era 25 de março de 1984 dia do grande premio do brasil que pelo quarto ano consecutivo era realizado no autodromo de jacarepagua no rio de janeiro e nao no circuito paulista de interlagos para um certo ayrton senna da silva era um dia mais do que especial seria sua estreia como piloto de formula 1 em uma corrida ayrton havia completado 24 anos de idade quatro dias antes em 21 de março [gt40 content search= anos 80 widget= 1 ] acontece que aquela nao foi uma grande corrida para senna depois de largar na 17ª posiçao o brasileiro protagonizou a primeira baixa da temporada de 1984 da formula 1 ao sofrer uma falha mecanica na oitava volta o vencedor foi alain prost da mclaren belo presente de aniversario ayrton senna era a aposta da toleman equipe que estreou na f1 em 1981 bem no inicio da famosa era turbo da formula 1 quando os motores sobrealimentados dominaram o grid sendo uma equipe pequena e com orçamento limitado pelos cinco anos em que competiu na formula 1 a toleman apostou no motor 415t da hart racing engines um quatro cilindros turbo de 1 5 litro diametro de 89 2mm e curso de 60 mm totalizando 1 459 cm³ capaz de girar a quase 10 000 rpm e de entregar cerca de 560 cv as coisas melhoraram depois que o novo carro o toleman tg184 ficou pronto apos uma nova decepçao no grande premio da frança a quinta corrida da temporada senna conseguiu surpreender a todos com um segundo lugar no grande premio de monaco o circuito de rua que mais tarde se tornaria o palco onde o brasileiro brilhava mais forte [youtube id= 2czqlxzfbco width= 620 height= 350 ] ha mais de tres decadas se diz que ayrton senna teria vencido aquela corrida caso o diretor da prova jacky ickx nao tivesse ordenado que ela fosse interrompida por conta da forte chuva senna havia largado na 13ª posiçao e veio ultrapassando os adversarios um a um o ex piloto belga declarou estar preocupado com a segurança dos pilotos e a controversa decisao de interromper a prova na volta 32 de 76 da pano para a manga ate hoje ayrton senna acabaria saindo da toleman no fim de 1984 migrando para a britanica lotus na temporada seguinte na qual conquistaria sua primeira vitoria ao volante do lotus 97t com motor v6 renault no gp de portugal seu primeiro grande passo rumo ao estrelato a temporada de 1985 por outro lado seria a ultima da toleman na f1 que jamais conquistaria outro podio sem ayrton senna todos os carros da toleman foram movidos pelo motor hart 415t nao era o motor mais confiavel de todos alem dos problemas com seu turbocompressor kkk o quatro cilindros tambem sofria constantemente falhas na junta do cabeçote isto posto a hart racing engines possui uma historia muito mais vasta vamos falar um pouco a respeito neste post a hart racing engines foi fundada pelo engenheiro brian hart em 1969 em seus primeiros anos a companhia fez relativo sucesso preparando o motor quatro cilindros ford fva desenvolvido em parceria com a cosworth e utilizado na formula 2 na decada de 1960 e em campeonatos de turismo na europa durante os anos 70 o motor fva serviu como base para o desenvolvimento do motor v8 dfv um dos mais bem sucedidos da historia da formula 1 com 167 vitorias em tres decadas [youtube id= rqel_4mkonq width= 620 height= 350 ] os bons resultados da parceria tambem levaram a ford a procurar a hart na hora de aperfeiçoar o motor cosworth bda quatro cilindros turbo de 1 6 litro criando versoes de diferentes deslocamentos entre 0 7 litro e dois litros que seriam empregadas em diversas categorias das subidas de montanha ao grupo b de rali nos anos 80 os titulos de 1971 e 1972 da formula 2 foram conquistados pela surtees e pela march respectivamente com motores ford hart em meados da decada de 70 porem a ford deixou a formula 2 para se concentrar nos ralis e provas de turismo o que levou a hart a criar seus proprios motores o primeiro deles foi o hart 420r que estreou na f2 em 1976 e conquistou vitorias na categoria ate o fim da decada foi em 1978 que a hart firmou um acordo com a toleman para fornecer a equipe os motores para seus monopostos de formula 2 e o resultado foi um titulo na temporada de 1980 da formula 2 europeia com isto a toleman conquistou a confiança necessaria para ingressar na formula 1 entre 1981 e 1985 como descrito mais acima [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] apos o fim da toleman a hart ainda forneceu motores para ram a haas lola e a spirit relatos da epoca afirmam que o motor 415t desenvolvia perto de 760 cv a 11 000 rpm em seu ultimo ano 1986 apos isto desmotivado pelo fato de empresas maiores como a mclaren a porsche a ferrari e a renault desenvolverem motores muito mais avançados e capazes de suportar mais pressao de trabalho nos turbos brian hart decidiu interromper o desenvolvimento de seu quatro cilindros entre 1988 e 1991 ele atuou como freelancer acertando e fazendo ajustes finos nos motores de equipes como a arrows a tyrrell e a larrousse em 1989 porem a formula 1 anunciou que os motores turbo estavam banidos adotando um novo regulamento que permitia apenas motores naturalmente aspirados de ate 3 5 litros brian hart viu isto como uma oportunidade e em 1991 começou a desenvolver um novo motor v10 de 3 5 litros o hart 1035 10 cilindros e 3 5 litros que estreou em 1993 a equipe era a jordan que assinou um contrato de dois anos coma hart o motor com um angulo de 72° entre os cilindros e mais de 700 cv rendeu bons resultados a jordan em especial na temporada de 1994 quando o entao novato rubens barrichello conseguiu um terceiro lugar no gp do pacifico em okayama no japao [youtube id= tnfnabfg5vw width= 620 height= 350 ] em 1995 a formula 1 mudou o regulamento outra vez adotando agora um limite de tres litros a hart respondeu com uma soluçao simples eliminar dois cilindros e manter o projeto basico do motor que passou a se chamar 830 8 cilindros e 3 0 litros o v8 foi utilizado pela footwork e pela minardi em 1995 e 1996 e seu melhor resultado foi um terceiro lugar com gianni morbidelli ao volante do footwork fa16 no gp da australia de 1995 no fim de 1997 com problemas financeiros a hart foi absorvida pela tom walkinshaw racing companhia britanica famosa por seu envolvimento com a jaguar a twr era dona da arrows e por isto os motores hart forma rebatizados como tal efetivamente marcando o fim da hart enquanto empresa brian hart nao estava exatamente satisfeito com a situaçao e decidiu se aposentar no fim de 1998 ele viveu seus ultimos anos em bandol na frança e morreu em 5 de janeiro de 2014 aos 77 anos de idade
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