voce certamente conhece o cara ai em cima e o mercedes benz 300sl gullwing um daqueles carros que dispensam apresentaçoes e o que a gente faz sempre que diz que um carro dispensa apresentaçoes a gente o apresenta que coisa nao pois bem o mercedes benz 300sl gullwing e um carro simplesmente fodastico seu visual e um dos mais marcantes e conhecidos da historia seu seis em linha de tres litros tinha injeçao direta de combustivel em plena decada de 1950 e ele foi o carro mais rapido do mundo em 1954 chegando a espantosos 260 km/h [youtube id= avfvoqo9h5y width= 620 height= 350 ] no entanto o que realmente fez sua fama esta no sobrenome que e praticamente oficial gullwing significa asa de gaivota e basta que se abra as portas do cupe para entender o motivo mas voce nao nasceu ontem e certamente conhece a historia ao menos ate ai para quem nao conhece o resto vamos conta la agora o grande barato do mercedes 300sl e o seguinte ainda que seja um grand tourer confortavel cheio de detalhes complexos em termos de design e acabamento e uma respeitosa aura de classico ele nasceu nas pistas e as portas alem de serem sua caracteristica mais marcante sao tambem uma das mais evidentes heranças do carro de corrida que lhe deu origem esse aqui e o mercedes benz w194 que ja teve sua historia contada em detalhes neste post parte da nossa serie lendas de le mans com ele a mercedes benz conseguiu retornar as pistas de forma triunfal vencendo a ediçao de 1952 da corrida de 24 horas em la sarthe com direito a dobradinha isto era especialmente importante pois o automobilismo começava a se reerguer depois da segunda guerra mundial ser a primeira marca a vencer em le mans certamente teria muito peso nos anos seguintes quer dizer poderia ter depois do tragico acidente que matou 83 pessoas durante as 24 horas de le mans de 1955 a mercedes abandonou completamente as pistas por decadas e de qualquer forma peso e ma palavra que nao combina com o w194 isto porque sua maior caracteristica era a leveza rudolf uhlenhaut engenheiro chefe da mercedes e encarregado do projeto concentrou se em tornar a estrutura e a carroceria tao leves quanto fosse possivel para isto foi desenvolvida uma estrutura tubular algo que uhlenhaut ja imaginava havia anos extremamente rigida e leve pesava menos de 50 kg que foi coberta com uma carroceria de aluminio com paineis moldados a mao isto era necessario porque o motor — um seis em linha de tres litros vindo do mercedes 300 adenauer com comando de valvulas no cabeçote e alimentado por tres carburadores solex de corpo duplo com potencia de no maximo 180 cv — era relativamente pesado e havia um detalhe essencial a fim de tornar o cockpit seguro em caso de uma colisao lateral o carro tinha soleiras bem altas com tubos passando por dentro delas o efeito colateral era a dificuldade para entrar o primeiro prototipo na pratica nem tinha portas — so as janelas e o teto se moviam a soluçao encontrada em vez de portas normais o w194 tinha portas que abriam para cima com dobradiças bem proximas ao meio do teto claro o com soleiras tao altas o acesso continuava razoavelmente dificil olhe bem a foto acima se estiver meio fora de forma pode esquecer em compensaçao a abertura das portas era um pouco maior como se nao bastasse o visual com as portas abertas era algo inedito e tornou se uma das marcas de estilo do carro ou seja quando o w194 se transformou em um carro de rua era obvio que as portas asa de gaivota entrariam na jogada as soleiras ja nao eram tao altas o que tornava a envergadura do carro ainda mais imponente com as portas abertas e o acesso um pouco mais facil claro isto so vale para a versao cupe pois o roadster tinha portas normais por razoes obvias exibido disse o roadster e de consenso geral que o w194 foi o primeiro carro com portas asa de gaivota no mundo e que o 300sl gullwing foi o primeiro carro de rua a utiliza las no entanto ha quem defenda que a invençao deste tipo de porta deve ser creditada a outra marca a bugatti e uma historia bem obscura diz se que em 1939 jean bugatti filho de ettore bugatti projetou um carro com portas que abriam para cima o type 64 nao ha muitos registros visuais dele e os poucos que existem trazem as portas fechadas no entanto da para ver a maçaneta proxima a soleira das portas posteriormente o prototipo foi modificado e as portas passaram a abrir para tras — as famosas portas suicidas alias falamos sobre praticamente todos os tipos de porta de carro que existem neste post ate existe uma versao em escala do type 64 em sua forma original com portas que abrem para cima mas o que voce deve estar se perguntando e o seguinte se a bugatti inventou as portas asa de gaivota mais de dez anos antes da mercedes benz por que e que nunca lembramos dos franceses primeiro por causa da ja citada escassez de registros visuais — a unica evidencia sao poucas fotos do carro com as portas fechadas segundo porque seu desenho nao lembrava tanto assim as asas das gaivotas elas eram mais largas e retas parecendo mais asas de borboleta na verdade e assim que os franceses chamam as portas que abrem para cima portes papillon ou portas borboleta curiosamente para o resto do mundo as portas borboleta sao aquelas do mclaren f1 por exemplo que tem dobradiças na coluna a e abrem para cima e para a frente que confusao hein o fato e que nos anos que se seguiram outras de fabricantes adotaram as portas que abrem para cima como forma de garantir um pouco mais de exclusividade — como o lendario dmc delorean o gumpert apollo e o conceito c111 da propria mercedes benz e claro o sls amg sucessor espiritual do 300sl [youtube id= ukjqq1rxprs width= 620 height= 350 ]
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