lembro bem da primeira vez que vi o volvo c30 eu ainda estava apaixonado pelo citroen c4 vtr que ficava exposto na concessionaria citroen em frente a agencia de publicidade onde eu trabalhava eu ia todos os dias praticar o que os americanos chamam de window shopping em frente a loja e fazia uma conta hipotetica de quantos salarios de estagiario eu precisava guardar para comprar aquele carro o c4 tinha tudo o que eu gostava de tradicional na citroen exceto a parte que ninguem gosta que e a complexidade mecanica ele tinha um visual excentrico mas elegante como se fosse um acessorio da alta costura parisiense nada no carro era convencional seus farois eram alongados seu velocimetro era deslocado seu volante tinha cubo fixo as laterais eram escandalosamente lisas e o vidro traseiro era quem ditava a silhueta do carro tanto quanto as colunas c o unico problema eram as rodas pequenas mas aquilo se resolvia pagando um pouco mais a menos que alguma coisa muito improvavel acontecesse nada seria capaz de diminuir minha admiraçao por aquela pequena obra de arte pois a tal improbabilidade aconteceu um dia passando por uma das poucas concessionarias volvo do brasil eu vi um carro diferente de tudo o que eles tinham eu ja era maluco pela perua v40 um pequeno sucesso local na minha cidade mas aquele carro era diferente de todos os volvo que eu ja havia visto ele tinha linhas impossivelmente limpas como as do c4 vtr e tambem tinha a traseira de vidro — uma peça que me lembrou que o pessoal da suecia tambem e bom de design tao sedutora quanto a do citroen alem disso se a frança tem laetitia casta eva green e brigitte bardot a suecia teve ingrid bergman greta garbo anita ekberg e cecilia forss perca uns minutos no google imagens admirando estes nomes eu espero voltou entao vamos la so que no desempate tecnico o volvo me levou o interior era mais elegante e bancos traseiros individuais sao meu ponto fraco alem disso o carro deveria ter a famosa robustez de todo volvo enquanto a citroen bem tem mais particularidades historicamente falando [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 307841 307839 ] faz mais de 15 anos que isso aconteceu e ainda hoje admiro os dois carros os dois envelheceram muito bem e so podem ser considerados datados porque alguem inventou que os carros modernos precisam de telas de led por todos os lados e e por isso que eu decidi furar a fila dos guias de compra e falar sobre estes dois carros eles estao meio esquecidos desvalorizados e me parece uma otima hora para arrematar um desses — antes que todo mundo lembre como eles eram bonitos e bons de guiar e o preço dispare primeiro vai ser o volvo c30 o citroen c4 vtr vira mais adiante colaboraram com este guia henrique sauerbornn @black_devil_c30 proprietario; felipe @c30clubbr proprietario e criador do clube do c30; iuri queiroz @999trackdays proprietario por que voce quer um volvo c30 a essa altura de 2025 todo mundo ja sabe que o volvo c30 e o sucessor espiritual do p1800es e do 480es e deles que vem a traseira de vidro a dianteira baixa vem do 480es enquanto as ancas vem do p1800es o carro e um tributo ao melhor do design da volvo no fim das contas e como se nao bastasse ele ainda e um carro bom de guiar [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 307838 307845 ] isso porque ele usa uma derivaçao da plataforma global c da ford a mesma usada no focus de segunda geraçao e voce sabe o que isso significa suspensao independente nas quatro rodas com origem no conceito desenvolvido por richard parry jones para o focus de primeira geraçao — um arranjo traseiro multilink mais compacto e mais leve que os arranjos convencionais falando de motores ele foi oferecido no brasil com tres motorizaçoes 2 0 de quatro cilindros 2 4 aspirado de cinco cilindros e 2 5 turbo de cinco cilindros o primeiro e uma variaçao do conhecido ford duratec 2 0 usado por aqui no mondeo no focus e no ecosport um projeto de origem mazda que se espalhou pelas marcas da ford — na epoca a volvo fazia parte do grupo caso voce nao saiba/lembre no volvo c30 ele tem 145 cv a 6 000 rpm e 18 8 kgfm a 4 500 rpm e foi combinado a um cambio manual de cinco marchas o robusto ford mtx 75 ou a um automatico de cinco marchas da aisin ate 2009 e uma variaçao do powershift da ford entre 2010 e 2013 os outros dois sao variaçoes do ja lendario volvo modular de cinco cilindros usado principalmente na familia 850 durante os anos 1990 e depois adotado pelo restante da linha ate 2016 sao motores confiaveis e robustos que impulsionaram a fama dos volvo turbo em todo o planeta a versao de 2 4 litros e mais comportada sempre aspirada sempre combinada a um cambio automatico de cinco marchas da aisin aw55 51 com 170 cv a 6 000 rpm e 23 4 kgfm a 4 400 rpm ja o 2 5 turbo e o mesmo motor que a ford tomou emprestado para o focus st da epoca com 220 cv em 2006 e 2007 e 230 cv entre 2008 e 2013 ele foi oferecido com cambio manual de seis marchas e automatico de cinco marchas o mesmo aisin do 2 4 alem de tudo isso o c30 era um carro premium como todo volvo no brasil entao ele vinha sempre equipado com controles de traçao e estabilidade seis airbags comandos no volante e ar condicionado de duas zonas na versao t5 ele tambem tinha um pacote com o sistema de monitoramento de pontos cegos chamado blis pela volvo e sistema de audio premium com 12 alto falantes alem de sensor de chuva teto solar farois de xenonio retrovisores retrateis sensores de re e bancos com ajuste eletrico em 2010 o modelo foi reestilizado com uma dianteira mais moderna e agressiva e ganhou a versao r design que consistia basicamente em um pacote estetico com grade rodas e emblemas para dar um ar mais esportivo ao hatch qual versao comprar como sempre dizemos por aqui depende do que voce espera do carro se quiser um carro com cambio manual so ha duas opçoes o 2 0 ou o t5 o primeiro foi o mais comum com a transmissao manual enquanto o t5 era bem mais raro — fala se em pouco mais de 40 unidades no brasil entao voce precisa de sorte alem de vontade se os 145 cv do modelo 2 0 forem pouco para o seu gosto voce precisa decidir se quer um carro turbo ou aspirado se topar arcar com a despesa extra da manutençao do turbo e o consumo sutilmente maior a escolha e claro o t5 se nao voce precisa procurar o 2 4 que e menos comum que os outros dois quanto custa um volvo c30 os preços do volvo c30 começam na faixa dos r$ 25 000 e podem esbarrar nos r$ 60 000 os mais baratos evidentemente sao os modelos mais antigos da versao 2 0 com o cambio automatico — que e a combinaçao menos desejada os mais caros sao tanto os modelos t5 r design mais novos quanto os modelos t5 manuais mais raros os modelos 2 4 variam mais de acordo com o estado de conservaçao e podem custar o mesmo que os outros dois modelos nao ha uma regra clara por aqui em que ficar de olho motor os motores aspirados nao tem segredos devem apenas estar funcionando de forma suave e sem ruidos anormais alguns componentes do motor 2 0 sao compartilhados com os modelos ford enquanto o 2 4 foi usado por outros modelos volvo no brasil o motor que exige mais atençao e o motor 2 5 turbo em especial sua valvula pcv que tem um diafragma sensivel que cedo ou tarde acaba danificado se o problema for diagnosticado precocemente e possivel trocar apenas a membrana se ela for usada danificada toda a valvula sera comprometida e ha o risco de trincar o coletor e tambem de comprometer os retentores de valvulas e fundamental questionar o vendedor sobre a condiçao desta valvula se ela ja foi trocada ou nao um sinal da pcv danificada e em marcha lenta haver um ruido semelhante ao de uma correia danificada o turbo tambem exige atençao repare se ha fumaça em excesso na marcha lenta ou durante as trocas de marcha pois isso e sinal de que o turbo esta com problemas ou que ha algo errado com os retentores de valvulas a parte de arrefecimento tambem exige atençao porem em todos os modelos nao e raro haver trincas nos reservatorios dos carros mais antigos e por nao haver aviso do nivel do fluido de arrefecimento um vazamento continuo pode levar a problemas de superaquecimento verifique tambem se ha mensagens de erro no computador de bordo do carro a luz da ecu ou triangulo de alerta na cor amarela pode indicar algo relacionado a motor e airbag se houver um triangulo vermelho aceso apos a checagem de lampadas pode haver algum problema com a transmissao este ultimo caso contudo e acompanhado de falhas no motor ou de aceleraçao/potencia por ultimo de uma boa olhada no carter do motor alguns c30 vieram sem protetor e por isso pode haver deformaçoes ou mesmo fissuras no carter do carro em questao inspecionar esse componente e fundamental transmissao a caixa manual e a mesma mtx 75 usada no ford focus 2009 o atuador e o ponto de atençao para saber se ele esta nas ultimas pressione a embreagem e repare se ele esta demasiadamente pesado isso indica que e hora de troca lo o atuador e o mesmo do focus na caixa automatica e importante verificar se todas as marchas sao engatadas se ha algum tipo de travamento ou desacoplamento indesejado pergunte ao proprietario se a troca do lubrificante do cambio foi feita e qual o intervalo que precisa ser de no maximo 50 000 km os modelos pos facelift usaram o cambio powershift com embreagem umida banhada a oleo diferente do cambio usado no focus e no fiesta nacionais nao ha problemas de aquecimento ou desgaste prematuro porem pode haver problemas na atuaçao verifique se ha trepidaçoes nas saidas em aclives ou trancos nas trocas de marcha o cambio embora seja o mesmo usado na linha 60 nao tem os problemas cronicos no c30 devido ao menor peso e potencia do carro e tambem pelo fato de nao haver contaminaçao do lubrificante devido a sua aplicaçao diferente ainda na transmissao e preciso verificar as coifas trizetas e tulipas das semi arvores as coifas se verifica visualmente e as trizetas e tulipas voce pode verificar aplicando carga maxima ao acelerador em baixa rotaçao se houver trepidaçao ou vibraçoes pode haver problemas nas semi arvores suspensao atente as buchas traseiras das bandejas dianteiras normalmente sao usadas as do focus que e mais leve que o c30 entao elas podem estar danificadas e causar ruidos molas amortecedores bandejas buchas pivos bieletas coxins e batentes sao os mesmos do focus de segunda geraçao e podem ser encontrados no mercado paralelo de fornecedores como kayaba nakata e monroe acabamento interno o ponto critico e o revestimento do teto que tende a descolar se apresentar algum ponto de descolamento ou coloraçao amarelada voce tera que refaze lo alguns carros ja tiveram esse revestimento trocado principalmente os carros de regioes muito quentes ou umidas uma dica importante verifique todas as funçoes das duas chaves a reserva e igual a principal e as duas travam e destravam as portas acionam o alarme e dao a partida no motor a falha em uma destas funçoes pode indicar modificaçoes no modulo de controle ou algum problema maior que devera ser reconfigurado na concessionaria e pode chegar aos r$ 3 000 acabamento externo repare se os protetores de para lamas e saias laterais estao integros no modelo 2 0 eles sao pretos e nas demais sao pintados na cor do carro sao componentes dificeis de se encontrar e na maioria dos casos e necessario importar [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 307846 307847 ] os retrovisores mudaram apos o facelift de 2010 a primeira fase do carro usa retrovisores menores tambem conhecidos como retrovisor baixo o modelo pos facelift usa retrovisores maiores ou retrovisor alto se estiverem diferentes do original algumas funçoes podem estar inativas como o aquecimento da lente ou o rebatimento eletrico verifique se saias e para choques nao estao danificados por raspagem por ter a rodagem mais baixa que o padrao dos carros nacionais — especialmente nos modelos t5 — estes componentes podem estar danificados em regioes onde nao se ve olhando por cima depoimentos iuri queiroz proprietario de um c30 t5 manual o que mais curto do carro e o fato dele ser um excelente estradeiro eu viajo muito com o carro e e espetacular e uma plataforma muito capaz que tive a felicidade de ir adicionando os upgrades que queria nao curto muito a dificuldade de extrair potencia do motor mas fico feliz com os upgrades de chao que fiz depois o manual e um cambio ja bem escalonado e o motor tem bastante folego o fato das marchas serem melhor escalonadas e ter uma extra e o que resulta dos testes de aceleraçao da epoca diferirem em ate 1 segundo entre manual e automatico 6 3s e 7 1 segundo as materias da epoca tudo referente de cambio acaba sendo complicado de obter semi eixo e um exemplo a embreagem foi possivel resolver aqui mesmo fora isso e um cambio usado com ate 800 cv no exterior sem precisar de upgrades comprei o carro com 60 000 km e hoje ele esta com 198 000 km ja fui de brasilia ate montevideu em uma viagem tambem participo de track days com ele fiz 1 50 1 no potenza 2 26 em curvelo 2 08 em interlagos 1 17 no haras tuiuti e 1 47 em goiania felipe proprietario de um volvo c30 2 0 tenho o carro ha sete anos desde os 30 000 km hoje esta com 170 000 km uso no dia a dia e nunca tive problemas nunca me deixou na mao faço manutençao preventiva sempre pra poder ter confiabilidade na maquina gosto muito do design exclusividade conforto segurança posiçao de dirigir com o ponto h baixo proximo do assoalho a cambio e muito preciso com engates rapidos e justos mesmo sendo pesado e agil e o consumo e muito bom para os padroes atuais faço muitas viagens longas o carro nao me cansa eventualmente participo de track days e a manutençao e facil a unica coisa que me desagrada e o mercado de peças que estao cada vez mais caras e com menos qualidade henrique sauerbronn proprietario de um c30 t5 r design ja tive bmw mercedes vw jeep e mazda mas o volvo de longe foi o mais divertido entrega uma super experiencia de direçao com curvas de torque vindo forte a 2 500 rpm uma estrutura que deixa o carro tanto em pista quanto em cidade/estrada super confortavel o motor de cinco cilindros tem um ronco incomparavel que de longe chama atençao como se precisasse ja que a silhueta do c30 atrai olhares de todos os lados tambem chama atençao por ser o carro do vampiro edward do filme crepusculo mas deixemos isso de lado o que nao gosto muito e o acesso aos bancos traseiros para mais de duas pessoas fica complicado se voce tem mais de 1 80 metro de altura voce nao vai caber la atras o consumo tambem nao e dos melhores fazendo 5 a 6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada o meu c30 e um t5 r design 2010 com uma vasta lista de upgrades instalei os farois thor hammer camisas darton valvulas injetoras de maior vazao e bombas auxiliares alem de um novo turbo k04/k24 50/54 para atingir em torno de 600 cv — hoje esta com 400 cv
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