ha bastante tempo falamos aqui no flatout sobre algumas formas de passar dos 300 km/h sem precisar de um carro foi um dos primeiros posts que a gente fez na verdade na epoca citamos de passagem um embate historico para as duas rodas a briga entre suzuki hayabusa e a honda blackbird que no fim dos anos 1990 protagonizaram uma disputa eletrizante pelo trono de moto de rua mais veloz do planeta naquele post de 2014 dissemos que as motos sao a primeira alternativa para quem quer um veiculo capaz de passar dos 300 km/h especialmente por conta do preço bem mais acessivel e isto e facil de entender uma moto e bem mais leve do que um carro e precisa de um motor bem menos potente e barato do que um carro para atingir velocidades obscenamente altas para se ter uma ideia em 1949 ja havia a vincent black lightning moto fabricada no reino unido que tinha um motor v twin de 998 cm³ e 70 cv e era capaz de chegar aos 240 km/h nos anos 90 a moto de rua mais veloz do mundo nao era britanica porem era japonesa a kawasaki ninja zx 11 com que foi lançada em 1990 e era movida por um quatro cilindros de 1 052 cm³ sua velocidade maxima variava entre 272 km/h no lançamento e 283 km/h em 2001 quando foi descontinuada mas havia quem nao estivesse muito contente com isto [youtube id= 8rwqdrta6fi width= 620 height= 350 ] a honda para ser mais exato era 1996 e a maior fabricante de motos do japao decidiu que era hora de fazer alguma coisa sua moto mais veloz a cbr1000f era capaz de chegar apenas ate os 257 km/h e ate mesmo os recordes de velocidade dos automoveis pareciam pressionar os engenheiros da honda a lançar uma moto mais veloz foi naquela epoca em 1998 que o mclaren f1 conquistou seu recorde de velocidade de 386 km/h e foi o que aconteceu seu nome era honda cbr1100xx super blackbird ao contrario do que se poderia deduzir blackbird nao significa passaro preto trata se de uma referencia ao caça lockheed sr 71 blackbird aviao militar de reconhecimento que teve 32 unidades fabricadas se serviu a força aerea americana entre 1964 e 1998 o blackbird era movido por duas turbinas a jato pratt & whitney e era capaz de passar dos 3 500 km/h e claro ele era preto o motor da nova cbr tal como na antiga que ainda foi produzida ate 1999 era um quatro cilindros com comando duplo no cabeçote porem com deslocamento ampliado de 998 cm³ para 1 137 cm³ maior cilindrada vista em uma moto esportiva da honda ate entao o motor entregava 132 cv a 9 500 rpm e era acoplado a um cambio de seis marchas e era suficiente para que moto chegasse a exatos 287 3 km/h aferidos na ediçao de fevereiro de 1997 da revista sport rider naquela epoca a moto mais rapida do planeta a kawasaki ninja zx 11 teve sua velocidade aferida em 281 6 km/h perceba que ninguem havia ainda passado dos 300 km/h e assim foi ate 1999 quando a suzuki reagiu e colocou no mercado a gsx1300r hayabusa carinhosamente apelidada como busa o quatro cilindros com comando duplo no cabeçote tinha uma vantagem sobre o motor da honda blackbird alem do maior deslocamento e vez do carburador usava um sistema de injeçao eletronica denso o que ajudava a usina a entregar impressionantes 197 cv a 10 100 rpm tudo para destronar a cbr1100xx que ainda usava um motor carburado na verdade o proprio nome hayabusa era uma provocaçao direta a honda blackbird para explicar o motivo aqui vai uma pequena aula de zoologia foto jose luis barros/flickr alem do nome de um caça da força aerea americana blackbird tambem significa melro preto ou simplesmente melro passaro da familia dos tordos que como voce deve ter deduzido tem as penas pretas pequeno e agil o melro e visao frequente de observadores de passaros na europa norte da africa e asia o melro e um passaro onivoro alimentando se de insetos vermes e pequenas frutas entre as aves ele esta na base da cadeia alimentar um dos passaros que estao acima dele e o famoso falcao peregrino ave de rapina de pequeno porte que e encontrada no mundo todo o falcao peregrino e ornitofago ou seja alimenta se quase exclusivamente de outros passaros e para ele captura los em pleno voo e facil ao mergulhar verticalmente o falcao peregrino consegue atingir velocidades entre 290 km/h e 325 km/h tornando praticamente impossivel para qualquer outro passaro se esquivar da investida [youtube id= legzxqlfnjs width= 620 height= 350 ] sabe como se fala falcao peregrino em japones hayabusa 隼 e veja so o melro e um dos pratos favoritos do falcao peregrino foi mesmo provocaçao explicita por parte da suzuki ao apresentar a gsx1300r hayabusa em 1999 e eles ainda disseram que como o falcao peregrino sua moto tambem passaria dos 300 km/h de fato ela passou ao ter sua velocidade maxima aferida em algo entre 303 km/h e 312 km/h depende da fonte consultada a suzuki hayabusa justificou seu nome e devorou a honda super blackbird com uma vantagem de pelo menos 16 km/h jamais um recorde de velocidade para motos de rua foi superado com uma margem tao grande e a hayabusa ainda aproveitou para abocanhar outros dois recordes o de moto esportiva com maior deslocamento e mais cavalaria na roda traseira 173 cv [youtube id= cudr8f0pfdu width= 620 height= 350 ] estava esquentando no ano seguinte a kawasaki comprou a briga e disse que traria seu titulo de volta com a kawasaki ninja zx 12r com motor de 1 200 cm³ e 178 cv a 9 500 rpm 161 cv na roda traseira segundo a fabricante a nova ninja seria capaz de passar dos 200 mph ou 322 km/h a marca que faltava bater e a kaswasaki ate planejava lançar a moto em um grande evento para o qual convidaria toda a imprensa mundial poderia ter sido mais um desdobramento desta disputa mas nao aconteceu isto porque havia gente preocupada com o aumento acelerado no desempenho das motos superesportivas especialmente na europa onde organizaçoes politicas e agencias de regulamentaçao de transito e ate algumas fabricantes como a bmw acreditavam que as motocicletas de 300 km/h eram um risco a populaçao sua ideia era simples banir as importaçoes de motos japonesas para o velho continente foi entao que as tres fabricantes japonesas fizeram um acordo com as europeias a partir do ano 2000 as motos ate poderiam ser capazes de passar dos 300 km/h mas deveriam ter um limitador eletronico de velocidade instalado para impedi las de faze lo assim quando a ninja zx 12r foi lançada a kawasaki limitou eletronicamente sua velocidade a 299 km/h e decidiu lança la sem muito alarde [youtube id= vbdf3bzopwa width= 620 height= 350 ] com isto colocou se um fim na guerra da velocidade maxima entre as fabricantes de motos nenhuma delas seria capaz de passar dos 299 km/h original de fabrica se o limitador fosse removido a moto ja era considerada modificada e por isto nao havia muito sentido dito isto o tal acordo de cavalheiros foi feito sem nenhum tipo de contrato oficial ou obrigatoriedade legal e isto que significa acordo de cavalheiros afinal sendo assim desde entao houve alguns desvios em 2007 a mv agusta apresentou a f4 r 312 batizada assim porque era capaz de chegar aos 312 km/h a fabricante italiana disse na epoca que tomou a atitude porque nao via motivo para se limitar por conta de um acordo de cavalheiros [youtube id= 0mytkmhmqb8 width= 620 height= 350 ] repare no velocimetro por volta da marca de 1 00 ao passar dos 299 km/h a tela passa a marcar ja a ducati 1199 panigale r por exemplo foi lançada em 2013 com um velocimetro digital que deixava de marcar quando chegava aos 299 km/h certamente para nao revelar que a velocidade continuava subindo hoje em dia na maioria das motos com velocimetro digital a marcaçao encerra nos 299 km/h
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.