começa hoje a 31ª ediçao da zcon z convention que vai ate o dia 20 de outubro e do que se trata a zcon simplesmente de um encontro que acontece todos os anos nos eua para celebrar os z cars da nissan a linhagem de esportivos que inclui alguns dos carros mais adorados ja feitos pela nissan conhecidos por suas participaçoes em categorias de ponta no automobilismo e apariçoes em games de corrida classicos caras como o o datsun 240z o 300zx e o 370z e quase como um worthersee treffen para os carros da nissan exceto que o evento sempre e realizado em um circuito de corridas com hot laps para os participantes e como acontece no worthersee a propria fabricante participa ativamente das festividades ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] todos os anos a nissan leva alguns carros de seu acervo para o zcon e desta vez nao vai ser diferente e voce sabe qual vai ser a estrela em 2018 o gtp zx turbo primeiro prototipo criado pela nissan para competir nos estados unidos que ha 30 anos concedeu a nissan sua primeira vitoria no campeonato de prototipos esporte da imsa em 1988 e tecnicamente ele tambem e um z car [gt40 content search= nissan widget= 1 ] a historia começa em 1984 quando a nissan decidiu participar do campeonato da imsa para tornar a marca mais conhecida nos estados unidos desde o fim da decada de 1960 os carros da fabricante faziam sucesso na terra do tio sam mas eles eram vendidos sob a marca datsun a entrada em um campeonato de alto escalao nos eua era uma estrategia para gravar o nome da nissan na mente do publico [youtube id= swf0nnijpqi width= 620 height= 350 ] para tal a nissan contratou uma companhia norte americana chamada electramotive engineering que ficaria encarregada de construir o carro a propria fabricante forneceria o conjunto mecanico um v6 de tres litros baseado no motor vg30et utilizado pela geraçao z31 do nissan 300zx e a electramotive tambem ajudaria no processo de tornar o motor apropriado para provas de longa duraçao desta forma a nissan poderia usar o gtp zx turbo em campanhas publicitarias para o 300zx dizendo que ele tinha o mesmo motor do carro de corrida [youtube id= swf0nnijpqi width= 620 height= 350 ] de fato o projeto usado como ponto de partida para o motor do gtp zx turbo foi o v6 do 300zx com deslocamento de 2 960 cm³ e comando simples nos cabeçotes no entanto extensas modificaçoes foram realizadas para garantir um verdadeiro salto de potencia enquanto o mais forte dos 300zx z31 entregava 200 cv a potencia declarada do prototipo era de 800 cv depoimentos dos pilotos que conduziram o carro na epoca porem como geoff brabham que e o filho mais velho de jack brabham e que fazia parte do time que conquistou o titulo da imsa gtp em 1989 sugerem que na pratica a potencia do nissan gtp zx turbo ficava entre 900 cv e 1 000 cv dependendo do acerto no inicio do programa a nissan e a electramotive terceirizaram o desenvolvimento da estrutura e da carroceria do prototipo para a lola cars uma das mais tradicionais construtoras de carros de corrida que executaria o projeto de acordo com as especificaçoes de seus clientes assim os prototipos utilizados nas temporadas de 1985 1986 e 1987 receberam chassis lola era uma questao financeira eram estruturas parcialmente montadas que precisariam apenas de adaptaçoes aerodinamicas feitas pela electramotive o que tambem trazia a vantagem de reduzir o tempo gasto na fabricaçao de cada carro dito isto houve alguns exemplares que aproveitaram chassis previamente utilizados por outro carro de corrida o lola t710 tambem conhecido como chevrolet corvette gtp as provas da imsa gtp eram disputadas em circuitos como laguna seca e road atlanta e tambem incluiam as etapas das 24 horas de daytona e 12 horas de sebring nas tres primeiras temporadas o desempenho da nissan como gtp zx turbo foi apenas mediano em 1985 a equipe ficou com o nono lugar; em 1986 em setimo; e em 1987 em sexto ao menos em 1987 na etapa disputada nas ruas de miami o nissan gtp zx turbo de elliot forbes robinson e geoff brabham conquistou sua primeira vitoria [youtube id= u2b4hb_hwjm width= 620 height= 350 ] foi apenas em 1988 que a sorte da equipe virou e pode ser coincidencia mas foi exatamente na temporada de 1988 que a electramotive colocou em pratica diversas alteraçoes desenvolvidas ao longo do programa uma nova carroceria foi desenvolvida pelo designer da nissan yoshi suzuka e um novo monocoque completamente diferente do projeto emprestado da lola e projetado internamente [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] desvencilhar se da lola talvez fosse o que a nissan precisava porque o desempenho do gtp zx turbo mostrou se muito superior aos anos anteriores prova disto foi uma sequencia inacreditavel de vitorias em um grid que contava com verdadeiros monstros como o jaguar xjr 9 e o porsche 962c os japoneses conseguiram vencer nove das 17 etapas com oito vitorias em sequencia embora nao tenha ficado com o titulo dos construtores por apenas um ponto a vencedora foi a porsche a nissan viu seu piloto principal geoff brabham abocanhar o titulo dos pilotos era toda a motivaçao de que a equipe nipo americana precisava para 1989 que foi um ano matador a nissan so nao havia sido campea no ano anterior porque temerosa pela confiabilidade dos carros optou por nao disputar as duas provas mais longas do calendario as 24 de daytona e as 12 horas de sebring em 1989 porem a nissan participou de ambas as corridas e embora nao tenha chegado ao fim da corrida em daytona conseguiu vencer em sebring com outras nove vitorias em 20 etapas contra apenas tres da jaguar para se ter noçao do tamanho da conquista a nissan faturou o titulo da imsa gtp em 1989 e geoff brabham sagrou se bi campeao o desempenho se repetiu em 1990 e a missao do gtp zx turbo nos eua estava cumprida na verdade o carro tinha um conjunto mecanico tao eficiente que seu sucessor o nissan npt 90 tinha um design totalmente novo na carroceria mas conservou o motor v6 vg30et e venceu novamente em 1991 nada mais justo entao que homenagear o nissan gtp zx turbo no zcon deste ano alias nao estamos falando de um carro que passa o tempo todo guardado em no museu da nissan ele costuma sair regularmente para apariçoes em eventos de pista como o goodwood festival of speed seria um pecado se ele nao o fizesse [youtube id= odwekxjgy7k width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.