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Motos Zero a 300

Hayabusa vs Blackbird: o duelo das supermotos japonesas de 300 km/h – e suas consequências

Há bastante tempo falamos aqui no FlatOut sobre algumas formas de passar dos 300 km/h sem precisar de um carro – foi um dos primeiros posts que a gente fez, na verdade. Na época, citamos de passagem um embate histórico para as duas rodas: a briga entre Suzuki Hayabusa e a Honda Blackbird, que no fim dos anos 1990 protagonizaram uma disputa eletrizante pelo trono de moto de rua mais veloz do planeta. Naquele post de 2014, dissemos que as motos são a primeira alternativa para quem quer um veículo capaz de passar dos 300 km/h – especialmente por conta do preço, bem mais acessível. E isto é fácil de entender: uma moto é bem mais leve do que um carro, e precisa de um motor bem menos potente (e barato) do que um carro para atingir velocidades obscenamente altas. Para se ter uma ideia, em 1949 já havia a Vincent Black Lightning, moto fabricada no Reino Unido que tinha um motor V-twin de 998 cm³ e 70 cv e era capaz de chegar aos 240 km/h. Nos anos 90, a moto de rua mais veloz do mundo não