o mundo automotivo era bem diferente em 2011 o carro mais veloz do planeta certificado pela guinness world records ainda era o bugatti veyron super sport que no ano anterior havia marcado 408 km/h nos ainda nao falavamos em carros hibridos e eletricos dominando o mundo ainda lamentavamos o fim do cambio manual e dos motores aspirados da ate saudade nao da ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] e foi em 2011 que a hennessey performance engineering liderada pelo preparador texano john hennessey começou a fabricar seu venom gt um hipercarro que hoje podemos chamar ate de vintage feito sobre a plataforma do lotus elise/exige ele apostava em um v8 biturbo com comando no bloco ligado a uma caixa manual de seis marchas da ricardo que levava a força para as rodas traseiras agora nove anos depois o mundo conhece seu sucessor o hennessey venom f5 o conceito ja foi revelado no sema show 2017 junto com diversas especificaçoes tecnicas mas hoje 15 de dezembro a empresa mostra a versao final o carro que sera sua arma na disputa pelo titulo de carro produzido em serie mais veloz do mundo o visual do carro honestamente nao surpreende a versao final revelada ao som de sweet emotion do aerosmith se parece bastante com o conceito no formato da carroceria e no desenho dos farois e lanternas e tambem veste muito bem a cor azul escura escolhida para a estreia https //www youtube com/watch v=vj9ueaw_yyq&feature=emb_title em relaçao ao mockup mudaram alguns detalhes como o desenho dos para choques e a disposiçao das saidas de escape antes tres agora quatro assim o impacto do design final nao e tao grande fica a sensaçao de deja vu tambem nao ajuda muito o fato de o venom f5 lembrar um pouco um mclaren de alguns anos atras na silhueta no design limpo da dianteira e nas proporçoes em geral os farois verticais e as lanternas angulosas injetam um pouco de personalidade no visual geral claro mas nao fazem milagres [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 277643 277645 ] por outro lado o venom f5 de produçao revela enfim seu interior e aqui a evoluçao e notavel se seu antecessor utilizava a arquitetura basica da lotus aqui e tudo feito sob medida do zero com design proprio bastante criativo e acabamento bem superior a cabine e dominada por couro e fibra de carbono com alguns toques de metal escovado o carro agora tem um painel digital com tela colorida outra tela para a central multimidia e um volante multifuncional inspirado pelas pistas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 277654 277653 277651 277650 ] atras do volante alias e que fica a maior concessao do venom f5 as aletas para troca de marchas a hennessey abriu mao da transmissao manual para levar seu novo hipercarro a outro patamar de desempenho agora ele usa uma caixa automatica de sete marchas desenvolvida pela cima a mesma empresa que fornece o cambio do ssc tuatara o cambio e ligado a um novo motor v8 biturbo de gloriosos 6 6 litros sem tecnologia hibrida veja bem feito sob medida de acordo com a hennessey baseado na classica arquitetura dos v8 americanos com comando no bloco e angulo de 90° tudo indica que ele e baseado no v8 ls da general motors embora isto ainda nao seja confirmado pelo visto ele sera o motor mais potente ja instalado em um carro produzido em serie os numeros oficiais sao 1 842 cv a 8 000 rpm mais 164 9 kgfm de torque a 5 500 rpm a opçao pelo motor de comando unico no bloco tem a ver com a experiencia da hennessey neste tipo de configuraçao e tambem pelo centro de gravidade mais baixo e a empresa deu outros detalhes sobre o v8 ele tem bloco de ferro fundido cabeçotes de aluminio valvulas de admissao de titanio e valvulas de escape de inconel liga de niquel cromo pistoes e bielas sao forjados com comando e virabrequim de aço billet os dois turbocompressores de 76 mm tem carcaça de titanio impressa em 3d e operam a ate 1 6 bar [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 277664 277655 ] com este conjunto o venom f5 promete ir de zero a 100 km/h em 2 6 segundos de zero a 200 km/h em 4 7 segundos de zero a 300 km/h em 8 4 segundos e de zero a 400 km/h em 15 5 segundos a hennessey diz que a velocidade maxima pretendida e de mais de 500 km/h para isto a setima marcha recebeu uma relaçao extremamente longa a fim de garantir que o limite de giro do motor que e de 8 200 rpm so seja atingido aos teoricos 540 km/h e claro que toda esta potencia nao valeria de nada sem um pacote sofisticado leve bem acertado e com boa aerodinamica para conseguir isto a hennessey desenvolveu uma nova estrutura monocoque de fibra de carbono que pelo que diz pesa apenas 86 kg a carroceria toda usa fibra de carbono com exceçao do teto que e de aluminio mesmo material dos subchassis dianteiro e traseiro a hennessey optou por um conjunto de suspensao relativamente simples com um braço de controle em cada roda molas helicoidais e amortecedores com reservatorio separado para ajustar compressao e retorno o sistema de suspensao alias tera um papel importante na aerodinamica do venom f5 indo na contramao do segmento o hipercarro nao possui componentes aerodinamicos ativos em vez disso os niveis de downforce variam de acordo com a altura do carro alterando o angulo do fluxo de ar em relaçao a carroceria havera um pacote opcional com uma asa traseira fixa para gerar mais downforce mas a hennessey deixa claro que isto reduz a velocidade maxima do venom f5 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 277658 277657 277660 277663 ] o peso em ordem de marcha divulgado pela hennessey e de esbeltos 1 384 kg o que nos da uma relaçao peso/potencia de ridiculos 0 752 kg/cv certamente o venom f5 tem credenciais para brigar com os outros competidores pelo titulo de carro de rua mais veloz do planeta e a hennessey garante que sua tentativa de recorde sera feita seguindo rigorosamente os procedimentos estabelecidos pela guinness world records quando chegar a hora afinal nada seria pior que uma controversia a la ssc tuatara para a reputaçao da empresa ate la porem ainda temos algum tempo para esperar o teste de velocidade esta marcado para o ano que vem na pista de pouso do centro espacial kennedy mas pelo visto os potenciais compradores do hennessey venom f5 nao estao muito preocupados com recordes de velocidade segundo a fabricante dos 24 carros que serao produzidos algo entre 12 e 14 ja estao reservados com depositos feitos todos eles por clientes americanos os demais serao vendidos para o resto do mundo
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