neste retorno a serie lendas do wrc chamamos tommi makinen de finlandes voador a verdade porem e que esta alcunha ja existe ha mais de um seculo e ja foi usada para referir se a diversos atletas nascidos na finlandia que se destacaram por sua velocidade começando pelo velocista hannes kolehmainen que quebrou dois recordes durante as olimpiadas de verao de 1912 na suecia e voltou para casa com tres medalhas de ouro nos ralis o termo finlandes voador começou a ser usado na decada de 1960 quando timo makinen que nao tem relaçao com tommi makinen apesar do sobrenome rauno aaltonen e simo lampinen começaram a se destacar em provas internacionais [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] hoje vamos falar de outro finlandes voador um piloto que como dissemos tinha os ralis no sangue viveu para arrepiar nos estagios e morreu fazendo exatamente isto ao volante de um dos carros de rali mais insanos de todos os tempos estamos falando de henri toivonen a motivaçao para escolhe lo como o homenageado da semana tem a ver com um post que fizemos recentemente mostrando como foi o rali tour de corse de 1986 a prova que sepultou de vez o grupo b do wrc ao culminar com a tragica morte de henri toivonen e seu navegador sergio cresto voce pode ler uma analise tecnica detalhadissima a respeito do acidente aqui e nos tambem vamos menciona lo daqui a pouco mas hoje nao viemos falar da morte de henri toivonen viemos celebrar o que ele fez em vida talento nato da esquerda para a direita harri toivonen pauli toivonen e henri toivonen henri toivonen tinha o rali no sangue por dois motivos primeiro ele nasceu em jyvaskyla a cidade onde foi realizado pela primeira vez o rali da finlandia segundo ele era filho de pauli toivonen que ja era um dos melhores pilotos de rali do mundo antes mesmo da existencia do campeonato mundial de rali o wrc alem de vencer o rali da finlandia de 1962 com o citroen ds pauli toivonen ficou com o titulo no campeonato europeu de rali de 1968 ao volante do porsche 911 sendo assim nao faltava estimulo para que henri toivonen se tornasse piloto nascido em 25 de agosto de 1956 ele aprendeu a pilotar karts ja aos cinco anos de idade e suas primeiras competiçoes foram com eles seu irmao mais novo harri nascido em 1960 enveredou se pelo mesmo caminho mas optou pelas corridas de turismo e prototipos esporte henri toivonen mostrou logo cedo que entendia do riscado sua estreia em uma competiçao seria aconteceu em 1971 quando ele mal havia completado 15 anos de idade logo de cara dominando a categoria junior o que lhe garantiu um lugar no campeonato mundial de kart de 1974 realizado no autodromo do estoril em portugal mesmo ano no qual tirou sua carteira de habilitaçao a fim de ingressar em corridas de turismo uma curiosidade o kart usado por toivonen foi vendido naquele ano aos pais de um certo mika hakkinen que era entao um garotinho de seis anos de idade a familia hakkinen era frequentadora assidua de uma pista de kart em kerpen na alemanha pista que pertencia ao pai de michael e ralf schumacher anos mais tarde mika hakkinen tambem ficaria conhecido como finlandes voador e um dos maiores rivais de schumi tudo graças aos toivonen agora continuando o sobrenome de henri toivonen certamente lhe abriu algumas portas e verdade mas foi seu talento que o colocou ao volante de um simca rallye 2 no rali da finlandia de 1975 ja parte do campeonato mundial de rali que havia sido inaugurado em 1973 o simca rallye 2 era um um seda frances muito parecido com o renault 8 equipado com um quatro cilindros de 1 3 litro e 82 cv e foi escolhido por um motivo pauli toivonen alem de piloto de rali tambem era importador da marca na finlandia embora tenha demonstrado excelente pilotagem ao lado do navegador antero lindqvist toivonen nao conseguiu terminar a prova por um problema no reservatorio de oleo do simca rallye 2 como se nao tivesse certeza de que queria mesmo competir em ralis em 1976 henri toivonen decidiu testar um formula vee categoria de monopostos com mecanica vw a ar que possui versoes em varias partes do mundo depois de conquistar algumas vitorias no campeonato escandinavo em 1977 toivonen venceu o campeonato finlandes de formula vee seu objetivo contudo era mesmo ser piloto de rali tanto que ainda naquele ano ele voltou a disputar o rali da finlandia desta vez com um chrysler avenger o carro que deu origem ao dodge polara brasileiro terminando na quinta posiçao henri toivonen continuou disputando ralis com certa regularidade em 1978 e 1979 convidado por diferentes equipes e assim pode experimentar varios carros citroen cx porsche 911 chrysler sunbeam fiat 131 abarth e ford escort rs1800 embora so tenha terminado uma prova o rali da gra bretanha de 1979 henri toivonen conseguiu seu primeiro contrato permanente com a talbot para a temporada seguinte e foi justamente no rali da gra bretanha de 1980 com o talbot sunbeam lotus um hatchback de traçao traseira com motor quatro cilindros de 2 2 litros naturalmente aspirado de 250 cv que toivonen conquistou sua primeira vitoria no wrc completando 28 pontos ele foi o decimo colocado na temporada ele tinha 24 anos e 86 dias de idade tornando se imediatamente o mais jovem piloto a vencer no wrc o recorde permaneceu ate 2008 quando o compatriota jari matti latvala venceu o rali da suecia aos 22 latvala nunca escondeu sua admiraçao por toivonen e disse na epoca eu quase nao consigo acreditar henri era um de meus idolos e secretamente eu sempre quis superar seu recorde como mais jovem vencedor o estilo de conduçao de henri toivonen era agressivo tipico de um piloto de rali formado nos anos 70 pe cravado o tempo todo saindo de traseira com frequencia freando tarde e voltando ao gas logo em seguida talvez por isto ele jamais tenha conseguido conquistar um titulo no campeonato dos pilotos em plenos anos 80 no entanto sua contribuiçao para o titulo da talbot na temporada de 1981 era inegavel com segundos lugares em portugal e na italia alem de um quinto lugar em monte carlo henri toivonen ficou em setimo entre os pilotos [youtube id= dhcdyeojhaq width= 620 height= 350 ] e o espetaculo que ele dava nos estagios era inesquecivel especialmente considerando que o talbot sunbeam seguia o regulamento do grupo 2 que era menos radical no grupo 4 estavam os carros maiores e mais potentes como o opel ascona 400 de ari vatanen e o audi quattro de walter rohrl que era o pioneiro da traçao integral pois em 1982 henri toivonen foi convidado por david richards diretor da equipe rothmans de rali para assumir um posto na equipe como colega de vatanen ao volante do opel manta sucessor do ascona seus melhores resultados foram dois terceiros lugares na grecia e na gra bretanha e novamente ele ficou com a setima colocaçao no campeonato explorando possibilidades naquele ano apenas por diversao henri toivonen participou de algumas etapas da formula 3 britanica a convite de eddie jordan seu melhor resultado foi um decimo lugar na ultima etapa do campeonato no circuito de thruxton o finlandes entao com 25 anos gostou da experiencia mas descartou uma mudança de categoria em 1984 durante uma entrevista ele explicou o motivo foi fantastico muito empolgante na formula 3 todo mundo quer vencer a qualquer custo e todo mundo louco foi uma pena que eu nao tivesse um motor mais potente mas gostei bastante so que ja estou velho demais para migrar para os monopostos por iniciativa da rothmans ele tambem participou de um teste na formula 1 ao volante do march de raul boesel em silverstone ele foi 1 4 segundo mais rapido que boesel no mesmo treino o proprio jordan fez um elogio postumo a henri toivonen tempos depois do acidente que tirou sua vida em 1986 ele comparou toivonen a ayrton senna dizendo que seu desempenho era inacreditavel e comentou o seguinte nao sei se ele teria se tornado um campeao na formula 1 para isto e preciso ter muita sorte e agora [depois do acidente] e de se duvidar que ele tivesse mas ele venceria corridas disto eu tenho certeza absoluta em 1983 toivonen voltou as pistas desta vez ao volante de um porsche 956 da richard lloyd racing disputando duas corridas na temporada do wsc naquele ano os 1 000 km de imola e os 1 000 km de mugello revezando o volante com derek bell e jonathan palmer toivonen conseguiu a quarta colocaçao em imola e subiu ao terceiro lugar do podio em mugello se a esta altura voce tinha alguma duvida a respeito da versatilidade de toivonen agora nao tem mais dito isto os ralis continuavam sendo o foco principal de henri toivonen para a temporada de 1983 do wrc o opel manta agora sob as regras do grupo b o carro nao estava no mesmo nivel dos medalhoes da categoria no caso o lancia 037 e o audi quattro e com isto o melhor resultado de toivonen foi um quarto lugar no rali de sanremo na italia ele terminou o campeonato na 14ª posiçao e decidiu dar um tempo no mundial de rali depois disto [youtube id= q2gtmqong2y width= 620 height= 350 ] em 1984 henri toivonen disputou o campeonato europeu de rali com o porsche 911 sc da rothmans e se saiu muito melhor ele venceu cinco provas em sequencia e so nao ficou com o titulo por causa de uma lesao nas costas que o obrigou a ficar dois meses em repouso e consequentemente perder alguns eventos [youtube id= gp4abzy4nl8 width= 620 height= 350 ] foi naquele ano que teve inicio seu contrato com a lancia a ultima equipe pela qual competiu a principio seu contrato com a equipe italiana para o wrc era parcial das 12 provas que faziam parte do calendario de 1985 toivonen disputaria cinco e no fim so participou de tres sua estreia em portugal com o lancia 037 foi uma demonstraçao tipica de como ele pilotava depois de liderar os primeiros estagios toivonen passou do limite e perdeu o controle do carro abandonando a prova depois na grecia outro abandono por fim na finlandia toivonen chegou em terceiro sua lesao nas costas o impediu de participar dos ralis da italia e da gra bretanha [youtube id= ud0swusdpbw width= 620 height= 350 ] a verdade e que o lancia 037 nunca foi o carro favorito de henri toivonen por nao se adaptar a seu estilo agressivo de conduçao dos monstros do grupo b em 1985 ele era um dos menos potentes com cerca de 380 cv para efeito de comparaçao o peugeot 205 t16 tinha cerca de 450 cv e o audi quattro mais de 500 cv para piorar a temporada de 1985 foi marcada por um novo acidente depois de chegar em sexto no rali monte carlo toivonen bateu o lancia em um muro logo na primeira etapa do campeonato europeu e quebrou tres vertebras do pescoço o que o deixou de molho por boa parte da competiçao seu retorno aconteceu no rali da finlandia onde chegou em quarto na italia henri toivonen ficou em terceiro e no reino unido ele conquistou sua segunda vitoria ja com um carro novo o lancia delta s4 com um motor 1 8 dual charged com turbo e compressor mecanico de mais de 600 cv e traçao integral aquele sim era um carro a sua altura talvez ate demais henri toivonen começou 1986 com o pe na porta obliterando os rivais em monte carlo e vencendo com quatro minutos sim minutos de vantagem sobre o peugeot 205 t16 de timo salonen [youtube id= bcghy9i0xri width= 620 height= 350 ] mas ele sabia no fundo que aquele carro nao era apropriado para disputar qualquer prova foi o ultimo rali que toivonen venceu e o ultimo que ele terminou na suecia o delta s4 sofreu uma pane no motor em portugal o ford rs200 de joaquim santos protagonizou a primeira tragedia da temporada de 1986 saindo da pista e atingindo uma multidao de espectadores matando tres e ferindo outras 31 e a lancia foi uma das varias equipes que deixaram a competiçao em respeito as vitimas henri toivonen nao participou da etapa seguinte o safari rally no quenia pois ficou doente ele estava tomando remedios para gripe e tinha muita febre e dor de garganta a doença ainda nao havia ido embora completamente quando começaram os treinos para o tour de corse na frança e henri toivonen precisou fazer um esforço sobre humano para manter o delta s4 sob controle o carro era potente demais e bastante instavel para toivonen simplesmente improprio em uma prova como o tour de corse ainda assim o finlandes voador liderou os primeiros estagios com folga a ponto de ser considerado um dos favoritos para o titulo mesmo que nao estivesse 100% recuperado [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] como contamos no post dedicado a henri toivonen na nossa serie dr gas parecia que henri toivonen sabia o risco que estava correndo apos vencer a primeira parte do rali por uma larga margem o piloto finlandes comentou este rali e insano por mais que tudo esteja indo bem no momento se houver algum problema eu estou acabado com certeza mais tarde antes de dar inicio ao 18º estagio toivonen proferiu aquela que seria sua ultima declaraçao em publico hoje ja andamos mais que a distancia inteira do rali da finlandia depois de quatro horas pilotando e dificil acompanhar a velocidade em um carro moderno como este entao e simplesmente impossivel correr aqui e fisicamente exaustivo e a mente ja nao consegue mais acompanhar o ultimo rali era o dia 2 de maio de 1986 no setimo quilometro do 18º estagio o lancia delta s4 de henri toivonen e sergio cresto saiu da pista em uma curva fechada a esquerda sem guard rail o carro caiu na ribanceira os tanques de combustivel foram perfurados houve uma explosao e a estrutura de kevlar e fibra de vidro do lancia foi consumida quase imediatamente pelas chamas e bem provavel que os dois tenham ficado presos aos bancos e morrido carbonizados mas e impossivel dizer com certeza mesmo 32 anos depois nao sobrou nada alem da estrutura tubular do lancia a real causa do acidente tambem jamais foi levantada com certeza a pilotagem de henri toivonen era limitrofe por natureza mas ha evidencias desde o acidente no inicio de 1985 o piloto sofria apagoes aleatorios existe a possibilidade de ele ter perdido a consciencia ao volante do delta s4 porem nao passa de especulaçao o que e fato naquele 2 de maio foi decretado o fim do grupo b de rali henri toivonen pode nunca ter conquistado um titulo pode ter vencido apenas tres provas das 40 que disputou no wrc mas sua habilidade sua raça e sua dedicaçao ao rali foram mais do que comprovados em sua meteorica carreira
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