ha alguns dias selecionamos alguns carros que sobreviveram por decadas com seus projetos originais a maioria deles graças a competencia de seus projetos que dispensavam grandes adaptaçoes e eram bons no que faziam inspirados pelo fiat uno que foi produzido entre 1983 e 2014 citamos carros longevos no brasil e no mundo e voce pode relembrar aqui quais foram eles como de costume os leitores aproveitaram a deixa para sugerir outros nomes e nos pinçamos mais alguns deles para uma segunda parte da lista que voce confere agora volkswagen fusca itamar em 1993 a economia brasileira nao estava em seus melhores dias nao que hoje em dia deixa para la e o mesmo podia ser dito da industria automotiva foi quando o entao presidente itamar franco assinou a reduçao do ipi o imposto sobre produtos industrializados para simbolicos 0 1% para carros compactos com motor de ate 999 cm³ havia havia uma brecha feita sob medida para o fusca e para a kombi que isentava do imposto motores de maior cilindrada se eles fossem arrefecidos a ar e foi assim a que a volkswagen voltou a produzir o fusca entre 1993 e 1996 segundo consta tal brecha so existiu porque o presidente era fa dos vw arrefecidos a ar de qualquer forma estamos falando de um relançamento praticamente dez anos depois de o fusca sair de linha pela primeira vez no brasil detalhe de um carro projetado na decada de 1930 e que manteve a essencia do projeto praticamente intacta ao longo de toda a sua existencia assim por mais que os fas do fusca tenham comemorado sua volta exaltando o baixo preço e a manutençao simples nao fazia muito sentido comprar em 1993 um carro igual ao que era dez anos antes willys rural a versao station wagon do jeep willys foi lançada nos estados unidos em 1946 utilizando o chassi de entre eixos longo 2 64 metros e uma carroceria em aço estampado aproveitando partes dos jeep militares o resultado era um veiculo de aspecto utilitario mas ainda elegante que podia levar ate sete pessoas ou 2 700 litros de carga no brasil o jeep wagon estreou em 1956 montado aqui com componentes importados em 1960 nacionalizada adotou uma dianteira mais larga de visual exclusivo para o brasil o projeto basico permaneceu o mesmo a partir dali adotando diferentes motores incluindo os motores de quatro e seis cilindros usados no ford maverick traçao 4x2 traseira claro ou 4x4 e tambem carroceria de picape foi assim que a rural sobreviveu no brasil ate 1977 com a perua que nao resistiu a concorrencia de modelos mais modernos como a chevrolet veraneio a picape e o jeep que mantinha a dianteira classica americana duraram ate 1982 peugeot 405 o peugeot 405 foi lançado em 1987 e ainda nao deixou de ser produzido completando 30 anos em 2017 vindo de uma epoca em que os americanos ainda compravam carros franceses ele foi o maior carro vendido nos estados unidos ate 1991 e na europa tornou se conhecido por sua robustez e por seu desempenho nos ralis sua versao cupe venceu a subida de montanha de pikes peak em 1988 com ari vatanen ao volante e tambem teve bom desempenho no paris dakar no entanto depois de sair de linha no resto do mundo em 1997 o peugeot 405 continuou sendo produzido sob licença no ira e no egito por duas empresas praticamente desconhecidas no ocidente a iran khodro e a wagih abasa respectivamente o motivo foi o mesmo que trouxe outros carros para esta lista baixo custo e um publico cativo volkswagen golf mk1 lançado na alemanha em 1974 o volkswagen golf estabeleceu a receita dos hatchbacks compactos para o mundo todo ao adotar motor dianteiro transversal e traçao dianteira soluçao de engenharia ja empregada por outros carros como o mini original desde a decada de 1950 mas nunca em um hatchback produzido em serie a vantagem estava em menos perdas na transmissao de força e tambem no aproveitamento de espaço visto que o conjunto mecanico precisava de um espaço menor para ser acomodado acontece que alem de introduzir caracteristicas que seriam repetidas ate hoje o golf mk1 tambem foi vendido ao mesmo tempo que praticamente todos os seus descendentes isto porque depois que a primeira geraçao do hatch foi descontinuada na alemanha em 1983 a africa do sul começou a fabrica lo como uma alternativa mais acessivel ao golf mk2 e assim como aconteceu como uno no brasil a vw acabou encontrando a formula magica alta demanda baixo preço e boa reputaçao com isto o chamado vw citi golf foi fabricado ate 2009 sobrevivendo a base de alteraçoes cosmeticas e mudanças como a adoçao de um sistema de injeçao eletronica no motor de 1 8 litro e em 2004 do painel do skoda fabia com linhas mais arredondadas sabe quando colocam o painel do gol g3 no gol quadrado e tipo isto so que de fabrica com isto o vw golf mk1 ainda sobreviveu ate 2009 quando foi substituido pelo vw polo vivo um polo de quarta geraçao com o mesmo facelift aplicado no brasil ate o modelo sair de linha fiat panda se o fiat uno usou a simplicidade do projeto como trunfo antes dele houve o fiat panda que levou esta simplicidade ao extremo assim como o uno o panda foi desenhado por giorgetto giugiaro e apresentado no fim de 1979 com a proposta de ser um carro utilitario economico barato e facil de manter giugiaro comparava o carro a um par de jeans que sao uma peça de vestuario pratica e sem firulas ele tambem disse se inspirar nos veiculos militares especialmente os helicopteros nao em forma mas em funçao no sentido de que os helicopteros sao leves e racionais com apenas o necessario para executar sua funçao no fim das contas o visual do panda acabou inspirando o proprio uno porem usava plataforma e motores ja encontrados em alguns fiat mais antigos como o 127 que deu origem ao nosso 147 com bancos simples que pareciam cadeiras de praia suspensao robusta versoes de carga e ate traçao 4x4 em algumas versoes o panda seguiu firme e forte a base de reestilizaçoes ate o ano de 2003 com mais de 4 5 milhoes de unidades fabricadas hindustan ambassador vendido de 1956 a 1959 por apenas quatro anos o britanico morris oxford conseguiu uma sobrevida muito mais longa na india onde foi fabricado sob licença pela hindustan motors entre 1958 e 2014 nada menos que 56 anos ininterruptos e sem grandes alteraçoes de projeto ja foi muito usado como veiculo pessoal mas a partir dos anos 1980 era mais voltado a frotistas por conta disto o ambassador pode ate ter origem britanica mas e considerado em essencia um carro indiano e foi carinhosamente apelidado na india de o rei das estradas e por mais anacronico que fosse o ambassador cujo projeto original era de sir alec issigonis o pai do mini original era inovador quando foi lançado sendo ao lado do morris oxford um dos primeiros automoveis com construçao semi monobloco produzidos em serie no mundo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.