ha alguns dias começamos a contar aqui no flatout a historia da jensen motors fabricante de carros fundada em birmingham no reino unido a cidade natal do black sabbath que criou o mais famoso muscle car europeu dos anos 60 e 70 o jensen interceptor falamos sobre como os irmaos alan e richard jensen começaram construindo carrocerias para automoveis de outras companhias depois caminhoes e depois seus proprios automoveis [gt40 content tag= classico europeu widget= 1 ] onde paramos mesmo ah sim na decada de 1950 a jensen foi uma das primeiras fabricantes a investir na construçao em fibra de vidro algo que a chevrolet tambem começou a explorar naquela epoca com o corvette o resultado foi o jensen 541 que pode ser considerado o primeiro grand tourer da linhagem que culminou no segundo interceptor o jensen 541 foi um laboratorio de testes para a jensen que nao demorou a ficar conhecida por suas inovaçoes tecnicas em 1960 a companhia apresentou sua evoluçao o jensen 541s que tinha carroceria e bitolas 10 cm mais largas melhorando nao so o espaço interno mas tambem o comportamento dinamico do carro as bitolas mais largas em relaçao ao entre eixos que permanecia em 2 67 m reduziam os efeitos da inercia polar e o carro conseguia mudar de direçao mais rapido [youtube id= cocjz0zmsyo width= 620 height= 350 ] no entanto havia mais uma possibilidade aberta pela carroceria mais larga a instalaçao de um motor v8 americano os europeus estavam começando a descobri los naquela epoca donald healey piloto de ralis projetista de automoveis e criador do austin healey sprite pediu aos irmaos jensen que colocassem um motor chevrolet small block em seu exemplar coincidentemente o v8 era o mesmo do corvette alan jensen tambem tinha um 541s com motor v8 mas era um chrysler hemi a ideia era usa lo como prototipo de testes para uma possivel versao com motor v8 produzida em serie mas a chrysler ainda nao tinha condiçoes logisticas de ser uma fornecedora regular e por isso a ideia foi deixada de lado por um tempo e o restante dos 127 carros feitos a mao entre 1960 e 1962 seguiu com o seis em linha de quatro litros da austin havia porem mais o que notar no 541s do que o motor saca so ele foi o primeiro carro britanico de quatro lugares com freios a disco nas quatro rodas fornecidos pela dunlop ; o primeiro a trazer cintos de segurança como equipamento de serie e foi um dos pioneiros na adoçao do cambio automatico fornecido pela rolls royce outras caracteristicas nao muito comuns eram o revestimento acolchoado na parte interna das colunas para nao ferir tanto os ocupantes em caso de colisao ; um extintor de incendio e um kit de primeiros socorros a preocupaçao com conforto e segurança tornou se uma das maiores marcas da jensen e foi assim ate os ultimos anos da companhia em outubro de 1962 as experiencias da jensen com o motor v8 no 541 renderam seu primeiro fruto o c v8 usando o mesmo chassi perimetral com as mesmas dimensoes de entre eixos e largura o jensen c v8 tinha um desenho mais sofisticado e ousamos dizer ate mais americanizado assim como o 541/541s era feito de fibra de vidro com portas de aluminio e levava quatro pessoas tambem trazia todas as inovaçoes vistas no 541 mais um v8 chrysler big block debaixo do capo com 361 pol³ 5 9 litros ou 383 pol³ 6 3 litros o primeiro tinha 309 cv o segundo tinha 334 cv e ambos eram acoplados a caixa automatica torqueflite de tres marchas da chrysler era um conjunto e tanto com o motor de 6 3 litros adotado em 1963 o jensen c v8 era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 6 7 segundos e de percorrer o quarto de milha em 14 6 segundos um muscle car britanico antes mesmo dos muscle cars americanos afinal tanto o ford mustang quanto o pontiac gto os dois automoveis que definiram o conceito de muscle car foram lançados so em 1964 [youtube id= qt51sds9egc width= 620 height= 350 ] observando as fotos voce vai notar que os farois ficam em uma cavidade sem cobertura de acrilico isto aconteceu porque originalmente a ideia era usar as coberturas mas no lançamento do carro elas foram eliminadas pois de acordo com a jensen poderiam reduzir a eficacia dos farois no entanto a falta das lentes nao fez muito bem ao estilo da dianteira do c v8 que parecia inacabada e como resultado a maioria dos donos levava seus carros de volta a jensen para que elas fossem instaladas cerca de 500 exemplares do jensen c v8 foram fabricados ao longo de cinco anos entre 1962 e 1966 ai as coisas mudaram veja bem em 1959 alan e richard jensen decidiram passar o controle de sua companhia a uma empresa de holding chamada norcros limited ambos seguiram dentro da empresa porem nao eram mais os chefes eles preferiam acompanhar mais de perto o desenvolvimento e a produçao dos carros com os anos a decisao se mostrou equivocada por mais que os novos jensen dos anos 60 fossem excelentes carros a empresa em si passava por um caos administrativo que culminou na saida de alan e richard jensen em 1966 ambos se aposentaram depois daquilo richard morreu em 1977 alan morreu em 1994 o sucessor do c v8 porem ja estava praticamente pronto e começou a ser fabricado ainda em 1966 trazendo de volta o nome interceptor o cupe era radicalmente diferente tinha um estilo mais limpo e retilineo com dianteira baixa farois menores ao lado da grade do radiador teto fastback a linha superior caia suave e continuamente em direçao a traseira e uma enorme area envidraçada o chassi ainda era o mesmo mas a carroceria voltou a ser fabricada em aço e nao fibra de vidro e aluminio ao longo de dez anos foram tres fases diferentes conhecidas como mki mkii e mkiii a primeira usava um v8 de 383 pol³ 6 2 litros com potencia que variava entre 250 e 270 cv o cambio torqueflite de tres marchas ainda era utilizado mas agora uma caixa manual de quatro marchas era opcional as atualizaçoes promovidas pela jensen no mkii incluiam ligeiras mudanças esteticas na dianteira e na traseira novas rodas e a ocasional soluçao de pequenos problemas eletricos e de construçao que diferentemente do que ocorria nos eua eram comuns na industria automotiva britanica da epoca isto era importante porque um dos objetivos da jensen sob sua nova administraçao era conquistar o mercado norte americano mas e o mkiii produzido a partir de 1971 que e considerado o melhor modelo alem de estar no auge em termos de conforto acabamento e estilo com bancos mais macios e envolventes e ar condicionado de serie o interceptor iii tambem recebeu o motor magnum v8 de 440 pol³ 7 2 litros alimentado por um carburador de corpo quadruplo entregava 335 cv brutos ou 285 cv liquidos dados de fabrica apontam um o 100 km/h de 7 8 segundos com maxima de 217 km/h desempenho ligeiramente inferior ao do c v8 mas vale lembrar que aquele era um carro mais leve e nem de longe tao bem equipado dizem que ele era parecido demais com o nosso brasinca uirapuru mas pode ter sido coincidencia sem duvida o interceptor foi o carro mais bem sucedido da jensen com exatamente 6 408 unidades fabricadas entre 1966 e 1976 ele ate se tornou uma especie de classico cult por seu visual para la de atraente pela combinaçao exotica de carroceria britanica e mecanica americana e claro devido ao seu desempenho tanto que como mencionamos na primeira parte desta historia um dos quadros mais engraçados de toda a historia do top gear teve o interceptor como principal astro em uma parodia dos seriados de detetive que eram populares na inglaterra dos anos 1970 mas o interceptor tambem foi o carro que trouxe maior inovaçao da jensen o primeiro carro com traçao integral produzido em serie estamos falando do jensen ff que olhando por fora nao e muito diferente de um interceptor normal exceto pelo entre eixos 12 cm mais longo no entanto por baixo da carroceria ha um sistema de traçao integral inspirado nos tratores massey ferguson e na formula 1 que explicamos o jensen ff era um interceptor equipado com um sistema de traçao integral desenvolvido pela ferguson research — empresa que pertencia a henry ferguson que tambem era dono da fabricante de tratores massey ferguson ff significa ferguson formula nome da equipe de formula 1 que em 1961 colocou nas pistas o climax ferguson p99 — este o primeiro carro de traçao integral a correr na maior categoria do automobilismo e que acabou banido pela fia [youtube id= w1qhf_yblwm width= 620 height= 350 ] agora o ff nao foi exatamente um sucesso de vendas para começar ele era 30% mais caro que o interceptor e ainda sofria com uma fala grave de projeto o posicionamento da caixa de transferencia e do eixo carda tornavam impossivel colocar o volante do lado esquerdo limitando suas vendas ao reino unido por isso entre 1966 e 1971 apenas 320 unidades do jensen ff foram fabricadas depois disso o carro saiu de linha como um fracasso comercial sua semente porem estava plantada o comportamento dinamico proporcionado pela traçao integral agradou quem teve a chance de dirigir um exemplar do ff e passados alguns anos outras fabricantes se aventuraram a colocar traçao integral em seus automoveis [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] enquanto tudo isto acontecia porem as coisas nao iam muito bem internamente para a jensen em 1970 o comando da empresa passou ao empresario americano descendente de noruegueses kjell qvalle que comprou a maior parte das açoes e chamou david healey que ja era entusiasta dos jensen para presidir a companhia que passou a se chamar jensen healey um conversivel 2+2 homonimo foi lançado em 1972 o jensen healey tinha como rival declarado o jaguar e type que era vendido nos eua como jaguar xke e apostava no bom acabamento no prazer ao dirigir e no moderno motor quatro cilindros com comando duplo no cabeçote fornecido pela lotus com 144 cv era suficiente para que o jensen healey fosse de zero a 100 km/h em 7 8 segundos com maxima de 192 km/h era um otimo desempenho e a suspensao com braços triangulares sobrepostos na dianteira e eixo rigido na traseira era simples eficiente e de manutençao barata no entanto ainda nao foi suficiente para que a empresa se recuperasse financeiramente pelo contrario havia sido feito um investimento grande demais que nao teve o retorno esperado em 1974 a produçao de carros caiu de 25 carros por semana para 12 carros por semana enquanto o numero de funcionarios caiu de 1 000 para 700 qvale em uma ultima manobra para tentar recuperar a jensen anunciou em 1975 o jensen gt versao fechada do conversivel jensen healey que teve 500 unidades fabricadas ate 1976 ja nao havia muito mais o que fazer e a jensen entrou em concordata ainda em 1976 de seus restos surgiram duas novas empresas a jensen special products para prestar consulturia tecnica em engenharia automotiva; e a jensen parts & service ou jps para fornecer serviços de manutençao e reparo para os antigos automoveis da jensen o revival jensen s v8 em 1998 graham morris ex ceo da rolls royce anunciou que havia adquirido os direitos sobre a jensen e que traria a marca de volta seu primeiro produto o jensen s v8 foi tambem o ultimo o s v8 era uma homenagem ao c v8 e utilizava um v8 ford de 4 6 litros de 330 cv que prometia capacidade de ir de zero a 100 km/h em cinco segundos com maxima de 260 km/h a ideia era produzir o s v8 em uma serie limitada e de acordo com morris 110 encomendas foram feitas entre 1998 e 1999 [youtube id= c3qmhvq1o2g width= 620 height= 350 ] no entanto reviver uma marca assim e complicado por problemas de infraestrutura a produçao so começou em 2001 quando 20 unidades do jensen s v8 deixaram a linha de montagem no reino unido outros 18 ficaram inacabados depois que a nova jensen fechou as portas no ano seguinte desta vez em definitivo
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