a harley davidson e certamente uma das mais emblematicas fabricantes de motocicletas seus modelos sao sinonimo de motores grandes de baixo giro e alto torque; visual classico repleto de elementos cromados; e tamanho avantajado quem nao manja muito de motocicletas alias costuma chamar toda moto cruiser de harley mesmo que seja uma honda shadow ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a questao e que este tipo de moto nao parece agradar muito as geraçoes mais novas nao e preciso procurar muito para encontrar artigos culpando os millenials pela derrocada da harley davidson que vem sofrendo nas vendas ja ha alguns anos e de fato uma harley pode ter sido sonho de consumo de nossos pais ou ate mesmo avos mas os jovens de hoje em dia nao assistiram easy rider e nao ouvem motorhead generalizaçoes a parte de fato a harley davidson busca um novo publico para tentar sobreviver seu esforço mais recente e ousado se chama livewire uma motocicleta eletrica diferente de tudo o que a h d ja fez ate hoje com pegada mais esportiva e design moderno ainda que traga alguma semelhança com as harley menores como a 883 isto posto ate agora a livewire tem se mostrado uma moto problematica em outubro correu a noticia de que a produçao da moto foi interrompidas por problemas no equipamento de recarga ela ja voltou a ser fabricada mas ainda e preciso esperar para ver se a estrategia da harley davidson que consiste em complementar sua linha tradicional com uma linha de motos eletricas rendera frutos o caso e que a livewire nao e a primeira ruptura da harley davidson com sua formula tradicional na decada de 1990 a fabricante investiu no desenvolvimento de uma superbike voltada para as pistas e ela era tambem era totalmente diferente de qualquer outra moto que a marca ja havia feito quase uma anti harley seu nome era vr1000 e ela tinha a missao de mudar a imagem da harley aos olhos do publico exatamente como a livewire a motivaçao tambem era parecida desde a segunda metade da decada de 1980 as harley estavam em declinio sofrendo com o desinteresse do publico para os executivos e engenheiros da empresa a chave para reverter este quadro estava em obter sucesso nas corridas competindo de igual para igual com as fabricantes japonesas e europeias na epoca a harley ja havia ensaiado uma mudança na forma da familia xr com motos mais compactas e ageis mas ainda assim movidas por seus motores v twin tradicionais com comando pushrod e arrefecimento a ar resumidamente foi o que deu origem a atual familia 883 mas era preciso ir alem para vencer corridas e inovar de verdade foi por isso que a harley davidson convocou um time de engenheiros entre eles erik buell que ja havia trabalhado na h d entre 1979 e 1983 e anos mais tarde veio a fundar sua propria fabricante a buell que foi uma divisao da harley 1983 e 2009 para criar um novo projeto a partir do zero um novo quadro um novo motor e uma nova estetica para uma nova missao buell foi quem insistiu para que a exemplo das motos italianas como a ducati a nova motocicleta tivesse um motor moderno e girador ele nao acreditava que um v twin grande e pesado de curso longo comando no bloco e arrefecimento a ar fosse competitivo na categoria superbike da american motorcycle association ama o novo motor era um v twin de angulo mais estreito 60° contra os 90° costumeiros e trazia comando duplo nos cabeçotes as medidas de diametro e curso de 98x66 mm resultavam em um deslocamento de 996 cm³ um cisco abaixo do teto de 1 000 cm³ da categoria e capacidade para girar a ate 9 000 rpm o sistema de injeçao da weber garantia potencia na casa dos 140 cv e o arrefecimento liquido tinha eficiencia de sobra para garantir que o motor nao superaquecesse o que de fato nao seria o caso sem um radiador o cambio era de cinco marchas modificado a partir da transmissao da h d xl 1200 o motor ficava ajolado em um chassi perimetral de liga de aluminio e contava com suspensao ohlins na dianteira com garfo ajustavel; e um sistema monobraço da penske na traseira os freios eram da ap racing com pinças de seis pistoes a carenagem era toda de fibra de carbono considerando que a harley davidson era uma iniciante nas superbikes o desenvolvimento da vr1000 levou mais do que o esperado se as previsoes mais otimistas falavam em uma estreia na temporada de 1991 na pratica so foi possivel coloca la para correr em 1994 [caption id= attachment_245901 align= aligncenter width= 750 ] foto odd bike[/caption] a vr1000 participou do campeonato mundial d superbike ate 2001 em uma trajetoria marcada por abandonos de prova por problemas mecanicos ainda que quando funcionava bem a moto brigasse constantemente pelas primeiras posiçoes do grid mesmo com potencia ligeiramente inferior as rivais a h d de corrida compensava no excelente acerto de suspensao [caption id= attachment_245900 align= aligncenter width= 821 ] foto odd bike[/caption] e havia ainda as unidades de rua feitas para homologaçao no total 55 delas foram feitas em 1994 de acordo com a maioria das informaçoes disponiveis atualmente mas o numero exato de motos que foram feitas e desconhecido especialmente porque muitas delas acabaram indo parar nas pistas nas maos de pilotos independentes [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 245898 245897 ] apos sete anos anos sem vitorias porem a harley davidson decidiu cancelar o programa de competiçao da vr1000 mas nao foi o fim para seu motor com comando duplo nos cabeçotes em parceria com a porsche o projeto foi transformado no motor revolution um v twin de 1 131 cm³ com 135 cv no virabrequim 115 cv na roda segundo testes da epoca que foi usado na harley davidson v rod produzida entre 2001 e 2017
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