entediante e ainda bem que ainda ha engenheiros loucos para inovar como esses caras da nismo ainda que o carro se mostre um tremendo fracasso ver algo assim tao fora do comum tornar se realidade e um alivio em um mundo cada vez mais chato para os carros e os amantes do automobilismo
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