a hispano suiza merece creditos logo no inicio so por ter um nomes mais dificeis de esquecer de toda a historia da industria automotiva a quantidade de letras a musicalidade das seis silabas o hifen a sonoridade das vogais alguma coisa no nome hispano suiza o grava para sempre em seu cerebro como se nao bastasse seus carros que eram o melhor que se podia comprar antes da segunda guerra mundial desde que voce tivesse os meios claro as origens da hispano suiza podem ser traçadas ate 1898 quando um capitao de artilharia espanhol chamado emilio de la cuadra começou a fabricar carros eletricos em barcelona sob a marca la cuadra nao durou quase nada porem em uma viagem a paris emilio conheceu o suiço marc birkigt engenheiro mecanico talentosissimo e o chamou para trabalhar com ele na espanha presumimos que encontros casuais eram uma forma comum de começar a fabricar carros o inicio do seculo xx afinal o carro ainda era uma invençao recente e quentissima todos queriam embarcar na novidade o caso e que marc birkigt deve ter persuadido emilio a trocar os motores eletricos pelos motores a combustao e começou a trabalhar neles inabalado pelo fato de em 1902 o capitao vender a companhia ao empresario j castro tambem de barcelona castro decidiu mudar o nome da empresa para fabrica hispano suiza de automoviles afinal ele era espanhol e seu socio birkigt suiço esta foi a primeira encarnaçao da hispano suiza que durou ate 1903 quebrando por questoes administrativas em 1904 j castro decidiu recomeçar do zero e novamente ao lado de birkigt fundou la fabrica hispano suiza de automoviles novamente em barcelona estes caras nao desistiam facil e nem deveriam os motores projetados por birkigt eram muito bons com quatro ou seis cilindros em linha e deslocamento de ate 7 4 litros e a hispano suiza sobreviveu construindo motores para caminhoes utilitarios onibus mais parecidos com o que seus pais ou avos chamariam de jardineira e ate avioes e embarcaçoes nauticas assim em 1911 castro e birkigt conseguiram abrir uma nova fabrica em paris frança a chamada hispano france havia uma boa razao para a escolha do local os primeiros veiculos da hispano suiza faziam mais sucesso na frança do que na espanha portanto fazia sentido transferir a maior parte da produçao para la os franceses gostavam de automoveis como o hispano suiza alfonso xiii batizado assim em homenagem ao ultimo rei da espanha que em 1931 apos a proclamaçao da segunda republica espanhola deixou o trono que ocupava desde 1902 no inicio o alfonso xiii era um carro extremamente simples sem farois com para lama de madeira e uma carroceria de chapas de metal sobre um chassi do tipo escada ele usava contudo um motor de seis cilindros que podia ter ate 75 cv potencia que estava entre as maiores disponiveis na epoca com o passar dos anos para lamas de metal e farois enormes foram introduzidos e em 1914 o sucesso do modelo levou a hispano suiza a mudar a fabrica de lugar novamente do pequeno suburbio de levallois perret a companhia se mudou para o distrito de bois colombes em uma planta maior que se tornou pouco tempo depois a principal unidade fabril da hispano suiza responsavel por seus modelos maiores mais luxuosos e mais caros antes disto porem estourou a primeira guerra mundial e a velha historia se repetiu a hispano suiza viu se forçada a fornecer armamentos veiculos e motores para os exercitos da frança e do reino unido marc birkigt ficou com a responsabilidade de desenvolver um motor aeronautico sob a supervisao de outro engenheiro suiço louis massuger normalmente os motores dos avioes tinham o bloco dividido em duas partes com o carter e os cilindros presos por parafusos birkigt percebeu que caso o bloco fosse formado por uma unica peça de aluminio o resultado seria um motor mais simples de fabricar mais duravel e mais resistente ele foi um dos primeiros a adotar este metodo e tambem incorporou comandos de valvulas nos cabeçotes que tambem eram algo raro de se ver na epoca tais caracteristicas tornaram os motores da hispano suiza os mais utilizados pelos exercitos frances e britanico movendo mais da metade da frota de aeronaves da aliança paralelamente ao conflito a hispano suiza nao deixou de produzir o alfonso xiii transferindo a produçao de volta para a espanha que por sorte era um pais neutro na primeira guerra mundial que era um carro bastante versatil ainda que tivesse sido concebido como um roadster deu origem a outros tipos de carroceria como o double berline da foto abaixo que era um luxuoso seda tecnicamente claro com um compartimento reservado para os passageiros do banco de tras um detalhe interessante de se notar no alfonso e que os farois eram enormes em alguns modelos uma marca estilistica da hispano suiza que seguiu por mais alguns anos com o fim da primeira guerra em 1918 a hispano suiza pode voltar a dedicar se integralmente a produçao de automoveis e utilitarios derivados deles e mais o know how adquirido durante a produçao de motores para uso militar nao deixou de ser aproveitado ja em 1919 foi introduzido o hispano suiza h6 autoproclamado o melhor carro do mundo a hispano suiza sustentava a declaraçao com um seis em linha com comando de valvulas no cabeçote que em essencia era metade do motor v12 projetado por birkigt com um desenho diferente no cabeçote deslocando 403 pol³ 6 6 litros o motor era alimentado por um carburador de corpo duplo e entregava de acordo com a hispano suiza 134 cv a 2 750 rpm em um motor que girava a no maximo 3 000 rpm mas especialistas concordam que cerca de 115 cv era um numero mais realista considerando a epoca em que o motor foi fabricado de qualquer forma 115 cv colocavam o hispano suiza h6 acima de rivais como rolls royce e isotta fraschini que mal chegavam aos 80 cv o motor era pintado de preto brilhante e proporcionava uma bela visao com o capo aberto tambem era bastante potente sendo capaz de levar o h6 aos 100 km/h em 30 segundos bem rapido para a epoca a verdade e que o hispano suiza h6 era um carro atraente sob varios angulos e causou uma bela impressao no salao de paris de 1919 nao so apenas por seu visual ou pelo motor mas por outras inovaçoes como os freios a tambor nas quatro rodas com sistema de servo assistencia integrada ao cambio que era manual de tres marchas a hispano dizia que nao eram necessarias mais do que tres marchas e que a primeira so era necessaria para arrancadas a curva de torque generosa do carro que fornecia 48 3 mkgf ja a 1 600 rpm tornava as trocas de marcha um acontecimento relativamente raro o h6 foi o primeiro dos hispano suiza a serem totalmente desenvolvidos e fabricados na frança visto que marc birkigt costumava passar muito tempo em paris onde fez amizade com a alta sociedade dos apreciadores de automoveis da frança ele sabia o que um carro precisava ter para agrada los hispano suiza h6b hibbard em 1922 foi apresentado o hispano suiza h6b e em 1924 o h6c a principal diferença entre os modelos era o motor que no h6c era um seis em linha de oito litros capaz pois as carrocerias costumavam ser feitas sob medida por carrozzerias francesas como a alin & liautard a saoutchik a nieuport e a belvalette o hispano suiza h6b skiff labourdette tinha carroceria de madeira construida como o casco de uma embarcaçao havia cupes conversiveis sedas e broughams este com o banco do motorista descoberto e uma cabine isolada para os passageiros do ponto de vista entusiasta porem o melhor hispano suiza era o h6c sport boulogne que tinha a taxa de compressao do motor de oito litros elevada e valvulas com maior abertura para entregar uma potencia declarada de 195 cv novamente algo entre 150 cv e 160 cv sao mais realistas nao deixava de ser contudo um carro extremamente interessante com isto era capaz de chegar segundo registros da epoca aos 177 km/h era o bastante para que o boulogne se fosse um dos carros mais velozes de seu tempo competindo em provas como a mille miglia e a targa florio e em diversos eventos de endurance em um deles um dos projetistas da hispano suiza charles weymann foi desafiado pelo americano fred moskovics da stutz a disputar um racha de 24 horas ao redor do circuito de indianapolis o carro que conseguisse a maior velocidade media em 24 horas seria o vencedor e ganharia um premio de £ 5 000 o proprio eddie rickenbacker dono do circuito na epoca deu a largada na disputa que foi vencida pelo hispano suiza com ele weymann conseguiu uma velocidade media de 112 6 km/h em 24 horas [youtube id= 5dxajuzxg6e width= 620 height= 350 ] ao mesmo tempo em que era um carro veloz e desenvolto nas curvas o h6 era confortavel o suficiente para agradar quem comprava um carro de luxo graças a suspensao com longos feixes de molas semielipticas nao foi a toa que sua produçao durou ate 1933 com literalmente dezenas de versoes de carrocerias diferentes e cerca de 2 350 unidades vendidas um sucesso para os padroes da epoca enquanto tudo isto acontecia a hispano suiza decidiu expandir sua atuaçao entre 1924 e 1927 ou 1929 segundo algumas fontes cerca de 100 exemplares do h6b foram produzidas na antiga tchecoslovaquia pela skoda auto em 1925 o empresario argentino carlos ballester conseguiu uma licença para fabricar automoveis motores e armamentos da hispano suiza na america do sul operando como hispano argentina agora embora tenha sido o carro chefe literalmente da hispano suiza o h6 nao foi o unico carro da marca na epoca e nem era o mais luxuoso mas para nao ficar cansativo demais vamos falar deles no proximo post
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