em 2022 tudo o que o entusiasta quer e um carro barato de comprar facil de preparar e que nao consuma quantidades diluvianas de combustivel no caminho ate o track day parece uma missao impossivel mas apesar de tudo o que a ford nao fez para o entusiasta brasileiro ela deixou um legado com algumas opçoes que atendem plenamente estes pre requisitos o ford fiesta de terceira a setima geraçao e o ford ka de segunda geraçao todos eles sao relativamente baratos sao leves sao faceis de preparar tem boa disponibilidade de componentes de reposiçao e de preparaçao e principalmente tem um desenvolvimento dinamico acima da media mesmo quando originais todos portanto sao boas opçoes para começar um projeto de preparaçao seja ele para track days ou apenas para as ruas mas mesmo dentro desde pequeno leque de opçoes alguns modelos sao mais adequados que outros para determinada finalidade entao voce precisa saber quais sao as opçoes de preparaçao viaveis para cada um destes modelos para te ajudar com isso estamos estreando hoje a nova serie do flatout o guia da lasanha no guia da lasanha conversamos com preparadores e proprietarios de um determinado modelo para desvendar o que e preciso saber na hora de escolher o carro e a preparaçao assim voce nao corre o risco de comprar o carro errado ou sonhar com um projeto inviavel nesta primeira ediçao vamos falar dos pequenos ford que sao alguns dos modelos mais acessiveis para começar um projeto atualmente por que comprar um fiesta/ka apesar do fim de sua produçao no brasil o fiesta foi um dos carros mais populares do mercado brasileiro no periodo em que foi produzido localmente entre 1996 e 2019 isso resulta principalmente em dois fatores desejaveis em uma lasanha muitos exemplares no mercado de usados com uma grande variedade de versoes; e um bom fornecimento de peças de reposiçao depois tem a questao do projeto o fiesta foi um dos carros desenvolvidos sob a supervisao de richard parry jones nao e um nome badalado como o de lee iacocca zora arkus duntov ou bob lutz mas seu curriculo nao e menos invejavel parry jones esteve envolvido no desenvolvimento de nada menos que seis modelos globais da ford alem de todos os hot hatches e dos melhores esportivos da marca nos ultimos 40 anos o fiesta tem esse pedigree mesmo sendo um mero compacto popular e o ka de segunda geraçao apesar de ser um projeto brasileiro tambem tem pois usa basicamente a plataforma do fiesta mk5 desenvolvida por parry jones por ultimo esta a possibilidade de intercambio de peças apesar de ter geraçoes diferentes muitos componentes de motor e suspensao nao requerem adaptaçao em modelos nos quais nao foram originalmente instalados isso significa que voce pode usar componentes de focus e ecosport na preparaçao como veremos a seguir a preparaçao antes de falarmos sobre os modelos mais adequados para cada tipo de preparaçao vamos falar sobre as preparaçoes isso porque e uma boa ideia decidir o tipo de preparaçao que voce pretende fazer e para decidir voce precisa conhecer o fiesta foi oferecido no brasil com tres familias de motores ao longo de quase 25 anos quando importado da espanha o fiesta era equipado com o motor valencia derivado do antigo kent apenas com 1 3 litro depois quando foi nacionalizado o motor valencia foi trocado por uma evoluçao chamada endura e enquanto a versao de topo clx ganhou o motor zetec s 1 4 16v este motor apesar do nome e da familia sigma que voltaria ao fiesta na setima geraçao o new fiesta com um novo cabeçote com comando variavel na admissao e por isso rebatizado como ti vct o motor mais popular de todos contudo e o zetec rocam um projeto desenvolvido no fim dos anos 1990 para substituir os ultrapassados endura e a um custo inferior aos zetec s de 16 valvulas esse motor tanto 1 0 quanto 1 6 foi o unico usado pelos fiesta mk5 e mk6 e tambem pelo ka de segunda geraçao o zetec rocam tambem foi muito popular em outros paises da europa inclusive mas foi na africa do sul que ele passou a ser usado como base de preparaçao por uma empresa chamada steve wyndham racing ou swr os componentes da swr deram força para a preparaçao do rocam no brasil de modo que ja e possivel comprar comandos de valvulas originais ou reproduçoes por aqui por isso a preparaçao do motor rocam e a mais comum a receita e praticamente a mesma o comando de valvulas da preparadora sul africana steve wyndham racing mais conhecida pela sigla swr o ganho de potencia e significativo em media 10 cv com uma rampa mais ingreme a partir de 4 500 rpm em comparaçao com o comando original e uma linha crescente ate 6 000 rpm com uma queda mais sutil a partir dali com o comando original o motor atinge seu pico entre 5 500 e 5 800 rpm mas a curva ja começa a descendente a partir de 6 000 rpm alem disso o ganho de torque aparece na faixa em que originalmente ha o pico de torque porem a entrega continua mais alta a medida em que as rotaçoes continuam subindo pois a descendente da curva e mais longa depois voce precisara de um coletor de escape redimensionado 4×1 e a parte posterior do escape com tubos de duas a 2 5 polegadas o projeto ainda pode ser refinado com uma reprogramaçao da ecu principalmente para acerto do mapa de igniçao um fator no qual os motores ford flex sao muito conservadores — mais do que o desejavel normalmente uma reprogramaçao da ecu ira adequar o mapa de igniçao e de injeçao de forma mais otimizada para o novo fluxo do cabeçote isso contudo normalmente exigira que voce abra mao da flexibilidade de combustivel o mapa sera otimizado apenas para um combustivel a maior potencia claro e obtida com etanol quanto a preparaçao turbo do zetec rocam ela nao e muito comum porque seu custo e elevado e o resultado e proximo de um swap para zetec ou duratec um processo relativamente mais barato especialmente por ser aspirado outra opçao e instalar o motor sigma ti vct dos fiesta mk7 nos fiesta mk4 e mk5 como o fiesta mk4 foi equipado com o motor zetec s que era a primeira geraçao do sigma basta usar os suportes do motor 1 4 daquela geraçao por ultimo ainda e possivel fazer um swap de motor trocando os motores originais pelos duratec sejam eles 2 0 2 3 ou 2 5 nesse caso voce podera optar tanto pela preparaçao aspirada que e a mais comum quanto pela preparaçao turbo na preparaçao aspirada a potencia pode passar dos 200 cv mas e um pouco mais complexa que a preparaçao do rocam porque e recomendado aumentar a taxa de compressao do motor para 13 5 1 com a substituiçao dos pistoes originais por outros da iasa ou supertech fora isso ele tambem recebe comandos swr duratec ou crane stage 2 coletor de escape 4x2x1 valvulas injetoras bicos do fusion 2 3 e dosador de 4 2 bar a admissao idealmente e um plenum similar ao feito pela cosworth feito na china ja a receita turbo mais basica de todas para o duratec consiste na instalaçao de um turbo borg warner k16 no coletor original tambem usando uma flange mantendo bicos originais e ecu original contudo e preciso limitar a pressao de trabalho a 0 6 bar tambem sera necessario instalar o intercooler do punto t jet e um radiador de oleo para manter a temperatura do lubrificante sob controle pode ser usado com o combustivel original do carro sem necessidade de modificaçao qual carro comprar agora que voce sabe o que e preciso para fazer a preparaçao ja pode escolher o que voce quer e podemos falar sobre os carros porque como disse mais acima cada modelo e mais adequado para determinado tipo de preparaçao o fiesta mk3 e o fiesta mk4 sao os menos indicados para preparaçao o mk3 espanhol e de uma concepçao mais antiga com menos rigidez a torçao e mais dificil de se adaptar os novos motores o mk4 jamais foi vendido com o motor rocam e ainda que seja facil instalar um rocam no modelo e ainda mais facil comprar um mk5 1 6 que ja vem com o motor rocam de fabrica o mesmo vale para o mk6 e para o ford ka mk2 que e estruturalmente um fiesta mk5 dito isso parece claro que os melhores modelos para a preparaçao aspirada do zetec rocam sao o mk5 e o mk6 porem o mk6 e 59 kg mais pesado que o mk5 1 084 vs 1 025 tenha isso em mente na hora de escolher o carro voce tambem deve ter isso em mente se quiser fazer o swap para duratec seja ele original ou nao devido ao peso a preparaçao traz mais resultado nos fiesta mk5 que tem mais espaço no cofre para a adaptaçao porem os fiesta mk6 e mk7 sao os modelos mais faceis para se fazer o swap porque eles compartilham a arquitetura do ecosport que foi equipado com o motor duratec na primeira e na segunda geraçao entao a instalaçao e totalmente compativel incluindo as semi arvores que no fiesta mk4 e mk5 precisam ser adaptadas por ultimo se voce quiser usar o motor sigma ti vct 1 6 a pedida sao os fiesta mk4 e mk5 pois foram equipados com esse motor originalmente e tem os componentes originais necessarios para o swap
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