a formula 1 de hoje em dia apesar de trazer cada vez mais avanços tecnologicos e continuar sendo a categoria mais cara veloz e importante do automobilismo e vista por muitos entusiastas como uma sombra do que um dia foi nao sao poucos os que lamentam o direcionamento que a f1 tomou nos ultimos anos com um regulamento cada vez mais restritivo aos carros aos olhos de alguns preocupaçao excessiva com a segurança em um esporte naturalmente perigoso corridas decididas por ordens dos dirigentes e a proibiçao de propagandas de cigarros por exemplo [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] tambem se sente falta dos pilotos rebeldes acessiveis e que se mostravam mais como humanos e menos como super atletas e celebridades certinhas cheias de protocolos e exigencias mesmo quem sequer havia nascido nos anos 70 por exemplo tem plena certeza de que a formula 1 era muito mais interessante naquela epoca do que hoje em dia isto tambem vale para os anos 80 90 e ate para a decada de 2000 mas estamos mencionando especificamente os anos 70 porque foi naquela epoca que competiu uma das mais notaveis equipes pequenas da formula 1 em parte pelo desempenho dos carros e dos pilotos porem muito mais por seu modo de encarar a competiçao como uma grande festa como se fossem astros do rock foi assim que a hesketh capturou a imaginaçao do publico e entrou para a historia como a maior equipe pequena do mundo titulo que o proprio lord hesketh fez questao de promover just for fun as primeiras equipes de formula 1 considerando como inicio a temporada de 1950 o primeiro ano no qual o campeonato oficial da fia foi realizado eram em sua maioria equipes de fabrica criadas para que as marcas conseguissem prestigio da forma mais roots possivel vencendo corridas nos principais circuitos espalhados pelo mundo para isto contratavam os melhores pilotos e investiam boa parte de seus recursos desenvolvendo os bolidos cujas caracteristicas tecnicas eram inseridas mais tarde nos seus modelos de rua exceçao era a ferrari que começou construindo carros de corrida e so começou a vender veiculos de rua para financiar a scuderia a medida que o tempo passava começaram a surgir mais equipes independentes geralmente financiadas por individuos bem sucedidos e apaixonados por automoveis em muitos casos eles tambem pilotavam e recrutavam toda a mao de obra e compravam toda a infraestrutura necessaria geralmente estas equipes corriam com carros alugados ou comprados das equipes de fabrica mas existiam equipes independentes que construiam seus proprios monopostos na temporada de 1973 com o grid dividido entre equipes de fabrica e independentes entre estas a surtees a chris amon racing a frank williams racing cars e a tyrrell uma jovem estreante entrou sob olhares de desconfiança chacota e ate desaprovaçao a hesketh racing comandada por um jovem aristocrata britanico chamado lord thomas alexander fermor hesketh que herdou o titulo de 3º barao de hesketh aos quatro anos de idade quando seu pai frederick vermon hesketh morreu antes de ter idade para entender qualquer coisa que acontecia ao seu redor o futuro lord hesketh herdou uma propriedade de 3 200 acres 12 km quadrados em northamptonshire que ja tinha atras de seus muros uma pista de corrida bem como uma mansao construida em 1702 quando adolescente ele nao precisou se preocupar com muito mais alem de seus estudos em ampleforth college em yorkshire depois de formado foi para os eua trabalhar na dean witter companhia financeira em sao francisco california voltando para o reino unido tempos depois a fim de tomar conta dos negocios da familia muitas pessoas ricas dedicam boa parte do seu tempo a continuar ganhando dinheiro e dizem que e muito facil perder tudo caso nao se saiba administrar bem uma fortuna mas lord hesketh provavelmente nao via muita graça em ser um jovem de familia nobre trabalhando com numeros o dia todo ele preferia a formula 1 ele cresceu acompanhando as corridas nos anos 50 e 60 em 1972 aos 22 anos de idade decidiu fundar uma equipe de corrida simplesmente para se divertir a chegada de james hunt e claro que lord hesketh nao começou direto na formula 1 a principio sua equipe batizada simplesmente hesketh racing competiu na temporada de 1972 da formula 3 e ele nao foi sozinho o acompanhava um certo anthony bubbles horsley a quem lord hesketh havia conhecido em uma festa de casamento da alta sociedade britanica horsley era piloto de corridas lord hesketh era o dono diretor e chefe da equipe enquanto horsley era o inexperiente piloto nao havia compromisso serio na empreitada era mesmo so por diversao pouco depois alexander hesketh conheceu james hunt entao com 25 anos de idade um piloto iniciante e desempregado segundo consta hunt tinha a fama de ser um piloto tao rapido quanto impetuoso com uma tendencia a acabar com carros em acidentes conta se que james hunt provavelmente nao levava muito a serio as corridas o proprio lord hesketh nao ficou muito impressionado com a primeira corrida de hunt com um hesketh o gp de silverstone em 11 de junho de 1972 a primeira corrida na qual eu vi hunt pilotando para a gente foi na chuva em silverstone ele de fato chegou a liderar algo que a gente nunca havia feito antes na verdade nunca haviamos chegado perto do primeiro pelotao mas quando ele estava na ponta ele estava indo para o lado errado porque ele havia rodado ele deve ter andando uns 40 metros na contramao e entao bateu em um muro bem na minha frente o que nao me deixou muito impressionado horsley tambem nao era um piloto exatamente talentoso e com a reputaçao de james hunt confirmada logo de cara a hesketh tornou se mesmo meio que uma piada entre os outros times na segunda corrida disputada em 18 junho de 1972 hunt conseguiu terminar na decima posiçao mas semanas depois ele quase destruiu seu carro em brands hatch durante uma corrida de suporte a formula 1 durante o gp da gra bretanha nos dias 14 e 15 de julho um carro que seguia o dastle de james hunt de perto teve um pneu furado e rodou para escapar do impacto hunt fez uma manobra brusca e rodou tambem mas nao obteve sucesso e acabou sendo lançado pelos ares o carro pousou de cabeça para baixo partido ao meio com metade de cada lado da pista seu colega bubbles sequer havia dado a largada porque seu dastle ficou destruido depois de um acidente nos treinos nao muito tempo depois bubbles decidiu que pilotar nao era mesmo sua praia e juntou se a alexander hesketh no papel de empresario da hesketh incrivelmente james hunt saiu ileso do acidente no entanto ao voltar para casa ao volante de seu mini hunt bateu de frente com um volvo que vinha na contramao conforme conta a biografia de james hunt escrita por gerard donaldson e publicada em 1994 hunt saiu do carro sangrando porem inabalado e dirigiu se imediatamente ao pub mais proximo onde pediu um pint de cerveja de la foi levado direto para o hospital onde foi presenteado por seus colegas de formula 3 com uma visita intima ao ser flagrado no meio de um ato intimo com uma bela terapeuta particular hunt foi considerado pronto para ter alta a ultima corrida de james hunt na formula 3 aconteceu no dia 25 de julho de 1972 em mallory park ele terminou em 35º rumo a formula 1 injuriado com seus resultados ruins ele ja disputava a formula 3 havia quatro anos sem muito progresso james hunt convenceu alexander hesketh a migrar para a formula 2 e ele ate ganhou um carro novo quer dizer novo para ele tratava se de um march 712 fabricado no ano anterior equipado com um motor ford cosworth bda de 1 790 cm³ muito parecido com aquele utilizado pelo ford escort rs1800 no campeonato mundial de rali anos depois foi uma temporada bem mais promissora e ficava visivel que james hunt estava se dedicando muito mais a pilotagem como se soubesse que jamais encontraria outro investidor como alexander hesketh para lhe dar um emprego de mao beijada a primeira corrida que james hunt disputou com o carro novo foi a rothmans 50 000 corrida realizada no circuito de brands hatch em agosto de 1972 que dava ao vencedor um premio de £ 50 000 emerson fittipaldi foi o vencedor com seu emblematico lotus 72 largando na pole e liderando de ponta a ponta enquanto hunt se classificou na 11ª posiçao e terminou a prova em quinto sendo o piloto de formula 2 mais rapido do grid durante a temporada em si entre agosto e novembro de 1972 hunt exibiu uma melhora notavel em seu desempenho suficiente para garantir mais um ano na hesketh [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] para a temporada de 1973 james hunt ganhou outro carro um surtees ts15 tambem equipado com um cosworth bda com o qual teve uma temporada de razoavel para ruim sua melhor colocaçao foi um decimo lugar em hockenheim na alemanha seu pior resultado aconteceu no grand prix de pau na frança onde hunt sofreu um acidente e precisou abandonar a prova a sorte de hunt virou na corrida dos campeoes de 1973 em brands hatch no dia 18 de março de 1973 ao terminar a prova na 3ª colocaçao o piloto conseguiu um premio em dinheiro com o qual a hesketh comprou um march 731 desta vez um carro novo em folha de fato equipado com um v8 ford cosworth dfv alexander hesketh havia aquela altura chegado a conclusao de que o investimento na formula 1 nao devia ser muito maior do que ele estava gastando na formula 2 de fato o dinheiro comprava qualquer coisa e comprou tambem um lugar no grid do gp de monaco em 3 de junho de 1973 hunt era o unico piloto da hesketh e classificou se na 18ª posiçao [youtube id= 5ybfcffobbo width= 620 height= 350 ] em uma corrida vencida por jackie stewart da tyrrell que liderou do inicio ao fim com emerson fittipaldi em segundo pela lotus james hunt foi o nono colocado mesmo com uma falha no motor durante as ultimas voltas foi um inicio promissor e a equipe de alexander hesketh começou a ser levada a serio ainda que eles mesmos nao se levassem tao a serio assim o que aconteceu depois bem confira uma cena do proximo capitulo atras a ferrari de niki lauda que viria a se tornar o maior rival de james hunt que vem a frente no primeiro carro da hesketh como construtora rumo a primeira e unica vitoria da equipe sugestao de henrique antunes
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