em maio de 1993 a mercedes lançou o sucessor do seu baby benz e com sua chegada inaugurou um novo sistema de nomenclatura que finalmente cria um nome para uma segmentaçao que ja existia na linha mercedes desde os anos 1930 o negocio funcionou bem ate o dia em que os carros de entrada começaram a usar os mesmos motores que os modelos intermediarios — que por sua vez tambem começaram a usar os mesmos motores dos modelos de topo como diferencia los com um sistema de classes assim denominadas classe c classe e classe s na pratica o primeiro carro com o nome classe c era a segunda geraçao da classe c e a prova maior disso era o codigo interno do carro w202 sucessor do w201 a nova classe c tambem foi o terceiro modelo da renovaçao da mercedes para os anos 1990 seguindo o classe s w140 e o roadster sl r129 e continuou o percurso de sua antecessora com motores de quatro e seis cilindros em seu lançamento o carro estava disponivel nas versoes c180 1 8 de 122 cv c200 2 0 de 136 cv c220 2 2 de 150 cv e c280 2 8 seis em linha de 193 cv alem claro do amg c36 no brasil o w202 chegou logo apos seu lançamento na europa inicialmente nos modelos c180 c220 c280 e c36 em 1995 veio o c230 kompressor com seu motor de 193 cv apesar da potencia identica a do 2 8 de seis cilindros o 2 3 sobrealimentado entregava a potencia 300 rpm mais cedo e tinha uma entrega linear de torque que era 1 kgfm maior entre 2 500 e 4 800 rpm na epoca a mercedes tinha tres tipos de acabamento classic elegance e sport os dois ultimos deixam claro a proposta do carro os modelos elegance sao mais sobrios enquanto os sport tem uma vertente esportiva o classic era limitado ao modelo c180 por ser o modelo de entrada da marca no brasil com uma proposta mais espartana naquele primeiro momento apenas os classe c de quatro cilindros tinham cambio manual de cinco marchas mas podiam ser equipados com o cambio automatico de quatro marchas que era a unica opçao no c280 e no c36 em 1997 a classe c passou por sua primeira mudança o cambio automatico 5g tronic ou 722 6 substituiu o antigo cambio de quatro marchas e somente o c180 manteve o cambio manual no ano seguinte 1998 o classe c recebeu mudanças mais drasticas que atualizaram seu estilo para encarar a reta final de seu ciclo ganhando novas lentes para os farois e lanternas nova posiçao da antena novas rodas e para choques redesenhados assim como parte do console central e volante os modelos de quatro cilindros mantiveram o robusto motor m111 agora atualizado com um novo sistema de gerenciamento e novos itens de serie ja o seis cilindros c280 trocou seu suave m104 seis em linha pelo novo m112 v6 um motor mais moderno com centelha dupla que tambem foi oferecido com 2 4 litros dando origem ao c240 de 170 cv o m112 alias era uma derivaçao do v8 m113 lançado naquele ano e adotado pela classe c em sua nova versao esportiva o c43 amg sucessor do c36 ainda era possivel adquirir opcionalmente o motor v8 com 5 5 litros que transformava o c43 em c55 mas o preço do carro praticamente dobrava e por isso ele e rarissimo em maio de 2000 depois de exatos sete anos de mercado o w202 deixou de ser produzido e foi substituido pelo w203 a terceira geraçao da classe c que seria o modelo para os anos 2000 de toda a linha w202 o brasil recebeu quase todos os modelos — a exceçao foi o c200 os demais tem ao menos um exemplar no pais caso do c55 amg por que comprar um mercedes w202 o modelo por ter chegado logo apos a adoçao do plano real e encontrar um mercado com inflaçao baixa e cambio controlado foi um dos mais bem sucedidos da mercedes no brasil tambem por isso ele e um dos mais abundantes no mercado de usados — o que faz dele extremamente atrativo para quem quer um novo classico alemao ou mesmo um carro para uso esporadico visto que o w202 e um carro com recursos de tecnologia e dinamica compativeis com o que se espera de um carro em 2021 ainda que seu padrao de consumo nao possa ser de forma alguma comparado ao dos motores downsized evidentemente o modelo tambem e uma opçao mais conservadora aos bmw e36 que tiveram seu boom no mercado de usados ha cerca de dez anos e ja estao avançados na rampa de valorizaçao o w202 com exceçao das versoes amg que serao tema de outro guia ainda pode ser encontrado em condiçoes razoaveis por valores relativamente acessiveis alem disso o sucesso do carro nos anos 1990 resultou em uma grande oferta de peças em desmanches — fora o fato de a mercedes fornecer peças originais para o modelo ate hoje em suas concessionarias mesmo que por encomenda colaboraram com este guia eduardo luqueze proprietario guilherme bogossian tecnico certificado mercedes leandro vitor tecnico mercedes qual modelo comprar considerando que tivemos seis modelos com sete configuraçoes diferentes tudo vai depender das suas aspiraçoes em relaçao ao w202 se voce quer esportividade a pedida e o c230 kompressor sport com cambio manual eles nao sao muito raros mas nao ha muitos e os bons exemplares ja estao valorizados a versao sport tinha suspensao mais baixa e pneus mais largos alem da decoraçao interna inspirada pelo c36 amg com revestimento imitando metal texturizado no painel e nas portas a versao sport tambem saiu para o c280 mas o seis em linha era pareado apenas ao cambio automatico se o seu negocio e pegar a estrada a suavidade do seis em linha e o que voce precisa entao a escolha e o c280 ate 1997 o ultimo ano com o motor em linha alias e o que oferece a melhor combinaçao pois ja vinha equipado com o cambio de cinco marchas mais robusto e melhor escalonado com a marcha adicional as demais versoes dependem muito do que voce espera como dito mais acima os modelos dos ultimos anos tanto o c230 kompressor quanto o c280 tem um acabamento renovado com um volante e grafismos mais modernos materiais renovados no interior desenhos de rodas mais variados e proprios da versao alem da chave sem lamina com transponder e telecomandos e do sistema de assistente de estacionamento parktronic com os sensores nos para choques alem disso como acontece com qualquer modelo do final de uma geraçao ele ja tem os problemas que veremos mais adiante sanados e tendem a ser carros mais confiaveis o modelo c180 acima e o mais dissonante dos demais em termos de acabamento e desempenho o motor 1 8 apesar de equipado com um bom cambio manual de cinco marchas tem apenas 122 cv — menos que o a190 por exemplo — e seu desempenho e bem mediano alguns sequer tem rodas de liga leve e vieram com bancos de tecido acima uma configuraçao tipica dos modelos de entrada muito semelhante ao do classe a classic fabricado no brasil o modelo contudo tem seu apelo entre os admiradores da marca os exemplares do c180 pos facelift 1998 a 2000 costumam ser muito mais caros que os pre facelift quanto custam os mercedes por alguma razao inexplicavel nao sao carros que costumam atingir valores expressivos como modelos classicos seus preços tambem variam mais de acordo com o estado de conservaçao do que pelo modelo em si — e comum por exemplo encontrar um c220 elegance mais caro que um c280 sport ou mesmo um c180 pos facelift mais caro que um c230 kompressor sport o que podemos dizer sobre os preços e que os modelos pre facelift com entre 100 000 km e 150 000 km em bom estado de conservaçao variam entre r$ 17 000 e r$ 25 000 os modelos pos facelift nas mesmas condiçoes variam de r$ 22 000 a r$ 30 000 ja os modelos com baixa quilometragem passam dos r$ 40 000 enquanto os sport com cambio manual ja estao flutuando entre r$ 30 000 e r$ 40 000 os modelos menos conservados com reparos a serem feitos podem ser achado por ate r$ 15 000 ou pouco menos as peruas por serem mais raras tambem sao mais caras e custam em media entre r$ 5 000 e r$ 10 000 a mais que um similar na versao seda em que ficar de olho carroceria sendo um carro moderno voce nao tera que se preocupar com corrosao nos guias estrangeiros e comum mencionarem este tipo de problema mas na europa e eua a corrosao ocorre devido a exposiçao prolongada da chapa a umidade da neve combinada ao sal usado para derrete la nas ruas e estradas no brasil isso nao e algo que preocupa na hora da compra concentre se na verificaçao padrao de todo carro usado integridade do painel dianteiro estrutura da base do porta malas as longarinas na parte inferior e o alinhamento de vincos e frisos das partes moveis da carroceria assim como os para choques acabamento externo aqui voce precisa ser atento para nao tropeçar nos carros modificados isso porque o w202 teve dois tipos de para choques duas grades diferentes e tres combinaçoes de conjunto optico todas tem o nome da versao no friso lateral entre o arco do para lamas e a porta dianteira sport classic ou elegance a versao classic foi a unica vendida no brasil com as lentes dos piscas na cor laranja as demais versoes sempre tiveram as lentes transparentes com apenas a lampada laranja os modelos americanos que nao foram importados oficialmente pela mercedes tem as luzes de posiçao embutidas nos piscas com um elemento ambar sob a lente transparente os modelos pos facelift tambem tem lanternas escurecidas fume [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 288315 288316 ] todos os modelos sairam com a mesma grade dianteira porem a partir de 1999 com o lançamento da linha 2000 do c43 amg surgiu a grade avantgarde que tambem era oferecida como acessorio de personalizaçao entao alguns carros tem esta grade tecnicamente ela nao e period correct nos carros anteriores a 1999/2000 embora seja uma modificaçao muito comum — especialmente porque e possivel adaptar a grade do classe e w210 [caption id= attachment_288313 align= aligncenter width= 999 ] grade original a esquerda grade original a direita[/caption] quanto aos para choques o w202 usou um modelo mais arredondado de 1993 ate 1997 e um novo com mini saias nas bordas laterais de 1998 a 2000 nos modelos seis cilindros e facil identificar se eles estao corretos se o motor for seis em linha os para choques precisam ser do tipo pre facelift se o motor for quatro cilindros basta olhar para um outro elemento da carroceria a antena do radio o facelift reposicionou a antena para o teto tirando a da lateral traseira esquerda se o carro tiver os para choques novos a antena precisa estar no teto caso contrario foi modificado [caption id= attachment_288314 align= aligncenter width= 1024 ] antena na lateral[/caption] agora ha alguns pouquissimos carros com bodykit amg e lorinser no brasil a amg teve dois bodykits para o w202 um com angulos mais retos usado pelo c36 amg ate 1997 e outro mais curvilineo usado de 1998 a 2000 pelos c43/c55 amg rodas o w202 teve cinco modelos de rodas de liga leve no brasil alem das calotas do c180 de 1993 a 1995 a versao elegance usou as rodas deneb de 15 polegadas a partir de 1996 ela passou a usar as rodas 10 hole de 15 polegadas veja a galeria abaixo a versao sport usou as rodas 5 hole de 15 polegadas de 1993 a 1995 e as rodas amg ii [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 288317 288318 288319 288320 ] de 15 polegadas de 1995 a 1997 em 1998 com o facelift a versao sport adotou as rodas lucida de 16 polegadas enquanto a elegance manteve as 10 hole as c180 foram oferecidas inicialmente com calotas mas apos o facelift elas foram equipadas com as rodas deneb de 15 polegadas motor os motores m111 quatro cilindros e m104 seis em linha estao entre os motores mais robustos e confiaveis produzidos pela mercedes nao ha muitos segredos por aqui verifique a aparencia do motor se ele esta com todas as capas e tampas se ele funciona corretamente em termos de igniçao e ganho de velocidade rpm verifique velas e estado das bobinas e tambem a condiçao do lubrificante na vareta com o motor aquecido pois estes dois motores quando mal conservados ou muito rodados podem apresentar vazamentos na junta da tampa de valvulas e proximo ao filtro de oleo quanto ao motor m112 o v6 ele tem uma certa propensao a formaçao de borra entao e imprescindivel que o carro tenha um historico completo de manutençao verifique o funcionamento e a condiçao do lubrificante como no m111 e no m104 apos a compra abra as tampas de valvulas e faça uma limpeza completa assim como no corpo de borboleta este motor v6 tambem tem um ponto fraco na polia do virabrequim que tem um atenuador de vibraçao feito de borracha que com o tempo acaba ressecado a peça nao e cara mas a mao de obra para sua substituiçao pode ficar salgada por ultimo se o carro ja estiver proximo dos 100 000 km ou mais verifique o estado das bobinas de igniçao elas podem estar ressecadas e prestes a trincar o que exigira sua troca — e elas nao sao baratas transmissao o cambio manual de cinco marchas foi oferecido nos modelos c180 e c230 kompressor aqui nao ha segredos verifique os engates o acoplamento da embreagem e o funcionamento da embreagem acoplada sob carga [caption id= attachment_288324 align= aligncenter width= 1536 ] cambio 722 5[/caption] os cambios automaticos foram dois modelos diferentes 722 5 e 722 6 o primeiro foi usado de 1993 a 1996 o segundo foi usado de 1997 a 2000 voce ira diferencia los pela grelha do seletor o 722 5 tem o padrao 23dnrp por ter apenas quatro marchas; o 722 6 tem o padrao 1234dnrp por ter cinco marchas ele tambem tem o seletor w/s — winter e standard — que permite escolher se o cambio arranca em segunda marcha w ou em primeira s uma funçao para pisos de baixa aderencia como o asfalto com neve/gelo do hemisferio norte [caption id= attachment_288323 align= aligncenter width= 1024 ] cambio 722 6[/caption] o 722 6 e um dos melhores cambios ja feitos pela mercedes e foi usado ate o inicio dos anos 2010 ate mesmo o slr mclaren foi equipado com ele isso contudo nao desabona o 722 5 ambos sao muito robustos e dificilmente trazem problemas voce so precisa verificar se as marchas funcionam perfeitamente sob carga sem estalos ou trancos e se a marcha a re nao demora mais de dois segundos para ser acoplada caso demore isso pode ser um sintoma de desgaste no disco da re pergunte ao proprietario sobre troca de oleo do cambio ela precisa ser feita entre os 70 000 e 100 000 km imprescindivelmente eletrica este e um dos pontos mais criticos dos carros produzidos ate 1996 na epoca o governo alemao instituiu a obrigatoriedade do uso de materiais biodegradaveis no revestimento dos fios eletricos — e isso incluia os fios do chicote dos automoveis com isso os fabricantes estimaram uma vida util para o material porem os carros duram muito mais do que qualquer material biodegradavel entao se o chicote ainda e original programe uma reproduçao do chicote original com fios mais resistentes porque a chance de problemas eletricos — e ate incendio — e relativamente alta os modelos 1997 em diante ja nao sofrem com este problema acabamento interno com exceçao do c180 classic pre facelift todos os w202 vieram para o brasil com bancos de couro sintetico o famoso mb tex a maioria na cor preta embora existam alguns com interior azul combinando com a carroceria azul ou cinza mas estes sao normalmente importados dos eua [caption id= attachment_288325 align= aligncenter width= 1500 ] interior do elegance[/caption] a decoraçao interna varia de acordo com o modelo e o ano principalmente os comandos do ar condicionado e o volante os modelos elegance tem o painel com apliques de madeira enquanto os sport usam apliques simulando metal texturizado ou fibra de carbono o acabamento se repete no topo do painel e nas portas alem disso a versao do carro e identificada na manopla da alavanca do cambio automatico [caption id= attachment_288326 align= aligncenter width= 960 ] interior da versao sport porem com bancos de tecido[/caption] entre 1993 e 1995 o ar condicionado usava um arranjo de discos ou botoes a partir de 1996 ele passou a usar um modulo unico com display digital e botoes retangulares mais moderno ja o volante teve um desenho trapezoidal invertido nos modelos 1993 a 1995 um trapezio menor de 1996 em diante na versao elegance e ate 1997 na versao sport e um formato semi eliptico nos sport a partir de 1998 e um novo desenho compartilhado com a classe sl em 1999 veja a galeria abaixo ainda houve alguns modelos equipados com volantes opcionais da amg designo com apliques de madeira e fibra de carbono mais raros [gallery type= grid link= file size= medium ids= 288327 288328 288329 288330 288331 288332 ] todos tem revestimento de couro com apenas uma costura no aro na marca das 6 horas essa costura ajuda a identificar os volantes que foram restaurados pois nem todos seguem o padrao original por exigir pedaços de couro maiores suspensao verifique as buchas da suspensao dianteira ao passar por lombadas e tachoes ela nao pode fazer rangidos nem batidas secas embora a suspensao alema tenha tradicionalmente um acerto mais firme verifique se ha folgas nos terminais de direçao — com o carro suspenso balance a roda com movimentos curtos em seu eixo longitudinal nao pode haver folgas na traseira verifique o estado geral das buchas das bandejas e novamente fique atento aos ruidos e pancadas secas em geral a suspensao dos w202 nao tem problemas cronicos ou pontos mais sensiveis que os citados onde encontrar peças como mencionei mais acima a mercedes benz oferece peças de reposiçao para todos os seus modelos de qualquer epoca nem sempre a pronta entrega mas por encomenda voce pode encontrar absolutamente tudo para o carro e claro que isso tem seu preço mas ao mesmo tempo permite que o carro seja restaurado exatamente de acordo com o padrao original os catalogos de peças podem ser encontrados online e servem como uma excelente fonte de consulta para garimpar as peças — seja nas concessionarias ou nos desmanches estes alias sao uma alternativa pois o w202 foi um modelo muitissimo bem sucedido no brasil e a oferta de modelos sucateados para doar peças e imensa ha dois foruns de proprietarios muito bem conceituados o portal mercedes e o portal mercedes brasil la e possivel encontrar informaçoes sobre as oficinas especializadas peças e componentes alem de catalogos e manuais tecnicos
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