o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos confira o perfil deste carro em nossa rede social flatouters entusiasmo alem do obvio se ha carro antigo que representa perfeitamente a industria automobilistica brasileira este e o ford corcel modelo endemico do nosso pais ele foi desenvolvido pela divisao brasileira do oval azul especialmente para nosso mercado usando como base um projeto quase aleatorio seu apelo entusiasta do ponto de vista tecnico nao e dos mais altos ele nao teve versoes esportivas realmente potentes nao tinha traçao traseira como seu rival e nao tem um amplo historico de competiçao o que ele tem robustez mecanica motor economico e um charme que nao existe em sua versao francesa o renault 12 como se nao bastasse este exemplar tem mais uma caracteristica que reforça sua aura underdog trata se de um corcel de quatro portas o que lhe priva de uma das caracteristicas mais interessantes do corcel o perfil garrafa de coca cola que da a parte superior dos para lamas traseiros linhas sensualmente sinuosas gustavo e um antigomobilista de carteirinha e dono de um belo acervo de veiculos brasileiros historicos se voce perguntar a ele o que foi que o fez comprar um corcel os pormenores citados nas linhas acima nao farao parte da resposta tem mais a ver com a experiencia de ter um corcel e claro com um pouco de exotismo este corcel luxo fabricado em 1976 ate hoje mantem todas as caracteristicas originais mas diferentemente de tantas relaçoes de entusiastas com seus classicos nao estamos falando de uma herança de familia ou do final feliz de uma longa e tortuosa busca pelo carro perfeito este corcel e uma celebraçao do acaso gustavo conta que simplesmente olhava de forma despretensiosa os sites de classificados na internet quando deu de cara com o carro marcou uma visita para ver o corcel gostou do que encontrou negociou por uma semana e o colocou na garagem nestes tempos caoticos e capazes de tornar complexo o ato de dar bom dia e importante enxergar a beleza das coisas simples das pequenas coincidencias de se estar no lugar certo no momento certo topar assim de repente com algo que nem estavamos procurando e algo raro ha de se dar valor alem disso nao importam muito as circunstancias quando se dedica a manter a originalidade de um carro antigo totalmente analogico na era dos hibridos e eletricos semi autonomos especialmente com este alto nivel de originalidade maquina do tempo esta e uma capsula do tempo em diversos aspectos o mais obvio e o fato de ele ter 44 anos de vida e de ter nascido em uma epoca na qual o brasil ainda nao tinha uma industria totalmente consolidada ele foi o primeiro compacto fabricado pela ford no brasil e so aconteceu por outra casualidade estava sendo desenvolvido em parceria com a renault quando a ford decidiu comprar a willys overland do brasil para o velho mundo o resultado foi o renault 12 para nos o corcel — claramente derivado do mesmo projeto porem com um design muito mais elegante e proporcional o corcel de quatro portas como poucos lembram veio antes em novembro de 1968 foi uma decisao inusitada da ford porque na epoca o publico brasileiro nao era muito receptivo aos carros de quatro portas nao havia uma razao logica acreditava se que carros de quatro portas eram menos seguros em caso de colisao lateral e que eram mais suscetiveis a roubos e furtos baixas vendas tiraram o corcel de quatro portas de linha em 1977 quando foi lançado o corcel ii outra razao para que o carro de gustavo seja uma maquina do tempo mas o tempo cura tudo e no caso do corcel a raridade do quatro portas o tornou cobiçado entre os fas do modelo achado meio perdido foi justamente isso o que atraiu gustavo alem da raridade o carro estava muito original ainda mais um exemplar de 1976 ja com o facelift que deu ao corcel uma dianteira mais parecida com a do escort de primeira geraçao [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 248964 248968 248969 248982 ] era um carro visivelmente preservado com diversos detalhes de acabamento originais e estrutura integra um unico detalhe impediu que a negociaçao fosse concluida de imediato o motor do carro que havia sido substituido por um cht mais moderno cujo projeto deriva do motor do corcel que por sua vez nasceu na renault — impediria por exemplo a obtençao de um certificado de originalidade ao analisar a situaçao e analisar a disponibilidade de um motor correto no mercado de peças usadas gustavo decidiu que valia a pena arriscar uma vez com o motor fora do carro uma analise mais minuciosa confirmou que o corcel 1976 era uma base excelente para uma restauraçao completa o que doeu um pouco foi refazer a pintura turquesa laguna original que apresentava imperfeiçoes e bolhas por ter ficado submetido a um ambiente inadequado o interior por outro lado estava preservadissimo o que inclui por exemplo o cobiçado radio philco ford [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 248937 248940 248944 248941 ] e possivel ver que todos os detalhes originais estao presentes e ha apenas as pequenas imperfeiçoes que vem com a idade e com o uso visto que o corcel — apesar do estado de conservaçao — passa longe de ser uma garage queen foram dezenas de viagens longas nos ultimos tres anos e meio desde que a restauraçao foi concluida e um baita companheiro diz gustavo conciso confiavel e economico completa o valor da experiencia o corcel e um caso interessante na paisagem de antigos brasileira como dissemos por nao ter aquela veia entusiasta que modelos como o chevrolet chevette ou mesmo o fusca esbanjam era um carro de familia que cativava pela economia de combustivel pelo conforto e pelo estilo sem traçao traseira e sem herança das pistas ele nao era nenhum escort na verdade muitos entusiastas lamentam o fato de a ford ter optado por criar o corcel e nao fabricar aqui o escort europeu com sua mecanica simples e robusta o corcel e um carro resiliente do tipo que aguenta trabalho pesado por decadas no interior do brasil ainda e comum ve lo no batente transportando todo tipo de ferramentas e materiais o que ele faz muito bem porem e proporcionar uma experiencia de direçao organica direta e sem filtros o tipo de direçao que te leva de volta ao passado — nesta capsula do tempo algo para curtir aos fins de semana com o quebra vento aberto e o cheiro de gasolina invadindo os pulmoes andando sem pressa apreciando a paisagem simplesmente nao da para nao admirar este corcel o que explica relaçoes como a de gustavo que envolvem paixao e dedicaçao ao modelo e a preservaçao de sua historia afinal os bons entusiastas conseguem enxergar potencial em lugares alem do obvio para ler mais https //www flatout com br/ford corcel 50 anos as versoes mais bacanas do classico brasileiro/ https //www flatout com br/os carros perdidos que ford quase fabricou no brasil/
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